Dodo, sem entrar por aqueles caminhos que parecem auto-ajuda barata.
Uma coisa que costuma diferenciar as pessoas uma das outras é a capacidade de reação, de se virar, de tirar a bunda da cadeira. Boa parte de nós já passou por grandes problemas e muito poucos conseguem ter uma reação a altura.
Eu já tomei um grande tombo. Há dez anos tinha um excelente emprego, era bem novo com um ótimo cargo, e de repente me vi demitido. E, para subir, havia trabalhado igual um demente, largado a faculdade, o que me deixou sem diploma justo no momento que mais precisava dele.
Primeira coisa que fiz foi pegar qualquer emprego. Voltar a um cargo de gerência à época não estaria a meu alcance. Peguei o que pude. E, então, comecei a me mexer sem parar. faculdade, cursos, certificações em uma dezena de tecnologia, estudei igual um maluco.
A grande questão é que a virada não é obvia e não aparece num horizonte de tempo programado. nós temos que bater no problema até ele esmorecer, mas se fazemos isso, uma hora ou outra uma oportunidade aparece.
A grande questão é não deixar o tempo passar e tomar uma decisão agora. qualquer decisão é válida, pois se fizermos hoje o que estamos acostumados estaremos fazendo a mesma coisa amanha. E você pode imaginar como os anos passam rápido.
como resumo, a melhor maneira de mudar sua vida é mudando. Esta gordo? perca 15 quilos. tome a decisão. Precisa de um novo emprego? vá atrás e mapeie o que você precisa para tê-lo.
É certo que você vai conseguir? não. Mas tentar já é uma grande coisa.
E é gostoso quando você consegue vencer a depressão. Aquele balde de merda que fica na sua cabeça empurrando você para baixo. Se mesmo assim você sai de casa se matando para manter a cabeça para cima e consegue, fazer isso por dias seguidos, anos seguidos, aí o problema desiste e você ganhou.
vai contudo dodo, para algum lugar. só não fique parado