Autor Tópico: Muro das Lamentações do CC  (Lida 1499591 vezes)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: Muro das Lamentações do CC
« Resposta #14400 Online: 11 de Dezembro de 2009, 22:07:01 »
Antes dos três últimos itens, pense no seguinte: não é todo mundo que tem o luxo de interferir diretamente nas próximas gerações de forma tão produtiva quanto professores :D

Depois de um tempo de cadeira isso se perde porque parece que não fazemos diferença alguma.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #14401 Online: 11 de Dezembro de 2009, 22:45:47 »
Antes dos três últimos itens, pense no seguinte: não é todo mundo que tem o luxo de interferir diretamente nas próximas gerações de forma tão produtiva quanto professores :D

Depois de um tempo de cadeira isso se perde porque parece que não fazemos diferença alguma.
Só parece, Nina. Só parece.
Eu ainda lembro de diversos professores que foram importantíssimos para mim - tanto na vida escolar como na universitária. E acho que outras pessoas também.
Latebra optima insania est.

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #14402 Online: 11 de Dezembro de 2009, 22:49:46 »
E quantos alunos são como você, Eremita? Eu também me lembro de vários professores com carinho, entretanto, sei que a maioria dos meus colegas os desprezam e não respeitam.
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #14403 Online: 11 de Dezembro de 2009, 23:03:11 »
O professor também lembra de alguns poucos no fim da carreira. Só os que eram realmente especias... :ok:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14404 Online: 11 de Dezembro de 2009, 23:19:20 »
Não é um lamento, mas não sei doutro lugar aqui pra anotar observações inúteis, mas, de 1700 pessoas neste fórum, apenas 20 participam efetivamente. 19, agora que o Fabulous entrou de férias daqui. Né ou não né!?!?!?

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #14405 Online: 11 de Dezembro de 2009, 23:30:09 »
E quantos alunos são como você, Eremita? Eu também me lembro de vários professores com carinho, entretanto, sei que a maioria dos meus colegas os desprezam e não respeitam.
No EM, somente alguns reconhecem, mesmo; mas os outros, embora não reconheçam, aprendem a ser um pouco mais exigentes consigo mesmos.
Já na faculdade, muitos aprendem a ser... principalmente quando notam que ter aula com os professores mais exigentes no primeiro ano te dá alívio nos anos mais difíceis.

Deixa eu contar um exemplinho... na minha primeira facul, lembro bem que no primeiro ano haviam dois professores dos quais todo mundo reclamava. Nem vou fazer questão de esconder os nomes, já que no final das contas tô elogiando os dois:
Shirley - laboratório de [Química] Geral. Se você tava fazendo besteira no experimento, não adiantava esconder - ela ia ver, comentar, e dependendo do tempo, ia obrigar você a refazer. O experimento tema livre tinha pré-relatório, e sempre voltava cheio de rabiscos vermelhos do tipo "formatação errada", "tá misturando procedimentos com conclusão!" e coisas do tipo. Os alunos ficavam fulos da vida com ela.

Patrício - também da Geral, mas da teórica. Contas, contas e mais contas, ele passava para a gente calcular a porcentagem de um componente numa mistura que passou por cinco ou seis reações e diluições, o que boicotava qualquer tentativa de "ah, decora a fórmula e usa" - se você não entendesse, esqueça! E forçava conceito também - certa vez, ele passou para a gente calcular o pH de uma solução aquosa de 10⁻⁸ de HCl. O pessoal só não reclamava mais dele porque, embora ele cobrasse muito, dava uma aula empolgantíssima de ser assistida.

Então, no segundo ano... [Química Analítica] Qualita[tiva]. Quem teve aula com a Shirley fez brincando os experimentos, e apresentou relatórios de decentes a excelentes quando a gente teve que escolher uma amostra qualquer para detectar cátions.
Terceiro ano, Quantita[tiva]. Quem teve aula com o Patrício não só sabia o que estava fazendo (titulações, gravimetrias, etc.), como ainda por cima sabia detectar quando um cálculo dava resultados absurdos (e portanto, ou houve erros no procedimento, ou nas contas).
As Físico-Químicas, que eram o terror de muita gente (relatório semanal, professores exigentes, etc.)? Quem teve aula com os dois via as notas como resultado do próprio esforço; quem não teve resmungava e pronto.

Aí o pessoal via o quão importante foram os bons professores... não os que passavam a matéria nas coxas, mas os que realmente cobravam e se dedicavam a fazer o aluno aprender.

[Divagando...]

O prof. Patrício é um que lembro com certo carinho. Não só por ter feito a gente aprender muito com a aula dele; mas ele tem algo que raramente se encontra em professores, a capacidade de fazer o aluno se maravilhar com a matéria, de empolgar mesmo. E o impacto que ele deu na sala no primeiro dia de aula foi muito engraçado - "se voxês querem um exemplo a ser seguido, podem seguir a mi' - eu xou uma pexoa felix" (frase + sotaque chileno = apelidado de "pexoa felix" pelo resto do ano X-D )

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14406 Online: 11 de Dezembro de 2009, 23:38:33 »
Quantas faculdade vc fez????

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #14407 Online: 11 de Dezembro de 2009, 23:46:07 »
Eu lamento ser dezembro, o pior mês do ano, que me trás péssimas lembranças, eu só queria dormir, e acordar no final de janeiro...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #14408 Online: 11 de Dezembro de 2009, 23:53:50 »
Fabi, você precisa tomar umas! (Sei que aqui não é o tópico de bêbados...)
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #14409 Online: 12 de Dezembro de 2009, 00:16:07 »
Quantas faculdade vc fez????
Química: três anos e meio, mas um deles francamente não conta (foi durante uma das minhas crises de depressão mais fortes e, de boa, eu mais bebia que outra coisa).
Lingüística: um semestre (saí porque tava sem grana pra me sustentar em outra cidade, pagando aluguel de república e etc.)
E agora tô vendo se passo em Letras... a segunda fase do vestiba é amanhã e depois de amanhã.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14410 Online: 12 de Dezembro de 2009, 00:29:53 »
mas ele tem algo que raramente se encontra em professores, a capacidade de fazer o aluno se maravilhar com a matéria, de empolgar mesmo.
Eu acho que esse é o principal diferencial entre aquele professor que simplesmente repete o que está no livro daquele cara que dá uma aula que tu faz questão de presenciar a "mágica".

Uma coisa que eu me indigno é a forma como algumas pessoas avaliam professores/provas/aulas: "Ah, tal professor é bem bom, ele deixava todo mundo sair 20 minutos antes. As provas também eram bem boas, ele só cobrava o que já estava nas listas". As pessoas acham que aprender é ter boas notas e passar nas matérias.

Mas uma coisa positiva que observo é que os professores mais memoráveis são aqueles que, além de te fazerem aprender, possuem boa simpatia, mesmo sendo exigente.

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #14411 Online: 12 de Dezembro de 2009, 00:33:49 »
Ô Eremita, a segunda fase é só amanhã. Domingo não tem nada.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #14412 Online: 12 de Dezembro de 2009, 01:57:52 »
Ah, é. Esqueci desse detalhe :hihi:
Dois dias é só pra quem tem prova específica...

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #14413 Online: 12 de Dezembro de 2009, 02:54:13 »
[Manguaça mode on] Uhuuuuuuuuuuuuuuuuu![Manguaça mode off/]
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #14414 Online: 12 de Dezembro de 2009, 08:39:48 »
Fabi, você precisa tomar umas! (Sei que aqui não é o tópico de bêbados...)
2 cólicas em um mês, esqueceu? eu posso não gostar de dezembro ;P
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #14415 Online: 12 de Dezembro de 2009, 10:28:36 »
Ah, é. Esqueci desse detalhe :hihi:
Dois dias é só pra quem tem prova específica...

É daqui a pouco!!!!!!! :medo: :medo: :medo:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14416 Online: 12 de Dezembro de 2009, 10:50:23 »
Agora que percebi o avatar, Flavia. Vc está com aparÊncia "mais" de mulher e bem bonita, por sinal.

Lamento que arranjei o dinheiro da vasectomia e.... surgiram outras contas imprevistas.... O mundo conspira contra mim!

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #14417 Online: 12 de Dezembro de 2009, 18:29:19 »
Obrigada. :)

E SE ALGUÉM AQUI FALAR SOBRE REDAÇÃO, NARRAÇÃO E FÁBULA, MORRERÁ!!!!!!!!!!!

:chorao: :chorao:

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #14418 Online: 12 de Dezembro de 2009, 18:33:47 »
... ... ... eu ia perguntar... justamente como você foi na prova...

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #14419 Online: 12 de Dezembro de 2009, 18:43:23 »
e você, Eremita, como foi?

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #14420 Online: 12 de Dezembro de 2009, 18:49:35 »
O gênero na prova foi fábula?

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14421 Online: 12 de Dezembro de 2009, 21:25:17 »
Em casa hoje, recluso!

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #14422 Online: 13 de Dezembro de 2009, 00:11:54 »
Por conta da ausência da garota com quem estou (e que gostaria de continuar), resolvi sair com outra esse sábado pra dar uma 'desbaratinada'. Pior cagada que eu poderia ter feito. Começo a dar valor à expressão "antes só do que mal acompanhado".

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14423 Online: 13 de Dezembro de 2009, 00:17:06 »
Por conta da ausência da garota com quem estou (e que gostaria de continuar), resolvi sair com outra esse sábado pra dar uma 'desbaratinada'. Pior cagada que eu poderia ter feito. Começo a dar valor à expressão "antes só do que mal acompanhado".

Abre uma cerveja aí, pra desbaratinar! rs

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #14424 Online: 13 de Dezembro de 2009, 14:11:00 »
Lamento que um primo meu tenha conseguido meu celular.

Eu vejo o cara umas duas ou três vezes por ano e agora ele não para de me ligar pra pedir pra "aliviar" pro lado dele quando ele toma uma multa.

Desde terça feira ele já me ligou 8 vezes porque ele ia ser multado... |(

Parente é serpente...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!