Treinar o que eu vou falar, gesticular, etc você diz? O problema que a situação me pegou de surpresa.
Não... Isso não costuma dar certo comigo. Nunca sai o que eu ensaiei.. hehe
O que está me ajudando bastante é sair com meus amigos, estou perdendo um pouco a timidez de falar com mulheres e tal... Treinando com elas mesmo. Você começa pegar o jeito das pessoas, perder a vergonha de fazer aquela brincadeira que vem a mente e tal. É questão de treino mesmo, puro treino. Por mais que não saia nada na primeira noite, continue e tente. E se não der certo, não se lamente. Pense positivo e TENTE.
Tente ficar calmo quando for conversar, tente prestar atenção na pessoa. Não fique eufórico. Meu maior problema era que eu ficava eufórico (e fico ainda, é uma desgraça), com medo de causar uma má impressão e tal... Não tenha medo disso. Pense nas pessoas como se elas fossem... Pessoas. Você consegue conversar com seus amigos, imagino, sim? Eles são pessoas, assim como aquelas outras pessoas que você não conhece. Não tem nada de excepcional nelas.
E por último, um outro bom conselho que ouvi: ninguém nasceu para agradar a todos. Então, se alguém não gostar de você, mande se f****, para cada uma que não gosta, cem vão gostar.
Só que sou eu mesmo que me arrependo de não fazer certas coisas por essa timidez.
Então mude!

Faça assim, coloque metas no seu dia-a-dia: pense em uma coisa que você tem vergonha de fazer e... faça-a. Tente procurar algo pequeno, e vá melhorando. Sei lá, no ponto de ônibus, invente uma pergunta idiota para uma garota: "você sabe se o ônibus para tal-e-tal já passou?", ai dependendo da resposta você tenta ser simpático, fazendo alguma careta de: "putz, não quero esperar duas horas pelo próximo", e assim vai. Não precisa perguntar o nome e nem pedir o telefone. Não coloque meta dos outros em cima de você. Ai quando você tiver uma meta maior, tipo pegar nome e telefone, você vai conseguir, porque já vai estar um pouco treinado...
Ter que se virar sozinho também ajuda! Ano passado, fui apresentar um trabalho na USP de São Paulo, e eu NUNCA tinha saído da região. Fui sozinho, sem saber onde ficava e nem como chegar. Cara, São Paulo é imponente, e eu sou de uma cidade de 30 mil habitantes. Eu cheguei de ônibus na rodoviária e estava tremendo. Mas fui perguntando para gente que nunca vi na vida, e até que uma moça que trabalhava do lado da USP me acompanhou até lá. E tá, depois ficou mais fácil que conheci um pessoal do CC.
Enfim, você é inteligente. Você sabe que é e eu sei que é. Use isto a seu favor. Acanhado você acaba deixando isso um pouco de lado, eu deixava bastante, agia como um idiota. Pense positivo sempre, coloque na sua cabeça que você vai superar. Isso é muito importante. Perca meia hora do seu dia, todos os dias, para pensar positivo. Para pensar nas suas qualidades, para pensar em como você é bom, em como você consegue fazer esses diálogos. Invente esses diálogos. Embora você não vá conseguir fazer eles na vida real, eles vão te influenciar quando você tiver um.