Autor Tópico: Muro das Lamentações do CC  (Lida 1499028 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Muro das Lamentações do CC.
« Resposta #375 Online: 12 de Agosto de 2007, 10:00:35 »
Tarcísio, veja o que é metalinguagem:

A metalinguagem

Metalinguagem é a propriedade que tem a língua de voltar-se para si mesma, é a forma de expressão dos dicionários e das gramáticas. O significado do termo, entretanto, ampliou-se e hoje o encontramos associado aos vários tipos de linguagem. Uma música cujo tema seja o próprio fazer musical terá empregado esse recurso. Quem não se lembra do conhecido "Samba de uma Nota Só", de Newton Mendonça, imortalizado na voz de João Gilberto? Diz ele: "Eis aqui este sambinha/ feito numa nota só/ outras notas vão entrar/ mas a base é uma só", trecho entoado em uma nota só.

No cinema moderno, a prática também é razoavelmente comum. Quem assistiu à produção de Woody Allen "A Rosa Púrpura do Cairo" tem aí um bom exemplo de uso de metalinguagem. O título reproduz o título do filme visto repetidas vezes pela personagem, uma jovem que, encantada com a trama do arqueólogo que busca a rosa púrpura do Cairo, vai ao cinema diariamente para assistir ao mesmo filme. Até que o personagem da tela a vê e a convida para entrar em seu mundo de fantasia.

Os dois mundos _o da ficção e o da realidade_ mesclam-se, interpenetram-se, e o saldo dessa "confusão" é, paradoxalmente, o distanciamento, que evita que o espectador os confunda. A arte moderna procura despertar a consciência de que ela é obra antes da inteligência que da inspiração das musas.

Machado de Assis faz uso constantemente desse recurso, interpelando o leitor (ou a leitora) e tornando descontínua a leitura. Essa descontinuidade nos impede de misturar realidade com ficção. No caso machadiano, as digressões também produzem esse efeito.

Se o leitor do romantismo vivenciava o drama das personagens a ponto de terminar a leitura dos romances aos prantos, verdade é que o de Machado é levado a distanciar-se da narrativa e a compreender, assim, seu sentido simbólico. Machado, também no uso arrojado dos recursos de expressão, foi um predecessor do modernismo.

O discurso metalinguístico tem sido largamente usado nos quadrinhos e na publicidade em busca ora de uma organização lúdica do pensamento ora de um trocadilho bem-humorado, capaz de capturar a atenção de um eventual consumidor.

De emprego constante na literatura, é difícil encontrar entre os escritores modernos (Rubem Braga, Carlos Drummond, João Cabral, Manuel Bandeira) quem não tenha feito suas incursões no amplo terreno da metalinguagem. Até porque a linguagem converteu-se em tema de debate no modernismo e depois dele.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u1745.shtml

Se não gosta da minha abordagem argumentativa, paciência, não adianta ficar fazendo associações negativas, pois quem está fazendo metaliguagem e você. Pega o conjunto de minha comunicação e a compara com a droga, usando da falácia de que estou usando metalinguem.

Eu pesquisei a filosofia da linguagem, de forma a sair do paradoxo semântico, que muitas discussões tinham. Agora estou precavido da utilização de palavras a bel prazer, como é o caso da palavra metalinguagem descaracterizando a minha análise crítica e racionalista dos temas propostos.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #376 Online: 12 de Agosto de 2007, 11:28:28 »
Poxa, legal.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #377 Online: 12 de Agosto de 2007, 16:41:44 »
É cada um que aparece...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #378 Online: 12 de Agosto de 2007, 17:00:13 »
Já que aqui é para lamentar, quero lamentar por situações criticas a mim, é muito chato isso, gostaria de saber o que acontece e qual é o problema.

Penso eu, que por estar abordando posições contrárias em alguns tópicos estou sendo discriminado pela maioria.

Sei que podem vir falar que estou me fazendo de vítima, mas estou realmente sentindo isso, e por isso peço se puderem para esclarecer.

Qual é o problema? Não sei escrever o português corretamente? Isso é sério?

Não entendo de política? Caso seja verdade, isso impede de eu expor minha opinião e querer discutir o assunto?

Ou vai vir alguém aqui dizer que estou de cabeça quente, como da última vez? Quero apenas um feedback.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #379 Online: 12 de Agosto de 2007, 17:16:51 »
Ergh.. Queria pedir para, caso alguém queira dar um feedback para o Adriano, faça preferencialmente por MP. Porque existem algumas chances disso não acabar bem. :)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #380 Online: 12 de Agosto de 2007, 17:38:07 »
Ergh.. Queria pedir para, caso alguém queira dar um feedback para o Adriano, faça preferencialmente por MP. Porque existem algumas chances disso não acabar bem. :)

Obrigado, uma boa dica isso, e ao mesmo um bom feedback, já percebi que a situação não está boa para mim. Vou me ausentar de postar por enquanto para evitar mais incômodo. Não é a minha intenção, e também não quero me prejudicar.  :)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #381 Online: 12 de Agosto de 2007, 17:51:36 »
Bem Adriano, eu não disse isso ou dei qualquer tipo de indireta. Só queria evitar a mesma situação que tivemos no passado... Não entenda nada além disso, por favor. :)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #382 Online: 12 de Agosto de 2007, 17:51:43 »
Já que aqui é para lamentar, quero lamentar por situações criticas a mim, é muito chato isso, gostaria de saber o que acontece e qual é o problema.

Penso eu, que por estar abordando posições contrárias em alguns tópicos estou sendo discriminado pela maioria.

Sei que podem vir falar que estou me fazendo de vítima, mas estou realmente sentindo isso, e por isso peço se puderem para esclarecer.

Qual é o problema? Não sei escrever o português corretamente? Isso é sério?

Não entendo de política? Caso seja verdade, isso impede de eu expor minha opinião e querer discutir o assunto?

Ou vai vir alguém aqui dizer que estou de cabeça quente, como da última vez? Quero apenas um feedback.

No passado nem há o que dizer né? O motivo de seu banimento você sabe. Atualmente eu só acho que os assuntos pelos quais você se interessa e discute terrivelmente chatos e desprovidos de utilidade. Só isso. Se você for ver, eu nem comento nada do que você escreve praticamente. Esta é a razão. Sedno assim, não acho que exista nenhum problema na atualidade.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #383 Online: 13 de Agosto de 2007, 07:53:26 »
Vamos fazer um experimento, quem é que sobrevive, o mais forte, o mais inteligênte, ou o mais rapido, ou aquele que consegue liderar um rebanho ?

Aquele que tem o melhor armamento militar e muita grana....? Ta bom, ta bom.... isso é a realidade.  |(

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #384 Online: 13 de Agosto de 2007, 09:49:54 »
Lamento pelo "ignorar usuario" do Orkut estar funcionando.

<_<
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #385 Online: 13 de Agosto de 2007, 10:16:51 »
Eu lamento estar exausto e ter que trabalhar....  :sleepy:

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #386 Online: 13 de Agosto de 2007, 10:52:10 »
Só eu acho esse tópico extremamente deprimente??

2
-1. Eu sou é do contra.  :twisted:  :biglol:

Só para deixar claro, acho o tópico extremamente deprimente, mas também acho o tópico útil.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #387 Online: 13 de Agosto de 2007, 12:07:55 »
Só para deixar claro, acho o tópico extremamente deprimente, mas também acho o tópico útil.

:ontopic:

:P Claro que ele é útil, fui eu que criei.  :P

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #388 Online: 13 de Agosto de 2007, 12:48:57 »
Vamos fazer um experimento, quem é que sobrevive, o mais forte, o mais inteligênte, ou o mais rapido, ou aquele que consegue liderar um rebanho ?

Aquele que tem o melhor armamento militar e muita grana....? Ta bom, ta bom.... isso é a realidade.  |(

Ou o que tem o maior poder político... ::)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #389 Online: 13 de Agosto de 2007, 14:46:29 »

Ou o que tem o maior poder político... ::)

:histeria:

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #390 Online: 13 de Agosto de 2007, 15:12:02 »
Tendinietzsche... Saco...

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #391 Online: 13 de Agosto de 2007, 16:39:21 »
:P Vingança geralmente inclui fazer mal a alguém que nos feriu de alguma forma.

E não somos tão insensíveis assim a ponto de não nos arrependermos em algum momento por praticar algo que machuca a outrém.

Então eu sou insensível. Vingança em determinadas situações é algo que jamais abriria mão de executar.

[modo risada maquiavélica]

HAHAHAHAHAHAHAH!!! Eu também!!! Pisou no tomate comigo tá fud$%#"!!!!HAHAHAH!!

[/modo risada maquiavélica]

:twisted:

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #392 Online: 13 de Agosto de 2007, 16:41:53 »
Lamento não ter ainda meu pc pronto....  :chorao: e ter que usar meu velhinho 98 que faz a rede cair de 30 em 30 minutos.

Lamento não ter paciência...  |(

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #393 Online: 13 de Agosto de 2007, 16:43:52 »

Degeneração macularzinha é pior.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #394 Online: 13 de Agosto de 2007, 16:49:02 »

Degeneração macularzinha é pior.
Vixe. É aquela doenca dos olhos? Agora eu lamento por você...

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #395 Online: 13 de Agosto de 2007, 16:52:13 »
Bom... não tenho absolutamente nada a lamentar neste final de semana... minhas duas filhotinhas estão comigo... e hoje saímos para comprar uma bicicleta maior para minha mais velha. Caraca, como o tempo passa rápido, ela já esta andando com uma bicicleta aro 20. Perdi umas 2 horas montando-a e ajustando-a, agora ela esta andando com a irmã na frente de casa.  :ok:

Amanhã, seguindo a tradição gaúcha, churrascão!  :ok:

:oba:  :ok:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #396 Online: 13 de Agosto de 2007, 16:56:12 »
E eu lamento que minha namorada tenha cismado agora de casar na igreja!   :nojo: :hmph:

Big Giant :no:

E ela nem católica é...

Poxa! Eu não consigo entender essa mania de algumas (tantas!) mulheres de se enfeitarem de bolo de noiva!!
Taí uma coisa que eu nunca quis fazer......casar de véu e grinalda na igreja...não acho graça nenhuma...  :?

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #397 Online: 13 de Agosto de 2007, 17:03:03 »
 :'( Eu lamento tudo.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #398 Online: 13 de Agosto de 2007, 17:08:32 »
E eu lamento que minha namorada tenha cismado agora de casar na igreja!   :nojo: :hmph:

Big Giant :no:

E ela nem católica é...

Poxa! Eu não consigo entender essa mania de algumas (tantas!) mulheres de se enfeitarem de bolo de noiva!!
Taí uma coisa que eu nunca quis fazer......casar de véu e grinalda na igreja...não acho graça nenhuma...  :?

Pois é, e ela só comecou a pensar nisso nos últimos dias. Antes ela havia concordado comigo de fazer uma cerimônia bem discreta no
cartório e usar o dinheiro para uma lua-de-mel porreta. Vai entender... Mas ainda dá tempo para ela desistir :).

:'( Eu lamento tudo.
Ah Lela, deixe as preocupacoes de lado e aproveite sua infância! A gente só tem 12 anos uma vez. :hihi:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #399 Online: 13 de Agosto de 2007, 17:18:43 »
Ah Lela, deixe as preocupacoes de lado e aproveite sua infância! A gente só tem 12 anos uma vez. :hihi:

Ela fez 13 no dia 30 de Julho... teve festa com palhaços, algodão doce e mini zoológico... :)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!