Autor Tópico: Igreja vai investigar santa que supostamente verte mel em MS  (Lida 3491 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Igreja vai investigar santa que supostamente verte mel em MS
« Online: 17 de Julho de 2007, 21:18:11 »
17/07/2007 - 08h05 - Atualizado em 17/07/2007 - 09h38
Igreja vai investigar imagem de santa em MS

Do G1, com informações do Jornal da Globo

Fiéis dizem que mel 'escorre' de imagem de Nossa Senhora de Fátima.
Grupo de padres e parapsicólogos vai analisar o fenômeno.

A Igreja Católica vai investigar a imagem de Nossa Senhora de Fátima que fica em uma casa de Campo Grande (MS). Os fiéis dizem que a imagem verte mel há dois meses.

Todos os dias, dezenas de pessoas se reúnem em volta da pequena estátua, que tem 50 centímetros e é feita de gesso.

A Igreja não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Ainda nesta semana, um grupo de trabalho com padres e parapsicólogos vai até a residência onde está a imagem. Eles querem ver de perto o que está acontecendo.

O padre Adaílton Miorin, assessor de comunicação da Arquidiocese de Campo Grande, diz que os donos da imagem participam do movimento católico há quase 40 anos.

Ele recomenda cautela aos fiéis que visitam a imagem e acreditam que está acontecendo um milagre. "Existe o fenômeno. Cabe-nos agora, a partir de uma série de reflexões, análise, estudos e muita cautela, descobrir se é de fato um fenômeno científico, um acontecimento que a ciência possa explicar ou se, de fato, é manifestação de Deus."

Fonte: G1

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
Re: Igreja vai investigar santa que supostamente verte mel em MS
« Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2007, 21:21:48 »
 :| Já foi mel, já foi sangue...

Isso já está passando dos limites.  :no:

:hihi: Será que dá pra comer o mel ao menos?  :P

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2007, 21:31:28 »
Pois é, essa história de sangue ou mel escorrendo de santas já está manjada... Por que nunca aparece uma imagem que dança rumba?

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2007, 21:32:47 »
 :hihi: Será que não junta muitas formigas e moscas?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2007, 22:04:39 »
Ele recomenda cautela aos fiéis que visitam a imagem e acreditam que está acontecendo um milagre. "Existe o fenômeno. Cabe-nos agora, a partir de uma série de reflexões, análise, estudos e muita cautela, descobrir se é de fato um fenômeno científico, um acontecimento que a ciência possa explicar ou se, de fato, é manifestação de Deus."
Não tem resposta científica? Não se preocupe, a resposta é deus.  :stunned:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2007, 22:32:17 »
Melhor que dizer que uma menina coberta de panos e um espirito.
"The patient refused an autopsy."

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #6 Online: 18 de Julho de 2007, 00:09:25 »
Melhor que dizer que uma menina coberta de panos e um espirito.
Que nada, mesmo considerando a hipótese da dualidade mente x corpo e da projeção da consciência, ainda assim vejo como absurda a idéia de deus. Antes um fantasma do que um ser criador do universo. E se tem cético teísta não vejo problema com cético dualista.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #7 Online: 18 de Julho de 2007, 09:45:15 »
Investigar entendam por A-D-I-V-I-N-H-A-R
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

APODman

• Visitante
« Resposta #8 Online: 18 de Julho de 2007, 11:22:44 »
O que acho mais gritante nestes casos de milagres da ICAR é o quanto de alarde fazem quando da alegação da ocorrência de um novo milagre em detrimento daquele que é feito quando se desvendam as causas naturais ou humanas deste milagre.

Isto realmente é notável pois acaba por gerar a manutenção de uma "crença underground" nestes eventos. Mesmo que um equipe de cientistas atestem pela falsa origem miraculosa do evento a ICAR não denota tanta atenção em divulgar e esclarecer o público destes resultados e assim sempre encontramos um séquito disposto a manter esta crença viva visitando o local, orando e anunciando novos milagres que forma obtidos frente a santa ( e gastando sua grana nas barraquinhas de souvenirs que tendem a se acumular ao redor ou fazendo maiores doações a igreja local ou ao dono da residência de onde ocorre o fenômeno) .

Pq a Igreja ao invés de insistir em matar o mito energicamente, deixa rolar ?

Acho que isto advém do fato de que de qualquer forma tal crença estúpida está mantendo seus fiéis dentro da instituição. Afinal a ignorância move ( ou permite continuar em movimento ) montanhas.

[ ]´s

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #9 Online: 18 de Julho de 2007, 12:29:40 »
O que acho mais gritante nestes casos de milagres da ICAR é o quanto de alarde fazem quando da alegação da ocorrência de um novo milagre em detrimento daquele que é feito quando se desvendam as causas naturais ou humanas deste milagre.

Isto realmente é notável pois acaba por gerar a manutenção de uma "crença underground" nestes eventos. Mesmo que um equipe de cientistas atestem pela falsa origem miraculosa do evento a ICAR não denota tanta atenção em divulgar e esclarecer o público destes resultados e assim sempre encontramos um séquito disposto a manter esta crença viva visitando o local, orando e anunciando novos milagres que forma obtidos frente a santa ( e gastando sua grana nas barraquinhas de souvenirs que tendem a se acumular ao redor ou fazendo maiores doações a igreja local ou ao dono da residência de onde ocorre o fenômeno) .

Pq a Igreja ao invés de insistir em matar o mito energicamente, deixa rolar ?

Acho que isto advém do fato de que de qualquer forma tal crença estúpida está mantendo seus fiéis dentro da instituição. Afinal a ignorância move ( ou permite continuar em movimento ) montanhas.

[ ]´s
O Vaticano tem suas vantagens fazendo isso pelo que você mesmo disse, isso mantém a ignorância que é o melhor combustível para a fé, mesmo não sendo coniventes pelo que sabemos são ociosos, deixam que isso aconteça.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline FSeNn

• Nível 07
  • *
« Resposta #10 Online: 18 de Julho de 2007, 14:22:43 »
O pior que acho é uma população que começa a fazer romarias sem um mínimo de investigação. E quando descobrem a verdade por trás do "milagre" a maioria nem fica indignada...

E com essa do mel, putz! Coitado dos apicultores que vão ter uma concorrência desleal com a igreja rs rs.

APODman

• Visitante
« Resposta #11 Online: 18 de Julho de 2007, 14:25:36 »
Apesar que admito que as vezes, apesar da contrariedade explicita da ICAR, os crédulos insistem em sua crença por mais absurda que seja.

É o caso da veneração a São Guinefort, um cachorro que foi morto no séc XIV pois seu dono havia pensado que ele havia matado seu filho após chegar em casa e ver um rastro de sangue do quarto do menino até a cama do cachorro. O pai não verificou o estado da criança e matou o cão. Posteriormente viu que o cão havia na verdade matado uma serpente próximo ao berço do bebê.

Na Europa São Guinefort foi venerado do sec XIV até por volta de 1940. Os fiéis faziam romarias, depositavam ofertas em gradecimento as graças alcançadas e oravam ao cão que se tornou santo protetor das crianças desde que um caso de milagre devido a São Guinefort foi relatado extraoficialmente. Isto apesar da inquisição tentar coibir o culto durante todos estes séculos.

As vezes a fé se mescla com estupidez de forma inseparável.

[ ]´s

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #12 Online: 18 de Julho de 2007, 14:34:11 »
:hihi: Será que não junta muitas formigas e moscas?

:histeria: :histeria:

Imagina se fosse merda!!  :lol:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

APODman

• Visitante
« Resposta #13 Online: 18 de Julho de 2007, 14:37:09 »
O pior que acho é uma população que começa a fazer romarias sem um mínimo de investigação. E quando descobrem a verdade por trás do "milagre" a maioria nem fica indignada...

E com essa do mel, putz! Coitado dos apicultores que vão ter uma concorrência desleal com a igreja rs rs.

Recentemente meu vizinho da Assembleia de Deus veio com um jornal de sua igreja com "provas" de que os gigantes bíblicos existiam. O Gigante de Cardiff foi especilmente citado acompanhado de longos comentários favoráveis a sua autenticidade.

No site do Dicionário Cetico sobre o Gigante de Cardiff existe uma citação que acho que vale para todo o tópico:

Kenneth Feder, no seu livro sobre mitos e fraudes em arqueologia, vê o episódio do Gigante como algo familiar:

Observadores treinados como cientistas profissionais viram o Gigante e afirmaram ser uma impossibilidade, uma estátua, uma fraude ou apenas uma tontice. Tais conclusões lógicas, racionais, objectivas e cientificas tiveram pouco impacto. Uma nota tinha sido tocada nos seus corações e mentes e nada os podia dissuadir de acreditar na verdade do Gigante. A sua aceitação da verdade do Gigante era baseada no seu desejo... de acreditar nele. [Feder, p. 37]

Mais em: http://www.museumofhoaxes.com/hoax/Hoaxipedia/Hoax:Cardiff_Giant/

[ ]´s

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 18 de Julho de 2007, 15:37:40 »
Ainda prefiro esse São Guinefort aos outros santos :lol:

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #15 Online: 18 de Julho de 2007, 16:23:09 »
Esse é um santo que se pode dizer sem pecado. Pode até atirar pedras em Gezuis.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 18 de Julho de 2007, 16:24:52 »

São Guinefort e São Bernardo :P

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #17 Online: 18 de Julho de 2007, 16:26:58 »
Verdade, o mel está caro, vamos quebrar todas imagens de nossa senhora e vender o mel todinho, VAMOS FICAR RICOS!
Peter Atkins

APODman

• Visitante
« Resposta #18 Online: 18 de Julho de 2007, 17:20:45 »

Ainda existe a estória de São Rock um franciscano peregrino e curandeiro.

Certa vez em suas peregrinações ele entrou em um cidade que estva sendo assolada pela Peste Negra. Diz a lenda que ele curou vários apenas com o toque de suas mãos porém por fim ele mesmo contraiu a  doença.

Ele então se isolou e foi esperar a morte em uma floresta. Lá um cão o encontrou e começou a alimenta-lo com pão possivelmente roubado de seu dono. E então Roch sarou da doença.

Me digam, uma pessoa que cura outras milagrosamente é considerada um santo. Um cão que cura um santo é o q ?   Gezuis ? 

Vou começar a acender velas para este cachorro :D

[ ]´s
« Última modificação: 18 de Julho de 2007, 17:24:37 por APODman »

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #19 Online: 18 de Julho de 2007, 20:48:09 »

Ainda existe a estória de São Rock um franciscano peregrino e curandeiro.

Certa vez em suas peregrinações ele entrou em um cidade que estva sendo assolada pela Peste Negra. Diz a lenda que ele curou vários apenas com o toque de suas mãos porém por fim ele mesmo contraiu a  doença.

Ele então se isolou e foi esperar a morte em uma floresta. Lá um cão o encontrou e começou a alimenta-lo com pão possivelmente roubado de seu dono. E então Roch sarou da doença.

Me digam, uma pessoa que cura outras milagrosamente é considerada um santo. Um cão que cura um santo é o q ?   Gezuis ? 

Vou começar a acender velas para este cachorro :D

[ ]´s
E dá-lhe cachorro!

É o Doggy Jeezus.

Peter Atkins

Offline Nero

• Nível 10
  • *
  • Sou o Imperador Artista de Roma
« Resposta #20 Online: 20 de Julho de 2007, 20:51:28 »
Eu quero ter uma santa dessas. Assim nunca mais precisarei comprar mel.

Mas agora falando sério... tenho absoluta certeza de que isso é fraude.
Eu sou Nero, o imperador
Que sentiu dor,
Que provocou dor,
Um artista amador.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #21 Online: 20 de Julho de 2007, 21:30:38 »
Eu quero ter uma santa dessas. Assim nunca mais precisarei comprar mel.

Mas agora falando sério... tenho absoluta certeza de que isso é fraude.
Ah é? Eu não...

-.-
Peter Atkins

Lua

• Visitante
« Resposta #22 Online: 20 de Julho de 2007, 22:34:44 »
As vezes eu me pergunto onde anda o bom senso de grande parte dos católicos... Outro dia o papa declarou que a igreja católica era a única igreja de Cristo. Com quais critérios ele definiu isso, eu não sei.
E muita gente vê isso como verdade absoluta e ainda se atreve a defender uma posição como essa. Não basta a piada que é um processo de beatificação e canonização que realizam, ainda aparecem com essas histórias de santas que vertem mel, água, leite...

Offline Nero

• Nível 10
  • *
  • Sou o Imperador Artista de Roma
« Resposta #23 Online: 20 de Julho de 2007, 23:43:03 »
As vezes eu me pergunto onde anda o bom senso de grande parte dos católicos... Outro dia o papa declarou que a igreja católica era a única igreja de Cristo. Com quais critérios ele definiu isso, eu não sei.
E muita gente vê isso como verdade absoluta e ainda se atreve a defender uma posição como essa. Não basta a piada que é um processo de beatificação e canonização que realizam, ainda aparecem com essas histórias de santas que vertem mel, água, leite...

Sobre o Papa dizer que só a ICAR é a Igreja de cristo, ele está 100% certo. Hoje em dia nesse mercado competitivo deve-se apelar para todas as estrategias de marketing. Sobre as santas que verte mel, leite ou água... Isso com certeza é algum espertalhão que joga mel, água ou leite na santa para enganar os idiotas.

Tem também outra explicação: vai ver as abelhas fizeram uma colméia dentro da santa...
Eu sou Nero, o imperador
Que sentiu dor,
Que provocou dor,
Um artista amador.

APODman

• Visitante
« Resposta #24 Online: 21 de Julho de 2007, 09:28:36 »

Hoje a ICAR diz que utiliza processo rigorosos para atestar milagres que possibilitam uma beatificação. Apesar de que estes processo são altamente duvidosos e arbitrários se fossemos aplicar estes critérios na revisão da beatificação dos antigos "santos" acho que todos os santos até o início do sec XX teriam suas beatificações canceladas pois a validação de seus milagres baseavam-se unicamente na evidência anedota.

A ICAR é uma piada.

[]´s

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!