Autor Tópico: Pseudo-ceticismo  (Lida 9819 vezes)

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
Re: Pseudo-ceticismo
« Resposta #25 Online: 26 de Julho de 2007, 17:16:37 »
Fantasmas, almas e deuses são realmente "inventados" pelo homem, assim como tudo o mais que existe no "nosso mundo", pois percebemos o mundo como linguagem, fazemos a distinção entre as coisas por meio da linguagem. Uma cadeira é uma cadeira porque definimos alguns objetos com certas caracteristicas com esse nome, e existem um consenso social para que se atribua esse determinado nome aos objetos com tais caracteristicas.

A alma é também uma definição de algo, só que é algo que não está no mundo fisico, está no mundo das ideias, da subjetividade e da consciência. No caso de deus é a mesma coisa, damos o nome de deus ao incognicivel, alguns chamam de deus o criador de todas as coisas, alguns chamam de deus a Realidade ultima, alguns chamam de deus o "criador do homem". São todos termos subjetivos que visam designar algo também subjetivo. Por isso são termos dificieis de serem discutos.
« Última modificação: 26 de Julho de 2007, 18:54:13 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #26 Online: 26 de Julho de 2007, 17:23:04 »
Narkus,

Citação de: Narkus
cara, eu to falando como ateu e não como agnóstico ou cético verdadeiro...

OK

Meu camarada, vc é muito chatinho com essa tua ladainha... Eu dei uma "opinião minha"...

ad hominem

Ladainha? Achei que assim como você pode levanter questões a um participante do debate, eu também tinha direito.

Deixa pra exercitar seu agnosticismo com outra pessoa... Ridículo querer mostrar soberba quando uma pessoa apenas está dando a "opinião dela".

Longe de mim esta tal de "soberba". Apenas fiz perguntas.

Ainda se vc tivesse algo CONTRA tudo bem, mas ficar levantando questões como se minha opinião fosse motivo pra interrogatório é ridículo.

Não se esqueça que você está em um debate. Qualquer opinião colocada aqui está aberta a perguntas e/ou observações. Em vez de se sentir acuado, participe ou ignore caso não se sinta bem.

E o que dá raiva é que vc nunca diz em que ponto concorda... Parece q está discordando de tudo... Faz um quote de um texto meu e "refuta" com uma frase ou questão como se invalidasse tudo o que eu disse.

Às vezes imagino que você não deve ter acesso ao mesmo conteúdo dos posts que eu .

Parece esses jovenzinhos empolgados com ceticismo que quer ficar desafiando os argumentos dos outros com coisas tão banais...

ad hominem

Dá um tempo meu camarada, se eu afirmar alguma coisa errada vc me corrige, mas ficar pegando no meu pé apenas pq eu disse que tais coisas pra mim não existem é no mínimo ridículo.

Não partirei para ataques pessoais como você, aliás tentarei ignorar seus posts enquanto você participar de debates com pedras na mão, se sentindo ofendido com qualquer coisa.

Q saco viu! Vai trabalhar para a ciência e descobrir as coisas, dai depois vc vem desafiar meus argumentos sobre a veracidade do fato de um grão de arroz pesar 35 miligramas ou mais ok?

ad hominem

Pare de levar tudo para o lado pessoal, você está em um fórum debatendo idéias.

Narkus

• Visitante
« Resposta #27 Online: 26 de Julho de 2007, 18:16:52 »
ok, mas vc está me perseguindo com essas perguntas sem sentindo... Seria bom vc estabelecer um diálogo ao invés de ficar bancando o mais racional homo sapiens levantando questões sobre vírgulas em meu texto. Eu não vejo vc fazer isso com outros, isso é perseguição pra mim.

Não vou ficar neste processo trabalhoso de ficar quotando cada frase como vc faz. Tem ad hominen sim, admito, não sou irracional, te ataquei mesmo pq vc é petulante.

Parece que vc está querendo me testar, pois vc não faz isso com outros como eu já percebi. Aposto que a maioria dos textos que todo mundo escreve há questões que pode ser levantada, assim como vc faz ao questionar virgulas apenas em meus textos.

Ridículo isso, pura perseguição... Eu sou ser humano, cometo erros e vc também! Acontece que é difícil ficar debatendo com uma pessoa que quota vírgulas, lança novas questões fora do contexto.
Vc não debate idéias, vc debate frases, vírgulas e palavras... Eu posto uma opinião minha e vc já vem todo metido a besta com perguntinhas querendo testar minha racionalidade.

Cara... Tem mta coisa q vc escreve que eu concordo e até aprendi algumas coisas... Mas não é por isso que vou ficar aceitando essa sua atitude em cada post meu, quotando vírgulas com argumentações redundantes.

Vc NUNCA explica o pq de eu estar errado... Vc soh questiona e acha que isso produz algo... Tudo que vc consegue é me cansar com esses quotes em frases minhas, lancando novas questoes sem nexo, contrariando argumentações por vírgulas... Totalmente improdutivo debater com vc meu camarada! Seja objetivo, aponte o erro e explique pq está errado, não fica quotando frases e vírgulas não... Eu não to aqui pra desafiar ninguem em termos de racionalidade. Apenas quero explicações... Se discorda do que eu falo diga o por quê.

Narkus

• Visitante
« Resposta #28 Online: 26 de Julho de 2007, 18:35:19 »
Só lembrando...
Naquele outro debate você ficou quotando frases e mais frases, questionando vírgulas. No final, se você falasse apenas que a lógica do agnosticismo consiste na "impossibilidade de afirmar a existência ou inexistência de algo não definido" várias páginas de argumentações redundantes teriam sido evitadas.

Você não responde aquilo que lhe é perguntado, faz perguntas irrelevantes. Vc tem dificuldade para encontrar o "contexto" da discussão. Acha que produz algo quotando vírgulas, mas tudo que consegue é cansar os outros.

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #29 Online: 27 de Julho de 2007, 09:01:16 »
Narkus,

Serei objetivo e sem quotar, motivo de suas reclamações.

Faço perguntas sempre que tenho o desejo de saber a linha de raciocínio da pessoa para após isto estabelecer um debate saudável, tendo conhecimento do que a pessoa realmente está tentando expor.

De maneira alguma estou fazendo perseguições. Repito: você está em um fórum, e tudo que você escreve está aberto a debate.

Em outros debates com você, sempre fui muito claro, respondendo as questões ponto-a-ponto. Não sou do tipo de ficar descontextualizando trechos.

Realmente fica improdutivo debater, já que você não consegue entender o que é escrito, mesmo estando da forma mais clara possível. Naquela época do outro debate, fiz até o teste de algumas pessoas que nem participavam do fórum e nem sabiam sobre o debate lerem os posts, apenas para desencargo de consciência, e elas entenderam perfeitamente o que era escrito, até achando cômico como você não conseguia entender o que estava lá.

Em vez de ficar se sentindo acuado a todo momento, exponha os erros. Estamos aqui para compartilhar informações e aprender.

Por fim, não sou "metido a besta". Sei admitir meus erros e me comportar como um simples humano que está em constante aprendizado e crescimento.

Debater com você é lançar idéias e receber "ad hominem".

Não precisa responder este post, pois não mais responderei os seus enquanto repetir este tipo de atitude.

Narkus

• Visitante
« Resposta #30 Online: 27 de Julho de 2007, 16:10:53 »
Poxa, mas será que estou tão errado de reclamar da sua forma de debater comigo?

Eu detesto ter q ficar dando inúmeros quotes, com inúmeras hierarquias de citações pra responder perguntas "bestas"... Eu não posso ser tão deficiente na minha precisão em meus argumentos e expressão de idéias e opiniões.

Você lança 4 perguntas pra mim apenas porque lancei a frase "Como ateu, pra mim fantasmas, almas e espíritos não existem mesmo"...
Dá um tempo... Você chama isso de debater??? Ou você tem dificuldades pra entender o que está claro??? Parece que está achando que estou tentando persuadir, fica interrogando vírgulas...

No outro debate você ficou enrolando horas fazendo perguntas, questionando vírgulas... Eu mesmo pedia pra que você disesse "Seguindo a lógica agnóstica é impossível dizer se fantasmas existem ou inexistem"... Você não disse e não disse exatamente porque não disse... Ficou cheio de perguntas ao invés de ser objetivo e dizer "FANTASMAS TÊM DEFINIÇÃO, DEUS NÃO TEM DEFINIÇÃO, E A LÓGICA AGNÓSTICA DIZ QUE O QUE NÃO É DEFINIDO NÃO PODE SER CONSIDERADO EXISTENTE OU INEXISTENTE, PORTANTO, TODAS AS DEFINIÇÕES ATRIBUÍDAS A FANTASMAS, ALMAS, UNICÓRNIOS ETC JÁ FORAM REFUTADAS".

Cara...
Eu gosto de debater, mas gosto de coisa objetiva... Você duvida até das vírgulas que coloco, onde já se viu isso? Como eu já disse, você não debate idéias, você debate apenas vírgulas e pondera afirmações desnecessáriamente. Você nunca diz em que ponto concorda, é difícil saber o que realmente você acha... Pra mim você não debate de igual pra igual... Gosta de invalidar minhas idéias porque uma vírgula não está se encaixando na sua linha de raciocínio...

Fiz ad hominem e continuarei fazendo porque detesto ficar perdendo tempo por nada! Infelizmente é improdutivo debater com você porque você não debate idéias, mas vírgulas.

E não me rotule de falaciador porque te ataquei...

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #31 Online: 27 de Julho de 2007, 17:58:51 »
Fiz ad hominem e continuarei

Moderadores, gostaria de saber se "ad hominem" é permitido à vontade em um debate aqui neste fórum, ou como se aplica esta regra no CC?

Obs: Narkus, por favor não responda esta mensagem, já não estou com tempo e vontade de prolongar qualquer assunto com você.

Obrigado.

Aos outros participantes e em respeito ao Adriano que criou o tópico, por favor prossigam o desenvolvimento deste debate e ignorem este assunto paralelo.

Narkus

• Visitante
« Resposta #32 Online: 27 de Julho de 2007, 18:48:35 »
Bom... Se ad hominem não é permitido tudo bem, podem me dar uma punição...

Agora, eu não gosto de debates improdutivos e redundantes, e não me arrependo de ter me excedido nos ataques...

Eu nunca esperava me sentir um completo ignorante e inútil em minhas idéias e conclusões... Eu posto uma opinião minha e já vem os quotes do camarada "discípulo da razão" fazendo perguntas fora de contexo, pouco objetivas só pra me dar o trabalho de ficar explicando vírgulas e mais vírgulas.

Se em toda discussão ou debate eu tiver que responder inúmeros quotes e perguntas desnecessárias pra conseguir expressar minhas idéias eu prefiro que me bana logo.
O cara me pede pra eu definir o que é fantasma, almas e espíritos... Dá um tempo...

Se for assim toda vez que alguém falar em "computador" eu vou pedir pra definir um computador...

Definições possíveis de computador:
- é uma máquina que se utiliza de habilidades intelectuais para resolver problemas lógicos...
- na visão popular é considerado uma máquina com visor, mouse, teclado, internet...
- em uma visão mais "viajante" é feito de diversos materiais presentes no universo, sendo que materiais "semi-condutores" são utilizados para realizar o processamento de informações, materiais derivados de petróleo (plástico) para moldar a parte externa do teclado, mouse, monitor, vidro para tela do monitor...

Sinceramente... Ficaríamos pelo menos 2 dias discutindo "o que é um computador" se fosse debater cada vírgula de afirmações...
Tudo bem, este meu exemplo é uma falácia minha de caricatura, mas eu não encontrei outra forma de expressar o absurdo que é ficar debatendo vírgulas com o camarada "discípulo da razão" que fica me interrompendo com questões banais...

APODman

• Visitante
« Resposta #33 Online: 27 de Julho de 2007, 19:04:25 »
Take easy boys !

[]´s

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #34 Online: 02 de Agosto de 2007, 10:13:37 »
Take easy boys !

[]´s

Grande APODman!

Estou 'tranquilo como um grilo'...  :ok:

Offline Lilivre

• Nível 02
  • *
« Resposta #35 Online: 29 de Agosto de 2007, 09:45:26 »
O que entendo é que céticos só fazem afirmações mediante provas  :wink:

Por exemplo,

Se me provarem, cientificamente, que um OVNI existe, então eu acreditarei  :ok:

Por enquanto apenas digo que não existem evidências a respeito de sua existência, acho que esta é a postura realmente cética, não?

Mesmo q a ciencia me prove... continuo duvidando.
Duvido de tudo, até da vida.
"Uma vida não questionada não merece ser vivida." - Platão

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #36 Online: 29 de Agosto de 2007, 11:00:22 »
Esta é discípula de Hume... Esta é uma cética verdadeira!!!
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Lilivre

• Nível 02
  • *
« Resposta #37 Online: 29 de Agosto de 2007, 13:25:20 »

hahahaha

Mas é verdade, nao?
Quem me garante que estamos mesmo vivendo? E afinal de contas, o que é a vida? Um conceito apenas... TUDO É CONCEITO!

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #38 Online: 29 de Agosto de 2007, 13:39:27 »

hahahaha

Mas é verdade, nao?
Quem me garante que estamos mesmo vivendo? E afinal de contas, o que é a vida? Um conceito apenas... TUDO É CONCEITO!

Tudo é um conceito, mas o que é um conceito?  :?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Lilivre

• Nível 02
  • *
« Resposta #39 Online: 29 de Agosto de 2007, 13:50:16 »

hahahaha

Mas é verdade, nao?

Outro conceito!

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #40 Online: 29 de Agosto de 2007, 13:54:15 »

hahahaha

Mas é verdade, nao?

Outro conceito!

A Metafísica explica...  :hihi:
Sei que o Adriano sabe, mas é a resposta que ela quis dizer.
O tal do conceito é a nossa avaliação que temos da realidade, algo que é tema de um debate Metafísico. Os conceitos e avaliações do que achamos do que é real do que não o é.  :stunned:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #41 Online: 29 de Agosto de 2007, 14:08:44 »

Outro conceito!

Mas assim não vale!  :P

Fica igual ao questionamento sobre deus, quanto chega num ponto e alguns dizem que é algo que não podemos saber mais, pois é além de nosso alcance.

Fica aquela dúvida sobre até onde podemos ir, e até onde vale a pena.

Outro conceito!

A Metafísica explica...  :hihi:
Sei que o Adriano sabe, mas é a resposta que ela quis dizer.
O tal do conceito é a nossa avaliação que temos da realidade, algo que é tema de um debate Metafísico. Os conceitos e avaliações do que achamos do que é real do que não o é.  :stunned:

Sim, mas mesmo com a metafísica e com a realidade são possíveis vários conceitos a respeito.

Mas os conceitos que embasam essa avaliação são reais? É uma questão complicada, pois céticos e crédulos, teístas e ateus, todos tem seus conceitos. E como disse a Lilivre, tudo é conceito, onde estão as raízes das divergências.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #42 Online: 29 de Agosto de 2007, 14:18:06 »
Sim, mas mesmo com a metafísica e com a realidade são possíveis vários conceitos a respeito.

Mas os conceitos que embasam essa avaliação são reais? É uma questão complicada, pois céticos e crédulos, teístas e ateus, todos tem seus conceitos. E como disse a Lilivre, tudo é conceito, onde estão as raízes das divergências.
Concordo contigo, Adriano.
Os conceitos que temos são puramente culturais. Herdados por gerações de pessoas que defendem estas idéias que estão presentes há muitos séculos. Estas divergências são também herdadas. A Metafísica pode mostrar isto, porém não é uma via segura para afirmar de fato o que é. ( Apesar que nenhuma via o é. ) 

Offline Lilivre

• Nível 02
  • *
« Resposta #43 Online: 29 de Agosto de 2007, 14:25:39 »
O assunto ta bom! rs

o q eu quis dizer foi exatamente isso, tudo é conceito, é um círculo vicioso.

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #44 Online: 29 de Agosto de 2007, 14:36:23 »
Agora entendo o porquê que você não acredita na Ciência mesmo que dê lhe provas...   

Offline Lilivre

• Nível 02
  • *
« Resposta #45 Online: 29 de Agosto de 2007, 14:42:18 »
Agora entendo o porquê que você não acredita na Ciência mesmo que dê lhe provas...  

é... mais ou menos isso....
Nao é q nao acredite.
Bem...
É complicado, pq nao tnho certezas. Pra mim, tudo é incerteza.

Mas pra conseguirmos viver, precisamos "fingir que acreditamos" em algumas coisas. Senão, a gente não vive. Ou ficamos com síndrome do pânico! Ou até esquizofrênicos....

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #46 Online: 29 de Agosto de 2007, 15:11:30 »
é... mais ou menos isso....
Nao é q nao acredite.
Bem...
É complicado, pq nao tnho certezas. Pra mim, tudo é incerteza.

Mas pra conseguirmos viver, precisamos "fingir que acreditamos" em algumas coisas. Senão, a gente não vive. Ou ficamos com síndrome do pânico! Ou até esquizofrênicos....
Seja bem-vinda ao mundo real.
Os nossos conceitos são o que fazem sãos num Universo insano. Usamos a Filosofia, a Religião, a Ciência e ou que quer que seja para explicar o inexplicável. Temos fé, defendemos no que acreditamos, mas afirmar alguma coisa é, no mínimo, hipócrita. Ninguém tem certeza de nada. O que podemos fazer é especular. Como disse Søren Kierkegaard, temos que dar o nosso "salto" de fé para compreender o todo. ( Como ele era cristão, Deus. )
É assim que vivemos. Cegos guiando outros cegos para algum lugar.
Eu prefiro o que Lewis Carroll escreveu no seu célebre livro "Alice no país da maravilhas":
"- Gato cheshire... quer dizer o favor de me dizer qual é o caminho que devo tomar?
- Isto depende muito do lugar para onde você quer ir. - disse o gato.
- Não interessa muito para onde... - disse Alice.
- Não tem importância então o caminho que você tomar. - disse o gato.
- ...contanto que eu chegue a algum lugar! - acrescentou Alice como uma explicação.
- Ah, disso pode ter certeza... - disse o gato. Desde que caminhe bastante.
"
Até!

Offline Lilivre

• Nível 02
  • *
« Resposta #47 Online: 29 de Agosto de 2007, 15:58:55 »
Quando era criança e assistia "Alice no País das Maravilhas", não entendia nunca!
Deve ser um filme interessante... Acho que deveria ver agora, que já tenho mais idade...

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #48 Online: 29 de Agosto de 2007, 16:04:01 »
Quando era criança e assistia "Alice no País das Maravilhas", não entendia nunca!
Deve ser um filme interessante... Acho que deveria ver agora, que já tenho mais idade...
É melhor ler o livro. Eu não gosto da versão da Disney...

Offline Lilivre

• Nível 02
  • *
« Resposta #49 Online: 29 de Agosto de 2007, 16:13:20 »
Boa dica, valeu!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!