Estudei da 1ª à 4ª série. Tínhamos aulas de religião, fazíamos orações antes das aulas etc, etc. Mas não tive problemas com isso. Aliás, gostava da disciplina do colégio, das freiras... o colégio era público mas bem organizado. Gostei de ter estudado lá.
[off topic] Engraçado lembrar dessas coisas. Eu tive tudo para ser uma pessoa religiosa, por assim dizer. No colégio havia uma capela e uma grutazinha com uma imagem de Maria. Antes de descer ao pátio para participar do processo normal de início das aulas, eu ia muitas vezes até a capela, por vontade própria mesmo, ajoelhava no portão (como eu chegava cedo, nem sempre encontrava a capela aberta) e rezava a Ave Maria, o Pai Nosso e aquela oração do anjo (sei lá como chama). Em outras vezes passava pela gruta, molhava a mão na água e me benzia.
Em casa, antes de dormir, fazia orações ajoelhada ao lado da cama, e quando o sono não permitia que eu me concentrasse, ia dormir frustrada, achando um absurdo isso acontecer. Fui batizada já grandinha (tinha uns 7 anos), fiz catequese, fiz primeira comunhão. Ia à missa uma vez ou outra. Na pré-adolescência/adolescência, cheguei a frequentar a igreja Batista, pois tinha uma amiga e uma tia que eram/são evangélicas.
Mas enfim... Não me tornei uma pessoa religiosa, veja você. Pelo que me recordo, mesmo tendo feito tudo isso, minha fé não era assim uma féééééééé, saca? Acho que eu me esforçava um pouco para acreditar por que achava que era o certo, sei lá. É, sei lá.
[/off topic]
Té +!