Autor Tópico: Alguém aqui estudou em colégio de Padres/Freiras??  (Lida 11225 vezes)

rizk

• Visitante
Re: Alguém aqui estudou em colégio de Padres/Freiras??
« Resposta #25 Online: 07 de Outubro de 2007, 00:33:12 »
Eu fiz a 8a em escola de freira e não tinha nada disso não. Os dois meninos que estudavam lá, ambos da sétima, tinham namoradas tropa de elite. Eram gatinhos, ok, mas enfim.

Offline demeter

• Nível 04
  • *
Escola de freira/padre/religiosos em geral
« Resposta #26 Online: 13 de Maio de 2011, 18:41:00 »
Espero não estar escrevendo no lugar errado...
Eu estudei numa escola de freiras, para meninas somente, até os 11 anos, só saí de lá aos 16, expulsa, mas dos meus 11 anos em diante a escola passou a ter meninos.
Odiava a escola, pedi por muitos anos para me tirarem de lá, nunca fui uma aluna presente, eu era bem invisível, até chegar aos 15 anos e contestar justamente as crenças, os dogmas e tal, e arranjaram um jeito de me chutarem de lá.
Os dois últimos anos de colegial estudei numa escola laica  :D e fui finalmente feliz. Não era somente o contesto católico que me deprimia, e falo de depressão séria, bullying assistido pelas odiosas freiras, era toda aquela mini sociedade que excluía e ditava valores que não perseguia que me deixava infeliz.

Eu queria saber quem aqui estudou numa escola assim e como viveu essa época.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Escola de freira/padre/religiosos em geral
« Resposta #27 Online: 13 de Maio de 2011, 19:39:03 »
Olá (e sei que é o tópico errado: bem vinda) demeter. Estudei em colégios católicos para meninos e meninas e em todos a
religião não era algo tão evidente assim. Certa vez até perguntei a um professora freira sobre a veracidade da história de Adão e
Eva e ela respondeu que ela devia ser vista como uma fábula. Lembro que na sexta série fizemos trabalhos sobre a AIDS e formas
de prevenção, incluindo o uso da camisinha. Acho que talvez tive sorte.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Escola de freira/padre/religiosos em geral
« Resposta #28 Online: 13 de Maio de 2011, 21:33:50 »
Eu só estudei a pré-escola num colégio católico mixto, naturalmente não lembro de muita coisa, só que tinha uma capela e a gente ia rezar lá toda semana. Eu já era um pequeno herege e achava aquilo tudo tão chato e irritante que uma vez eu rezei tudo ao contrário, quando a freira falava para Deus trazer paz e amor para todo mundo, eu repeti baixinho pedindo para o diabo trazer guerra e ódio. Acho que a culpa pelos problemas do mundo é minha, que invoquei Satã para tocar o terror :lol:

Em outra escola que estudei, já na quinta série, eu consegui ser expulso da aula de religião por ficar tirando sarro das coisas que o professor falava. Não é à tôa que na oitava série eu já era ateu...

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #29 Online: 13 de Maio de 2011, 21:35:39 »
Tópicos unidos

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline demeter

• Nível 04
  • *
« Resposta #30 Online: 13 de Maio de 2011, 22:16:45 »
Obrigada por unir os tópicos ehm Unknown!

O intuito era mais para checar se mais alguém viveu mal esta experiência, e claro, não julgo, com certeza existiram ótimas escolas.
Eu tive aulas com freiras até o pré, depois, algumas matérias do fundamental e religião com elas, que era obrigatório, claro, e não era nada ecumênico.
Mas eu não posso negar que eram ligadas à teologia da libertação, eram bem de esquerda e o grupo tortura nunca mais vinha todos os anos dar uma palestra para a gente, isso ajudou muito na minha formação pessoal e política, tanto que sou de esquerda  :ok:
e tinhamos aulas de educação sexual ministradas por sexóloga ou seja, não pelas freiras que teoricamente desconheciam o assunto  :smartass:
Uma única lembrança desagradável das palestras é a palestra anti aborto, mostraram slides (o pessoal que foi pra escola nos anos 80 sabe do que estou falando) mostrando o aborto em si, era muito preconceituoso e julgada demais as mulheres. Isso não me influenciou de nenhuma forma sobre o assunto.

Eu tenho vários relatos de situações desagradáveis com as freiras nada gente boa, mas estaria usando o espaço para exorcizar meus fantasmas, deixo pra lá.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 13 de Maio de 2011, 22:36:08 »
Pode contar o que quiser, Demeter, o CC está cheio de "blog topics". Não é à tôa que o tópico mais respondido do fórum é o Muro das Lamentações :lol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 13 de Maio de 2011, 22:45:13 »
Eu, felizmente, tive toda a minha formação escolar em instituições públicas ou privadas não-confissionais.
Foto USGS

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #33 Online: 13 de Maio de 2011, 22:49:33 »
Pode contar o que quiser, Demeter, o CC está cheio de "blog topics". Não é à tôa que o tópico mais respondido do fórum é o Muro das Lamentações :lol:
Embora não seja o tópico mais visto...  ::)

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #34 Online: 13 de Maio de 2011, 22:50:31 »
Eu, felizmente, tive toda a minha formação escolar em instituições públicas ou privadas não-confissionais.
Eu também. Graças a Deus...  :lol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 13 de Maio de 2011, 22:52:35 »
Eu também. Graças a Deus...  :lol:

Sim, louvemos Odin por isto... :lol:
Foto USGS

Offline demeter

• Nível 04
  • *
« Resposta #36 Online: 13 de Maio de 2011, 22:54:58 »
Na cidade onde eu moro tem escolas públicas onde antes das refeições agradecem à deus  :o

Deixem contar algo mais recente que a minha infância: eu morei 10 anos na Itália (97 a 2007) e lá nasceu minha filha mais velha que hoje tem 7 anos, aos 3 anos coloquei ela na escolinha da prefeitura e no ato da matrícula existia a opção de renunciar as aulas de religião (só tem a católica, saibam) e eu renunciei obviamente. No início das aulas teve uma reunião com todos os pais das 125 crianças da escola e me apontaram como a única que optou por isso... e na escola tem africanos muçulmanos e outros credos, enfim, eu disse que confirmava minha opção, e vieram, sempre naquela ocasião, dizendo que minha filha seria a única a ser excluída da sala de aula, que se sentiria diferente e eu mais uma vez confirmei, diante dos pais e dos professores, o que eu tinha escolhido. Ai veio a professora de religião com a mesma conversa e eu já me enchendo daquela situação, a ser perguntada do porque havia escolhido eu respondi calmamente que considerava precoce o ensinamento religioso aos 3 anos, e ai sim que a coisa ficou feia pois a professora veio defendendo o peixe dela, esclarecendo que não era catequismo  :oba: para terminar o relato eu disse que de qualquer forma não haveria respaldo em casa se minha filha viesse com tarefas e querendo discutir conosco, mas o principal é que considerava cedo demais para qualquer doutrina.
Um mês depois eu fui eleita representante de classe, acho que fui a primeira estrangeira a ser representante, a única herege da escola e tudo mais, uma prova que, apesar dos meus princípios serem diferentes, eu não era tão indesejada assim pela comunidade.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 13 de Maio de 2011, 22:58:36 »
[...]
dizendo que minha filha seria a única a ser excluída da sala de aula, que se sentiria diferente e eu mais uma vez confirmei, diante dos pais e dos professores, o que eu tinha escolhido.
[...]

Nos anos subsequentes, alguém mais optou pela não-frequência na aula de religião?
Foto USGS

Offline demeter

• Nível 04
  • *
« Resposta #38 Online: 13 de Maio de 2011, 23:04:23 »
Geo, ela frequentou aquela escola por poucos meses, depois viemos para o Brasil, não era para mudarmos no Brasil no início de 2008, acabou rolando, por motivos de saúde eu não pude mais viajar e ela entrou numa escolinha aqui no Brasil, na cidade onde moramos é uma das poucas laicas de verdade.
Eu não tive mais notícias da escola da Itália, mas sei de muita gente que frequentava sem os pais serem crentes, eu mesma tinha uma amiga da Bosnia que o filho era da classe dela e eles eram todos muçulmanos. Simplesmente, com medo das crianças não se integrarem à sociedade, deixam rolar, mas eu sustento meus ideais até o fim e também conto com o fato que sempre me integrei à comunidade, não tendo que me submeter a esse ponto.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 13 de Maio de 2011, 23:10:31 »
Geo, ela frequentou aquela escola por poucos meses, depois viemos para o Brasil, não era para mudarmos no Brasil no início de 2008, acabou rolando, por motivos de saúde eu não pude mais viajar e ela entrou numa escolinha aqui no Brasil, na cidade onde moramos é uma das poucas laicas de verdade.

Ok!

[...]
Simplesmente, com medo das crianças não se integrarem à sociedade, deixam rolar, mas eu sustento meus ideais até o fim e também conto com o fato que sempre me integrei à comunidade, não tendo que me submeter a esse ponto.

Eu inscrevi meu filho de 6 anos em uma escola privada, laica em tese, mas que possui a "disciplina" de Ensino Religioso como optativa.

E sofri alguma pressão dos demais pais quando estes souberam que o meu filho era o único em toda a escola que não frequenta esta "disciplina".
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 13 de Maio de 2011, 23:11:31 »
Nossa, que absurdo isso! Eu sabia que a Itália era um país muito religioso, mas essa situação acontecendo numa escola pública e há tão pouco tempo? A ideia de laicidade não tem força nenhuma por lá? Esse tipo de coisa jamais ocorreria na França, imagino.

Offline demeter

• Nível 04
  • *
« Resposta #41 Online: 13 de Maio de 2011, 23:20:25 »

Ok!

[...]
Simplesmente, com medo das crianças não se integrarem à sociedade, deixam rolar, mas eu sustento meus ideais até o fim e também conto com o fato que sempre me integrei à comunidade, não tendo que me submeter a esse ponto.

Eu inscrevi meu filho de 6 anos em uma escola privada, laica em tese, mas que possui a "disciplina" de Ensino Religioso como optativa.

E sofri alguma pressão dos demais pais quando estes souberam que o meu filho era o único em toda a escola que não frequenta esta "disciplina".

Boa. Eu tenho pra mim que se é laica não tem opção no final das contas e toda a religião descrimina quem não tem religião, não tem jeito, e tem que entrar na dança, seu filho vê os amiguinhos fazendo alguma atividade e vai querer participar.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 13 de Maio de 2011, 23:22:29 »
Nossa, que absurdo isso! Eu sabia que a Itália era um país muito religioso, mas essa situação acontecendo numa escola pública e há tão pouco tempo? A ideia de laicidade não tem força nenhuma por lá? Esse tipo de coisa jamais ocorreria na França, imagino.

A Itália é completamente distinta. Lá a interação Estado e Igreja (católica) é quase que obscena.
Foto USGS

Offline demeter

• Nível 04
  • *
« Resposta #43 Online: 13 de Maio de 2011, 23:25:59 »
Itália e laicidade na mesma frase não tem como.
Nos 10 anos que morei lá o fato do crucifixo em prédios públicos só gerou mal estar, agressões, e leis mal aplicadas. Pessoalmente o crucifixo me incomoda muito, nem quero dizer quanto que eu pareceria exagerada, mas a coisa mais gentil que eu ouvi foi (não dirigido à minha pessoa mas em geral): se você arrancar o crucifixo eu arranco você!
Não brinco.
Eu sempre considerei religião e não religião foro íntimo. Uma coisa que eu discuto com quem eu quero, com quem me compreende e não me ataca, um forum cético, meu marido, meu pai, algum amigo, e não deve ser discutido em frente de outras pessoas em forma intimidatória, como foi feito na primeira reunião da escola.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 13 de Maio de 2011, 23:27:26 »
Você sente que o Brasil é melhor ou igual à Itália nesse sentido, demeter?

Offline demeter

• Nível 04
  • *
« Resposta #45 Online: 13 de Maio de 2011, 23:33:36 »
Sempre exorcizando:
Era o ano 2001 e eu estava clandestina na Itália, falta de visto de permanência, esperando o divórcio do meu marido sair para ele casar comigo e fiquei doente, muito doente, tão doente que fui internada às pressas numa madrugada e só depois de uns dias fiquei sabendo que tinha nefrite, pedras nos rins e tudo mais.
Eu entrei no hospital num estado que nem dava para conversar muito :( e era madrugada mesmo, os médicos cuidaram de mim como uma italiana qualquer o hospital estava lotado mas arrumaram o leito e o tratamento foi de rainha, os médicos vinham e cuidavam de mim, os infermeiros todos, eu pude observar pois o quarto era bem lotado e eramos 6 mulheres internadas em "cirugia geral I" e realmente o tratamento era igual.
Menos numa coisa.
Chegou uma freira e me pediu meus documentos, meu cartão de saúde. Quem teve pedras nos rins e febrão de 40ºc sabe do que eu vou falar: quase não tinha voz, largada na cama, para bater papo, eu disse somente que não os tinha. Morria de medo de uma deportação mas era viver ou morrer né gente (só depois descobri que os médicos NUNCA denunciam) e o que a freira fez?
Armou um barraco!
Ou documentos ou rua.
Sim.
Eu lá largada num quarto super coletivo e a freira dando piti.
O diretor do hospital me fez um cartão provisório de indigente :(
Dias depois meu marido lá comigo, penteando meus cabelos, chega a freira e debocha da gente.
Ah, me perdoem,mas tenho trauma.

Offline demeter

• Nível 04
  • *
« Resposta #46 Online: 13 de Maio de 2011, 23:34:01 »
O Brasil é melhor é mais laico.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #47 Online: 14 de Maio de 2011, 00:00:00 »
Mas que freirinha mais fidaputa. Essa égua nunca leu a parábola do bom samaritano, vai queimar no inferno. [ops, o inferno nao existe, droga]
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline demeter

• Nível 04
  • *
« Resposta #48 Online: 14 de Maio de 2011, 09:32:16 »
total fdp Enjolras!

A diferença principal do Brasil é que aqui tem muitas religiões e lá lá Itália tem bem menos diversidade e quem é diferente chegou nos últimos 10-15 anos e os italianos obrigam essa gente a se integram e perder sua própria identidade.
Lá, católico não vai em centro espírita e não vai no ano novo pular onda com o povinho do candonblé, basicamente é isso, dizem que tem sinagogas e mesquitas, nunca vi nenhuma, se tem são no porão de alguma casa. Porém, na constituição da Itália está escrito que é um Estado laico, no papel, na prática é outra coisa. Eu frequentava muitas mães na vida real e num forum, e nenhuma deixou de batizar, até quem não era casada nem no civil e tinha feito inseminação artificial, coisas condenadas pela igreja.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 14 de Maio de 2011, 10:51:02 »
O Brasil é melhor é mais laico.

:medo:

Essa escola de Freiras que só aceitava meninas ficava no centro de SP?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!