Primeiramente quero deixar clara a diferença entre Religiosidade e Espiritualidade. Religiosidade é um conjunto de doutrinas e rituais sobrenaturais seguidos por um grupo específico de pessoas. Espiritualidade é relativo ao conhecimento e cultivo do espírito, que para uns é um fantasminha que existe dentro do corpo carnal, mas que para mim é a consciência, aquilo que nos separa do restante dos animais, a parte psicológica do nosso organismo que costumamos chamar de EU.
Encaro a espiritualidade como algo necessário ao ser humano. Ela é uma necessidade abstrata necessária assim como é o amor, a felicidade, sonhar etc. É fruto dessa cicuitaria neural desenvolvida pela evolução, que chamamos de cérebro. Ao meu ver, a religiosidade, a crença em um deus(es), são apenas a personificação de necessidades espirituais. A mente humana precisa de ícones a quem se referenciar, normalmente não consegue manter uma relação forte somente com coisas abstratas, o ser humano precisa de algo a mais, um símbolo exterior a ele a quem se dirigir, surgindo daí a necessidade de crer em seres sobrenaturais, seguir rituais, orar etc.
Para vivermos bem precisamos manter uma espiritualidade em nosso dia-a-dia. Precisamos desenvolver a fé e a crença em um poder superior. Mas não me refiro à fé e ao poder superior da religiosidade. Precisamos ter fé no futuro e em nós mesmos, o que na verdade se resume em acreditar. Isto é o que nos resgata a esperança no viver e o que nos dá ânimo para conseguirmos seguir em frente e deixar a nossa vida com um fardo mais leve a ser carregado.
Para alguns este poder superior é deus, Jeová, Alá, Jesus, mas não necessariamente precisa ser. Ele precisa ser apenas um poder superior a nós, enquanto indivíduo, que interfere em nossa vida e que nos ajuda a superar as dificuldades. Pode ser uma filosofia de vida, uma força interna que é dada pela natureza, a sua família, os seus filhos, ou até mesmo um conjunto dessas coisas e outras mais. Mas poder superior e fé são apenas alguns dos aspectos da espiritualidade, envolve muito mais coisas ao meu ver.
Acho que manter a mente fechada para esta necessidade espiritual que possuímos, achando que somos apenas máquinas orgânicas que se pode explicar apenas em termos de relação entre substâncias químicas, não pode levar a uma qualidade de vida satisfatória.