Autor Tópico: Da necessidade espiritual  (Lida 1984 vezes)

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
Da necessidade espiritual
« Online: 10 de Agosto de 2007, 10:24:29 »
Primeiramente quero deixar clara a diferença entre Religiosidade e Espiritualidade. Religiosidade é um conjunto de doutrinas e rituais sobrenaturais seguidos por um grupo específico de pessoas. Espiritualidade é relativo ao conhecimento e cultivo do espírito, que para uns é um fantasminha que existe dentro do corpo carnal, mas que para mim é a consciência, aquilo que nos separa do restante dos animais, a parte psicológica do nosso organismo que costumamos chamar de EU.

Encaro a espiritualidade como algo necessário ao ser humano. Ela é uma necessidade abstrata necessária assim como é o amor, a felicidade, sonhar etc. É fruto dessa cicuitaria neural desenvolvida pela evolução, que chamamos de cérebro. Ao meu ver, a religiosidade, a crença em um deus(es), são apenas a personificação de necessidades espirituais. A mente humana precisa de ícones a quem se referenciar, normalmente não consegue manter uma relação forte somente com coisas abstratas, o ser humano precisa de algo a mais, um símbolo exterior a ele a quem se dirigir, surgindo daí a necessidade de crer em seres sobrenaturais, seguir rituais, orar etc.

Para vivermos bem precisamos manter uma espiritualidade em nosso dia-a-dia. Precisamos desenvolver a fé e a crença em um poder superior. Mas não me refiro à fé e ao poder superior da religiosidade. Precisamos ter fé no futuro e em nós mesmos, o que na verdade se resume em acreditar. Isto é o que nos resgata a esperança no viver e o que nos dá ânimo para conseguirmos seguir em frente e deixar a nossa vida com um fardo mais leve a ser carregado.

Para alguns este poder superior é deus, Jeová, Alá, Jesus, mas não necessariamente precisa ser. Ele precisa ser apenas um poder superior a nós, enquanto indivíduo, que interfere em nossa vida e que nos ajuda a superar as dificuldades. Pode ser uma filosofia de vida, uma força interna que é dada pela natureza, a sua família, os seus filhos, ou até mesmo um conjunto dessas coisas e outras mais. Mas poder superior e fé são apenas alguns dos aspectos da espiritualidade, envolve muito mais coisas ao meu ver.

Acho que manter a mente fechada para esta necessidade espiritual que possuímos, achando que somos apenas máquinas orgânicas que se pode explicar apenas em termos de relação entre substâncias químicas, não pode levar a uma qualidade de vida satisfatória.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Da necessidade espiritual
« Resposta #1 Online: 10 de Agosto de 2007, 10:51:13 »
Definições à parte, você já leu "Espiritualidade para Céticos" de Robert Solomon?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Agosto de 2007, 11:03:27 »
Definições à parte, você já leu "Espiritualidade para Céticos" de Robert Solomon?
Ainda não.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 10 de Agosto de 2007, 11:06:15 »
Recomendo.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Agosto de 2007, 11:19:50 »
Pesquisei sobre ele aqui, achei muito interessante mesmo. Vou ler sim, obrigado pela dica.  :ok:

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Agosto de 2007, 13:03:02 »
Primeiramente quero deixar clara a diferença entre Religiosidade e Espiritualidade. Religiosidade é um conjunto de doutrinas e rituais sobrenaturais seguidos por um grupo específico de pessoas. Espiritualidade é relativo ao conhecimento e cultivo do espírito, que para uns é um fantasminha que existe dentro do corpo carnal, mas que para mim é a consciência, aquilo que nos separa do restante dos animais, a parte psicológica do nosso organismo que costumamos chamar de EU.

Encaro a espiritualidade como algo necessário ao ser humano. Ela é uma necessidade abstrata necessária assim como é o amor, a felicidade, sonhar etc. É fruto dessa cicuitaria neural desenvolvida pela evolução, que chamamos de cérebro. Ao meu ver, a religiosidade, a crença em um deus(es), são apenas a personificação de necessidades espirituais. A mente humana precisa de ícones a quem se referenciar, normalmente não consegue manter uma relação forte somente com coisas abstratas, o ser humano precisa de algo a mais, um símbolo exterior a ele a quem se dirigir, surgindo daí a necessidade de crer em seres sobrenaturais, seguir rituais, orar etc.

Para vivermos bem precisamos manter uma espiritualidade em nosso dia-a-dia. Precisamos desenvolver a fé e a crença em um poder superior. Mas não me refiro à fé e ao poder superior da religiosidade. Precisamos ter fé no futuro e em nós mesmos, o que na verdade se resume em acreditar. Isto é o que nos resgata a esperança no viver e o que nos dá ânimo para conseguirmos seguir em frente e deixar a nossa vida com um fardo mais leve a ser carregado.

Para alguns este poder superior é deus, Jeová, Alá, Jesus, mas não necessariamente precisa ser. Ele precisa ser apenas um poder superior a nós, enquanto indivíduo, que interfere em nossa vida e que nos ajuda a superar as dificuldades. Pode ser uma filosofia de vida, uma força interna que é dada pela natureza, a sua família, os seus filhos, ou até mesmo um conjunto dessas coisas e outras mais. Mas poder superior e fé são apenas alguns dos aspectos da espiritualidade, envolve muito mais coisas ao meu ver.

Acho que manter a mente fechada para esta necessidade espiritual que possuímos, achando que somos apenas máquinas orgânicas que se pode explicar apenas em termos de relação entre substâncias químicas, não pode levar a uma qualidade de vida satisfatória.

Gostei. :ok:
Até fiquei com vontade de comprar o livro que o Dantas recomendou...
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #6 Online: 11 de Agosto de 2007, 20:56:51 »
 :) Sou uma das burrinhas do fórum, logo, não tenho muito o que contribuir com esse tópico.

Só sei que, já fui uma das pessoas que só acreditava no físico, que via a vida como uma coincidência de fatores favoráveis.

Ainda acredito firmemente nisso, não vejo necessidade espiritual nenhuma em minha existência, não vejo o por que de crer em algo superior a nós.

Mas também acredito, que não devemos nos ater apenas ao material. A felicidade não existe, mas se não acreditarmos em algo, por menor ou mais insignificante que seja, não teremos um mínimo de satisfação pessoal e a vida não será nada mais que um fardo.

Acreditar em coisas simples, como em auxiliar o próximo ou ter determinada profissão, é algo que dá um sentido, mesmo que muitas vezes efêmero, para a nossa vida.

Não existe viver por viver, pois só há nesse caso a existência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #7 Online: 11 de Agosto de 2007, 21:04:29 »
Não gosto do termo espiritual, mas sim noética, também utilizado como sinônimo de espiritual, e que pelo que eu entendi define que o ser humano com uma necessidade de realização, de se fazer útil e importante, em buscar e construir constantemente um sentido para a vida. O poder superior seria a sociedade, para qual eu busco poder contribuir e interagir, de forma satisfatória para mim. E sobre a felicidade não a vejo como algo a ser buscado, mas sim como algo que ocorre ou não no decorrer da existência.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #8 Online: 11 de Agosto de 2007, 21:17:17 »
Eu acredito no poder dos rituais e em quanto eles tornam nossas vidas mais atrativas, interessantes... independentemente de fé, rituais engrandecem nossos espíritos.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #9 Online: 11 de Agosto de 2007, 21:41:54 »
Não considero a espiritualidade necessária ao ser humano, mas sim intrínseca a ele. Talvez meu entendimento de espiritual seja diferente do seu, mas ao fazer praticamente qualquer coisa estamos utilizando o espírito. Principalmente por sermos seres criativos e essa ser uma das principais formas de demonstrar essa espiritualidade.

Quanto ao altruísmo, ainda tenho um desejo infantil de que uma pessoa que eu tenha ajudado passe aquilo a diante. Considero isso o mínimo que posso fazer.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline The_Butterfly

• Nível 04
  • *
« Resposta #10 Online: 13 de Agosto de 2007, 20:12:24 »
é estranho para mim tentar pensar espiritualidade sem relacioná-la com a concepção de alma. alguém falou na fumacinha que existe dentro de nós, e para mim é muito mais fácil relacionar alma com o conceito de espiritualidade posto acima (ou seja, a capacidade de crer em algo, seja superior hierarquicamente ou temporalmente) do que o próprio termo espiritualidade.  Este me remete à ligação com um ser superior quase físico, o deus que manda ou criou tudo, para alguns. resquícios do pouco tempo de ateísmo. :umm:
A religião de uma era é o entretenimento literário da seguinte.
                                                         Ralph Waldo Emerson

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #11 Online: 13 de Agosto de 2007, 20:20:00 »
é estranho para mim tentar pensar espiritualidade sem relacioná-la com a concepção de alma. alguém falou na fumacinha que existe dentro de nós, e para mim é muito mais fácil relacionar alma com o conceito de espiritualidade posto acima (ou seja, a capacidade de crer em algo, seja superior hierarquicamente ou temporalmente) do que o próprio termo espiritualidade.  Este me remete à ligação com um ser superior quase físico, o deus que manda ou criou tudo, para alguns. resquícios do pouco tempo de ateísmo. :umm:
Eu associo mais 'espírito' com 'mente'. Utilizando-se da criatividade para se fazer arte é algo que trabalha com essa minha definição de espírito.

PS: a propósito, já se apresentou nesse tópico? :ok:
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline The_Butterfly

• Nível 04
  • *
« Resposta #12 Online: 13 de Agosto de 2007, 20:43:09 »
Eu associo mais 'espírito' com 'mente'. Utilizando-se da criatividade para se fazer arte é algo que trabalha com essa minha definição de espírito.

PS: a propósito, já se apresentou nesse tópico? :ok:

foi mal! não achava o tópico! :vergonha:

interessante sua postura. vai ao encontro das minhas formulações, embora a minha exista com alguns termos a mais.
                                                         Ralph Waldo Emerson

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #13 Online: 13 de Agosto de 2007, 22:47:49 »
Diose,

Antes de eu prosseguir, deixo aqui minhas boas-vindas.

Parece fazer esta relação de "alma" e "espiritualidade" com definições vindas do cristianismo, confere?

Em minha opinião a própria bíblia não dá tanta margem para esta idéia de algo "incorpóreo" quando contextualizamos corretamente os termos. Apesar de que o entendimento da bíblia quase que varia de acordo com o gosto da pessoa e seu modo de interpretação.

A palavra “alma” originada de nephesh (hebraico) e psyché (grego) pode ser interpretada com diferentes sentidos como “vida”, “pessoa” ou “criatura”. Veja em Gn 36:6; Gn 46:15;Levítico 17:12;Salmo 109:20;Provérbio 11:30;Jeremias 52:29-30;Ezequiel 13:17-20;Ezequiel 22:25; Atos 2:41;Atos 3:23.

E a palavra “espírito” originada de ruach (hebraico) e pneuma (grego) pode ser interpretada como “fôlego” (Gn 7:15;Ec 12:7;Jó 14:10;Jó 27:2-4;Sl 146:4;Tg 2:26;Ap 11:11); “faculdades morais e intelectuais, caráter, pensamento” (Is 19:14;Ez 11:5;Lc 1:17;Rm 7:6;1Co 4:20-21;Fp 1:27;Ts 2:1-2;2Tm 1:7;Tg 3:16),”ânimo e energia” (Gn 45:27;Jz 15:19;1Sm 30:12;Jó 17:1;Sl 143:7;Pv 15:13;Pv 17:22;Dn 7:15;Ez 18:31;Ag 1:14); “vida” (Jó 12:10;1Co 5:5;Ap 13:15); “poder divino” (Gn 1:2;Is 44:3-4;Is 61:1;1Co 6:19-20); “mente” (Is 40:13; comparar com 1Co 2:16 e Rm 11:34); ou “anjo” (2Cr 18:18-20;At 8:26,29;Hb 1:13,14).

Mas em nenhum destes casos faz relação com a "alma" e "espírito" definidos por várias igrejas cristãs: algo “incorpóreo, consciente e imortal”.

Offline The_Butterfly

• Nível 04
  • *
« Resposta #14 Online: 14 de Agosto de 2007, 08:33:41 »
Discípulo,

estás certo em relacionar minhas definições com as cristãs. não consegui abandonar de todo ainda os anos de crença fútil.  :so-sorry:
                                                         Ralph Waldo Emerson

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 14 de Agosto de 2007, 08:39:36 »
Pelo visto você ainda está na fase da revolta.  Com o tempo a gente aprende a estar sereno diante da idéia da crença em Deus, Diose.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #16 Online: 14 de Agosto de 2007, 09:08:45 »
Eu não tenho religião nenhuma mas procuro desenvolver cada vez mais a minha espiritualidade, nem sempre foi assim, mas um dia me dei conta de que o mundo é muito mais complexo e estranho do que minha mentalidade puramente racional e presa aos dogmas sociais podia conceber.

Desenvolver a espiritualidade para mim tem a ver com o desenvolvimento do meu Eu ( consciência ), para me tornar uma pessoa melhor para mim e para o mundo, e tem a ver também com contemplar a grandiosidade da existência, da natureza e do Universo.

Estou comprando o livro que o Dantas indicou, parece que é bastante interessante.

Falow.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2007, 09:16:27 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #17 Online: 14 de Agosto de 2007, 09:57:03 »
Compartilho da idéia de estarmos em constante busca pelo nosso desenvolvimento espiritual.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #18 Online: 15 de Agosto de 2007, 18:46:28 »

Hoje chegou o livro para mim Luis, parece que vai ser uma leitura bem interessante, depois te dou um feedback com minha opnião ;)

Vlw.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 16 de Agosto de 2007, 00:34:58 »
Agradeça ao Stéfano, foi ele que me indicou o livro.

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #20 Online: 17 de Agosto de 2007, 12:22:28 »
Eu acredito no poder dos rituais e em quanto eles tornam nossas vidas mais atrativas, interessantes... independentemente de fé, rituais engrandecem nossos espíritos.

Assim como existem pessoas que gostam de jogo de futebol, e sentem desejos em ir ao estadio de futebol todas as vezes que seu time joga, outros se contem em apenas acompanhar pela tv, e os que nem vão a estadios e nem assistem pela tv.

Isso tb se aplica a espirituliadade:

mode=related&search=

slovenske titulky

mode=related&search=

Para tanto não é necessario tantas formulações filosoficas, esta é somente o jogo de palavras, nada para alem disso. Sou da linha que estabelece a vida como significado, não como sentido, ações e reações possuem significados, cada um interpreta a vida como lhe é proprio.
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #21 Online: 17 de Agosto de 2007, 18:56:49 »
Necessidade espiritual -> necessidade fisiológica=condicionamento pavloviano.É a minha opinião! Abços!
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!