Autor Tópico: Existem provas sobre a existência de Sidarta Gautama?  (Lida 13644 vezes)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Existem provas sobre a existência de Sidarta Gautama?
« Resposta #25 Online: 17 de Agosto de 2007, 09:06:19 »
...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #26 Online: 17 de Agosto de 2007, 11:04:51 »
Resumindo: faz alguma diferença Sidarta Gautama ter existido ou não? Para algumas correntes budistas entendo que não, já que esta religião é mera filosofia de vida. Para correntes budistas que acreditam em reencarnação, como as supostas encarnações de buda etc, me parece que faz.

Já para o cristianismo, me parece que faz toda a diferença (existência de Jesus)...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 17 de Agosto de 2007, 12:48:12 »
Resumindo: faz alguma diferença Sidarta Gautama ter existido ou não?
não é nada disso. Quero saber se eu viajar no tempo posso ir tomar um cházinho num boteco  com ele.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #28 Online: 17 de Agosto de 2007, 13:36:44 »
Resumindo: faz alguma diferença Sidarta Gautama ter existido ou não?
não é nada disso. Quero saber se eu viajar no tempo posso ir tomar um cházinho num boteco  com ele.

Viagem no tempo??? :o

Agora complicou tudo... :biglol:

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 17 de Agosto de 2007, 13:48:38 »
eu acho que minha mente vai atingir o estado mental Zen do Wikinow qualquer hora... e viajarei no tempo

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #30 Online: 06 de Janeiro de 2010, 13:18:07 »
Guinevere

Qual dos dois eu uso?

Tem de ser uma decisão sua. Ou está a pedir conselho?

Amon  em  17 Ago 2007, 12:04:51Resumindo: faz alguma diferença Sidarta Gautama ter existido ou não?

........................................

não é nada disso. Quero saber se eu viajar no tempo posso ir tomar um cházinho num boteco com ele.

Isso é uma questão de experimentação; primeiro aprenda a viajar no tempo, depois procure o seu "galã", para tomar um copo com ele...
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline CTHULHUZINHO

• Nível 10
  • *
  • O R'lyeh!
« Resposta #31 Online: 07 de Janeiro de 2010, 10:41:01 »
acho que a gui esta querendo saber das provas arqueológicas da existência do sidarta (ou da falta delas).

ps.: eu também gostaria de saber... :|
Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn!

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
  • "Interessante..." Thanos ao ser morto por Drax...
« Resposta #32 Online: 07 de Janeiro de 2010, 20:06:36 »
sim, fonte da moral. da sua e da deles, jeanioz.

Eu jurava que a cultura de um povo tivesse algo a ver com isso.

Quanto a moralidade dos religiosos, isso inclui dedos na bunda?
Sim, pois alguns são gays enrustidos na terra, e que somente no paraíso vão poder ter esse benefício dos anjos.

:arrow:

Deus levara este povo para o ceu e você sera um dos escolidos, os  anjos não se cansaram de meter o dedo na sua bunda.

É verdade. Perdi a consideração com pessoas que dissem ter contato com os anjos do Senhor... ::)

A Quinevere propôs um tema que é interessante, até para comparações com outros mitos religiosos.
Ai alguns foristas descmbaram pra baixaria sem sentido ou eu perdi alguma coisa?
"Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada."
No Caminho com Maiakovski

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #33 Online: 08 de Janeiro de 2010, 10:45:37 »
acho que a gui esta querendo saber das provas arqueológicas da existência do sidarta (ou da falta delas).

ps.: eu também gostaria de saber...

:) :ok: :arrow: Mas também me pareceu que ela estava com desejos de conhecer o "cara" pessoalmente... :arrow: :idea:
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 08 de Janeiro de 2010, 18:37:08 »
Não sei se existem provas de sua existência, mas muito provavelmente ele existiu. O reino onde nasceu existiu, Kosala, e também a tribo onde seu pai (Suddhodana Gautama) foi rajá, os Sakyas.

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
  • "Interessante..." Thanos ao ser morto por Drax...
« Resposta #35 Online: 08 de Janeiro de 2010, 21:09:29 »
Não sei se existem provas de sua existência, mas muito provavelmente ele existiu. O reino onde nasceu existiu, Kosala, e também a tribo onde seu pai (Suddhodana Gautama) foi rajá, os Sakyas.
como não entendo nada do assunto, agora gostei, o tópico começou a ficar produtivo...
"Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada."
No Caminho com Maiakovski

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
  • É sabendo que se ensina!
« Resposta #36 Online: 13 de Janeiro de 2010, 14:32:53 »
Mas é claro que ele existiu! Está escrito, ora! Não apenas ele, mas também o tal de Hórus, o tal de Krishna, o tal de Mitra, o tal de Jesus, o tal de Inri Cristo e eu, por que não!?
É não sabendo que se aprende!

Offline CTHULHUZINHO

• Nível 10
  • *
  • O R'lyeh!
« Resposta #37 Online: 13 de Janeiro de 2010, 16:17:34 »
Mas é claro que ele existiu! Está escrito, ora! Não apenas ele, mas também o tal de Hórus, o tal de Krishna, o tal de Mitra, o tal de Jesus, o tal de Inri Cristo e eu, por que não!?

NOOOOOOSSSSAAAA!!!!!

monte você acabou com todas as dúvidas!!!!!

muito obrigado...  ::)

mas continuando, alguem sabe de algum lugar onde podemos procurar essas informações?
o assunto é interessante, fiquei curioso mesmo...
Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn!

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
  • É sabendo que se ensina!
« Resposta #38 Online: 13 de Janeiro de 2010, 17:02:36 »
CTHULHUZINHO, a existência de "Buda" é tão comprovável quanto a existência do mais famoso homem de todos os tempos, Yeshua (Jesus). Tudo o que se tem são relatos (manuscritos) de ordem religiosa sem qualquer comprovação científica. Hoje, mais que em qualquer outra época, se duvida muitíssimo que mesmo Jesus tenha existido, ainda que como um simples camponês ou um mero carpinteiro sem nada haver com o tal Jesus transcendental bíblico. Essas estórias de Buda, Horus, Krishna, Mitra, Jesus e etc, são ótimas estórias. Mas duvidi muito que passem disso.
É não sabendo que se aprende!

Atheist

• Visitante
« Resposta #39 Online: 13 de Janeiro de 2010, 23:34:21 »
Existiu mesmo um príncipe na Índia e coisa e tal que saiu um dia pra passear de charrete, e daí viu um velho e ficou impressionado, perguntou ao cocheiro o que era aquilo, e o cocheiro disse que todos hão de envelhecer, e daí viu um doente pelo caminho e perguntou ao cocheiro o que era aquilo, e o cocheiro disse que era um pobre que não tinha plano de saúde e dependia do SUS, e em seguida viu a Dercy Gonçalvez e o cocheiro disse que um dia todos hão de perecer, menos ela?

Ou é só lenda? Como teria surgido uma lenda com tantos detalhes e tão diferente de outras religiões?

Certamente há muito floreio na história que foi contada.  A existência história do Tathagata é discutível, mas isso não chega a fazer muita diferença.

Sei que o Luís não está aqui para responder, mas este é mais um comentário para tentar tornar o tópico mais próximo do propósito aparente do seu criador.

Eu acho que faz muita diferença. Se não faz diferença se Buda existiu, porque deveria haver diferença se Jesus existiu ou não?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 14 de Janeiro de 2010, 01:23:00 »
Existiu mesmo um príncipe na Índia e coisa e tal que saiu um dia pra passear de charrete, e daí viu um velho e ficou impressionado, perguntou ao cocheiro o que era aquilo, e o cocheiro disse que todos hão de envelhecer, e daí viu um doente pelo caminho e perguntou ao cocheiro o que era aquilo, e o cocheiro disse que era um pobre que não tinha plano de saúde e dependia do SUS, e em seguida viu a Dercy Gonçalvez e o cocheiro disse que um dia todos hão de perecer, menos ela?

Ou é só lenda? Como teria surgido uma lenda com tantos detalhes e tão diferente de outras religiões?

Certamente há muito floreio na história que foi contada.  A existência história do Tathagata é discutível, mas isso não chega a fazer muita diferença.

Sei que o Luís não está aqui para responder, mas este é mais um comentário para tentar tornar o tópico mais próximo do propósito aparente do seu criador.

Eu acho que faz muita diferença. Se não faz diferença se Buda existiu, porque deveria haver diferença se Jesus existiu ou não?
Porque os papéis dos dois dentro de cada religião são completamente diferentes.

O cristianismo não existe sem Cristo. A essência dele é a redenção da humanidade por meio da encarnação e sacrifício do próprio filho de Deus. Ou seja, se Jesus não tiver existido e se mesmo existindo ele não for o Cristo, ou seja o filho de Deus encarnado, então a crença central do cristianismo é falsa. A frase "ninguém vai ao Pai senão por mim" resume tudo. Mesmo que você siga rigorosamente todos os preceitos cristãos, se Jesus não tiver existido e não for o Cristo você não alcança o objetivo final, ir para o céu.

O budismo, por outro lado, não depende da figura de Buda. Buda não é uma deidade da qual a salvação só pode ser obtida por intermédio de seus poderes. É um ser humano que alcançou a libertação por seguir uma série de preceitos que foram codificados no budismo. Ou seja, tanto faz se ele existiu de fato ou é apenas um personagem destinado a passar ensinamentos morais, tal qual numa fábula. A idéia é que se você seguir os preceitos budistas você alcança o objetivo final, independente de Buda.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Atheist

• Visitante
« Resposta #41 Online: 14 de Janeiro de 2010, 09:26:39 »
Porque os papéis dos dois dentro de cada religião são completamente diferentes.

O cristianismo não existe sem Cristo. A essência dele é a redenção da humanidade por meio da encarnação e sacrifício do próprio filho de Deus. Ou seja, se Jesus não tiver existido e se mesmo existindo ele não for o Cristo, ou seja o filho de Deus encarnado, então a crença central do cristianismo é falsa. A frase "ninguém vai ao Pai senão por mim" resume tudo. Mesmo que você siga rigorosamente todos os preceitos cristãos, se Jesus não tiver existido e não for o Cristo você não alcança o objetivo final, ir para o céu.

O budismo, por outro lado, não depende da figura de Buda. Buda não é uma deidade da qual a salvação só pode ser obtida por intermédio de seus poderes. É um ser humano que alcançou a libertação por seguir uma série de preceitos que foram codificados no budismo. Ou seja, tanto faz se ele existiu de fato ou é apenas um personagem destinado a passar ensinamentos morais, tal qual numa fábula. A idéia é que se você seguir os preceitos budistas você alcança o objetivo final, independente de Buda.

De qualquer forma, foi necessário haver Buda para haver os preceitos do budismo, assim como é necessário haver um Jesus para existir os preceitos do cristianismo. Pouco importa se o cristão busca redenção na imagem do Jesus enquanto os budistas seguem os preceitos em primeiro lugar (embora exista toda a reverência à Buda). Aliás, nem haveria o papel de Dalai Lama se Buda não tivesse existido.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #42 Online: 14 de Janeiro de 2010, 09:33:35 »
Não necessariamente tem que ter havido um Buda, do mesmo modo que provavelmente não existiu nenhum moisés e a biblia ta ai..... Pode ser um apanhado de livros antigos que foi creditado a uma só pessoa (ou não, nem sei do que eu to falando, é só uma possibilidade)

E existem trocentas vertentes de budismo, algumas (maioria) com reverencia a Buda e outras não....

Existem trocentos livros budistas que não citam Buda nenhuma vez, agora quero ver achar um livro cristão que não cite Cristo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #43 Online: 14 de Janeiro de 2010, 09:34:50 »

O que houve com o Dantas que o fez abandonar o fórum?
Sinto muito a falta dos seus comentários.  :(
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Atheist

• Visitante
« Resposta #44 Online: 14 de Janeiro de 2010, 09:46:50 »
Não necessariamente tem que ter havido um Buda, do mesmo modo que provavelmente não existiu nenhum moisés e a biblia ta ai..... Pode ser um apanhado de livros antigos que foi creditado a uma só pessoa (ou não, nem sei do que eu to falando, é só uma possibilidade)

E existem trocentas vertentes de budismo, algumas (maioria) com reverencia a Buda e outras não....

Existem trocentos livros budistas que não citam Buda nenhuma vez, agora quero ver achar um livro cristão que não cite Cristo.

Sim, concordo que exista uma centralização do cristão na imagem de Jesus como pessoa/deus/filho-de-deus que não existe no budismo. O que penso é que sem Buda não existiria budismo, assim como sem Jesus não há cristianismo. Ou as diferentes vertentes do budismo são criações independentes (podem ser, não sei...)?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #45 Online: 14 de Janeiro de 2010, 10:15:16 »

Sim, concordo que exista uma centralização do cristão na imagem de Jesus como pessoa/deus/filho-de-deus que não existe no budismo. O que penso é que sem Buda não existiria budismo, assim como sem Jesus não há cristianismo. Ou as diferentes vertentes do budismo são criações independentes (podem ser, não sei...)?

Desde que os textos existissem, uma figura central seria desnecessária, mesmo que os textos fossem de origem descohecida em nada afetaria a filosofia porque ela parte de uma ... digamos.... modificação interna, independente do exterior.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Atheist

• Visitante
« Resposta #46 Online: 14 de Janeiro de 2010, 10:54:22 »
Desde que os textos existissem, uma figura central seria desnecessária, mesmo que os textos fossem de origem descohecida em nada afetaria a filosofia porque ela parte de uma ... digamos.... modificação interna, independente do exterior.

Mas aí é que está. Os textos existem porque "existiu" buda, ou há textos tão antigos quanto, com mesma mensagem e independentes?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #47 Online: 14 de Janeiro de 2010, 11:05:51 »

Mas aí é que está. Os textos existem porque "existiu" buda, ou há textos tão antigos quanto, com mesma mensagem e independentes?

Os textos são todos da mesma época, mas ninguém garante que foram escritos por Buda ou mesmo que tenham sido escritos por apenas uma pessoa..... Como disse antes, Buda pode ser como Moisés, apenas um nome criado para juntar umm conjunto de crenças num nome só.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #48 Online: 14 de Janeiro de 2010, 11:09:01 »
Os textos podem ter usado Buda como mera figura literária, da mesma forma como Monteiro Lobato não pode ser usado como prova de que existiu um Zeca Tatu - ou, por falar nisso, uma Emília.  Ou como o Sócrates dos Diálogos de Platão não tem necessariamente muita relação com o Sócrates histórico.

E os textos budistas de várias nações não são da mesma época.  Tanto que há uma corrente tentando alegar que o Budismo nasceu uns cem ou duzentos anos depois do que se costuma crer, e na China em vez de no norte da Índia.

Exceto por algumas linhas particularmente exóticas, como a Soka Gakkai (que provavelmente nem devem ser chamadas de budistas) até onde sei nenhuma depende da existência literal de um Buda histórico.  Nem mesmo as tibetanas.  Não há promessas de encontrar Buda ou nada parecido, há um ensinamento que é constantemente redescoberto, reinventado, revalidado e que só pode ter valor e autenticidade a nível individual.  Como dizemos no Theravada, cada um deve ser sua própria tocha.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #49 Online: 14 de Janeiro de 2010, 11:15:00 »
Os textos são todos da mesma época, mas ninguém garante que foram escritos por Buda ou mesmo que tenham sido escritos por apenas uma pessoa..... Como disse antes, Buda pode ser como Moisés, apenas um nome criado para juntar umm conjunto de crenças num nome só.

Não conheço uma única escola séria (leia-se "não francamente alucinada") que sequer alegue ter textos de autoria do Buda Gautama.  Se bobear ele até analfabeto era.  Há uma alegação no Vajrayana de que o Buda teria ensinado certas coisas em segredo, mas que eu saiba nem mesmo eles alegam ter textos escritos pelo próprio Buda.

A escritura budista geralmente reconhecida como mais antiga, o Tipitaka ou Tripitaka, é explicitamente uma coletânea de ensinamentos do Buda, mas não se alega que tenha sido escrita por ele.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!