Hoje li um artigo (
http://disparitybit.supersized.org/archives/19-Our-crippled-lingua-franca-repost.html) argumentando que a Microsoft não tem interesse que muita gente aprenda a programar, porque assim elas entenderiam mais de computador e teriam a real noção do poder de suas máquinas, coisa que ela não quer.
Assim, resolvi que vou ensinar o maior número possível de pessoas a programar. Vejo que neste fórum o tema é recorrente, então crio este tópico como ponto de partida.
Não pretendo criar um tutorial. Existem trocentos. Prentendo ensinar diretamente igual eu estou fazendo com a Alegra.
Pelo msn (sei, é da microsoft, mas calma!) eu comecei tentar ensinar javascript pra ela. Claro que primeiro tivemos que começar vendo o que é html, mas mesmo o pouco que já ensinei ela ficou maravilhada.
Eu sugiro a quem não sabe programar que dê essa chance, não quero transformar todo mundo em desenvolvedor de software profissional, mas ... vamos fazer uma metáfora, existem pilotos de formula 1, existem pessoas que sabem dirigir só pra ir passear de carro com a namorada. E eu, eu dirijo caminhão e descarrego as caixas
!
(é... eu sou uma lésbica caminhoneira

)
Então é isso! Escolha a linguagem que você quiser. Se eu não souber, vou aprender junto. Se você não sabe que linguagem escolher, eu vou sugerir Javascript, como fiz pra Alegra, e te explicar por que.
Pode me adicionar no msn, pode fazer perguntas neste tópico, vale tudo! Quem estiver interessado é só falar e a gente já começa. Eu não tempo tanto tempo livre assim, mas o pouco que tenho pretendo gastar fazendo esse tipo de coisa, porque acho divertido!