O que tenho feito com o povo até agora:
- Crie um arquivo em branco no
bloco de notas chamado algumacoisa.html e digite algo como "alô mundo" e mande salvar e abrir no seu
navegador. ("bloco de notas" pode ser qualquer editor texto puro e navegador geralmente é IE ou FF)
- Neste momento, com quem não sabe HTML, eu gasto um explicando mais ou menos a dinâmica "edita-no-notepad-salva-recarrega-no-navegador" até a pessoa entender mais ou menos bem o espírito da coisa, e que um arquivo HTML é um texto puro interpretado daquele jeito pelo navegador e coisa e tal e o que são tags, e vou ensinando algumas tags básicas como b, i, img, etc
- depois então ensino a criar scripts javascript usando a tag script. você pode fazer o seu primeiro assim:
<script>
document.writeln('oi!');
</script>
- Uso document.write e não alert ou outras coisas que seriam mais interessantes, porque quero manter esse comecinho beeem simples. Só com document.write já dá pra ensinar algumas coisas que vão te dar a noção do que é
string, a diferença entre string e inteiro, loops while, concatenação de strings, o fato que o sinal de + serve tanto pra concatenar e somar, o que pode causar alguma confusão com novatos
- pra quem chegou neste ponto ensino como fazer uma galeria de imagens simples mostrando 10 tirinhas de quadrinhos do site do laerte usando um while de 1 até 10, tag img e concatenação de string
- também ensinei um detalhe ou outro aqui, e meu próximo passo com o pessoal será ensinar for, acho. depende de como cada um se sair ou o que achar mais interessante a cada momento.
Lorentz, então, lendo o "programa de curso" acima, me diga a partir de que ponto você pode tentar pegar, dado seu conhecimento prévio, me manda mail, aparece no msn, sei lá.