Cientistas pedem 'backup' da Terra na Lua para o caso de catástrofe planetária Como proteção contra bombas nucleares, pragas, desastres naturais, colisões com asteróides ou outros eventos apocalípticos, cientistas estão fazendo lobby por uma biblioteca de realizações científicas e culturais humanas construída e mantida na Lua.
Jim Burke, especialista aposentado da Nasa, a agência espacial americana, que trabalha na Universidade Espacial Internacional, em Estrasburgo, França, advertiu que um asteróide ou um cometa poderiam aniquilar a civilização global e que é preciso providenciar um seguro contra a perda total das realizações humanas.
Burke sugere um projeto para criar um “arquivo biológico e histórico lunar”, que incluiria amostras e um registro das realizações científicas e culturais humanas.
A idéia, que Burke chama de “Arca de Noé da era espacial”, é compartilhada pela Aliança para o Resgate da Civilização (ARC), que também quer incluir “backups” da herança biológica e da diversidade da Terra numa instalação lunar permanentemente habitada.
“No caso de uma catástrofe global, as instalações da ARC estarão preparadas para devolver à Terra a tecnologia, a arte, a história, os cultivos, os animais e, se necessário, até mesmo os seres humanos”, disse Robert Shapiro, co-fundador da aliança e bioquímico da Universidade de Nova York.
A Nasa já tem planos de criar um posto avançado permanente na Lua até 2024. O órgão também possui programas que estudam como reagir aos perigos representados por asteróides e cometas usando, por exemplo, veículos espaciais com ogivas nucleares.
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=50120