E tem algum partido ético e moral no país???
Outra questão: é possível compatibilizar ética e moral com a prática política????
tem uma zona de amoralidade permitida. sombria, quiçá, mas me parece bem claro que o pt sai de seus limites.
O PT e todos os outros.
Não vejo nada no PT que o diferencie de outros partidos de expressão, PSDB, PMDB, PFL, em termos de permissividade com atos aéticos, imorais e ilegais.
E isso não é só aqui no Brasil.
Escândalos envolvendo partidos políticos são regulares mesmo nas democracias dos países desenvolvidos.
Lula só falou o que todo líder partidário fala em qualquer palanque.
Não é bem assim. Esse tipo de afirmação do Lula é digna de atenção pelo fato de o PT ter, ao longo de sua
história, propagado uma imagem de que era "o único partido ético". Os petistas costumavam afirmar que eram os
únicos "puros", "limpos" ou "imaculados" (e houve um tempo em que até eu acreditei nisso...

)
A história recente tem demonstrado o contrário.
Outra coisa que me chamou a atenção nessas declarações do
Lula foi a sua insistência em usar a palavra "erros", quando o correto seria chamar de "crimes". Ele poderia muito
bem ter afirmado que os seus subordinados e a sua eminência parda foram acusados de crimes - mas que ainda
não haviam sido condenados. Ao usar a palavra "erros" Lula parece estar ao mesmo tempo condenando e
perdoando os seus colegas. Outro diferencial da corrupção do PT é que ela surgiu não só devido ao simples
interesse no ganho pessoal, mas também fez parte de um projeto de poder. Era a corrupção como estratégia
política de longo prazo para a manutenção do poder (ao contrário de uma estratégia pontual, como a compra
de votos para a aprovação da emenda da reeleição, no governo FHC). Isso, a meu ver, se configura como algo
muito mais pernicioso do que a simples roubalheira.
Fico feliz que essa sujeira toda tenha vindo à tona e que os envolvidos estejam sendo julgados.
Faltou só o Ali Babá.