Autor Tópico: Einstein, dúvidas sobre ele.  (Lida 3266 vezes)

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
Einstein, dúvidas sobre ele.
« Online: 09 de Setembro de 2007, 03:03:37 »
Vi no Orkut, em http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=18256840&tid=2550796332841813454&na=3&nst=21&nid=18256840-2550796332841813454-2551073079065513816:

"Jorge, Einstein era o bicho.......................e um detalhe, um de seus livros de cabeceira era a Doutrina Secreta."

A Doutrina Secreta, como todos sabemos, é um livro da cretina da Blatavksy. Pergunta: verdade ou mentira a afirmação?

O autor da frase: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=16175846376218005911

Segundo minha amiga umbandista, este senhor é um FÍSICO NUCLEAR COM MESTRADO NA UFRJ. Bem, se ELE diz que Einstein lia BLAVATSKY... há uma certa TENDÊNCIA a acreditar, mas eu até agora não acredito!!!!!

E essas frases abaixo, atribuídas a Einsten na mesma página, são verdadeiras?

I -"Minha religião consiste em humilde admiração do espírito superior e ilimitado que se revela nos menores detalhes que podemos perceber em nossos espíritos frágeis e incertos. Essa convicção, profundamente emocional na presença de um poder racionalmente superior, que se revela no incompreensível universo, é a idéias que faço de Deus.”

II - "A religiosidade do sábio consiste em espantar-se, em extasiar-se diante da harmonia das leis da natureza, revelando uma inteligência tão superior que todos os pensamentos humanos e todo seu engenho não podem desvendar, diante dela, a não ser seu nada irrisório. Este sentimento desenvolve a regra dominante de sua vida, de sua coragem, na medida em que supera a servidão dos desejos egoístas. Indubitavelmente, este sentimento se compara àquele que animou os espíritos criadores religiosos em todos os tempos”.

III- "Não sou ateu, e não creio que possa me chamar panteísta. Estamos na situação de uma criancinha que entra em uma imensa biblioteca, repleta de livros em muitas línguas. A criança sabe que alguém deve ter escrito aqueles livros, mas não sabe como. Não compreende as línguas em que foram escritos. Tem uma pálida suspeita de que a disposição dos livros obedece a uma ordem misteriosa, mas não sabe qual ela é. Essa ao que me parece, é a atitude até mesmo do mais inteligente dos seres humanos diante de Deus. Vemos o Universo, maravilhosamente disposto e obedecendo a certas leis, mas temos apenas uma pálida compreensão delas. Nossa mente limitada capta a força misteriosa que move as constelações. Sou fascinado pelo panteísmo de Espinosa, mas admiro ainda mais sua contribuição para o pensamento moderno, por ele ter sido o primeiro filósofo a lidar com a alma e o corpo como uma coisa só, e não como duas coisas separadas."

Bem, afinal Einstein ERA ATEU ou NÃO ERA ATEU?
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Einstein, dúvidas sobre ele.
« Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2007, 03:26:21 »
de que importa? o que tem o gênio humano a ver com os mistérios divinos? por que um sujeito com imensas aptidões na física teria mais ou menos autoridade pra falar de deus?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2007, 12:17:17 »
Einstein não acreditava em um deus pessoal e antropomórfico, como o judaico-cristão. Isso ele deixou bem claro inúmeras vezes. Sua concepção de deus aproximava-se do panteísmo de Spinoza. Isso ele também deixou bem claro.

Pelo menos a primeira citação que você postou foi distorcida para fazer parecer que Einstein acreditava em um deus pessoal. Compare a "tradução" com o original:

I -"Minha religião consiste em humilde admiração do espírito superior e ilimitado que se revela nos menores detalhes que podemos perceber em nossos espíritos frágeis e incertos. Essa convicção, profundamente emocional na presença de um poder racionalmente superior, que se revela no incompreensível universo, é a idéias que faço de Deus.”

“I cannot conceive of a personal God who would directly influence the actions of individuals, or would directly sit in judgment on creatures of his own creation. I cannot do this in spite of the fact that mechanistic causality has, to a certain extent, been placed in doubt by modern science. [He was speaking of Quantum Mechanics and the breaking down of determinism.] My religiosity consists in a humble admiration of the infinitely superior spirit that reveals itself in the little that we, with our weak and transitory understanding, can comprehend of reality. Morality is of the highest importance — but for us, not for God.”

As outras, não pude encontrar para comparar.

Quanto a ele ler Blavatsky, não passa de besteira. Einstein também deixou claro que era contra a Teosofia.

“The mystical trend of our time, which shows itself particularly in the rampant growth of the so-called Theosophy and Spiritualism, is for me no more than a symptom of weakness and confusion. Since our inner experiences consist of reproductions, and combinations of sensory impressions, the concept of a soul without a body seem to me to be empty and devoid of meaning.”

Mais citações:

http://www.stephenjaygould.org/ctrl/quotes_einstein.html
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2007, 12:57:41 »
Mas ele admirava e apostava na existência de Jesus como Messias.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2007, 13:11:45 »
Como assim?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2007, 14:40:49 »
de que importa? o que tem o gênio humano a ver com os mistérios divinos? por que um sujeito com imensas aptidões na física teria mais ou menos autoridade pra falar de deus?

Mas DO QUE é que você está falando????

HEIN??? OI?????????

Está todo mundo doido por aqui????????

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #6 Online: 10 de Setembro de 2007, 08:19:14 »

Mas DO QUE é que você está falando????

Ele está dizendo (e eu concordo) que o argumento 'Einstein disse...' já é de por si uma falácia de autoridade.

Por outro lado, não, não me consta que Einstein tenha lido Blavatsky, muito menos que as teorias estapafúrdias desta senhora sejam 'livro de cabeceira' dele...

Para o colega que afirmou isso, ele poderia ter a gentileza de indicar qual é sua fonte, ou se há textos (da autobiografia ou outros) onde isso apareça.

Ainda, doido, não estou.

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #7 Online: 17 de Setembro de 2007, 14:07:24 »
Einstein era deísta, creio que o deísmo dele aproxima-se do que conceituamos como panteísmo. Mas a questão dele acreditar ou não em um Deus é totalmente irrelevante tanto para seus trabalhos quanto para corroborar a tese da existência de Deus.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Setembro de 2007, 15:24:51 »
Fala sério, Einstein não tinha coragem de declarar seu ateismo porque já tinham transformado ele numa figura muito popular. :wink:
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #9 Online: 20 de Setembro de 2007, 15:48:09 »
Fala sério, Einstein não tinha coragem de declarar seu ateismo porque já tinham transformado ele numa figura muito popular. :wink:
Lendo a história de Einstein, se ele declarasse atéu, diria.
Desde dos nove anos foi considerado "retardado" por educadores, incluindo padres... ( Motivo para declarar-se atéu ele teria, afinal ele era o "supra-sumo" da época. ) Entretanto, pelos debates que teve, com os maiores cérebros de sua época, seria um descalábrio presumir que mentisse para os outros e a si mesmo. Vocês podem ler no livro: Reflexões Filosóficas de Einstein, um debate que ele teve com Tagore que causou uma supresa tão grande nele que concluiu:
"- Quer dizer que sou mais religioso que o senhor?!"
( Este texto posso dizer até a página, parágrafo, editora e etc... :twisted: )
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Setembro de 2007, 21:26:49 »

Mas ele já era odiado pelos religiosos, que diferença faria???

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #11 Online: 21 de Setembro de 2007, 22:22:32 »

É verdade, não mudaria em nada.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 21 de Setembro de 2007, 23:37:45 »
Eu já li coisas, supostamente de Einstein, mostrando um lado bastante religioso. Um deus não exatamente indiferente, do tipo do panteísmo, até. Mas agora não lembro onde foi.

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #13 Online: 22 de Setembro de 2007, 07:54:17 »

Odiado por quem cara-pálida? Religiosos não param de usar o nome de Albert Einstein para defender uma origem inteligente para o universo, ou sou eu quem está numa realidade paralela e não fiquei sabendo disto? :olheira:

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #14 Online: 22 de Setembro de 2007, 11:31:39 »
Nesse caso então eu também acho que estou em uma realidade paralela e não fiquei sabendo...
Um cara que negou a teoria quantica com tamanha veemência a despeito da opinião de todo resto da comunidade científica, iria ter problemas em se declarar ateu?
Se você acredita que religião não passa de fantasia, está confundindo a religião, com o que na verdade, são suas próprias fantasias sobre o tema.
Religião é ciência. (Conhecimento).

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #15 Online: 22 de Setembro de 2007, 13:33:29 »
Odiado por quem cara-pálida? Religiosos não param de usar o nome de Albert Einstein para defender uma origem inteligente para o universo, ou sou eu quem está numa realidade paralela e não fiquei sabendo disto? :olheira:

Mas MEU DEUS!!!!!!!!!! EU ESTOU FALANDO COM AS PAREDES?????? OU SERÁ QUE O MUNDO ENLOUQUECEU???????? EU JÁ NÃO COLOQUEI AQUI CINCO MILHÕES DE VEZES QUE A CANALHADA RELIGIOSA MANIPULA AS DECLARAÇÕES DE EINSTEIN AGORA, DEPOIS QUE O ÓDIO DOS RELIGIOSOS CONTRA ELE NA ÉPOCA EM QUE ELE ERA VIVO FOI CONVENIENTEMENTE ESQUECIDO???

Por quê está todo mundo falando um monte de coisas sem sentido aqui, como se não soubesse das coisas ou estivesse tudo maluco????
« Última modificação: 22 de Setembro de 2007, 13:37:11 por BetinhO »

Luz

• Visitante
« Resposta #16 Online: 22 de Setembro de 2007, 13:55:46 »
BetinhO,

Respondendo à sua pergunta inicial - por tudo que já li supostamente dito ou escrito por Einsten e pelo que foi escrito a seu respeito, muito disso, inclusive por Sagan - a impressão que tenho é que ele não era ateu, nem religioso.

Há uma frase de sua suposta autoria em que ele começa dizendo mais ou menos: os que deduzem da minha Ciência que sou ateu é porque não a compreendem... ou algo semelhante e completa explicando melhor, o que não me recordo agora.

Outra ainda em que declara, segundo Sagan, quando interrogado se acreditava em deus que acreditava no deus de Spinoza.

Veja o trecho, em Cérebro de Broca - traduzido.

"Quando visitou pela primeira vez a América, o cardeal O'Connell, de Bóston, alertou as pessoas para o facto de a teoria da relatividade "esconder a aparição assustadora do ateísmo". Este aviso alarmou um rabi de Nova Iorque, que perguntou a Einstein: "Acredita em Deus?", ao que Einstein respondeu: "Acredito no Deus de Spinoza, que se revelou na harmonia de todos os seres. Não no Deus que se preocupa com o destino e as acções dos homens." Esta resposta corresponde a um posicionamento religioso mais subtil, hoje defendido por vários teólogos.

As crenças religiosas de Einstein eram muito genuínas. Nos anos 20 e 30 expressou sérias dúvidas acerca do preceito básico dos mecanismos quânticos: ao nível essencial da matéria, as partículas comportam-se de um modo imprevisível, tal como foi expresso no princípio da incerteza, de Heisenberg. "Deus não joga aos dados com o cosmo", dizia Einstein. "Deus é subtil, mas não é malicioso." Einstein utilizava tanto estes aforismas que, um dia, um físico dinamarquês, Niels Bohr, lhe disse, irritado: "Pare de dizer a Deus o que deve fazer!" Mas havia muita gente na física que sentia que, se alguém sabia alguma coisa acerca das intenções de Deus, esse alguém era Einstein."

Não que "Sagan disse" seja um argumento de autoridade, mas inspira maior confiança - ao menos, a mim.

« Última modificação: 22 de Setembro de 2007, 14:02:19 por Luz »

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #17 Online: 22 de Setembro de 2007, 18:33:00 »
Obrigado, Luz!

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #18 Online: 23 de Setembro de 2007, 20:41:40 »
Sei la entao....eu nao sou do tempo de Einstein e tudo que sei a respeito dele esta relacionando as suas teorias fisicas, mas na minha inocencia o imaginava como um ateu.
Desculpe-me e obrigada por tao detalhada explicaçao!

Detalhe, estou sem os acentos no meu teclado, entao desconsiderem os erros na digitaçao, grata

beijos

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #19 Online: 23 de Setembro de 2007, 21:48:01 »

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #20 Online: 25 de Setembro de 2007, 00:02:57 »
Conheço uma citação de Einstein um tanto conhecida: Ciência sem religião é manca. Religião sem ciência é cega.
8-)

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #21 Online: 25 de Setembro de 2007, 11:43:55 »
Conheço uma citação de Einstein um tanto conhecida: Ciência sem religião é manca. Religião sem ciência é cega.

Choveu no molhado!!

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 08 de Outubro de 2007, 09:13:33 »
Gente, por acaso importa se Einstein era religioso ou não?

As únicas coisas que importam sobre Einstein é se sua Matemática e sua Física funcionam. Até dá pra levar a sério também sua epistemologia (éca).  Mas Einstein falando de religião tem tanta importância pra mim quanto Barishnikov falando sobre economia globalizada.

Betinho, por que você está sendo tão agressivo em suas mensagens?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #23 Online: 09 de Outubro de 2007, 10:49:20 »

Porque sou um babaca medíocre que gosta de chamar atenção.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 09 de Outubro de 2007, 12:11:39 »
Porque sou um babaca medíocre que gosta de chamar atenção.

Eu esperava algo além do óbvio...
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!