Autor Tópico: Menina de 10 anos, grávida, em perigo de vida  (Lida 4202 vezes)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: Menina de 10 anos, grávida, em perigo de vida
« Resposta #25 Online: 12 de Setembro de 2007, 12:08:14 »
Segundo a wikipedia e a minha limitada capacidade de compreensão =P É algum tipo de coisa (síndrome? doença? condição?) que faz com que adultos mantenham características de sua fase jovem. Não é?

Na verdade, eu citei neotenia no seguinte sentido:..."na neotenia os animais têm seu sistema reprodutor maturado e se reproduzem normalmente, porém seu aspecto externo é de um indivíduo jovem. A maturação do sistema gamético difere daquela do sistema somático, o qual é reprimido."

... pela maneira estranha da aparência de uma criança grávida... no link que o Ragnarok postou, do Snopes, tem uma foto da menina de 5 anos grávida... Para mim parece com as salamandras que não completam seu desenvolvimento somático e já se reproduzem... bizarro.

::)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Ragnarok

• Nível 03
  • *
  • Sempre aberto para discussões racionais
« Resposta #26 Online: 12 de Setembro de 2007, 20:49:49 »
Segundo a wikipedia e a minha limitada capacidade de compreensão =P É algum tipo de coisa (síndrome? doença? condição?) que faz com que adultos mantenham características de sua fase jovem. Não é?

Na verdade, eu citei neotenia no seguinte sentido:..."na neotenia os animais têm seu sistema reprodutor maturado e se reproduzem normalmente, porém seu aspecto externo é de um indivíduo jovem. A maturação do sistema gamético difere daquela do sistema somático, o qual é reprimido."

... pela maneira estranha da aparência de uma criança grávida... no link que o Ragnarok postou, do Snopes, tem uma foto da menina de 5 anos grávida... Para mim parece com as salamandras que não completam seu desenvolvimento somático e já se reproduzem... bizarro.

::)

Alguns pontos de destaque no caso da menina de 5 anos:

- ela deu a luz a um menino de 2.722 kg
 - o pai dela foi acusado de incesto, mas foi liberado por falta de provas
 - as autoridades não conseguiram determinar quem era o pai da criança
 - a menina menstruava regularmente desde os 3 anos
 - da para ver pela foto que ela já tinha seios +- desenvolvidos
 - ela tinha ovários de uma mulher adulta
 - o médico que acompanhou o caso propôs que uma desordem hormonal de origem pituitária causou o desenvolvimento super precoce
 - é conhecido um caso de uma menina russa com características similares dando a luz com 6 anos e meio
 - o bebê não apresentou nenhum problema de saúde aparente

Uma outra coisa interessante do caso é que ele mostra, para mim pelo menos, duas coisas: primeiro, que a realidade pode ser bem mais bizarra que a ficção; segundo, o caso teve acompanhamento da comunidade científica e cobertura pela imprensa, o que sugere fortemente a sua veracidade.
" The most exciting phrase to hear in science, the one that heralds new
discoveries, is not 'Eureka!' but 'hmm...that's funny ...' - Isaac Asimov

"C is quirky, flawed, and an enormous success." - Dennis Ritchie

"Computer Science is no more about computers than astronomy is about
telescopes." - Edsger Dijkstra

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #27 Online: 13 de Setembro de 2007, 13:48:16 »
 :(  Pô... põe bizarro nisso... 

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 13 de Setembro de 2007, 14:19:43 »
Eu havia comentado antes sobre isto e quase fui apedrejado... mas torno a repetir. No caso da Lina, a menina de 5 anos, muito provavelmente, junto com a disfunção hormonal, uma componente da libido também já estivesse estimulada.

Não que isto atenue o crime cometido pelo adulto.

Offline Ragnarok

• Nível 03
  • *
« Resposta #29 Online: 13 de Setembro de 2007, 15:36:30 »
Eu havia comentado antes sobre isto e quase fui apedrejado... mas torno a repetir. No caso da Lina, a menina de 5 anos, muito provavelmente, junto com a disfunção hormonal, uma componente da libido também já estivesse estimulada.

Você tá querendo dizer que quem sabe ela já tivesse uma protosexualidade?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #30 Online: 14 de Setembro de 2007, 00:27:00 »
Eu não descarto a hipótese não... é bem provável mesmo. Continua sendo bizarro...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #31 Online: 14 de Setembro de 2007, 07:53:35 »

Com certeza. Associado com uma total falta de consciência e experiência próprias de uma criança de 5 anos.
Neste caso então os pais que deveriam ficar atentos por ela.

Até porque pelos vistos ele sabia muito bem o que estava fazendo...  :?

Offline Ragnarok

• Nível 03
  • *
« Resposta #32 Online: 14 de Setembro de 2007, 08:33:09 »
Eu não descarto a hipótese não... é bem provável mesmo. Continua sendo bizarro...

Mas aí tem que se separar desejo e entendimento. Ela quem sabe até poderia ter algo similar a desejos sexuais, mas é razoavel pesnar que ela não entendesse oq eu sentia. O adulto ( ou rapaz mais velho, ele poderia ser de menor) que é o pai da criança definitivamente sabia o que estava fazendo.

É o negócio da Lolita: mesmo que uma mulher jovem esteja dizendo pra você transar com ela, isso não tira a responsabilidade do homem mais velho.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 14 de Setembro de 2007, 12:54:19 »
"Never let your sense of morals get in the way of doing what's right." - Isaac
Asimov
que horror.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Ragnarok

• Nível 03
  • *
« Resposta #34 Online: 14 de Setembro de 2007, 16:16:27 »
"Never let your sense of morals get in the way of doing what's right." - Isaac
Asimov
que horror.

?...Qual o problema da frase?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 14 de Setembro de 2007, 16:18:38 »
o 'sense of morals' é justamente o que não pode ser obstruído por nada. é justamente o que determina o que é certo. foi, por exemplo, o que mobilizou os poucos alemães que lutaram contra o nazismo. a moral individual ou familiar de cada um. pois se ficassem a depender do que fosse 'mais racionalmente adequado', ou do que fosse mais aceito pela coletividade ou pela ética desta, bom...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Ragnarok

• Nível 03
  • *
« Resposta #36 Online: 14 de Setembro de 2007, 19:36:53 »
o 'sense of morals' é justamente o que não pode ser obstruído por nada. é justamente o que determina o que é certo. foi, por exemplo, o que mobilizou os poucos alemães que lutaram contra o nazismo. a moral individual ou familiar de cada um. pois se ficassem a depender do que fosse 'mais racionalmente adequado', ou do que fosse mais aceito pela coletividade ou pela ética desta, bom...

Hmmm, essa frase pode sim significar fazer coisas ruins e imorais sem se importar com nada porque você acha que está certo, se você considerar que sense of morals for igual à fazer a coisa certa.

Maaaas, pode significar outra coisa ( que é o porque eu coloquei na assinatura): não devemos nos frear de fazer o que é certo porque na moral  diz que não pode. Eu acredito nisso pois moral é uma coisa que é muito variável, muito dependente de vários fatores.

Possivelmente alguns abolicionistas estavam indo contra o que era considerado moral quando diziam que os escravos deviam ser tratados igualmente. Isso não impediu eles.

O teu comentário mostra muito bem o caráter flexível da moral. Você considera aquelas pessoas morais ( eu também acredito que elas também estavam corretas e eram muito corajosas), mas o que rolava na epóca ( você citou como ¨ 'mais racionalmente adequado', ou do que fosse mais aceito pela coletividade ou pela ética desta¨) considerava elas imorais.

Mas o problema é que a moral é tão flexível que argumentar que algo é errado pois é imoral ou algo é correto porque é moral é muito simplista. Isso pode ser tendencioso. Devemos mostrar o porque algo está certo ou errado, não só dizer ¨Isso é imoral!¨.

rizk

• Visitante
« Resposta #37 Online: 14 de Setembro de 2007, 22:09:17 »
Mas não é especificamente o termo "moral" que define os termos "certo" e "errado"....?!?!?!?!?!?!

Com a devida vênia ao Asimov, naturalmente.

Offline Ragnarok

• Nível 03
  • *
« Resposta #38 Online: 14 de Setembro de 2007, 23:14:23 »
moral

do Lat. morale

s. f.,
        conjunto de costumes e opiniões que um indivíduo ou um grupo de indivíduos possuem relativamente ao comportamento;
        conjunto de regras de comportamento consideradas como universalmente válidas;
        parte da filosofia que trata dos costumes e dos deveres do homem para com o seu semelhante e para consigo;
        ética;
        teoria ou tratado sobre o bem e o mal;
        lição, conceito que se extrai de uma obra, de um facto, etc. ;

Dicionario que eu usei

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #39 Online: 15 de Setembro de 2007, 00:25:03 »

Mas aí tem que se separar desejo e entendimento. Ela quem sabe até poderia ter algo similar a desejos sexuais, mas é razoavel pesnar que ela não entendesse oq eu sentia. O adulto ( ou rapaz mais velho, ele poderia ser de menor) que é o pai da criança definitivamente sabia o que estava fazendo.

É o negócio da Lolita: mesmo que uma mulher jovem esteja dizendo pra você transar com ela, isso não tira a responsabilidade do homem mais velho.

Não acho que dê para confundir desejo sexual e entendimento sobre sexualidade.

Offline Ragnarok

• Nível 03
  • *
« Resposta #40 Online: 15 de Setembro de 2007, 17:18:45 »

Duas possibilidades que eu vejo:

- o organismo alterado dela fazia com que ela tivesse algum tipo de desejo, mas não entendia o que eram aqueles sentimentos ( tipo, um adulto pode estar sexualmente excitado e imaginar uma cena, se masturbar ou qualquer coisa assim). Ela sentia alguma coisa que ela não conseguia diferenciar, determinar que era sexual, pq ela não sabia oq é algo ser sexual.

- os hormônios dela estavam louco e isso alterou o corpo, mas não alterou o cerébro o suficiente pra ela ter nenhum  manifestação no comportamento. Nesse sentido, o pai da criança notou a protosexualidade e tirou proveito ( o que segue o padrão da pedofilia, que é uma mistura de crime com doença)

rizk

• Visitante
« Resposta #41 Online: 15 de Setembro de 2007, 18:06:03 »
moral

do Lat. morale

s. f.,
        conjunto de costumes e opiniões que um indivíduo ou um grupo de indivíduos possuem relativamente ao comportamento;
        parte da filosofia que trata dos costumes e dos deveres do homem para com o seu semelhante e para consigo;
        ética;

Dicionario que eu usei

Então é bem o que eu disse e o Asimov está errado e você junto com ele - o que é ainda pior, porque ele era famoso e está morto, enquanto você...

De resto. Molecada, PÁREM de procurar conceito em dicionário.
Usem o dicionário pra palavras que vocês desconhecem e consultem obras de referência de filosofia e ciências para aquelas que vocês já têm uma noção (borrada que seja) do que siginifica. p que tem no dicionário todo mundo já sabia.

Aproveite para consultar a maneira como alguma pessoa poderia em sã consciência confundir desejo sexual e entendimento sobre sexualidade. :D
« Última modificação: 15 de Setembro de 2007, 18:08:12 por mimi »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 15 de Setembro de 2007, 19:20:20 »
Desejo sexual independe de seu entendimento...

Offline Ragnarok

• Nível 03
  • *
« Resposta #43 Online: 15 de Setembro de 2007, 19:54:13 »
moral

do Lat. morale

s. f.,
        ética;

Dicionario que eu usei

Então é bem o que eu disse e o Asimov está errado e você junto com ele - o que é ainda pior, porque ele era famoso e está morto, enquanto você...

De resto. Molecada, PÁREM de procurar conceito em dicionário.
Usem o dicionário pra palavras que vocês desconhecem e consultem obras de referência de filosofia e ciências para aquelas que vocês já têm uma noção (borrada que seja) do que siginifica. p que tem no dicionário todo mundo já sabia.

Aproveite para consultar a maneira como alguma pessoa poderia em sã consciência confundir desejo sexual e entendimento sobre sexualidade. :D

Vou dar um exemplo do que estou falando (podemos discutir a validade dele): se duas pessoas de 12 anos começam a ter uma vida sexual ativa, isso caracteriza na minha visão duas pessoas com desejo sexual  e com pouco ou nenhum entendimento de sua própria sexualidade. É possível duas pessoas estarem transando e nem entenderem uma piada ou brincadeira com um conteúdo sexual, por exemplo.

Na verdade, na minha opinião, uma sexualidade saudável alia o desejo com um bom entendimento da sua sexualidade ( tanto auto-conhecimento quanto conhecimento de sexo seguro e coisas assim).

Quanto a parte da moral: eu coloquei o negócio do dicionário porque uma das definições diz que a moral é ¨conjunto de costumes e opiniões que um indivíduo ou um grupo de indivíduos possuem relativamente ao comportamento;¨ . Eu não to dizendo que tudo é válido e que não existe certo/errado ( nem acredito que o Asimov quis dizer isso). O que eu leio do que ele quis dizer ( respeito outras interpretações, estamos só conversando aqui) é que, como a moral é tão subjetiva, tanto no nível pessoal quanto coletivo, se você considera algo certo que a moral considera errado, você deve fazer o que é certo.

Além do mais, acredito sim que existe um conjunto mínimo de regras morais que a maioria das sociedades seguem. O problema é que as  nuances e exceções diferem bastante, e podem levar as pessoas a fazerem coisas erradas. Por isso, não acho que o Asimov queria dizer que podemos matar quem nós quisermos ou algo assim.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 15 de Setembro de 2007, 21:02:31 »
Um não existe (plenamente) sem o outro.

Entendimento, sem desejo, também não vale bosta nenhuma. É o mesmo 0:wink:

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #45 Online: 16 de Setembro de 2007, 23:37:20 »

Duas possibilidades que eu vejo:

- o organismo alterado dela fazia com que ela tivesse algum tipo de desejo, mas não entendia o que eram aqueles sentimentos ( tipo, um adulto pode estar sexualmente excitado e imaginar uma cena, se masturbar ou qualquer coisa assim). Ela sentia alguma coisa que ela não conseguia diferenciar, determinar que era sexual, pq ela não sabia oq é algo ser sexual.

- os hormônios dela estavam louco e isso alterou o corpo, mas não alterou o cerébro o suficiente pra ela ter nenhum  manifestação no comportamento. Nesse sentido, o pai da criança notou a protosexualidade e tirou proveito ( o que segue o padrão da pedofilia, que é uma mistura de crime com doença)

Isso não explica porque seria confundido desejo sexual e entendimento sexual.

Mais uma vez, não acho que são coisas que possam ser tomadas como o mesmo, ou seja, confundidas.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #46 Online: 17 de Setembro de 2007, 07:04:28 »
Desejo sexual independe de seu entendimento...

Claro!  :wink:
Aliás isso é tão claro que não entendo como alguém não consegue entender isso... :?

Offline Ragnarok

• Nível 03
  • *
« Resposta #47 Online: 17 de Setembro de 2007, 08:38:31 »
Tudo bem, usar a palavra desejo e entendimento pode não ser a melhor idéia. O que eu tenho em mente quando eu falo sobre os dois é o que eu citei em uns posts atrás: a menina grávida lá quem sabe tem uma protosexualidade, onde o cerébro não acompanhou o corpo. Quem sabe valha a pena procurar mais dados sobre o caso...

Outra questão interessante em relação ao caso é se achassem o pai da criança.

Se ele fosse legalmente um adulto, e tivesse um sexualidade formada completamente, seria pedofilia.

Se tivesse uma sexualidade formada completamente, porém de menor legalmente (alguém de 16), ele seria preso?

E, finalmente, o caso mais polêmico, onde o pai é menor legalmente E não tem um sexualidade completamente formada ( quem sabe alguém de 10). Qual o procedimento mais apropriado nesse caso??

PS: Adoro uma discussão interessante!  :hihi:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!