Autor Tópico: Derretimento abre passagem entre Europa e Ásia  (Lida 889 vezes)

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Derretimento abre passagem entre Europa e Ásia
« Online: 14 de Setembro de 2007, 21:41:42 »
Derretimento abre passagem entre Europa e Ásia


No gráfico, a cor laranja representa a Passagem Noroeste, agora livre do gelo; a cor azul mostra a Passagem Nordeste parcialmente bloqueada

A ESA, a agência espacial européia, divulgou um gráfico do Oceano Ártico que mostra a abertura de uma passagem marítima entre Europa e Ásia, historicamente conhecida por ser intransponível, segundo informações da AFP, nesta sexta-feira.

De acordo com a imagem, captada pelo satélite Envisat ASAR, a Passagem Noroeste está com o caminho aberto devido ao derretimento recorde das geleiras. O fênomeno afetou também a Passagem Nordeste que está parcialmente bloqueada.

Segundo a ESA, foram registrados os maiores níveis de derretimento, desde que a agência começou a monitorar a região no início de 1978. Um dos principais responsáveis pelo degelo é o aquecimento global.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1908798-EI8278,00.html

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Offline Luiz Souto

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Re: Derretimento abre passagem entre Europa e Ásia
« Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2007, 18:15:19 »
Na edição deste mês do Le Monde Diplomatique Brasil há uma matéria intitulada " Guerra Fria sobre Ártico" sobre a disputa entre Estados Unidos,Canadá e Rússia pelos recursos minerais e petrolíferos do Ártico , cuja exploração pode se tornar econômicamente viável pelo derretimento das geleiras , e pelo controle da Passagem Noroeste.

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A navegabilidade da Passagem do Noroeste,ao longo das costas canadenses,reduziria em 7 mil quilômetros a rota entre a Europa e o Japão e em 8 mil quilômetros o trajeto entre os Estados Unidos e a China.Portanto,todos os olhares estão voltados para ela.
Entretanto a Passagem do Noroeste é , hoje, objeto de conflito: a União Européia e principalmente os Estados Unidos contestam a soberania de Ottawa sobre ela.Washington considera esse canal,que se insinua entre as ilhas canadenses e liga o Oceano Atlântico ao Pacífico,uma rota marítima internacional de livre navegação.Ottawa sustenta que ele faz parte de suas águas territoriais e defende com unhas e dentes tanto sua "soberania" quanto "a proteção do meio ambiente".
...Formulado em 2006,o Plano Ártico do primeiro-ministro Stephen Harper prevê o sobrevõo desse território por aviões telecomandados de reconhecimento,a compra de três grandes quebra-gelos,a instalação de um porto em águas profundas (em Nanisivik,próximo à entrada da Passagem do Noroeste) e a construção de uma base militar ( na baía Resolute, na ilha Cornwalis,também ao longo da passagem). Ainda que ,a partir de seu discurso , os três quebra-gelos tenham desaparecido da tela do radar orçamentário,eles foram substituidos,no início de julho de 2007,pela construção de seis a oito navios-patrulha equipados com canhões.
Do seu lado,Washington prevê a compra de três novos quebra-gelos.E uma dotação de cerca de 17 milhões de dólares destinada às guardas-costeiras também está sendo estudada no Congresso.
Os russos estão prontos.Já dispõem de seis quebra-gelos capazes de patrulhar o ano todo (contra um dos Estados Unidos e nenhum do Canadá).
 

 
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Re: Derretimento abre passagem entre Europa e Ásia
« Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2007, 22:11:24 »
Na edição deste mês do Le Monde Diplomatique Brasil há uma matéria intitulada " Guerra Fria sobre Ártico" sobre a disputa entre Estados Unidos,Canadá e Rússia pelos recursos minerais e petrolíferos do Ártico , cuja exploração pode se tornar econômicamente viável pelo derretimento das geleiras , e pelo controle da Passagem Noroeste.

../forum/topic=12411.0.html

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Re: Derretimento abre passagem entre Europa e Ásia
« Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2007, 22:30:03 »
Não tinha visto esse tópico antes...
Quanto ao fundamento da pesquisa geológica russa , no mesmo artigo do Diplo

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Localizado em águas internacionais o Pólo Norte pertence a todo mundo. E.portanto, a ninguém.É regido pela  Convenção Internacional do Direito do Mar,da Organização das Nações Unidas,que declara serem os fundos marinhos,situados além das jurisdições nacionais,"patrimônio comum da humanidade".Assinada em 1982 e ratificada ao final de 1994,essa convenção define a soberania de um país,na superfície,em 12 milhas marítimas (22,2 km), e sua zona econômica exclusiva (ZEE),incluindo os recursos submarinos, em 200 milhas (360 km),contadas a partir da costa.No entanto,essa zona pode ser ampliada se os limites externos da plataforma continental se estenderem mais além.Portanto,se conseguir demonstrar que o Dorsal Lomonossov - cadeia submarina de 2 mil quilômetros,que se estende sob o Pólo Norte,ligando a Sibéria à ilha canadense de Ellesmere e à Groelândia - é geológicamente russa,Moscou poderá explorar esse fundos submarinos. Além do prestígio,da proeza científica e tecnológica,há substanciosos interesses econômicos e geopolíticos em jogo
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

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Re: Derretimento abre passagem entre Europa e Ásia
« Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2007, 00:48:19 »
Não tinha visto esse tópico antes...
Quanto ao fundamento da pesquisa geológica russa , no mesmo artigo do Diplo

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Localizado em águas internacionais o Pólo Norte pertence a todo mundo. E.portanto, a ninguém.É regido pela  Convenção Internacional do Direito do Mar,da Organização das Nações Unidas,que declara serem os fundos marinhos,situados além das jurisdições nacionais,"patrimônio comum da humanidade".Assinada em 1982 e ratificada ao final de 1994,essa convenção define a soberania de um país,na superfície,em 12 milhas marítimas (22,2 km), e sua zona econômica exclusiva (ZEE),incluindo os recursos submarinos, em 200 milhas (360 km),contadas a partir da costa.No entanto,essa zona pode ser ampliada se os limites externos da plataforma continental se estenderem mais além.Portanto,se conseguir demonstrar que o Dorsal Lomonossov - cadeia submarina de 2 mil quilômetros,que se estende sob o Pólo Norte,ligando a Sibéria à ilha canadense de Ellesmere e à Groelândia - é geológicamente russa,Moscou poderá explorar esse fundos submarinos. Além do prestígio,da proeza científica e tecnológica,há substanciosos interesses econômicos e geopolíticos em jogo
E a Dinamarca já entrou na questão afirmando que o Dorsal Lomonossov está ligado à plataforma continental da Groenlândia. Esse assunto ainda vai dar muita discussão.

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Re: Derretimento abre passagem entre Europa e Ásia
« Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2011, 13:25:17 »
Avançado degelo do Ártico abre duas rotas navegáveis

É a segunda vez que ambas as passagens se abrem no Ártico desde que começaram as observações científicas com satélites na década de 1970

A cobertura de gelo marinho do oceano Ártico registrou níveis mínimos, segundo os dados divulgados nesta sexta-feira, 26, pela Agência Espacial Europeia (ESA), que revelam que pela segunda vez na história se abriu para navegação a Passagem do Noroeste, que se soma à Rota do Mar do Norte.

 

A abertura dessa passagem "pode ser um atalho para a navegação entre a Europa e a Ásia", embora "possam surgir reivindicações de soberania e a possibilidade de que espécies marinhas migrem através do Oceano", de acordo com os cientistas da ESA.

É a segunda vez que ambas as passagens se abrem no Ártico desde que começaram as observações científicas com satélites na década de 1970, da mesma forma que ocorreu pela primeira vez em 2008. Isto indica que "a velocidade com que o degelo é produzido se acelerou" e avança para níveis históricos, segundo os especialistas da ESA.

"Estamos em uma nova etapa, com muito menos gelo do que antes do verão", explica o pesquisador do Instituto Meteorológico Dinamarquês Toudal Pedresen, que afirma que nos últimos cinco verões foram observadas "as menores coberturas geladas nunca antes registradas".


 
Os cientistas temem que em poucas semanas o recorde de perda de gelo de 2007 seja batido, quando no mesmo oceano se abriu pela primeira vez uma passagem navegável e foram contabilizados apenas 4,2 milhões de quilômetros quadrados de água gelada, metade do início dos anos 1980.

Em 2007, aconteceu uma série de "condições meteorológicas incomuns", como a chegada de ventos quentes à região central do Ártico, provocando um "forte degelo".

"O clima não se comportou da mesma forma este ano, mas a adiantada abertura das vias de navegação sugere que poderíamos estar a ponto de bater um novo recorde de perda de gelo", acrescentam os cientistas da Agência Espacial Europeia.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,avancado-degelo-do-artico-abre-duas-rotas-navegaveis,764064,0.htm

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Offline Geotecton

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Re: Derretimento abre passagem entre Europa e Ásia
« Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2011, 13:59:01 »
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[...]
Portanto,se conseguir demonstrar que o Dorsal Lomonossov - cadeia submarina de 2 mil quilômetros,que se estende sob o Pólo Norte, ligando a Sibéria à ilha canadense de Ellesmere e à Groelândia - é geologicamente russa,Moscou poderá explorar esse fundos submarinos. Além do prestígio,da proeza científica e tecnológica,há substanciosos interesses econômicos e geopolíticos em jogo

Afirmar que uma dada feição geológica é "russa" ou "canadense" tem tanto sentido quanto dizer que uma árvore é "brasileira" ou que um besouro é "japonês". É ridículo sob o ponto de vista científico e somente serve para interesses geopolíticos e econômicos.
Foto USGS

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Re: Derretimento abre passagem entre Europa e Ásia
« Resposta #7 Online: 26 de Agosto de 2011, 14:31:40 »
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[...]
Portanto,se conseguir demonstrar que o Dorsal Lomonossov - cadeia submarina de 2 mil quilômetros,que se estende sob o Pólo Norte, ligando a Sibéria à ilha canadense de Ellesmere e à Groelândia - é geologicamente russa,Moscou poderá explorar esse fundos submarinos. Além do prestígio,da proeza científica e tecnológica,há substanciosos interesses econômicos e geopolíticos em jogo

Afirmar que uma dada feição geológica é "russa" ou "canadense" tem tanto sentido quanto dizer que uma árvore é "brasileira" ou que um besouro é "japonês". É ridículo sob o ponto de vista científico e somente serve para interesses geopolíticos e econômicos.

Eles agem assim por conta da Convenção de Montego Bay que diz que você tem direito de exploração do subsolo marinho, desde que, a plataforma continental se estenda por até 200 milhas marítimas, tendo como linha base a costa. Se a plataforma continental tiver 120, por exemplo, e já começar o assoalho oceânico, você pode explorar só até os 120.

Como nós no Brasil não temos vizinhos perto no Atlântico, temos um projeto que está em andamento (na verdade atolado) junto a ONU pleteiando o aumento de nossa plataforma continental para 350 milhas marítimas, por conta de uma cláusula especial da convenção.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

 

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