Autor Tópico: Al Qaeda oferece prêmio por morte de cartunista  (Lida 3296 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Al Qaeda oferece prêmio por morte de cartunista
« Online: 16 de Setembro de 2007, 01:27:18 »
Al Qaeda oferece prêmio por morte de cartunista

O suposto líder da al Qaeda no Iraque ofereceu US$ 100 mil (cerca de R$ 190 mil) a quem assassinar o cartunista sueco Lars Vilks, que publicou uma charge em que a cabeça do Profeta Maomé aparece sobre o corpo de um cachorro.

Segundo a oferta divulgada em áudio na internet, a recompensa aumentará em US$ 50 mil (cerca de R$ 95 mil) se a morte for violenta.

O autor da mensagem - que acredita-se ser Abu Omar al-Baghdadi, ameaçou uma nova ofensiva durante o mês sagrado do Ramadã.

Vários países muçulmanos protestaram depois da publicação da charge, no mês passado.

Outras charges mostrando o Profeta Maomé, publicadas na Dinamarca em 2005, provocaram uma série de violentos protestos no ano passado.

Os muçulmanos consideram qualquer representação visual do Profeta como blasfêmia. Muitos muçulmanos também consideram o cachorro um animal impuro.

Alvos suecos

A última charge foi publicada pelo jornal Nerikes Allehanda em 18 de agosto.

Na semana passada, o primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, se reuniu com embaixadores de 22 países muçulmanos em uma tentativa de acalmar os ânimos.

Mas segundo a mensagem divulgada neste sábado, os militantes estão anunciando "um chamado pelo sangue de Lars, que ousou insultar nosso Profeta".

"Durante este generoso mês (do Ramadã) nós anunciamos uma recompensa de US$ 100 mil para quem matar este criminoso infiel", afirma a mensagem.

Também foi oferecida uma recompensa de US$ 50 mil (cerca de R$ 95 mil) pela morte do editor do jornal.

A mensagem ainda exige que o governo sueco peça desculpas, caso contrário, a al-Qaeda no Iraque vai lançar ataques contra empresas suecas, como a Ericsson, Volvo, Ikea e Skania.

O cartunista, Lars Vilks, disse à agência de notícias Reuters que não está preocupado com as ameaças de quem representa "uma pequena minoria dos muçulmanos".

Mas ele disse que não as ignora totalmente, e que está em contato com a polícia.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2007/09/070915_alqaedapremio_ba.shtml

http://www.na.se/artikel.asp?intId=1209676
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2007/08/070831_sueciachargesdesculpafn.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
Re: Al Qaeda oferece prêmio por morte de cartunista
« Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2007, 01:30:07 »
Típico. Isso é uma praga. Qualquer dia posso ser condenado à morte por lunáticos religiosos pq disse a palavra "picolé", e, vai saber, isso pode ser uma blasfêmia terrível para algum grupo religioso.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2007, 09:57:06 »
Algum milionário excêntrico poderia oferecer uma boa soma para alguém plugar um buttplug em um destes retardados e bater uma foto.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2007, 12:55:43 »
 :| Mas o cartunista também abusou. Já há todo o histórico das outras charges, resolveu buscar fama rápida e conseguiu.

Foi pura falta de bom-senso dele.  :umm:

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2007, 12:59:40 »
:| Mas o cartunista também abusou. Já há todo o histórico das outras charges, resolveu buscar fama rápida e conseguiu.

Eu acho que ele tomou uma atitude. Se nos submetermos a tudo que os fanáticos querem, logo não poderemos nem ver TV. Não importa o que façamos, qualquer coisa poderá (e será) interpretada como blasfêmia e eles descarregarão sua ira sobre nós. Pq é só isso que eles sabem fazer, odiar. Já está na hora do Ocidente falar grosso, não permitir essas afrontas às liberdades individuais. Não gostaram da charge, pois que não a leiam. Eu acho o Al Corão uma boa porcaria (assim como a Bíblia) mas não tento proibir nenhum otário de ficar lendo aqueles besteiras, nem condeno ninguém à morte por falar mal do meu Grêmio.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2007, 13:03:12 »
Fico imaginando o que poderia acontecer se algum grupo fanático hindú prometesse uma recompensa
a quem blasfemasse contra o nome do deus Brahma!

Milhões de brasileiros estariam condenados! :lol:

P.S. Eu não: prefiro Antártica. :hihi:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2007, 13:05:46 »
Fico imaginando o que poderia acontecer se algum grupo fanático hindú prometesse uma recompensa
a quem blasfemasse contra o nome do deus Brahma!

Milhões de brasileiros estariam condenados! :lol:

P.S. Eu não: prefiro Antártica. :hihi:

Exato, é exatamento como eu disse. Determinados grupos se arvoram de donos de determinados conceitos e ai de quem usá-los de forma diversa do que eles querem que seja.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2007, 13:09:51 »

Eu acho que ele tomou uma atitude. Se nos submetermos a tudo que os fanáticos querem, logo não poderemos nem ver TV. Não importa o que façamos, qualquer coisa poderá (e será) interpretada como blasfêmia e eles descarregarão sua ira sobre nós. Pq é só isso que eles sabem fazer, odiar. Já está na hora do Ocidente falar grosso, não permitir essas afrontas às liberdades individuais. Não gostaram da charge, pois que não a leiam. Eu acho o Al Corão uma boa porcaria (assim como a Bíblia) mas não tento proibir nenhum otário de ficar lendo aqueles besteiras, nem condeno ninguém à morte por falar mal do meu Grêmio.

Ele simplesmente tomou uma atitude?

O que ele fez foi desrespeitar toda uma religião e seus praticantes, e não tenho dúvidas de que esse era o único objetivo dele, aliado é claro, a fama rápida.

Só gostaria de saber por que não há charges de Jesus Cristo tomando cházinho com Lúcifer também.... |(

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2007, 13:17:25 »

Ele simplesmente tomou uma atitude?

O que ele fez foi desrespeitar toda uma religião e seus praticantes, e não tenho dúvidas de que esse era o único objetivo dele, aliado é claro, a fama rápida.

Só gostaria de saber por que não há charges de Jesus Cristo tomando cházinho com Lúcifer também.... |(

Para cada charge onde aparece Maomé, existem milhares onde aparece Jesus. No mundo civilizado existem humor e o humor pode, muitas vezes ser subversivo, iconoclasta. No mundo medieval (do Islã) não há humor, só temor. O respeito-medo pelas religiões e crenças está gerando uma onda de terror sem precedentes; logo alguma criança que desenhe um unicórnio poderá ser expulsa de um colégio pq ofendeu algum "unicorniano". Maomé é figura histórica, os muculmanos não detêm o copright dele. Proibir alguém de fazer uma imagem dele (sim, eles proíbem) é um ato ditatorial, ilegal e obscurantista.

Só digo uma coisa, livre-pensador ocidental que defende a ideologia dos muçulmanos está alimentando o lobo que, um dia, vai lhe devorar.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2007, 13:24:24 »
Só gostaria de saber por que não há charges de Jesus Cristo tomando cházinho com Lúcifer também.... Chateado  |(

Não? Brincar com a imagem de Jesus já se tornou até clichê aqui no mundo civilizado.

Você está invertendo brutalmente os valores, Lela. Essas pessoas são intolerantes, são contra a liberdade de expressão, são contra qualquer um que não seja como eles. São tudo que não queremos para o ocidente. Essas sociedades nunca passaram por um iluminismo, nunca passaram por coisas como a Revolução Francesa ou a Independência Americana. Não podemos deixar, em nome do politicamente correto, que elas estraguem tudo que foi conquistado.

Aliás, o politicamente correto talvez seja a maior praga dos nossos tempos. Nossa liberdade de expressão vai se limitando porque alguma minoria sentimental pode se sentir ofendida com as nossas palavras. Eu já disse isso aqui antes, se eles são sensíveis demais o problema é com eles e não com o resto da humanidade. Eu fico assustado com a tolerância com que as pessoas aceitam notícias como essa que deu origem ao tópico. E ainda culpam o cartunista!

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #12 Online: 16 de Setembro de 2007, 13:25:13 »

Para cada charge onde aparece Maomé, existem milhares onde aparece Jesus. No mundo civilizado existem humor e o humor pode, muitas vezes ser subversivo, iconoclasta. No mundo medieval (do Islã) não há humor, só temor. O respeito-medo pelas religiões e crenças está gerando uma onda de terror sem precedentes; logo alguma criança que desenhe um unicórnio poderá ser expulsa de um colégio pq ofendeu algum "unicorniano". Maomé é figura histórica, os muculmanos não detêm o copright dele. Proibir alguém de fazer uma imagem dele (sim, eles proíbem) é um ato ditatorial, ilegal e obscurantista.

Só digo uma coisa, livre-pensador ocidental que defende a ideologia dos muçulmanos está alimentando o lobo que, um dia, vai lhe devorar.

Mundo civilizado? Quem somos nós para julgar o que é civilizado e o que é medieval?

E há muito além de fazer uma ilustração de Maomé, é publicar um desenho desrespeitando totalmente a figura do "profeta".  Duvido que o cartunista não sabia a maneira depreciativa com que os cachorros são vistos pelo Islã, a junção Maomé/Cão foi proposital.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 16 de Setembro de 2007, 13:25:39 »

Exato.

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #15 Online: 16 de Setembro de 2007, 13:30:11 »

Por exemplo, no mundo civilizado não se condena à morte alguém por um desenho.

Editado: Hehe, ainda não me acostumei com o sistema deste fórum. Estava falando da seguinte frase da Lela: "Mundo civilizado? Quem somos nós para julgar o que é civilizado e o que é medieval?"

« Última modificação: 16 de Setembro de 2007, 13:33:09 por RainorX »

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #16 Online: 16 de Setembro de 2007, 13:30:58 »

Não? Brincar com a imagem de Jesus já se tornou até clichê aqui no mundo civilizado.

Você está invertendo brutalmente os valores, Lela. Essas pessoas são intolerantes, são contra a liberdade de expressão, são contra qualquer um que não seja como eles. São tudo que não queremos para o ocidente. Essas sociedades nunca passaram por um iluminismo, nunca passaram por coisas como a Revolução Francesa ou a Independência Americana. Não podemos deixar, em nome do politicamente correto, que elas estraguem tudo que foi conquistado.

Aliás, o politicamente correto talvez seja a maior praga dos nossos tempos. Nossa liberdade de expressão vai se limitando porque alguma minoria sentimental pode se sentir ofendida com as nossas palavras. Eu já disse isso aqui antes, se eles são sensíveis demais o problema é com eles e não com o resto da humanidade. Eu fico assustado com a tolerância com que as pessoas aceitam notícias como essa que deu origem ao tópico. E ainda culpam o cartunista!

Quantas generalizações!

Well, cada um num fórum dá a sua opinião, e a minha é que há diferença entre ser politicamente correto e entre desrespeitar de forma simplesmente escrota toda uma cultura!

E quanto ao politicamente correto, creio que graças a ele o mundo está levemente menos violendo do que poderia ser.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #17 Online: 16 de Setembro de 2007, 13:32:21 »

Por exemplo, no mundo civilizado, não se usam ícones religiosos de forma depreciativa e vergonhosa para alcançar popularidade facilmente.

:| Ao menos em teoria.

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #18 Online: 16 de Setembro de 2007, 13:35:45 »

Por exemplo, no mundo civilizado, não se usam ícones religiosos de forma depreciativa e vergonhosa para alcançar popularidade facilmente.

:| Ao menos em teoria.

Usa-se sim, Lela, há exemplos disso todos os dias. Lembra do filme do Godart sobre Maria? Já assistiu South Park? Faz parte da cultura civilizada conviver com a diferença. Realmente não entendo como vc pode estar defendendo lunáticos que querem assassinar outra pessoa apenas por um desenho. Isso é completamente insano.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #19 Online: 16 de Setembro de 2007, 13:42:47 »

Usa-se sim, Lela, há exemplos disso todos os dias. Lembra do filme do Godart sobre Maria? Já assistiu South Park? Faz parte da cultura civilizada conviver com a diferença. Realmente não entendo como vc pode estar defendendo lunáticos que querem assassinar outra pessoa apenas por um desenho. Isso é completamente insano.

Então também não somos civilizados.  :P

E estou procurando e ainda não achei entre as minhas postagens o momento em que defendi os "lunáticos que querem assassinar outra pessoa por um desenho".

O que acredito, e o que estou dizendo aqui é: não devemos esquecer que o cartunista está longe de ser completamente inocente nessa história, visto, inclusive, que a menos que fosse um completo alienado, sabia dos acontecimentos em 2005 envolvendo charges semelhantes.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Setembro de 2007, 13:46:25 »
Quantas generalizações!

Aponte.

Well, cada um num fórum dá a sua opinião,

Sabe, algumas pessoas aqui no fórum tem uma mania recorrente de dizer coisas como "cada um tem a sua opinião" ou "cada um pensa de um jeito"... Essas frases não significam absolutamente nada e insinuam que opiniões diferentes têm o mesmo valor sempre. Não é verdade, obviamente.

Eu até me sinto mal discordando de você, Lela. Porque lhe conheço um pouco e sei como você é meiga, como você tenta fazer com as pessoas vivam pacificamente umas com as outras. Eu acho isso muito legal, mas cuidado pra não exagerar. Não há problema algum em debater com alguém e tentar desconstruir das idéias das pessoas. Pelo contrário, é um processo realmente positivo pro nosso desenvolvimento intelectual.

O que sempre acaba acontecendo nos tópicos é o seguinte:
- Lela posta um opinião relativamente polêmica.
- Alguém escreve bastante discordando da Lela.
- Lela responde umas poucas linhas pra evitar maiores confrontos.

Não há motivo pra fazer isso. Você vai continuar sendo querida discordando pra valer da gente e tentando mostar que as nossas idéias são estúpidas sem medo de nos magoar.  :wink:

e a minha é que há diferença entre ser politicamente correto e entre desrespeitar de forma simplesmente escrota toda uma cultura!

Bom, eu e o RainorX já escrevemos sobre isso acima. Estamos abaixando as nossas cabeças aos grupos que vão contra a nossa própria liberdade. É um perigo imenso, que já começa a assombrar a Europa.

E quanto ao politicamente correto, creio que graças a ele o mundo está levemente menos violendo do que poderia ser.

Não entendi.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 16 de Setembro de 2007, 13:48:34 »
Olha que vídeo legal, Lela:

<a href="http://www.youtube.com/v/L2RGb-2qL1c" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/L2RGb-2qL1c</a>

E eu fico muito feliz por saber que a nossa cultura permite esse tipo de coisa e que o máximo que os incomodados com a brincadeira de juntar Vida de Brian com Paixão de Cristo podem fazer é fechar a janela com o vídeo e se recusar a ver as cenas.

Isso é que é exemplo de tolerância, não? Não seria legal se todo mundo fosse assim, se ninguém quisesse impor suas opiniões e visões de mundo a ninguém? :)
« Última modificação: 16 de Setembro de 2007, 13:52:04 por Ricardo M »

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #22 Online: 16 de Setembro de 2007, 14:03:56 »
Aponte.

=> Essas pessoas são intolerantes
=>são contra a liberdade de expressão
=> são contra qualquer um que não seja como eles
=> São tudo que não queremos para o ocidente.

Sabe, algumas pessoas aqui no fórum tem uma mania recorrente de dizer coisas como "cada um tem a sua opinião" ou "cada um pensa de um jeito"... Essas frases não significam absolutamente nada e insinuam que opiniões diferentes têm o mesmo valor sempre. Não é verdade, obviamente.

Como não é verdade?
 :P Estou no grupo que acredita que em certas questão, como essa, cada um vê o que ocorre de sua maneira e segundo os seus princípios, logo, não há opiniões certas ou erradas.

:hihi: E segundo seu esquema (muito claro e explicativo, com o qual sou obrigada a concordar) acho melhor eu só ficar nas áres de brincadeiras, cultura e papo-furado, ou então responder os tópicos apenas com emotions.  :hihi:
(PS: não estou sendo irônica).

Bom, eu e o RainorX já escrevemos sobre isso acima. Estamos abaixando as nossas cabeças aos grupos que vão contra a nossa própria liberdade. É um perigo imenso, que já começa a assombrar a Europa.

E também já escrevi minha opinião sobre isso, logo, acho que não precisamos ficar repetindo.  :)

Não entendi.

Me referi ao fato de que muitos confrontos seriam evitados se o que você chamou de politicamente correto e eu de respeito fosse mais utilizado.

Sou contra o fanatismo que atinge a muitos seguidores do Islã, mas não deixo de pensar que um mínimo de bom-senso teria evitado isso.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #23 Online: 16 de Setembro de 2007, 14:06:13 »
 :P Minha net é lerdinha, e já prometi assistir um vídeo do Rui Barbosa que está carregando a 15 minutos, depois assisto ao seu Ricardo.  :)

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 16 de Setembro de 2007, 14:25:56 »
=> Essas pessoas são intolerantes
=>são contra a liberdade de expressão
=> são contra qualquer um que não seja como eles
=> São tudo que não queremos para o ocidente.

Se você me disser que uma pessoa que oferece dinheiro pela cabeça de um cartunista (e um pouco mais se ele for torturado) é tolerante, é favorável à liberdade de expressão e não tem uma visão muito egocêntrica do mundo vou ficar realmente surpreso. E, realmente, na última frase eu assumi que todo mundo aqui no fórum condena as coisas que citei anteriormente. Talvez eu esteja enganado, mas para mim é tão claro que até assumi o papel de porta-voz do ocidente.

Como não é verdade?
 :P Estou no grupo que acredita que em certas questão, como essa, cada um vê o que ocorre de sua maneira e segundo os seus princípios, logo, não há opiniões certas ou erradas.

Parece claro que existem opiniões mais ingênuas e opiniões mais bem formadas. Assim como existem pessoas que falam com mais conhecimento de causa do que as outras. Talvez eu não consiga te convencer de que as minhas opiniões são melhores do que as suas e nem você que as suas são melhores do que as minhas. Mas isso não quer dizer que não existem compreensões mais corretas do mundo, mesmo que não sejamos capazes de apontá-las.

:hihi: E segundo seu esquema (muito claro e explicativo, com o qual sou obrigada a concordar) acho melhor eu só ficar nas áres de brincadeiras, cultura e papo-furado, ou então responder os tópicos apenas com emotions.  :hihi:
(PS: não estou sendo irônica).

:|

Me referi ao fato de que muitos confrontos seriam evitados se o que você chamou de politicamente correto e eu de respeito fosse mais utilizado.

Sou contra o fanatismo que atinge a muitos seguidores do Islã, mas não deixo de pensar que um mínimo de respeito ou bom-senso teria evitado isso.

Você está, mesmo que sem intenções, distorcendo o que eu estou falando. Não sou contra o respeito e não é isso que é o politicamente correto. Ser politicamente correto é deixar de falar o que se pensa porque alguma minoria pode se chatear. Não é isso que faz o mundo melhor. O que o faz é as pessoas aprenderem a conviver com quem é diferente e não se incomodar tanto com o que os outros dizem e pensam. Ou seja, perder o pensamento autoritário de querer que tudo seja como se deseja na base da força.

Pra não perder a oportunidade de brincar, já viu essa comunidade no Orkut?
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=739067

:P

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!