Autor Tópico: Da série - Questionando. Meia entrada.  (Lida 3197 vezes)

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
Da série - Questionando. Meia entrada.
« Online: 16 de Setembro de 2007, 11:21:33 »
Como sou um iconoclasta, tenho o hábito de questionar coisas que são consideradas normais pela maioria das pessoas. Algo que me irrita é a tal meia-entrada no cinema para estudante. Pq estudantes devem pagar menos no cinema? Isso faz com que o ingresso fique mais caro para o resto da população, para operários, aposentados, trabalhadores, enfim. Qual o motivo de haver essa meia-entrada, se a grande maioria dos filmes assistidos é apenas entretenimento, tipo Transformers e Homem-Aranha?
Os exibidores já informaram que o número de ingressos vendidos vem caindo no Brasil, ao contrário de outros países, e eles atribuem isso, dentre outros fatores, ao alto preço dos ingressos. A meia-entrada é um dos maiores causadores desse alto preço.

Vc possui algum argumento válido para que mantenhamos essa tal de meia-entrada para estudante?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Da série - Questionando. Meia entrada.
« Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2007, 11:38:26 »
Apoiado.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2007, 12:22:55 »
Rainor X,

O que você está relatando pertence a mentalidade de toda uma sociedade que não tem pudor de desfrutar privilégios, desde os mesquinhos aos maiores. Vantagem é vantagem não interessa de que lado venha. Cito um exemplo. Nos bancos as mulheres com crianças de colo passam na frente da fila. Nada mais justo. Mas o que faz a pessoa despudorada diante de uma situação em que possa levar vantagem? Não é que uma moça ia todo dia ao banco com a criança andando e quando chegava perto do caixa levavá-a ao colo e passava à frente de todos, enquanto a avó da menina aguardava uns minutinhos sentada no banquinho de espera. O espírito da lei é proteger os mais fracos, mas ela não resiste ao despudor e o mau-caratismo capaz de desvirtuá-la. E na fila ninguém protesta porque, segundo a mentalidade predominante, a esperteza é grande valor e todos esperam um privilégio para si.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2007, 12:30:01 »
Rainor X,

O que você está relatando pertence a mentalidade de toda uma sociedade que não tem pudor de desfrutar privilégios, desde os mesquinhos aos maiores. Vantagem é vantagem não interessa de que lado venha. Cito um exemplo. Nos bancos as mulheres com crianças de colo passam na frente da fila. Nada mais justo. Mas o que faz a pessoa despudorada diante de uma situação em que possa levar vantagem? Não é que uma moça ia todo dia ao banco com a criança andando e quando chegava perto do caixa levavá-a ao colo e passava à frente de todos, enquanto a avó da menina aguardava uns minutinhos sentada no banquinho de espera. O espírito da lei é proteger os mais fracos, mas ela não resiste ao despudor e o mau-caratismo capaz de desvirtuá-la. E na fila ninguém protesta porque, segundo a mentalidade predominante, a esperteza é grande valor e todos esperam um privilégio para si.

É bem assim mesmo, brasileiro sempre quer "levar vantagem" e o país está do jeito que tá por causa disso.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2007, 12:33:38 »
Só concordo com a meia-entrada em casos bem particulaes, quando uma escola e o cinema/teatro/.... fazem um acordo para que a ESCOLA leve seus alunos para apresentações que considerarem por um ou outro motivo proveitosas para as aulas.

Mas já que o tópico pede um argumento que defenda a meia-entrada, podemos dizer, por exemplo, que estudantes geralmente não possuem renda própria e dependem de terceiros para comprar o ingresso.

(Mas pessoalmente acho que se quer mesmo dinheiro é só trabalhar, vá vender papelão que rapidinho tem os ingressos).  :P

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2007, 12:49:50 »
Se nenhuma empresa dona de salas de cinemas reclama, é porque é lucrativo para elas. Elas só colocaram uma roupagem altruístra.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2007, 13:01:16 »
Se nenhuma empresa dona de salas de cinemas reclama, é porque é lucrativo para elas. Elas só colocaram uma roupagem altruístra.

E quem disse que não reclamam? E que lógica é essa de que "se as empresas não reclamam então é justo"?

É obsceno que um operário que ganha um salário mínimo tenha que pagar duas vezes o valor pago por um neto de qualquer milionário para assistir Harry Potter ou qualquer outra bobagem no cinema. Mas é aquela velha história, usa-se a idéia grotesca de "acesso e apoio à cultura", que no fundo não significa absolutamente nada, para justificar toda uma profusão de privilégios nesse país.

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2007, 13:03:35 »

Mas elas reclamam, e muito. A quantidade de entradas vem caindo, ano após ano, no Brasil, e a queda é maior nas cidades onde há a meia-entrada. Mas além do aspecto econômico, penso que há um privilégio injusto nessa questão. Eu, como servidor da Justiça, também vou pleitear meia-entrada em cinemas e teatros, afinal nós servidores....... ah, o motivo não importa, o que importa é "levar vantagem".

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2007, 13:05:45 »

E quem disse que não reclamam? E que lógica é essa de que "se as empresas não reclamam então é justo"?

É obsceno que um operário que ganha um salário mínimo tenha que pagar duas vezes o valor pago por um neto de qualquer milionário para assistir Harry Potter ou qualquer outra bobagem no cinema. Mas é aquela velha história, usa-se a idéia grotesca de "acesso e apoio à cultura", que no fundo não significa absolutamente nada, para justificar toda uma profusão de privilégios nesse país.
Não disse que é justo. Eu disse que as empresas aproveitam para cobrar x como meia entrada, sendo que com x elas já cobrem todos os custos, e para as outras pessoas elas combram 2x, aumentando o lucro.

Desculpa, não me expressei devidamente.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2007, 14:49:36 »
"Almoço grátis". Vejam que isso da meia-entrada é também um jeito de manter preços altos e diminuir a concorrência. Imagine um cineminha que acabou de abrir, pequeno e vagabundo, sem um administrador economista, tendo que permitir a meia-entrada para qualquer estudante que lá chegar...

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2007, 15:05:19 »
Pq estudantes devem pagar menos no cinema?

Motivo 1: porque não trabalham
Motivo 2: se fizer as contas, os cinemas lucram porque vendem muito mais do que venderiam  cobrando mais
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2007, 15:15:38 »

Mas elas reclamam, e muito. A quantidade de entradas vem caindo, ano após ano, no Brasil, e a queda é maior nas cidades onde há a meia-entrada. Mas além do aspecto econômico, penso que há um privilégio injusto nessa questão. Eu, como servidor da Justiça, também vou pleitear meia-entrada em cinemas e teatros, afinal nós servidores....... ah, o motivo não importa, o que importa é "levar vantagem".

Curioso, porque elas culpam a pirataria...
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Setembro de 2007, 15:25:18 »
Pq estudantes devem pagar menos no cinema?

Motivo 1: porque não trabalham
E...?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 16 de Setembro de 2007, 15:26:05 »
André e JCatino:

Se a meia-entrada é lucrativa para os cinemas, então por que se precisa de lei para fazer os exibidores cobrarem meia dos estudantes?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #14 Online: 16 de Setembro de 2007, 15:34:10 »
Até onde me lembro foi uma proposta dos sindicatos de estudantes (o carinha hoje é deputado), após acordo com o Ministério da Cultura. Virou um projeto de lei.

Até que ponto é imposto à revelia, não sei, mas não me parece que seja má idéia: é só você olhar numa fila de cinema de um shopping hoje, e como estava o cinema no começo dos anos '90.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #15 Online: 16 de Setembro de 2007, 16:00:01 »
Sindicatos e poder político... Uma mistura que não dá certo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 16 de Setembro de 2007, 16:05:16 »
Até onde me lembro foi uma proposta dos sindicatos de estudantes (o carinha hoje é deputado), após acordo com o Ministério da Cultura. Virou um projeto de lei.

Até que ponto é imposto à revelia, não sei, mas não me parece que seja má idéia: é só você olhar numa fila de cinema de um shopping hoje, e como estava o cinema no começo dos anos '90.

Do começo dos anos 90 para cá muitas, muitas outras coisas mudaram além da imposição da meia-entrada. O controle da inflação e o aumento da oferta de crédito e do poder de compra da classe média, por exemplo. Não se pode concluir, portanto, que foi a meia-entrada quem aumentou a freqüência às salas de cinema.

Além do mais, como eu já disse, se meia-entrada fosse boa para os exibidores não precisaria estar na lei. Os próprios exibidores se voluntariariam a adotá-la.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #17 Online: 16 de Setembro de 2007, 16:24:59 »
 :) Mas algumas vezes eles fazem isso.

O cinema da minha cidade faz com frequencia promoções, onde distribuem folhetos nas escolas que dão direito a meia-entrada.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 16 de Setembro de 2007, 16:28:54 »
:) Mas algumas vezes eles fazem isso.

O cinema da minha cidade faz com frequencia promoções, onde distribuem folhetos nas escolas que dão direito a meia-entrada.

Ótimo! Então não precisamos de lei nenhuma. Deixa os exibidores colocarem o preço que quiserem.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #19 Online: 16 de Setembro de 2007, 16:30:29 »
 :) Concordo.

:P E minha opinião já está lá em cima.

rizk

• Visitante
« Resposta #20 Online: 16 de Setembro de 2007, 18:49:26 »
Todo cinema tem que cobrar meia mediante apresentação de comprovante de matrícula, não?

Quando eu for Imperadora da Rizklândia, o estudante vai ter 50% de desconto em livros, transporte, material escolar, museu e cursos extra-curriculares. As instituições que hoje têm de oferecer a meia-entrada compulsoriamente vão compulsoriamente redirecionar o dinheiro para o meu ministro da Educação pagar melhor os professores.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #21 Online: 16 de Setembro de 2007, 18:59:44 »
De qualquer forma eu vejo na internet de graça! Não é lá uma tela de cinema, mas também não é R$ 6,00.

Isso de certa forma prejudica as salas de cinema, favorecendo inclusive o mercado negro de filmes. Todo mundo sai perdendo. E o governo está inerte. Mas também convenhamos, se aprovarem o fim dessa tal 'Meia-Entrada' todos os estudantes esquerdistas desse país marcham até Brasília.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #22 Online: 16 de Setembro de 2007, 19:04:55 »
De qualquer forma eu vejo na internet de graça! Não é lá uma tela de cinema, mas também não é R$ 6,00.

Isso de certa forma prejudica as salas de cinema, favorecendo inclusive o mercado negro de filmes. Todo mundo sai perdendo. E o governo está inerte. Mas também convenhamos, se aprovarem o fim dessa tal 'Meia-Entrada' todos os estudantes esquerdistas desse país marcham até Brasília.

Inclusive essa foi uma grande conquista social que os estudantes conseguiram. Estão de parabéns.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 16 de Setembro de 2007, 19:07:15 »

Inclusive essa foi uma grande conquista social que os estudantes conseguiram. Estão de parabéns.

estão de parabéns por fazer todo mundo que não paga meia pagar muito mais do que iria pagar e por pagarem eles mesmos bem mais do que a metade do que o ingresso deveria ser. tudo porque o legislador e os asnos da une acham que basta uma canetada pra arrumar tudo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #24 Online: 16 de Setembro de 2007, 19:08:51 »
Eu sou universitário, claro que gosto de pagar meia, mas admito que é injusto, não me importaria de pagar mais, desde que fosse um valor razoável. Todos sabem que no Brasil cultura custa caro demais

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!