governo mundial? pfff, sai dessa.
vai ser como foram as grandes navegações; a grana vai sair do setor privado, eu pago pra ver.
Nisso eu também aposto.
Mas acho que o Aronax se perdeu aqui, porque existiam razões muito fortes pra procurar outras terras na "época dos descobrimentos". Parece-me, porém, que elas não eram conhecidas e/ou compreendidas pelas pessoas comuns, tanto quanto as eventuais razões para a colonização do espaço nos parecem absurdas.
1) Não acredito que vá se procurar metal precioso em Marte, já que capital hoje em dia é não-material (tem um nome pra isso mas eu esqueci - refiro-me a tipo capital especulativo, em oposição ao material que é terra e metal precioso e pá).
2) Não tem civilização em Marte pra fazer comércio (como tinha "nas Índias"), então essa também não valeria.
3) Não tem guerra religiosa pras pessoas precisarem fugir e viver tranqüilas - se bem que, se os muçulmanos zoarem a cristandade desta vez, é uma possibilidade hahahahaha.
4) Os estados não são fortes e "centralizados" o suficiente; daí a necessidade de um "governo mundial" ou, pelo menos, de grandes blocos como a União Européia, que, porém, é uma bostinha e "democrática" demais hehe.
5) E, o que acho que é um problema, não tem gente no sistema solar pra ter que agüentar os nossos missionários.
Tem dois motivos que me parecem mais ou menos plausíveis para povoamentos humanos em outros planetas: 1) terra para ser povoada, em caso de grande catástrofe; 2) pesquisa científica. Mas montar uma basezinha não é colonização, é expedição mesmo (daí que, a meu ver, o pólo não foi "colonizado"). E, mais, ocupar o espaço é muitíssimo mais dispendioso que ocupar a América - porque na América já tinha comida, água e ar pras pessoas, apesar de ser muito quente e a viagem ser perigosa e cara. Não precisava CRIAR a terra. Se houvesse um planeta com água, comida e ar como o nosso, aí vá lá.