Autor Tópico: A Colonização do Espaço será feita como foi na América?  (Lida 3493 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
A Colonização do Espaço será feita como foi na América?
« Online: 16 de Setembro de 2007, 11:30:41 »
Olá pessoal,

Este tópico envolve questões de história e ciência, mas achei melhor deixa-lo no tópico de história. Dentro de algumas décadas estaremos provavelmente colonizando a Lua e Marte e no próximo século talvez Júpiter e Saturno. Eu gostaria de saber como é que vai ficar a divisão das áreas colonizadas, será democraticamente dividida entre os países do mundo(Dúvido muito disso) ou será como na colonização americana, cada país que chegar primeiro num lugar toma posse da região. Ao meu ver isso é importante porque o país que possuir mais colonias terá vantagens tecnologicas, estratégicas, minerais e cientificas sobre as outras nações. Será que os Estados Unidos serão os senhores absolutos do sistema solar? Qual será o espaço do Brasil nesse jogo? Se é que terá algum espaço? Vejo que a situação atual favorece os Americanos, embora Russos e Chineses também tenham chance. Não gostaria de ver o Inglês ser a língua oficial do sistema solar? Alguém arrisca algum comentário ou observação?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: A Colonização do Espaço será feita como foi na América?
« Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2007, 11:35:06 »
E por que o sistema solar deveria ser dividido equitativamente? Ora bolas, seus recursos minerais pertencem a quem pegar primeiro.

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2007, 11:38:26 »
Que nada, no dia em que conseguirmos criar colônias em outros planetas (marte e vênus, pq nos outros é quase impossível), os EUA talvez nem existam mais.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2007, 11:40:07 »
Que nada, no dia em que conseguirmos criar colônias em outros planetas (marte e vênus, pq nos outros é quase impossível), os EUA talvez nem existam mais.

Ou o contrário. Talvez os EUA ainda existam, o resto do mundo é que não :P

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2007, 11:49:51 »
Ascensão e queda... qualquer império teve se apise e posteriormente seu declínio... não será nada diferente com os EUA.  :wink:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2007, 13:00:26 »
Sou bastante cético em relação à colonização do espaço. Acredito que o sistema solar será colonizado
no futuro, mas provavelmente pelos descendentes da humanidade (máquinas ou organismos criados com
essa função). Meu ceticismo se tornou maior ainda após eu ter lido o seguinte ensaio do escritor
Charles Stross:
http://www.antipope.org/charlie/blog-static/2007/06/the_high_frontier_redux.html
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2007, 14:13:33 »
Sei lá...ja imaginou um movimento de independência de um território marciano para livrar-se da metrópole na Terra??
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2007, 14:56:03 »
Sei lá...ja imaginou um movimento de independência de um território marciano para livrar-se da metrópole na Terra??

No filme Total Recall eles falam disso.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2007, 14:58:44 »
Que é uma filmagem muito ruim de um livro muito bom de Philip K Dick
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2007, 15:02:37 »
A colonização do espaço já está sendo delineada, e no caso do Sistema Solar, vai ser de quem conseguir chegar lá.

Já devem ter ouvido a opinião das pessoas (como a minha esposa!) que acha muito dinheiro gasto (bilhões de dólares) em chegar à Lua, fazer estações espaciais, etc.

Mas se fizer a conta na ponta do lápis, o EUA já levantou grande parte do dinheiro, só vendendo tecnologia e lançando satélites de telecomunicações para o mundo todo. Imaginem quanto vale o know-how que eles tem hoje. É incalculável, é um investimento no futuro.

Supostamente atualmente há tratados que garantem a não exploração do espaço até acordo mundial futuro. Mas obviamente que não há porque ninguém consegue tirar lucro...
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2007, 17:56:40 »
Os primeiros passos da colonização espacial serão dados...por americanos, russos, japoneses, chineses, etc.....
Eu também acho que se o ingles não deveria ser a lingua do sistema solar....menos ainda termos de aprender japones e chines.....
Por outro lado a exploração espacial, mais adiante, e de forma mais profunda exigiria tantos recursos, que não teria como ser obra de um pais apenas, mas da terra toda....
Como outros fatores históricos, grandes demais para comentar num unico post ou tópico, direcionam a humanidade para um governo global, penso que a conquista espacial mais longa e abrangente, passa pelo governo mundial....e a partir dai os paises deixariam de ser importantes.
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

rizk

• Visitante
« Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2007, 18:31:57 »
Uh, eu duvido de colonização dos planetas. Por que caralhos as pessoas quereriam sair daqui? Se for pra pegar minério, pode mandar o robozinho.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Setembro de 2007, 19:14:54 »
sempre pode rolar uma guerra nuclear, mimi.
eu não descarto colônias bem pequenas, com intuito científico, como há na antártica. colonização massiva, mesmo, por enquanto não há motivo. também não havia há 400 anos atrás...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #13 Online: 16 de Setembro de 2007, 19:20:28 »
Vênus só serviria para nos fornecer recursos. Talvez a Lua e Marte (e algum satélite de Júpter, apesar da grande distância) sejam as melhores apostas. Mas acho que nada nunca passará de expedições científicas.

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #14 Online: 16 de Setembro de 2007, 20:14:27 »
Não penso que ocorra dentro de 20 ou 30 anos.Mas, como o Aronax falou, se realmente quiserem tornar viável tal empreendimento, só com um Governo Mundial.
E o mundo caminha mesmo nessa direção, mesmo que seja através de conflitos e guerras.
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 16 de Setembro de 2007, 20:53:47 »
governo mundial? pfff, sai dessa.
vai ser como foram as grandes navegações; a grana vai sair do setor privado, eu pago pra ver.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #16 Online: 16 de Setembro de 2007, 22:05:52 »
E eu pergunto (ecoando o que já foi dito por outros): colonizar pra quê?! O que existe lá fora que seja
valioso o bastante para justificar que uma pessoa abandone a Terra para passar o resto da vida dentro
de uma lata, sob o risco de morrer horrivelmente se um grão de areia perfurar seu habitat?
Outra coisa: uma ecologia fechada é algo difícil de se fabricar, e quem bancaria o sonho dos colonos?
Qual seria a expectativa de lucro?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 16 de Setembro de 2007, 22:10:13 »
além de interesse científico, nada. digo, nada a não ser o interesse ele próprio, a curiosidade. não dá pra pensar em algum empreendimento turístico viável... hoje. nas próximas décadas a renda per capita mundial vai triplicar ou quadruplicar, vamos ter mais dinheiro. sabe-se lá.
só da pra especular, mesmo.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #18 Online: 16 de Setembro de 2007, 23:38:17 »
E eu pergunto (ecoando o que já foi dito por outros): colonizar pra quê?! O que existe lá fora que seja
valioso o bastante para justificar que uma pessoa abandone a Terra para passar o resto da vida dentro
de uma lata, sob o risco de morrer horrivelmente se um grão de areia perfurar seu habitat?
Outra coisa: uma ecologia fechada é algo difícil de se fabricar, e quem bancaria o sonho dos colonos?
Qual seria a expectativa de lucro?
Esta mesma pergunta muitos se faziam na europa pré descobertas......
vai ser como foram as grandes navegações; a grana vai sair do setor privado, eu pago pra ver.
além de interesse científico, nada. digo, nada a não ser o interesse ele próprio, a curiosidade. não dá pra pensar em algum empreendimento turístico viável... hoje. nas próximas décadas a renda per capita mundial vai triplicar ou quadruplicar, vamos ter mais dinheiro. sabe-se lá.
só da pra especular, mesmo.
A resposta é a mesma. Podemos até não vislumbrar razões, mas se existe a especulação de tal emprendimento...devem existir motivações....além do que a evolução histórica poderá trazer motivações ainda não percebidas.
A postura de definição "definitiva"...é como disse tipica da época pré navegações de descoberta....porque alguém abandonaria a europa, numa viagem perigosa por um oceano cheio de perigos e monstros, para vir morar num mundo selvagem?
« Última modificação: 16 de Setembro de 2007, 23:45:26 por Aronax »
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #19 Online: 16 de Setembro de 2007, 23:42:45 »
Então pague....os mecanismos que originam a globalização são os mesmos motivadores do que afirmo.,.....muito longos para justificar aqui num post......
O setor privado pode pagar sim, mas a magnitude do projeto leva a uma unificação de esforços....a estação internacional é um micro exemplo.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #20 Online: 17 de Setembro de 2007, 08:39:52 »
Uh, eu duvido de colonização dos planetas. Por que caralhos as pessoas quereriam sair daqui? Se for pra pegar minério, pode mandar o robozinho.

Se tem até japonês que trabalha no fundo do mar, e argentino no Brasil, por quê um idiota qualquer não ia querer ganhar dinheiro por lá? Sabe, jornada dobrada, longe de casa, etc.,...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #21 Online: 17 de Setembro de 2007, 10:31:44 »
Se não for possivel "terraformar" Vênus, acho que este seria um bom destino para todo o nosso lixo, inclusive o radioativo. Tudo que for jogado lá vai ser pulverizado mesmo. Um dia vamos precisar de um planeta lixo e Vênus é tórrido e relativamente perto.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #22 Online: 22 de Setembro de 2007, 08:38:56 »
Não dá idéia, que daqui a pouco Vênus vai ficar verde brilhante que nem a fábrica onde trabalha o Simpson... :)
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #23 Online: 22 de Setembro de 2007, 08:58:07 »
A Colonização do Espaço será feita como foi na América?

Não, não haverá índios para descer o cacete... :umm:

rizk

• Visitante
« Resposta #24 Online: 23 de Setembro de 2007, 14:41:57 »
Nisso eu também aposto.

Mas acho que o Aronax se perdeu aqui, porque existiam razões muito fortes pra procurar outras terras na "época dos descobrimentos". Parece-me, porém, que elas não eram conhecidas e/ou compreendidas pelas pessoas comuns, tanto quanto as eventuais razões para a colonização do espaço nos parecem absurdas.

1) Não acredito que vá se procurar metal precioso em Marte, já que capital hoje em dia é não-material (tem um nome pra isso mas eu esqueci - refiro-me a tipo capital especulativo, em oposição ao material que é terra e metal precioso e pá).
2) Não tem civilização em Marte pra fazer comércio (como tinha "nas Índias"), então essa também não valeria.
3) Não tem guerra religiosa pras pessoas precisarem fugir e viver tranqüilas - se bem que, se os muçulmanos zoarem a cristandade desta vez, é uma possibilidade hahahahaha.
4) Os estados não são fortes e "centralizados" o suficiente; daí a necessidade de um "governo mundial" ou, pelo menos, de grandes blocos como a União Européia, que, porém, é uma bostinha e "democrática" demais hehe.
5) E, o que acho que é um problema, não tem gente no sistema solar pra ter que agüentar os nossos missionários.

Tem dois motivos que me parecem mais ou menos plausíveis para povoamentos humanos em outros planetas: 1) terra para ser povoada, em caso de grande catástrofe; 2) pesquisa científica. Mas montar uma basezinha não é colonização, é expedição mesmo (daí que, a meu ver, o pólo não foi "colonizado"). E, mais, ocupar o espaço é muitíssimo mais dispendioso que ocupar a América - porque na América já tinha comida, água e ar pras pessoas, apesar de ser muito quente e a viagem ser perigosa e cara. Não precisava CRIAR a terra. Se houvesse um planeta com água, comida e ar como o nosso, aí vá lá.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!