"Sim, Joãozinho, o motivo pelo qual vamos passar o resto de nossas vidas junto com mais 100 pessoas,
presos em latas enterradas no solo, racionando comida e morrendo de medo de uma tempestade solar ou
de um micrometeorito, é que seus avós estavam cheios de espírito de aventura!"
E pergunto: quem vai pagar as centenas de milhões (na verdade, bilhões) de dólares para que uns poucos escolhidos satisfaçam seu espírito de aventura sem oferecer nenhum retorno?
Pessoal, o sistema solar é muito mais hostil do que se pensa! O lugar mais hospitaleiro fora da
Terra é Marte: um deserto gelado, até onde sabemos sem vida, banhado em UV, a dezenas de milhões
de quilômetros da civilização mais próxima. É como dizia Gertrude Stein:
there is no there there.
O único grupo que ainda consigo imaginar morando lá seria o de fanáticos religiosos bilionários, que
provavelmente só conseguiria resistir por alguns anos antes que uma falha catastrófica do suporte vital
exterminasse a todos.
Pois é, tem gente calculando demais e procurando muito qual seria a motivação alheia.
Eu me faço uma pergunta diferente "Qual seriam os reais motivos, tão sólidos e horríveis, que fariam ninguém querer habitar outros planetas?". Pra mim não existe resposta boa o suficiente.
Uma boa razão: viver na Terra, mesmo que seja numa favela na África, ainda é mais fácil e seguro do que morar
em outro planeta.