Autor Tópico: A Colonização do Espaço será feita como foi na América?  (Lida 3494 vezes)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: A Colonização do Espaço será feita como foi na América?
« Resposta #25 Online: 23 de Setembro de 2007, 15:07:19 »
Mas acho que o Aronax se perdeu aqui, porque existiam razões muito fortes pra procurar outras terras na "época dos descobrimentos"

Mas assim que um demonstrou que era possível sim navegar, ir e voltar com certa segurança, Espanha, Portugal  e na cola Inglaterra, Holanda, França, se lançaron à conquista numa corrida na qual inclusive se envididaram para chegar primeiro.

O Brasil aliás, é uma exceção. Na verdade porque Portugal tinha mais retorno em outras colônias.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

rizk

• Visitante
« Resposta #26 Online: 23 de Setembro de 2007, 15:13:23 »
Yeah, só começaram a colonizar aqui uns 30 anos depois do Cabral vir, não?

Uhu, será que no futuro quando virem o nosso fórum no internet history as pessoas vão pensar "olha os velhinhos do Restelo" :lol:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #27 Online: 23 de Setembro de 2007, 15:41:16 »
Concordo inteiramente com a Mimi. Novamente citanto o texto do Stross:
Citação de: Charles Stross
...

When we look at the rest of the solar system, the picture is even bleaker. Mars is ... well, the phrase "tourist resort" springs to mind, and is promptly filed in the same corner as "Gobi desert". As Bruce Sterling has puts it: "I'll believe in people settling Mars at about the same time I see people settling the Gobi Desert. The Gobi Desert is about a thousand times as hospitable as Mars and five hundred times cheaper and easier to reach. Nobody ever writes "Gobi Desert Opera" because, well, it's just kind of plonkingly obvious that there's no good reason to go there and live. It's ugly, it's inhospitable and there's no way to make it pay. Mars is just the same, really. We just romanticize it because it's so hard to reach." In other words, going there to explore is fine and dandy — our robots are all over it already. But as a desirable residential neighbourhood it has some shortcomings, starting with the slight lack of breathable air and the sub-Antarctic nighttime temperatures and the Mach 0.5 dust storms, and working down from there.
fonte: http://www.antipope.org/charlie/blog-static/2007/06/the_high_frontier_redux.html
Esse pequeno ensaio dele causou uma certa controvérsia quando foi postado, uns meses atrás. Pode-se
ver pelo número de comentários.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #28 Online: 23 de Setembro de 2007, 15:44:27 »
governo mundial? pfff, sai dessa.
vai ser como foram as grandes navegações; a grana vai sair do setor privado, eu pago pra ver.
Nisso eu também aposto.

Mas acho que o Aronax se perdeu aqui, porque existiam razões muito fortes pra procurar outras terras na "época dos descobrimentos". Parece-me, porém, que elas não eram conhecidas e/ou compreendidas pelas pessoas comuns, tanto quanto as eventuais razões para a colonização do espaço nos parecem absurdas.

1) Não acredito que vá se procurar metal precioso em Marte, já que capital hoje em dia é não-material (tem um nome pra isso mas eu esqueci - refiro-me a tipo capital especulativo, em oposição ao material que é terra e metal precioso e pá).
2) Não tem civilização em Marte pra fazer comércio (como tinha "nas Índias"), então essa também não valeria.
3) Não tem guerra religiosa pras pessoas precisarem fugir e viver tranqüilas - se bem que, se os muçulmanos zoarem a cristandade desta vez, é uma possibilidade hahahahaha.
4) Os estados não são fortes e "centralizados" o suficiente; daí a necessidade de um "governo mundial" ou, pelo menos, de grandes blocos como a União Européia, que, porém, é uma bostinha e "democrática" demais hehe.
5) E, o que acho que é um problema, não tem gente no sistema solar pra ter que agüentar os nossos missionários.

Tem dois motivos que me parecem mais ou menos plausíveis para povoamentos humanos em outros planetas: 1) terra para ser povoada, em caso de grande catástrofe; 2) pesquisa científica. Mas montar uma basezinha não é colonização, é expedição mesmo (daí que, a meu ver, o pólo não foi "colonizado"). E, mais, ocupar o espaço é muitíssimo mais dispendioso que ocupar a América - porque na América já tinha comida, água e ar pras pessoas, apesar de ser muito quente e a viagem ser perigosa e cara. Não precisava CRIAR a terra. Se houvesse um planeta com água, comida e ar como o nosso, aí vá lá.
Na verdade Mimi eu considero estas coisas que vc aponta também.....mas tem outras.... como o espirito de aventura e o impulso de ver o que tem além....a população da terra que começa a se acotovelar e deteriorar o meio ambiente, e não estamos livres de catastrofes naturais que podem inverter e calamitar as coisas aqui, em todos os sentidos.....guerras relidiosas?...estamos bem perto com a rivalidade cristã/islamica......e muitos outros motivos....
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #29 Online: 23 de Setembro de 2007, 16:00:24 »
Pois é, tem gente calculando demais e procurando muito qual seria a motivação alheia.

Eu me faço uma pergunta diferente "Qual seriam os reais motivos, tão sólidos e horríveis, que fariam ninguém querer habitar outros planetas?". Pra mim não existe resposta boa o suficiente.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 23 de Setembro de 2007, 16:03:11 »
"Sim, Joãozinho, o motivo pelo qual vamos passar o resto de nossas vidas junto com mais 100 pessoas,
presos em latas enterradas no solo, racionando comida e morrendo de medo de uma tempestade solar ou
de um micrometeorito, é que seus avós estavam cheios de espírito de aventura!"

E pergunto: quem vai pagar as centenas de milhões (na verdade, bilhões) de dólares para que uns poucos escolhidos satisfaçam seu espírito de aventura sem oferecer nenhum retorno?
Pessoal, o sistema solar é muito mais hostil do que se pensa! O lugar mais hospitaleiro fora da
Terra é Marte: um deserto gelado, até onde sabemos sem vida, banhado em UV, a dezenas de milhões
de quilômetros da civilização mais próxima. É como dizia Gertrude Stein: there is no there there.
O único grupo que ainda consigo imaginar morando lá seria o de fanáticos religiosos bilionários, que
provavelmente só conseguiria resistir por alguns anos antes que uma falha catastrófica do suporte vital
exterminasse a todos.

Pois é, tem gente calculando demais e procurando muito qual seria a motivação alheia.

Eu me faço uma pergunta diferente "Qual seriam os reais motivos, tão sólidos e horríveis, que fariam ninguém querer habitar outros planetas?". Pra mim não existe resposta boa o suficiente.
Uma boa razão: viver na Terra, mesmo que seja numa favela na África, ainda é mais fácil e seguro do que morar
em outro planeta.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #31 Online: 23 de Setembro de 2007, 16:08:31 »
"Sim, Joãozinho, o motivo pelo qual vamos passar o resto de nossas vidas junto com mais 100 pessoas,
presos em latas enterradas no solo, racionando comida e morrendo de medo de uma tempestade solar ou

E pergunto: quem vai pagar as centenas de milhões (na verdade, bilhões) de dólares para que uns poucos escolhidos satisfaçam seu espírito de aventura sem oferecer nenhum retorno?
Pessoal, o sistema solar é muito mais hostil do que se pensa! O lugar mais hospitaleiro fora da
Terra é Marte: um deserto gelado, até onde sabemos sem vida, banhado em UV, a dezenas de milhões
de quilômetros da civilização mais próxima. É como dizia Gertrude Stein: there is no there there.
O único grupo que ainda consigo imaginar morando lá seria o de fanáticos religiosos bilionários, que
provavelmente só conseguiria resistir por alguns anos antes que uma falha catastrófica do suporte vital
exterminasse a todos.

Uma boa razão: viver na Terra, mesmo que seja numa favela na África, ainda é mais fácil e seguro do que morar
em outro planeta.

Pelo visto, você nunca seria tomado por uma vontade incontrolável de ver com seus próprios olhos, o que tem no topo do Everest. Nem nunca teria vontade de cruzar a pé, o deserto do Saara.
Aqui, imagino, acontece algo semelhante com pessoas que irão utilizar drogas pela primeira vez, tendo pleno conhecimento do dano que irão sofrer. Gastam dinheiro e se colocam face-a-face com a morte, mas e daí? Foi uma experiência necessária em certo momento, e que nada seria suficiente para impedir sua prática.

Não vejo porque não aconteceria o mesmo, com alguns mais endinheirados aficcionados pelo espaço.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 23 de Setembro de 2007, 16:21:32 »

exterminasse a todos.

em outro planeta.

Pelo visto, você nunca seria tomado por uma vontade incontrolável de ver com seus próprios olhos, o que tem no topo do Everest. Nem nunca teria vontade de cruzar a pé, o deserto do Saara.
Aqui, imagino, acontece algo semelhante com pessoas que irão utilizar drogas pela primeira vez, tendo pleno conhecimento do dano que irão sofrer. Gastam dinheiro e se colocam face-a-face com a morte, mas e daí? Foi uma experiência necessária em certo momento, e que nada seria suficiente para impedir sua prática.

Não vejo porque não aconteceria o mesmo, com alguns mais endinheirados aficcionados pelo espaço.
Eu tenho sim vontade de ver o que existe no topo do Everest... apenas não tenho vontade de
morar lá. Veja que estamos falando de colonização, não de exploração.

Alan Watts

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #33 Online: 23 de Setembro de 2007, 17:03:27 »
Estão partindo da idéia de que só tenham planetas quase inabitáveis...mas e os extrasolares?....poderemos vir a desenvolver formas de chegar além.....e repito....deve ser uma tarefa de todo o planeta e não de um pais....pois é grande demais....
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

rizk

• Visitante
« Resposta #34 Online: 23 de Setembro de 2007, 23:28:32 »
Eu tenho sim vontade de ver o que existe no topo do Everest... apenas não tenho vontade de
Precisamente. Ser astronauta é maior da hora: outra coisa é HABITAR os lugares mais mega-inóspitos de que se tem notícia.

Ah, mas Aronax my dear. Se houver um planeta extrasolar com praia e coco e tal, meu, APOSTO que já tá ocupado :lol:

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #35 Online: 24 de Setembro de 2007, 01:09:21 »
[...]

Sendo pra morar, explorar, colonizar ou qualquer outra coisa, meus argumentos continuam os mesmos. Sempre existiu gente com motivação para qualquer coisa, não vejo porque agora seria diferente.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!