Autor Tópico: Línguas nativas do Brasil estão 'entre as mais ameaçadas'  (Lida 2386 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Línguas nativas do Brasil estão 'entre as mais ameaçadas'
« Online: 19 de Setembro de 2007, 17:40:25 »
Línguas nativas do Brasil estão 'entre as mais ameaçadas'

Línguas nativas de tribos indígenas brasileiras estão entre as mais ameaças de extinção, segundo uma classificação feita pela National Geographic Society e o Instituto Living Tongues.

Elas estão sendo substituídas pelo espanhol, o português e idiomas indígenas mais fortes na fronteira do Brasil com a Bolívia e o Paraguai, os Andes e a região do chaco, revelaram os pesquisadores.

Menos de 20 pessoas falam ofayé, e menos de 50 conseguem se expressar em guató, ambas faladas no Mato Grosso do Sul, próximo ao Paraguai e à Bolívia, para citar um exemplo.

A área é considerada de "alto risco" para línguas em risco de extinção, alertaram os pesquisadores.

Em outra área de risco ainda maior – grau "severo" – apenas 80 pessoas conhecem o wayoró, língua indígena falada nas proximidades do rio Guaporé, em Rondônia.

Os cientistas descreveram esta parte do globo como "uma das mais críticas" para as línguas nativas: extremamente diversa, pouco documentada e oferecendo ameaças imediatas aos idiomas indígenas.

Entre estas ameaças, estão as línguas regionais mais fortes, como o português na Amazônia brasileira, o espanhol falado na Bolívia, e o quéchua e o aymara, difundidos no norte e no sul dos Andes bolivianos, respectivamente.

Risco

O mapeamento das línguas em extinção faz parte do projeto "Enduring Voices: Documenting the Planet’s Endangered Languages" (em tradução livre, "Vozes Resistentes: Documentando as Línguas Ameaças do Planeta"), que identificou as regiões do globo onde as línguas nativas estão mais fortemente ameaçadas.

Os pesquisadores alertaram que metade das cerca de 7 mil línguas faladas hoje no mundo – muitas nunca gravadas – desaparecerão ainda neste século. Uma língua morre a cada 14 dias, afirmaram.

"Com a extinção de uma língua, toda uma cultura se perde. Cada vez que uma língua morre, perdemos parte do quadro geral que nosso cérebro pode desenhar", diz um texto que apresenta as conclusões do projeto.

Fora da América do Sul, os pesquisadores identificaram outras áreas de risco para as línguas nativas.

A mais severa delas, o norte da Austrália, abriga algumas das línguas mais ameaçadas do planeta. Apenas três pessoas falam magati re e yawuru, e só existe um falante de amurdag.

Em parte do Canadá e nos Estados americanos de Washington e Oregon, cada uma das cerca de 50 línguas nativas estão ameaçadas, afirmaram os cientistas. O falante mais jovem de qualquer uma delas tem pelo menos 60 anos.

No leste da Rússia, Sibéria, China e Japão, políticas oficiais forçaram os nativos em línguas minoritárias a adotar idiomas nacionais.

Já nos centro dos Estados Unidos e Novo México, as línguas nativas caíram em desuso a um ponto em que, em 2005, apenas cinco idosos podiam se comunicar em yuchi - um idioma que não guarda relação com nenhum outro no mundo.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/09/070919_linguasextincao_pu.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Línguas nativas do Brasil estão 'entre as mais ameaçadas'
« Resposta #1 Online: 20 de Setembro de 2007, 09:51:56 »
Acho natural a extinção destas linguas e até desejável. Quanto mais uniforme for a lingua entre todos, mais fácil será a integração. Não querendo menosprezar, mas já menosprezando, a maioria dos povos indígenas do Brasil tem pouca cultura a oferecer. Já foram catalogados suas tradições, mitologias e a arte em cerâmica. Não vejo grande perda na extinção de um idioma qualquer.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #2 Online: 20 de Setembro de 2007, 16:18:38 »
É impressionante que haja mais pessoas capazes de se comunicar em tupi antigo, língua morta há 350 anos, do que nestas em que os povos ainda existem.
Amon, não posso concordar com o teu ponto de vista.
Cada idioma representa uma forma de ver e entender o mundo, a perda de uma língua é uma perda para a humanidade, que se torna mais "cega" a aspectos do mundo de que faz parte.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #3 Online: 20 de Setembro de 2007, 16:45:14 »
Concordo com o que diz o trecho do texto: "com a extinção de uma língua, toda uma cultura se perde. Cada vez que uma língua morre, perdemos parte do quadro geral que nosso cérebro pode desenhar". Seria ótimo se se catalogasse e estudasse essas línguas antes que desaparecessem.

Mas é um processo inevitável. O pior que se tem a fazer é tomar políticas forçando a existência de determinadas culturas que seriam extintas naturalmente, pela absorção das pessoas de uma cultura por outra em um processo de encontro entre ambas (ou mesmo da fusão de duas culturas).

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #4 Online: 20 de Setembro de 2007, 18:11:56 »
Concordo integralmente com o Amon.

E com o Procedure quando diz que é inevitável.

A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 20 de Setembro de 2007, 18:55:11 »
Acho natural a extinção destas linguas e até desejável. Quanto mais uniforme for a lingua entre todos, mais fácil será a integração. Não querendo menosprezar, mas já menosprezando, a maioria dos povos indígenas do Brasil tem pouca cultura a oferecer. Já foram catalogados suas tradições, mitologias e a arte em cerâmica. Não vejo grande perda na extinção de um idioma qualquer.
aaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

santa ... ig... no... quero dizer... tem muita, muita coisa que você não sabe

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #6 Online: 20 de Setembro de 2007, 21:42:05 »
Provavelmente o processo é inevitável, o que não o torna desejável, muito menos nos permite deixar que aconteça sem fazermos nada.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #7 Online: 21 de Setembro de 2007, 13:43:17 »
aaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

santa ... ig... no... quero dizer... tem muita, muita coisa que você não sabe

Diz aí então...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #8 Online: 21 de Setembro de 2007, 15:48:24 »
Provavelmente o processo é inevitável, o que não o torna desejável, muito menos nos permite deixar que aconteça sem fazermos nada.
O que sugere?

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #9 Online: 21 de Setembro de 2007, 23:44:19 »
Em muitos casos os jovens destes povos não aprendem a língua dos antigos porque aparentemente basta saber (mal) o português. Acho importante incentivar a transmissão das culturas nativas, incluindo aí a língua, aos mais jovens.
Quando o número de falantes já é extremamente baixo - há casos de línguas faladas por meia dúzia de pessoas - não há mais o que fazer além de registrar o que ainda for possível.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #10 Online: 22 de Setembro de 2007, 01:09:21 »
Eu estou com o AMON. A tendência do mundo é integração! Para isso alguns costumes têm mesmo que sumir, principalmente os mais exóticos :hihi:

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 22 de Setembro de 2007, 09:45:03 »
Eu também não vejo lá grande prejuízo na extinção desta línguas, é um processo realmente inevitável e normal.
"Deus prefere os ateus"

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #12 Online: 22 de Setembro de 2007, 10:06:42 »
Eu acho que os grandes prejudicados com os esforços em preservar a cultura indígenas são os índios. São tratados como bichos falantes, na cabeça de quem os defende.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #13 Online: 22 de Setembro de 2007, 11:00:42 »
Eu acho que os grandes prejudicados com os esforços em preservar a cultura indígenas são os índios. São tratados como bichos falantes, na cabeça de quem os defende.

Bicho falante... excelente definição!
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #14 Online: 22 de Setembro de 2007, 19:32:59 »
Amon, não posso concordar com o teu ponto de vista.
Cada idioma representa uma forma de ver e entender o mundo, a perda de uma língua é uma perda para a humanidade, que se torna mais "cega" a aspectos do mundo de que faz parte.
Lorota. De que adianta uma língua se só 5 ou 10 pessoas entendem? Língua é comunicação, e quem não se comunica se estrumbica.

Toda vez que eu vejo essas notícias falando de línguas em extinção, eu me pergunto por que alguém se importaria com elas. Sério, qual a utilidade delas? Cultural? Faz me rir.

Por mim, a humanidade toda teria uma língua só. Todo mundo se entenderia. Nada seria melhor do que isso para a humanidade.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #15 Online: 22 de Setembro de 2007, 19:39:22 »
É um processo natural, e que vai ocorrer de qualquer maneira. Essas línguas mortas não são mais úteis e não é possível manter um bom nível de comunicação social com elas.

Em muitos casos os jovens destes povos não aprendem a língua dos antigos porque aparentemente basta saber (mal) o português.
E não é verdade?

Acho importante incentivar a transmissão das culturas nativas, incluindo aí a língua, aos mais jovens.
Por quê?

Quando o número de falantes já é extremamente baixo - há casos de línguas faladas por meia dúzia de pessoas - não há mais o que fazer além de registrar o que ainda for possível.
Podem até registrar. Mas o que vão fazer com esses registros? Há algo de útil para fazer com eles além de guardar?

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #16 Online: 22 de Setembro de 2007, 20:34:21 »
Lorota. De que adianta uma língua se só 5 ou 10 pessoas entendem? Língua é comunicação, e quem não se comunica se estrumbica.

Toda vez que eu vejo essas notícias falando de línguas em extinção, eu me pergunto por que alguém se importaria com elas. Sério, qual a utilidade delas? Cultural? Faz me rir.
Conforme o comentado, o estudo dos idiomas é importante para a compreensão dos modos diferentes pelos quais cérebro pode "enxergar" e interpretar o mundo, nas mais diferentes culturas.

O que, como eu já disse, não justifica forçar tais populações a se manterem fora do progresso, do mundo civilizado, numa tentativa de preservar as suas culturas e línguas para fins de estudo. É um processo absolutamente natural o desaparecimento e a fusão de culturas. Acho apenas que seria legal que o maior número possível desses idiomas fosse estudado antes de desaparecerem.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #17 Online: 23 de Setembro de 2007, 00:11:45 »

Conforme o comentado, o estudo dos idiomas é importante para a compreensão dos modos diferentes pelos quais cérebro pode "enxergar" e interpretar o mundo, nas mais diferentes culturas.

O que, como eu já disse, não justifica forçar tais populações a se manterem fora do progresso, do mundo civilizado, numa tentativa de preservar as suas culturas e línguas para fins de estudo. É um processo absolutamente natural o desaparecimento e a fusão de culturas. Acho apenas que seria legal que o maior número possível desses idiomas fosse estudado antes de desaparecerem.
E acha mesmo que vão fazer esse tipo de estudo? Aqui no Brasil? Se conseguirem catalogar tais línguas — o que eu duvido — o máximo que vão fazer é jogar a papelada em uma gaveta e arquivar até as traças conseguirem comer tudo.

::)

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #18 Online: 23 de Setembro de 2007, 17:40:37 »
Gente, pensem ARQUEOLOGICAMENTE, se uma língua morre torna-se muito mais difícil compreender a história do povo que a falava e esses povos indígenas habitaram por milhares de anos o território do que se tornou o nosso país, o Brasil, então merecem ter seus históricos devidamente catalogados mesmo, é questão de história e antropologia, já pensou se os pesquisadores das culturas maia, inca, asteca, etc, achassem que "não ia fazer nenhuma diferença" estudá-las e deixassem tudo lá apodrecendo na mata??? Uma parte da história da humanidade iria pro buraco!!

O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 23 de Setembro de 2007, 17:42:42 »
de acordo. seria terrível para a historiografia brasileira se ficássemos sem saber das nove utilidades da.. mandioca. valeu, índios.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #20 Online: 23 de Setembro de 2007, 17:52:16 »
de acordo. seria terrível para a historiografia brasileira se ficássemos sem saber das nove utilidades da.. mandioca. valeu, índios.

Quá, quá, quá, engraçadinho, como as pessoas começam a soltar piadinhas bestas sobre enfiar coisas no rabo quando um gay está presente, não é? Dã, ALGUÉM riu? (Tá, eu SEI que riu, mas eu TENHO que perguntar como se todos tivessem bom gosto e elegância.) Se quiser me dizer ALGUMA coisa, CARA, diga NA CARA.

Continuando, o que eu estou dizendo não é que essas culturas indígenas animalescas e ignorantes sejam valiosas em relação ao nosso modo civilizado, higienizado e adorável de viver, e sim que elas representam formas antiquíssimas de organização social de seres humanos que existiram bem aqui, onde nós vivemos. Tá, elas são uma bosta, não acrescentaram nada à sociedade resultante da colonização, mas são uma riqueza antropológica (pelo menos historicamente consideradas, já que eu não defendo que crianças continuem sendo criadas em aldeias fedorentas e miseráveis nos matos por aí.)

« Última modificação: 23 de Setembro de 2007, 21:58:45 por BetinhO »

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 23 de Setembro de 2007, 18:07:24 »
a minha alusão à mandioca não teve nada a ver com homosexuais. eu estava pensando em culinária, mesmo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #22 Online: 23 de Setembro de 2007, 18:11:22 »
a minha alusão à mandioca não teve nada a ver com homosexuais. eu estava pensando em culinária, mesmo.

ADORO você, Rodion, é o meu forista favorito.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 23 de Setembro de 2007, 18:22:08 »
não adore demais, sabe que o meu negócio é outro, né?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #24 Online: 23 de Setembro de 2007, 19:20:38 »

Quá, quá, quá, engraçadinho, como as pessoas começam a soltar piadinhas bestas sobre enfiar coisas no rabo quando um gay está presente, não é? Dã, ALGUÉM riu? (Tá, eu SEI que riu, mas eu TENHO que perguntar como se todos tivessem bom gosto e elegância.) Se quiser me dizer ALGUMA coisa, CARA, diga NA CARA.

Continuando, o que eu estou dizendo não é que essas culturas indígenas animalescas e ignorantes sejam valiosas em relação ao nosso modo civilizado, higienizado e adorável de viver, e sim que elas representam formas antiquíssimas de organização social de seres humanos que existiram bem aqui, onde nós vivemos. Tá, elas são uma bosta, não acrescentaram nada à sociedade resultante da colonização, mas são uma riqueza antropológica (pelo menos historicamente consiradas, já que eu não defendo que crianças continuem sendo criadas em aldeias fedorentas e miseráveis nos matos por aí.)
Eu não entendi no duplo sentido a piada do rodion. A gente cresce ouvindo as lendas do milho e da mandioca e acha que é só isso que os índios tiveram a nos oferecer.

Sinceramente? Também acho que a cultura indígena não teve muito a oferecer. Tirando os nomes de bairros e cidades, claro.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!