Autor Tópico: Línguas nativas do Brasil estão 'entre as mais ameaçadas'  (Lida 2387 vezes)

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
Re: Línguas nativas do Brasil estão 'entre as mais ameaçadas'
« Resposta #25 Online: 23 de Setembro de 2007, 21:57:18 »
Eu não entendi no duplo sentido a piada do rodion. A gente cresce ouvindo as lendas do milho e da mandioca e acha que é só isso que os índios tiveram a nos oferecer.

A gente quem??? Eu nem sequer IMAGINO que lendas são essas!!

Sinceramente? Também acho que a cultura indígena não teve muito a oferecer. Tirando os nomes de bairros e cidades, claro.

Isso depende de que área do país a pessoa vive, aposto que indo mais pra oeste e pro norte a cultura local é bem mais impregnada de cultura indígena do que no nordeste, sudeste e sul, mas realmente não tem nada nisso que as torne MELHORES, até pelo contrário, já que as superstições indígenas devem ser bem loucas. Mas aposto que uma ou outra crença indígena no poder medicinal de alguma planta é verdadeira e as pessoas desses lugares devem ser beneficiadas por isso. De qualquer maneira sempre sobra o folclore, que é colorido. Agora como sociedade realmente a nossa não deve nada às sociedades indígenas, nossos índios acho que são só "interessantes", nem pra ter tido uma sociedade avançada como a maia por aqui.
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #26 Online: 23 de Setembro de 2007, 22:09:06 »
Por mim, a humanidade toda teria uma língua só. Todo mundo se entenderia. Nada seria melhor do que isso para a humanidade.

[sarcasmo]Por mim, todos programariam em Basic. Todo mundo se entenderia. Não haveria nada melhor para a humanidade.[/sarcasmo]

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #27 Online: 25 de Setembro de 2007, 19:19:55 »
É a coisa mais natural com o passar do tempo uma língua exitinguir, ou mudar, como o que aconteceu com a língua portuguesa aqui no Brasil. Não adianta forçar as pessoas a falarem uma língua que só meia dúzia entendem, sendo que a gente mora num país que a maioria fala português (e sem dialetos :yahoo:) a língua não é feita para que essas pessoas envolvidas com arte achem bonito e cultural, ela é feita para comunicação das pessoas de uma determinada região.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 26 de Setembro de 2007, 10:11:54 »
a gente mora num país que a maioria fala português (e sem dialetos :yahoo:)

*cof* *cof*

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #29 Online: 26 de Setembro de 2007, 15:56:40 »
a gente mora num país que a maioria fala português (e sem dialetos :yahoo:)

*cof* *cof*
:umm: Porque? dialeto é uma mudança na estrutura de uma língua (Todos os dialetos (sem exceção) têm uma norma), uma variante, por exemplo na itália, se você for para a Itália, você pode entender um dialeto e não o outro, e na espanha também. Se alguém vai para o Rio de Janeiro e depois pra Porto Alegre consegue entender o que eles falam, porque a gente fala a mesma língua... no Brasil não temos dialetos, apenas alguns regionalismos, mas nada que seja tão diferente que seja classificado como dialeto.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 27 de Setembro de 2007, 11:29:59 »
Serem mutualmente inteligíveis não os torna o mesmo dialeto.

Você está considerando que "dialeto" é algo como "sub-língua", um degrau abaixo na hierarquia. É um equívoco muito comum.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #31 Online: 27 de Setembro de 2007, 18:00:52 »
Serem mutualmente inteligíveis não os torna o mesmo dialeto.

Você está considerando que "dialeto" é algo como "sub-língua", um degrau abaixo na hierarquia. É um equívoco muito comum.

Não estou considerando uma sub-lingua, o dialeto é uma variação de uma língua, mas pra ser dialeto tem que existir mudança na gramática e na estrutura, senão houver essa mudança, é a mesma língua, e não um dialeto.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 28 de Setembro de 2007, 13:07:30 »
Sua frase não faz sentido. Dialetos são da mesma língua.

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #33 Online: 28 de Setembro de 2007, 23:41:13 »
Quando o número de falantes já é extremamente baixo - há casos de línguas faladas por meia dúzia de pessoas - não há mais o que fazer além de registrar o que ainda for possível.
Podem até registrar. Mas o que vão fazer com esses registros? Há algo de útil para fazer com eles além de guardar?
Há sim. Nenhuma língua é descartável primeiro porque ela pode trazer novidades, como foi o caso da língua dos pirahãs, segundo porque o próprio português ou espanhol naquelas comunidades com certeza estão carregadas de vestígios da língua indígena e isso é um fator de grande interesse para pesquisadores.

Um parecer lingüístico pode ser muito proveitoso para estudos culturais ou até históricos.

Eu também não vejo por que seja importante que a língua se conserve viva, a tendência natural é que ela mude ou desapareça e nenhuma medida com esse objetivo até hoje foi eficaz. O latim morreu, o sânscrito morreu, o iorubá morreu e ninguém ficou de luto por eles. Mas considero de grande importância de que se mantenha registros.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2007, 00:15:04 por Acolon »
8-)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!