Autor Tópico: Átomos assombrados de Einstein  (Lida 8254 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Átomos assombrados de Einstein
« Resposta #50 Online: 03 de Março de 2011, 11:59:21 »
Para dar um exemplo radiométrico: a taxa de decaimento de um determinado isótopo é verificada experimentalmente e é, em boa aproximação, constante. Entretanto, não se pode dizer quando um núcleo em particular vai decair e emitir. O que acontece é que amostras macroscópicas têm algo da ordem de 1023 isótopos, cada qual com uma probabilidade X de decair entre os instantes t e t+dt. Não dá para dizer quando um deles vai decair, mas na média um número suficiente deles decai a cada momento de tal maneira que a taxa de decaimento do isótopo é aquela tabelada.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #51 Online: 03 de Março de 2011, 12:08:04 »
"Hoje o processo de medição é definido como a interação entre o sistema quântico de interesse e o sistema quântico do aparato de medida -- uma fenda ou uma grade reticular, por exemplo, numa experiência de difração. Nada, absolutamente nada implica que tenha que haver uma mente consciente fazendo a observação. Um elétron passando por uma rede de difração é uma medida. Um contador geiger registrando um decaimento é uma medida. Não precisa haver ninguém presente.

E por que isso só acontece nos domínios microscópicos? Porque em sistemas macroscópicos o número de partículas interagindo entre si é de tal ordem que as flutuações quânticas como posição e momento acabam regredindo para a média; e então recuperamos o caráter determinístico da física clássica."

Metafisicamente viajando : A existência é O processo de medição, do contrário seríamos todos funções de onda, possibilidades....!!!!hehe

Uma explicação para a questão da fronteira clássica x quântica legal é que a energia do vácuo realiza medições a todo instante. Devido ao atmanho dos objetos quanticos, a chanvce de uma particula da energia do vácuo  interagir com o objeto é muito pequena, o que possibilita a sobreposição de estados. Já em objetos marcoscópicos, com as particulas concentradas, estas interações ocorrem frquentemente, acabando com a coerência, a famosa decoerência(isto tb explica o decaimento de partículas).

Uma pergunta sobre a  decoerencia : o próprio universo/big-bang possuia/possue uma função de onda, mas então o que fez esta função de onda colapsar, fazendo nosso universo existir ?

Abs
Felipe

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #52 Online: 03 de Março de 2011, 12:10:39 »
Não estudei a ideia da descoerência a fundo o bastante para responder à essa pergunta. Me cutuque daqui a uns seis meses :-)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 03 de Março de 2011, 21:46:51 »
...

Sejam, então, duas patículas entrelaçadas, A e B.

Suponha agora que eu separo o par de objetos sem efetuar medida alguma. Deixo o objeto A no laboratório e permito que o B seja levado para outro lugar.

Seja também o objeto O, cujo estado eu quero teleportar para o lugar em que B está. Ora, então eu posso entrelaçar O e A e realizar uma medida sobre o novo sistema. Ao realizar esta medida, o estado de B fica automaticamente determinado e reproduz o estado de O. Mas (e este é o argumento-chave) a pessoa que possui a partícula B não tem como saber em que estado o seu objeto está! A única maneira de fazer isso é se eu usar canais clássicos para dizer à outra pessoa qual medida ela tem que fazer, de maneira a não destruir o seu estado!

Novamente, esta é uma explicação muitíssimo superficial e perdemos muita informação ao não usar a linguagem formal da mecânica quântica. Espero que tenha sido útil.

Mas se a medição do estado de B irá afetar o estado de B como podemos saber que O e B estão iguais? E não está claro o que estamos postulando aqui.. que existe alguma relação a distancia entre essas partículas?

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #54 Online: 04 de Março de 2011, 10:09:35 »
A partir do momento em que o estado de O é teleportado, B tem seu estado determinado. Mas não, não existe relação entre esse processo e a distância entre O e B. Tampouco alguma informação é transmitida de O para B. Simplesmente é uma propriedade do emaranhamento quântico.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 04 de Março de 2011, 15:49:36 »
Se eu troco O por Y, sendo que AeO tem um estado diferente de AeY ("e" é emaranhado), minha partícula B ficaria como AeY?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #56 Online: 04 de Março de 2011, 15:53:23 »
Não entendi, pode explicar um pouco melhor?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 04 de Março de 2011, 16:32:47 »
sei lá se consigo :-)

Você disse (eu entendi) que:

- A e B estavam juntos. Eu separo A de B

experimento 1
- Interlaço A com O. O estado de A/O ficará igual ao B, digamos o estado E1

Se eu fizesse um experimento 2
- Interlaço A com Z.
- Z diferente de O
- A/Z ficam com o estado E2
- Logo B teria o estado E2

É isso?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #58 Online: 04 de Março de 2011, 16:43:50 »
Idéia Zero: Esqueça tudo o que você pode ter lido sobre dualidade onda-partícula. Isso é balela. Objetos quânticos não são nem onda, nem partícula, mas algo completamente diferente. Quanto mais cedo você abandonar esta idéia, melhor.

É muito regozijante ouvir isso. Sabe, eu não sou físico no strictu sensu, pois não exerço a profissão diretamente. Mas por ser formado em física, professor e pesquisador em ensino de física, sinto-me um pouco (um pouco!) à vontade de discorrer sobre temas tão específicos como este, em função de leituras que sempre mantive a respeito. E chega-se, com isso, no que falastes. Eu ainda vejo muitos colegas da área dizer que um fóton, por exemplo, é uma onda e também uma partícula, mas de um modo muito definitivo. Há muito tempo digo que um fóton NÃO é uma partícula, e não é uma onda. E, sim, apresenta aspectos que podem ser asociados a uma e outra manifestação. Logo, sempre me foi natural pensar em partículas como algo que nós NÃO sabemos exatamente o que é, mas que nos permitem associá-las com entidades confortáveis da física, como ondas e partículas, em função do que sabemos delas.

Penso naquele experimento onde dois polarizadores são colocados a 90 graus e, com a inclusão de um outro, entre eles e com ângulação diferente, faz passar mais energia que sem este outro polarizador. Ou seja, existe algo (a luz polarizada) que é decomposto para se explicar o efeito, e o resultado desta projeção é uma maior permeabilidade à passagem da luz. Analogamente, existe uma "projeção" das entidades quânticas que nos faz "vê-las" como partículas ou ondas. Naturalmente, a analogia anterior (como todas) é limitada, uma vez que sabemos o que ocorre naquela situação. No caso da teoria quântica, temos (os físicos, não eu) muito a descobrir. O que sabemos não será jogado fora, até mesmo porque seus resutados são inquestionavelmente os mais fantásticos da ciência, mas a evolução dos conceitos da física mostra que nosso entendimento do mundo sempre é refinado com o tempo. Sabemos que as teorias que lidam com tentativas de unificações (Cordas, por exemplo) têm outras propostas para a fenomenologia que temos em relação às partículas subatômicas, e gosto muito desta efemeridade. É isto que move o cientista.

Por exemplo, o físico Brian Cox, que trabalha no LHC, mostra em seu documentario "The Big Bang Machine" que, para físicos diretamente envolvidos com a pesquisa de ponta em física de altas energias (sendo o LHC o mais importante brinquedo com esta finalidade), um grande cenário para a física seria o de o Bóson de Higgs NÃO ser encontrado, de maneira alguma. Isto faria as pessoas a voltarem para as pranchetas, e fazer a ciência "funcionar". O caso é que existe uma confiança não ingênua de sua descoberta (o melhor é dizer sua constatação empírica, uma vez que responde a uma teoria), devido a todos os outros sucessos da teoria quântica, mas gosto muito de ouvir coisas como (sou suspeito para falar) o Feynman dizia: "Inércia? Não sei o que é isso. Ninguém sabe."
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!