Vocês não tomaram na b**** nessa daí não?? 
Se parar para pensar que foi o único movimento que não foi sufocado pelo exército imperial e que ambas as partes sentaram para assinar a paz e que todos os Farroupilhas foram anistiados... não!
Nem vem Spit... As tropas imperiais poderiam ter esquartejado as tropas dos gaúchos. Assinaram por que não era viável mais a guerra. Teriam que adotar táticas de guerrilha apenas se quisessem continuar.
O movimento se estendeu pelos anos, em sangrentos combates, e pela sua duração, de uma década, se constata a garra do povo gaúcho, a despeito do maior número de soldados e equipamentos das tropas imperiais.
Ante o sucesso da revolta, o governo imperial envia Luiz Alves de Lima e Silva, então Barão de Caxias, hoje patrono do Exército Brasileiro, para apaziguar o Sul. Embora contasse sucessivas vitórias, Caxias não lograra êxito na rendição dos aguerridos farrapos. Não obstante, um fato novo ajudou a paz, pois o ditador argentino Rosas, que sonhava com a expansão territorial e estava interessado no prolongamento da Revolução e na separação da Província, manda seus emissários propondo uma aliança ao líder farroupilha, David Canabarro. Este lhe respondeu com patriótica declaração:
"Senhor: o primeiro de vossos soldados que transpuser a fronteira, fornecerá o sangue com que assinaremos a paz com os imperiais. Acima de nosso amor à República está o nosso brio de brasileiros. Quisemos ontem a separação de nossa pátria; hoje, almejamos a sua integridade. Vossos homens, se ousarem invadir nosso país, encontrarão, ombro a ombro, os republicanos de Piratini e os monarquistas do Sr. Dom Pedro II".Nada mais foi necessário para o acordo, e o armistício foi assinado a 28 de Fevereiro de 1845, pelos farrapos, em Ponche Verde, e em 01 de Março do mesmo ano, pelo Império, em Santa Maria, com as seguintes condições:
* Os Riograndenses escolheriam o Presidente da Província (foi escolhido Caxias);
* Anistia geral para todos os farrapos;
* Libertação de todos os prisioneiros;
* Pagamento da dívida pública farroupilha (com viúvas, ex-soldados, inválidos e outros) pelo Império;
* Os atos das autoridades civis republicanas seriam convalidados sempre que neles se observassem as leis então vigentes;
* Os atos do vigário apostólico da República seriam convalidados;
* Ficava garantida a liberdade dos escravos que serviram nas tropas republicanas;
* Os oficiais republicanos seriam incorporados ao Exército Brasileiro;
* Os soldados republicanos estavam dispensados do serviço militar;
* O direito de propriedade era garantido em toda a sua plenitude;
* Anistia para os desertores do exército imperial.
Não houve vencidos nem vencedores, mas os farrapos conseguiram o que desejavam. Ficou o exemplo para a História, de patriotismo e coragem de um povo, em busca de seus ideais e das causas justas, mesmos ideais que movem os integrantes do grupo Acampamento Sinal, Marca e Tarca.
Qual outro movimento conseguiu isto?