Autor Tópico: Revolução Farroupilha... é hoje.  (Lida 4912 vezes)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Revolução Farroupilha... é hoje.
« Resposta #50 Online: 23 de Setembro de 2007, 14:30:16 »
Como é pecado deixar passar uma oportunidade para tirar sarro de gaúchos, pergunto:
sejamos gregos na glória
será que esse apelo aos costumes gregos tem algo a ver com a (acredito) imerecida fama do
homem gaúcho? :lol:

Eu não sei porquê os cristãos divulgaram essa idiotice de que todos os gregos eram bichinhas, só porque eram tolerantes ao homossexualismo (que continuou acontecendo, só não foi mais divulgado, é claro).

Aliás, nesses termos seriam bissexuais, e a relação entre homens era muito diferente do que com as mulheres (não só sexual mas socialmente).

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 23 de Setembro de 2007, 16:26:36 »
Eu não sei porquê os cristãos divulgaram essa idiotice de que todos os gregos eram bichinhas, só porque eram tolerantes ao homossexualismo (que continuou acontecendo, só não foi mais divulgado, é claro).

um espartano era muito mais macho que eu. comia barata, matava com lança, marchava descalço.... mas pelo menos eu não dou a bunda, né? hehe
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #52 Online: 23 de Setembro de 2007, 20:04:10 »
Todas as culturas se inter influenciam, logo se as roupas do gaucho tem outras origens, em nada diminui esta cultura....ela tem de ser mesmo influenciada pelas suas multiplas origens....e gaucho para quem não sabe não é apenas o habitante do RS, mas também o uruguaio e o Argentino do norte....é portanto um tipo cultural que está em tres paises com inflencias diversas......
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 24 de Setembro de 2007, 02:13:13 »
Não li o tópico.

Como gaúcho representante do coração do estado e talvez futuro estancieiro eu venho comemorar (com atraso) este grande dia para o nosso Rio Grande do Sul!

Viva!

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 24 de Setembro de 2007, 02:19:51 »
Um fato interessante. Garibaldi, quando em sua campanha pela unificacao da Italia, teria dito que, se tivesse cavalarianos como os farrapos para combater na Italia, teria tido muito mais facilidades.
Ele se referia especificamente aos lanceiros negros do Teixeira Nunes.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 24 de Setembro de 2007, 02:22:59 »
Bom sou gaúcho e tal mas não acompanho a cultura  (embora tenha feito quando criança).
pulando todo esse assunto da revolução, a cultura-musical gaúcha é quase totalmente copiada. Esses dias comprei um cd uruguaio q é exatamente a música gaúcha. Gaita.. tudo igual.. acredito que as veste, tudo isso também é cópia de uruguai-argentina.
O único rítimo  criado no RS mesmo é o Bugio, criado pelos Bertussis.
Não é cópia. São culturas que cresceram juntamente.

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #56 Online: 24 de Setembro de 2007, 08:06:03 »
RS também.
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #57 Online: 24 de Setembro de 2007, 18:42:02 »
Falando em cópias... Li que a melodia do hino rio-grandense é um "plágio" de uma valsa de Strauss.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 30 de Setembro de 2007, 13:39:49 »
Falando em cópias... Li que a melodia do hino rio-grandense é um "plágio" de uma valsa de Strauss.
Não duvido, tendo em vista que o compositor o fez pressionado. Eu só queria saber que valsa é essa.

O historiador gaúcho Warter Spaldind fala isso sobre o tema:

(...)A pedido dos chefes farroupilhas compôs o maestro Mendana o HINO NACIONAL RIO-GRANDENSE, o Hino da República. Não o fez, entretanto, peça original: sôbre uma valsa do velho Strauss, mudando o ritmo e acrescentando parte nova para o estribilho, escreveu a música.(...)

O hino do Brasil também é suspeito de ser baseado em uma sonata do Paganini.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!