Bem, aqui era apenas um esforço lúdico... Não falei em trabalhos forçados em nenhum momento.
Foi o que entendi quando você fala da criação de colônia penal agrícola.
A Colônia Penal Agrícola já existe hoje na lei e algumas fisicamente. São espécies de "presídios" destinadas a condenados a regime semi-aberto. O sujeito que fica lá trabalha, recebe por isso, tem aulas, cursos, aprende técnicas de trabalho, no caso agrícolas, e em certos períodos pode ir pra casa visitar a família. Nas que funcionam bem o índice de fuga é baixo por que a pessoa aprende muito lá. É um ambiente construtivo. Mas no Brasil, embora alei preveja, quase não existem. Daí, mesmo ilegalmente, mandam todo mundo (quem não tem um bom advogado ou no mínimo responsável) para presídios do regime fechado, ou deixam a pessoa detenta em cadeias.
Se bem que os que não fogem de cara, fogem com os 'indultos' que ocorrem o ano todo. Bem desculpem meu ceticismo, mas é que não acredito mais em 'melhorar' o Brasil. Acho que o país precisa ser refundado. Nova constituição, novas leis, novos códigos. Acho que deveríamos romper de uma vez com o modelo jurídico português e criar um modelo brasileiro, meio como os americanos fizeram com o modelo jurídico deles.
Mas é mais fácil ganhar na Megasena do que isso ocorrer...
Cara não fala em modelo jurídico brasileiro. Nosso modelo já é brasileiro. Só aqui tem muitas coisas. O modelo português é bem diferente já. Aliás, o Brasil influencia Portugal muito mais no mundo jurídico do que o contrário.
Tem que fazer tudo de novo sim, isso eu concordo. Mas não adiantará nada com um povo como o que temos.