Autor Tópico: Suzane Richthofen pede R$ 950 mil de indenização  (Lida 3937 vezes)

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
Suzane Richthofen pede R$ 950 mil de indenização
« Online: 26 de Setembro de 2007, 15:02:31 »
Suzane Richthofen pede R$ 950 mil de indenização em processo contra o Estado
Condenada pela morte dos pais, ela move duas ações diferentes.
Num processo, pede R$ 190 mil; em outro, exige R$ 760 mil.

A ex-estudante de direito Suzane Louise von Richthofen, condenada a 39 anos e 6 meses pelo assassinato dos pais, processa o Estado por danos morais e materiais. Em duas ações judiciais, ela pede indenizações de R$ 950 mil. Na primeira, ela alega ter sofrido ameaça de morte e passado fome durante uma rebelião em agosto de 2004, no Carandiru, Zona Norte. Na segunda, argumenta ter sido obrigada pela diretora-geral de um presídio no interior a dar entrevista coletiva.

Os dois processos estão em andamento na Justiça. O de número 124736/2007 tramita na 8ª Vara da Fazenda Pública Estadual. O advogado de Suzane, Denivaldo Barni Júnior, sustenta em sua defesa que a rebelião iniciada às 12h20 de 24 de agosto de 2004 na Penitenciária Feminina da Capital fugiu ao controle dos funcionários e que sua cliente tornou-se alvo das líderes do motim.

Ameaças

Barni alega ainda que Suzane teve de se esconder e, ainda assim, ouviu ameaças de morte. Um trecho da petição diz: “mesmo escondida ficou ouvindo palavras de ordem e ameaças contra sua vida. Ficou 22 horas sob intensa violência, pressão psicológica, sofrimento, angústia e terror em plena escuridão, agachada, de cócoras, até o término da rebelião, às 10h30 do dia seguinte”.

O advogado alega ainda que Suzane, além de escondida, ficou 22 horas sem comer: “se escondeu em lugar inadequado, sem alimentação, água ou luz, gerando outro dano à sua dignidade, à sua honra como ser humano pela incapacidade estatal de gerir de forma correta o estabelecimento prisional”.

Em outro trecho, Barni cita a superlotação no presídio e afirma: “a dignidade foi maculada pela omissão do estado em não lhe oferecer local adequado conforme a lei, enquanto sob custódia do Estado”. Outro parágrafo diz: “ela teve que procurar abrigo seguro, pois sua cabeça estava a prêmio pelas internas que participavam e tinham encabeçado o movimento”.

Nessa ação, Barni pede indenização de 500 salários mínimos, o equivalente a R$ 190 mil.

2.000 salários mínimos

Já o processo 117836/2007 corre na 14ª Vara da Fazenda Pública Estadual. Por essa ação, Suzane reivindica 2.000 salários mínimos de indenização por danos morais e materiais, equivalente a R$ 760 mil.

O mesmo advogado alega que sua cliente foi exposta à mídia, contra a própria vontade, ao obter hábeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na noite de 28 de junho de 2005.

Suzane estava presa no Centro de Ressocialização de Rio Claro, a 175 km de São Paulo, e ganhou do STF o direito de aguardar ao julgamento em liberdade. No mesmo dia, dezenas de jornalistas se posicionaram em frente ao complexo.

De acordo com Barni, Suzane foi obrigada, sob ameaça da então diretora-geral a se exibir à imprensa, totalmente contra sua vontade. A petição diz: “não bastasse a aparição atrás das grades, como se fosse animal exótico enjaulado, cuja cabeça estava sendo exposta pela diretora, estava totalmente desorientada, angustiada e abalada psicologicamente diante do ocorrido”.

Fonte

ÊÊ Brasil...  :no:

Suyndara

• Visitante
Re: Suzane Richthofen pede R$ 950 mil de indenização
« Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2007, 15:21:10 »
Como se ela merecesse respeito  |(

Pior ainda, aonde essa pentelha pretende gastar a grana da indenização se está presa?  :hein:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2007, 15:24:24 »
Tadinha dela…

Ninguém vai processá-la por colocar seus pais em uma situação extremamente angustiante e dolorosa, causando-lhes a morte? Quem sabe uns 2.500 salários mínimos por isso? ;)
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2007, 15:27:10 »
Como se ela merecesse respeito  |(

Pior ainda, aonde essa pentelha pretende gastar a grana da indenização se está presa?  :hein:
Na cadeia, com cigarros.

Na verdade gostei disso!

Tadinha dela…

Ninguém vai processá-la por colocar seus pais em uma situação extremamente angustiante e dolorosa, causando-lhes a morte? Quem sabe uns 2.500 salários mínimos por isso? ;)
Ela foi processada por isso e já perdeu  a causa e está pagando pelo crime.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2007, 15:27:12 »
Teoricamente ela não tem chance de ganhar e vai ter que pagar as custas 1% do valor da causa. Todavia, entretanto, sendo assim, nos estamos no Brasil...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2007, 15:27:49 »
só 1%? :(

Suyndara

• Visitante
« Resposta #6 Online: 26 de Setembro de 2007, 15:30:12 »
Teoricamente ela não tem chance de ganhar e vai ter que pagar as custas 1% do valor da causa. Todavia, entretanto, sendo assim, nos estamos no Brasil...

Por isso que não processo meu ex-marido :P

Mesmo ganhando a causa, ele não teria os 300 mil para me pagar de indenização e eu é que acabaria gastando com custas de processo...

Estamos no Brasil :ok:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #7 Online: 26 de Setembro de 2007, 15:30:49 »
Com cigarros? :P

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Setembro de 2007, 15:59:04 »
[faz de conta] Eu acho que ela merece porque é rica, coitadinha. Se fosse pobre e tivesse feito a mesma coisa, aí não. [/faz de conta]

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Setembro de 2007, 18:29:37 »
Ela assinou o próprio atestado de óbito.

Eu conheço um advogado  que  disse o seguinte: "Na cadeia tem várias coisas que os detentos por pior que sejam os crimes que cometeram não admitem de modo algum.São matadores de crianças, estupradores,QUEM MATOU OS PRÓPRIOS PAIS e ESTRELAS DE CINEMA(Que na linguagem deles, são os detentos que chamam a atenção da mídia ou tem um poder aquisitivo maior...).

Na próxima rebelião, ela está morta.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #10 Online: 26 de Setembro de 2007, 18:30:51 »
Ela está corretíssima. Ainda acho que está sendo modesta:

LEI DE EXECUÇÕES PENAIS:

Art. 41 - Constituem direitos do preso:

I - alimentação suficiente e vestuário;

II - atribuição de trabalho e sua remuneração;

III - Previdência Social;

IV - constituição de pecúlio;

V - proporcionalidade na distribuição do tempo para o trabalho, o descanso e a recreação;

VI - exercício das atividades profissionais, intelectuais, artísticas e desportivas anteriores, desde que compatíveis com a execução da pena;

VII - assistência material, à saúde, jurídica, educacional, social e religiosa;

VIII - proteção contra qualquer forma de sensacionalismo;

IX - entrevista pessoal e reservada com o advogado;

X - visita do cônjuge, da companheira, de parentes e amigos em dias determinados;

XI - chamamento nominal;

XII - igualdade de tratamento salvo quanto às exigências da individualização da pena;

XIII - audiência especial com o diretor do estabelecimento;

XIV - representação e petição a qualquer autoridade, em defesa de direito;

XV - contato com o mundo exterior por meio de correspondência escrita, da leitura e de outros meios de informação que não comprometam a moral e os bons costumes.

XVI – atestado de pena a cumprir, emitido anualmente, sob pena da responsabilidade da autoridade judiciária competente.

Parágrafo único. Os direitos previstos nos incisos V, X e XV poderão ser suspensos ou restringidos mediante ato motivado do diretor do estabelecimento.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #11 Online: 26 de Setembro de 2007, 18:46:48 »
 :huh:  Quero ser presa.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Setembro de 2007, 18:57:40 »
espero que dê o exemplo. é pela falta desse tipo de ação que os presidiários recebem tratamento desumano.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #13 Online: 26 de Setembro de 2007, 19:46:19 »
Ela tem, como pessoa, o direito de fazer esses processos. Mas eu acho o valor um tanto alto.

No primeiro caso, acho certo o processo pois forçaria o governo a tomar medidas para acabar com as rebeliões. Mas no segundo caso, não vejo motivo para o processo.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Setembro de 2007, 19:49:36 »
bom, o valor é alto. o juiz não precisa anuir com isso... vejamos no que dá, de qualquer forma. eu tomo por certo que ela receberá uma indenização, em uns anos (hehe). não sei de quanto.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 26 de Setembro de 2007, 19:57:17 »
espero que dê o exemplo. é pela falta desse tipo de ação que os presidiários recebem tratamento desumano.

Você quer dizer falta desse tipo de ação por gente que é de família rica, certo? Porque todos aqueles movimentos pró-direitos humanos tem práticas similares... só que em vez de exigir direitos via indenização, protestam pelos cumprimentos de deveres do estado como esses listados pelo Nightmare.

Muito embora eu até ache que ela pode acabar se dando bem, acho que seria um caso isolado, em vez de acabar desencadeando melhoras nos sistema penitenciário.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #16 Online: 26 de Setembro de 2007, 21:16:25 »
Eu não sabia que ela era estudante de Direito!! Nós somos LINDOS, não somos?? Quer dizer, a Suzanne é provavelmente a assassina mais bonita dos últimos tempos no Brasil!
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 27 de Setembro de 2007, 00:03:55 »
Eu não sabia que ela era estudante de Direito!! Nós somos LINDOS, não somos?? Quer dizer, a Suzanne é provavelmente a assassina mais bonita dos últimos tempos no Brasil!

pucana, inda por cima.

Você quer dizer falta desse tipo de ação por gente que é de família rica, certo? Porque todos aqueles movimentos pró-direitos humanos tem práticas similares... só que em vez de exigir direitos via indenização, protestam pelos cumprimentos de deveres do estado como esses listados pelo Nightmare.
liminar garantindo direito não vale nada. o que influencia política pública é indenização de grandes somas.

Lua

• Visitante
« Resposta #18 Online: 27 de Setembro de 2007, 00:32:52 »
Sendo assim, podemos começar a ingressar com ações de indenizações pela péssima qualidade do ensino público, pela péssima qualidade do sistema de saúde, das estradas, da segurança, etc etc... Seria um meio de pressionar o governo e, a longo prazo, quebrar os cofres públicos (daqui há uns 30 anos).

E o valor pleiteado por Suzanne nas ações é a coisa mais comum que existe... Nínguém vai pleitear 50 mil reais se pode pedir 1 milhão... Cabe ao juiz ter o bom senso de reduzir o valor ou não conceder isso... A garotinha mata os pais e ainda tem a cara de pau de dizer que estão atentando contra sua dignidade? tsc tsc

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 27 de Setembro de 2007, 01:52:19 »
Sendo assim, podemos começar a ingressar com ações de indenizações pela péssima qualidade do ensino público, pela péssima qualidade do sistema de saúde, das estradas, da segurança, etc etc... Seria um meio de pressionar o governo e, a longo prazo, quebrar os cofres públicos (daqui há uns 30 anos).

E o valor pleiteado por Suzanne nas ações é a coisa mais comum que existe... Nínguém vai pleitear 50 mil reais se pode pedir 1 milhão... Cabe ao juiz ter o bom senso de reduzir o valor ou não conceder isso... A garotinha mata os pais e ainda tem a cara de pau de dizer que estão atentando contra sua dignidade? tsc tsc

já fazem isso... e os tribunais vez ou outra declaram esse tipo de ação procedente. remédio aqui, remédio ali, precatório aqui e precatório ali... eu tenha minhas dúvidas quanto à adequação desta 'função governativa' do judiciário (não são, afinal, os tribunais que fazem o orçamento e nem são eles que arcam com sanções por desrespeito à lei da responsabilidade fiscal). no caso dos presidiários, até abro uma exceção... mas tenho por regra que tribunal interpreta, não governa.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #20 Online: 27 de Setembro de 2007, 09:34:47 »
Na minha concepção não vai ser procedente por que abriria um precedente "perigoso" para o governo. Se toda vez que houver rebeliões todos os presos entrarem com uma ação de indenização já viu. Além de que nosso judiciário antes de "justo" é político.

Eu acho que será improcedente.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #21 Online: 27 de Setembro de 2007, 16:17:34 »
Ela assinou o próprio atestado de óbito.

Eu conheço um advogado  que  disse o seguinte: "Na cadeia tem várias coisas que os detentos por pior que sejam os crimes que cometeram não admitem de modo algum.São matadores de crianças, estupradores,QUEM MATOU OS PRÓPRIOS PAIS e ESTRELAS DE CINEMA(Que na linguagem deles, são os detentos que chamam a atenção da mídia ou tem um poder aquisitivo maior...).

Na próxima rebelião, ela está morta.

Pfff... bobagem... se tiver grana e um mínimo de carisma, leva todo mundo na conversa... A Ritchhoffenshgdnberg já teve até detenta penteando o cabelo dela, como contaram uma vez... e se não lembram do Guilherme de Pádua, ele tinha gangue própria dele dentro da penitenciária... tipo pitboys...

E não é preciso rebelião pra matar preso. Se os agentes decidem que determinado preso vai morrer, ele tá morto. Se não for do interesse deles, fica vivo...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #22 Online: 27 de Setembro de 2007, 20:58:35 »
Tinha que chamar o Capitão Nascimento pra ela...
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #23 Online: 27 de Setembro de 2007, 21:34:40 »
E não é preciso rebelião pra matar preso. Se os agentes decidem que determinado preso vai morrer, ele tá morto. Se não for do interesse deles, fica vivo...

E você GOSTA dessa vida???
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #24 Online: 27 de Setembro de 2007, 23:46:45 »

E você GOSTA dessa vida???

Eu não sou agente...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!