Mas enfim, tem outra razão pra ser contra o "Mundi" sem ser "a china, tadinha, não vai poder fazer dumping dos seus produtos mantendo sua moeda articialmente baixa"?
Não só a China, mas o Brasil, os EUA, a EU, todo mundo teria que adotar as mesmas taxas de juros. Porém a economia do Brasil, por exemplo, é obviamente bem menos segura que a americana, logo se pagássemos a mesma coisa de juros, não haveria sentido em manter capital aqui. Portanto haveria uma retirada maciça de Mundis daqui, o que acarretaria invariavelmente em queda dos preços e recessão nos países de 3º mundo e inflação nos países de primeiro mundo. Eventualmente atingiríamos o equilíbrio, mas seríamos todos nivelados por baixo.
Enfim, uma moeda mundial é uma coisa boa em teoria e desejável no futuro, tanto como o comunismo ideal, a ausência de governos ou a anarquia, mas para isso acontecer, haja chão. Só quando a África ficar tão desenvolvida economicamente quanto, digamos, o Chile, que poderemos sequer começar a pensar nisso.