Autor Tópico: Mudanças no sistema de cotas  (Lida 2331 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Mudanças no sistema de cotas
« Online: 01 de Outubro de 2007, 20:44:23 »
Acabo de ver no JN.

Agora, em vez de haver um julgamento de se o candidato é negro ou não através de uma foto, o que resultou há algum tempo atrás em dois irmãos gêmeos idênticos terem sido considerados um negro e outro não, dependerá inicialmente do auto-reconhecimento da pessoa. Posteriormente, haverá uma avaliação do pedigree da pessoa em uma entrevista com professores (!). Se os professores atestarem a auto-avaliação como negro, então a prova (já feita) é dada como válida, concorrente. Caso seja considerado não-negro, a prova é anulada, e não concorre a nenhuma vaga, independentemente do resultado.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
Re: Mudanças no sistema de cotas
« Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2007, 21:35:11 »
A pessoa vai ter que ficar esperando que CONSIGA ser considerada negra pra sua prova ser CORRIGIDA?? Isso é muito mais ridículo do que antes!
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2007, 21:41:27 »
Literalmente: RACISMO!
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2007, 22:24:36 »
A pessoa vai ter que ficar esperando que CONSIGA ser considerada negra pra sua prova ser CORRIGIDA?? Isso é muito mais ridículo do que antes!

Pelo que ue entendi, não. A prova é corrigida, mas descartada se a pessoa não é julgada negra o bastante.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2007, 00:11:35 »
Medonho...

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #5 Online: 02 de Outubro de 2007, 05:47:26 »
O que é ser negro no Brasil?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #6 Online: 02 de Outubro de 2007, 08:37:41 »
De acordo com o único critério possível é a auto-identificação: negro é aquele que assim diz ser. A idéia de uma comissão ou entrevista determinando etcnicidade é ridícula.

A discussão sobre se o sistema de cotas étnicas é justo e/ou necessário é outra, que, em princípio, não tem a ver com determinação da cor da pele.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #7 Online: 02 de Outubro de 2007, 09:08:46 »
Se eu ficar um mês em uma praia ensolarada, cortar bem cabelo igual milico, acho que passo como pardo/negro... ridículo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 02 de Outubro de 2007, 09:22:45 »
O sistema de cotas é racista por natureza. Me admira que não tenha sido banido ainda por ser ilegal.

Pô, se vai dar cotas, dê às pessoas de baixa renda e não aos negros. Todo mundo sabe que o problema não está nos negros mas sim no fato da maioria dos negros serem pobres.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Outubro de 2007, 09:37:31 »
Plenamente Alenônimo, sou a favor de cotas sociais (com ressalvas), mas radicalmente contra as raciais.

Citação de: DBohr
De acordo com o único critério possível é a auto-identificação: negro é aquele que assim diz ser. A idéia de uma comissão ou entrevista determinando etcnicidade é ridícula.
Discordo em ordem, número e grau desta idéia de que basta a auto definição para determinar a raça de alguém, se fosse para escolher um critério eu acho que o mais justo seria este novo mesmo: negro é quem é visto pelos outros como negro. Mas como eu disse, sou contra cotas raciais sob qualquer circunstância, pelos mesmos motivos que o Alenônimo.

E eu duvido e D Ó dó que esses moleques da foto aí em baixo tenham se identificado como negros em qualquer outra situação. Duvido que em algum momento alguém tenha se referido a eles como negros ou que alguém com idéias racistas os tenha descriminado sob qualquer circustãncia por conta de traços étnicos. As cotas raciais são uma estupidez, certo; mas esses aí em baixo exemplificam bem claramente a definição da famosa Lei de Gérson. Por mim iam os dois iam pra cadeia por cara-de-pau qualificada.

« Última modificação: 02 de Outubro de 2007, 09:42:25 por Donatello van Dijck »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Outubro de 2007, 09:41:59 »
Citação de: Trecho de matéria do G1 sobre o caso
"Resolvemos nos inscrever pelas cotas porque elas existem e têm que ser usadas. Além disso, a nota de corte para os candidatos cotistas é mais baixa que a nota de corte dos candidatos do sistema universal. Já que posso usar esse recurso, resolvi aproveitar", disse Alex, que entrou com um recurso na UnB para que a universidade reavalie a sua condição de negro.

Alan é contra o sistema de cotas raciais e diz que o que aconteceu com ele e com o irmão é o melhor exemplo para mostrar que o método não funciona. "Somos gêmeos idênticos e eu fui aceito, ele não. Acho que as cotas deveriam ser para candidatos carentes, que não têm condições de pagar uma boa universidade", disse.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #11 Online: 02 de Outubro de 2007, 11:22:07 »
Tsc... Vai ser tão fácil desmontar esse sistema de cotas racistas. É só todas as escolas e todos os
cursinhos orientarem os candidatos, não importa se negros ou louros de olhos azuis a se declararem
negros. Quero ver se essa comissão de pureza racial vai se dispor mesmo a examinar 5000 +
candidatos! :)

Ah, e aqueles gêmeos certamente seriam considerados negros, hispânicos ou árabes... nos EUA.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #12 Online: 02 de Outubro de 2007, 11:23:56 »
Citação de: Dr. Manhattan
Ah, e aqueles gêmeos certamente seriam considerados negros, hispânicos ou árabes... nos EUA.

Certo. Como eu disse: negro é quem é visto pelos outros como negro. Aquí eles só são malandros, no pior sentido da palavra.

Temma

• Visitante
« Resposta #13 Online: 02 de Outubro de 2007, 11:46:00 »
O que há de ações judiciais em concursos públicos de auto-declarados portadores de deficiência que não passam na perícia, alguns com visão monocular, outros porque perderam algum dedo ou a capacidade de alguns movimentos nas mãos. se for ver, muitos dos que ficam próximo ao limiar do que é considerado PNE ou não podem estar sujeitos a algum julgamento discricionário por parte dos peritos.

não é uma defesa das cotas, mas considero esse um sistema melhor que o da auto-declaração

Temma

• Visitante
« Resposta #14 Online: 02 de Outubro de 2007, 11:47:05 »
Tsc... Vai ser tão fácil desmontar esse sistema de cotas racistas. É só todas as escolas e todos os
cursinhos orientarem os candidatos, não importa se negros ou louros de olhos azuis a se declararem
negros. Quero ver se essa comissão de pureza racial vai se dispor mesmo a examinar 5000 +
candidatos! :)

na inscrição já não é obrigatória uma foto do candidato?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #15 Online: 02 de Outubro de 2007, 12:26:55 »
O estranho que só se fala dos aspectos negativos, a mesma reportagem falou da quantidade de negros e pardos ingressos na universidade que agora são 20%.

É uma grande mudança no nossa sociedade racista e discriminatória.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #16 Online: 02 de Outubro de 2007, 12:31:52 »
UnB troca foto por entrevista pessoal para sistema de cotas

O candidato ao regime de cota para negros terá de ir a Brasília para entrevista após a realização das provas

BRASÍLIA - A Universidade de Brasília (UnB) anuncia mudanças no sistema de cotas para negros de seu vestibular. Agora, candidatos ao sistema de cotas para negros, que antes concorriam também pelo sistema universal, poderão concorrer a apenas um dos sistemas. Os candidatos ao sistema de cotas deverão efetuar a inscrição pela internet e optar, no ato da inscrição, para concorrer exclusivamente pelo sistema.

As fotografias que eram utilizadas para confirmar a elegibilidade do candidato à cota foram substituídas por entrevista pessoal. O candidato ao regime de cota para negros terá de ir a Brasília (DF) para entrevista pessoal em data posterior à realização das provas de conhecimentos e anterior à divulgação do resultado final do processo seletivo.

A inscrição para o primeiro vestibular UnB de 2008 terá início em 31 de outubro. Ao todo, são ofertadas 1.013 vagas nos 62 cursos de graduação para o campus Plano Piloto. Em Planaltina, são 40 vagas para os cursos de Gestão do Agronegócio (Bacharelado) e Licenciatura em Ciências Naturais.

No prazo de aproximadamente 15 dias após a aplicação das provas objetivas e de redação, serão convocados os candidatos para a entrevista pessoal, em quantidade de até duas vezes o número de vagas oferecidas por curso, destinadas a preenchimento pelo sistema de cotas para negros.

As inscrições no vestibular poderão ser feitas até 20 de novembro, exclusivamente pelo site www.cespe.unb.br/vestibular. A taxa de inscrição é de R$ 80.

Calendário de provas

No sábado, 19 de janeiro, serão aplicadas as provas de Língua Estrangeira, com 30 itens, de Linguagens e Códigos e Ciências Sociais, com 120 itens, e de Redação em Língua Portuguesa.

No domingo, dia 20, os inscritos farão prova de Ciências da Natureza e Matemática. Haverá provas no Distrito Federal, em Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho, Taguatinga e nas cidades de Goiânia (GO), Valparaíso (GO), Formosa (GO) e Uberlândia (MG). Os inscritos terão cinco horas para realizar as provas.

http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid58999,0.htm
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #17 Online: 02 de Outubro de 2007, 12:36:50 »
Donatello, não se trata de uma questão de malandragem. Como o Dr Manhattan bem apontou, quem é negro em um lugar não o será em outro, dependendo; e vice-versa. Assim, acredito que a única forma de identificação é a auto-declaração.

Isso deixa brechas para a malandragem? Decerto que deixa. Mas é risível (para dizer o mínimo) que a etnia de alguém seja determinada por terceiros numa entrevista.

Incidentalmente, é justamente por esse motivo, pela subjetividade dos critérios, que concordo com você e com o Alê que, se é para haver cotas, que sejam sócio-econômicas e não étnicas.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #18 Online: 02 de Outubro de 2007, 12:56:46 »
Um dos motivos da pobreza além da desigualdade social é a desigualdade racial. Enquanto as cotas atacam a desigualdade racial o Prouni ataca a desigualdade social.

Prouni e renda aumentam número de alunos

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 02 de Outubro de 2007, 13:35:34 »
Lá vamos nós outra vez...

Adriano, se o vestibular fosse abolido, juntamente com qualquer outra seleção, poderíamos fazer
com que 100% dos candidatos negros entrassem na universidade. Seria ótimo, não?

EDIT: Embora eu seja contra as cotas, sou a favor do Prouni.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #20 Online: 02 de Outubro de 2007, 13:50:03 »
Lá vamos nós outra vez...

Adriano, se o vestibular fosse abolido, juntamente com qualquer outra seleção, poderíamos fazer
com que 100% dos candidatos negros entrassem na universidade. Seria ótimo, não?

EDIT: Embora eu seja contra as cotas, sou a favor do Prouni.

As pessoas beneficiadas pelas cotas estão fazendo o vestibular normalmente, não há alteração nisso. O seu argumento insinua que esses 20% aprovados pelas cotas não fizeram a prova do vestibular, o que é um equívoco.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 02 de Outubro de 2007, 14:00:04 »
Não, você não entendeu. Para ser mais claro, eu não me referia aos 20% que você citou, mas à diminuição
da nota de corte para negros.

Fiquei curioso agora: quantos negros entravam antes do Prouni? E qual o critério da pesquisa para
definir se o aluno era negro ou não?

Estou certo de que o número de negros na universidade tenha aumentado, como deve ter aumentado
também o número de brancos e pardos pobres na universidade. Isso vem justamente fortalecer o argumento
contra as cotas. Afinal de contas, esses negros (e brancos) entraram pelo próprio mérito, não com uma mãozinha de uma política racista.

Alan Watts

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #22 Online: 02 de Outubro de 2007, 14:18:32 »
Agora você que não me entendeu. As cotas são uma situação, referente a Unb. Já o Prouni é outra estimativa, é sobre as universidades particulares.

São políticas distintas uma racial e outra socio-econômica. Embora muitas universidades ofereçam as vagas para negros pobres, é condicionado a isso.

A nossa sociedade é racista, não existe o mérito puro, ele é condicionado por questões sociais e históricas. A discriminação positiva é um contraponto a esse racismo.

Já a outra reportagem sobre o Prouni aponta que além do resultado positivo do próprio Prouni, a renda também teve grande influência.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #23 Online: 02 de Outubro de 2007, 14:44:20 »
Em relação ao Prouni o contra sou eu. Vejamos, as universidades particulares são, em uma enorme parcela - talvez a maioria, consideradas instituições de caráter beneficente. Um absurdo que implica em isenção fiscal e até em recebimento de verbas públicas.

Aí para fechar a conta o governo ainda lhes elimina os riscos de prejuízo comprando as vagas que não conseguiram ser vendidas, por atacado e ao mesmo preço cobrado no varejo. É das cenas mais estapafúrdias que eu conheço.

É como se o Estado virasse prum menino de rua e fisesse a seguinte proposta:compro cinco quilos de bananada pra você todo dia, você vende pelo preço que você quiser, não precisa me pagar nada, nem impostos. Se você não conseguir vender tudo volta aqui que eu compro o que sobrar pelo preço que você pedir..Com a diferença que, neste caso, o berreiro dando conta da má administração das verbas seria enorme.

Minha namorada estuda pelo Prouni, o estado paga R$350,00 para que ela estude na universidade menos gabaritada do RJ. Tenho outra colega que faz jornalismo na Puc, pela vaga dela o governo paga 1600 reais.

Eu fazia Jornalismo na UERJ: o segundo curso de Comunicação mais gabaritado do estado custava menos de R$400 por aluno. 

Ou seja, em relação ao Prouni além das mesmas ressalvas que faço às cotas sociais (têm que se ver se os beneficiários serão realmente os pobres, o que muitas vezes não acontece porque ainda é relativamente fácil burlar os critérios sócio-econômicos definidos para se participar de ambos os programas) existe o absurdo de o estado pagar, por vagas em universidades menos gabaritadas, valores iguais ou mais altos do que se simplesmente abrisse novas vagas nas universidades públicas.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2007, 14:54:12 por Donatello van Dijck »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 02 de Outubro de 2007, 15:17:16 »
Já a outra reportagem sobre o Prouni aponta que além do resultado positivo do próprio Prouni, a renda também teve grande influência.

Entendi sim. Meu argumento é: sou contra A, e a favor de B. Não importa se A foi implantado
em algum lugar ou não, o argumento é contra o princípio em que A está baseado, além de que
tenho sérias dúvidas se A vai ser útil para o que se propõe (como já discutimos em outros
tópicos). Como prova de que A é desnecessário, veja o caso de B, que tem demonstrado ser eficaz para
lidar com o problema para o qual A tem sido proposto.

Citação de: Adriano
São políticas distintas uma racial e outra socio-econômica. Embora muitas universidades ofereçam as vagas para negros pobres, é condicionado a isso.
Para mim (e para outros aqui) dá no mesmo, pois considero que o fator econômico seja o mais
preponderante para a desigualdade racial. É você quem faz essa distinção.

A nossa sociedade é racista, não existe o mérito puro, ele é condicionado por questões sociais e históricas. A discriminação positiva é um contraponto a esse racismo.
O fato de a sociedade ser racista ou não é irrelevante no que se refere aos critérios de entrada
na universidade. Como já foi dito várias vezes aqui, não existe (ainda) a exigência de declaração
de cor no formulário de inscrição do vestibular.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!