Eu acho que uma das vantagens do ensino público com relação a vouchers é possivelmente um pouco menos discriminação de classe. Na escola pública, apesar de haver variação de renda, todos estão lá sem pagar nada, não tem ninguém lá "de favor".
Acho que seria melhor aplicado ao sistema de saúde, de qualquer forma, porque não há essa mesma freqüência, esse tempo todo de convívio para ameaçar um o desempenho escolar/psicologia da mesma forma que poderia ser nas escolas.
Em vez de cotas raciais ou sociais no vestibular, acho que deveriam haver cursinhos de reforço pré-vestibular para baixa renda, e competiriam de igual para igual daí por diante, sem "desconto" de avaliação, como se fossem naturalmente incapazes, sejam classes* ou raças.
* O racismo "científico", atualmente (e talvez nem só atualmente), também tem enveredado para um classismo científico, defendendo que as linhagens de pobres são meio que "geneticamente pobres" e/ou mais burras, mesmo dentro dos brancos, ou de qualquer raça não considerada inferior.