Autor Tópico: Brasil tem ambiente hostil ao empreendimento segundo o banco mundial  (Lida 1832 vezes)

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
Brasil tem ambiente hostil ao empreendimento segundo o banco mundial
« Online: 06 de Outubro de 2007, 04:57:42 »
Se uma pessoa de espírito capitalista, empreendedora, resolve abrir um negócio, prosperar e ganhar dinheiro honestamente, qual ambiente encontra no Brasil?
Um ambiente hostil - é o que indica a pesquisa “Fazendo Negócios”, do Banco Mundial, cuja edição 2007 acaba de ser publicada. Em um universo de 178 países, no qual o primeiro colocado apresenta o ambiente mais favorável aos empreendimentos, o Brasil ocupa a 122a. posição, tendo caído um lugar em relação ao ano passado.
Já a Índia, com sua tradicional burocracia pesada, ganhou 14 posições e passou o Brasil pela primeira vez. A China, como vem conseguindo todos os anos, melhorou dez posições para chegar ao 83o lugar, no seu esforço de ampliar aceleradamente a economia de mercado. Os dois emergentes que mais crescem estão em reformas permanentes pró-mercado. O Brasil retrocede.

http://www.sardenberg.com.br/site/
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Brasil tem ambiente hostil ao empreendimento segundo o banco mundial
« Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2007, 10:06:37 »
A China tem mesmo que ganhar posições.
Onde impera o trabalho semi-escravo, até eu me tornarei com facilidade um empreendedor bem-sucedido.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2007, 12:08:54 »
Ou seja, precisamos de uma reforma tributária. É bem diferente fazer uma reforma tributária do que acabar com as políticas sociais. Esse que é o ponto.

A estrutura dos impostos no país onera o setor produtivo, com mais ênfase nas pequenas empresas.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2007, 12:16:34 »
Dizer que "o Brasil retrocede" pelo fato de ter sido ultrapassado por China e Índia não me parece apropriado.

Houve avanços na desregulamentação estatal em muitos setores nas duas últimas décadas, mas ainda assim acho que há muito o que fazer.

Outro vespeiro em que é preciso mexer urgentemente trata das questões jurídicas envolvendo direitos e deveres trabalhistas.
Muitos das "vantagens" concedidas aos trabalhadores acabam voltando contra ele mesmo, por desincentivar a formalização das relações.
"Por quê?"

Chaves

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2007, 12:31:31 »
O BRIC, o grupo dos países emergentes de maior destaque, está para dominar o cenário econômico mundial.

De uma análise dos 5 melhores países do mundo para investir, estão o BRIC e os Estados Unidos, sendo a China e a Índia a frente dos Estados Unidos.

Estamos falando de um duelo de titãs. Bem diferente dos brados de que o Brasil vai afundar e está indo para o buraco. Embora tenha muitas mudanças extremamente necessárias para fazer.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 06 de Outubro de 2007, 12:40:06 »

Estamos falando de um duelo de titãs. Bem diferente dos brados de que o Brasil vai afundar e está indo para o buraco.

Apesar de alguns, levados por injunções políticas, afirmarem (e até torcerem) para isso, felizmente a realidade dos fatos aponta, de forma consistente, em sentido contrário.
"Por quê?"

Chaves

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #6 Online: 06 de Outubro de 2007, 12:52:22 »
Eu não acho que o brasil está indo para o buraco. Acho que está nele desde a sua fundação.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 06 de Outubro de 2007, 12:57:56 »
Eu não acho que o brasil está indo para o buraco. Acho que está nele desde a sua fundação.

Opiniões e opiniões.

Não é o sentimento meu e nem os da maioria das pessoas com as quais convivo.

Nem tampouco dos grandes investidores.
"Por quê?"

Chaves

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #8 Online: 06 de Outubro de 2007, 13:20:54 »
Investidores vêm e vão. Tomara que façam algo concreto, como estradas, portos, ferrovias, empresas e não fiquem somente especulando no mercado financeiro. Ainda não vi nenhuma obra.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Outubro de 2007, 13:32:12 »
Investidores vêm e vão. Tomara que façam algo concreto, como estradas, portos, ferrovias, empresas e não fiquem somente especulando no mercado financeiro. Ainda não vi nenhuma obra.

Só pode estar de brincadeira. :'(

25/01/2007  - 11h12
Investimentos estrangeiros no Brasil crescem 24,7% em 2006
Publicidade
ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília

O Brasil registrou no ano passado uma entrada de US$ 18,782 bilhões em investimentos estrangeiros diretos, uma crescimento de 24,7% na comparação com o mesmo período de 2005. Em dezembro, a entrada líquida foi de R$ 2,487 bilhões.

Essa entrada superou um pouco a expectativa do Banco Central, que era de US$ 18,3 bilhões.

"Você tem hoje uma diversificação muito grande dos setores que estão recebendo esses investimentos", disse Altamir Lopes, chefe do Departamento Econômico do Banco Central.

O total de investimentos estrangeiros em 2006 é equivalente a 1,96% do PIB (Produto Interno Bruto). Em 2005, era de 1,89%.

De acordo com o Banco Central, metalurgia e papel e celulose foram os segmentos com maiores ingressos no setor industrial. Já no setor de serviços destacaram-se a intermediação financeira e as atividades imobiliárias.

Para este ano, Lopes acredita que quatro segmentos deverão ter uma boa elevação de investimentos: extração de petróleo; fabricação de petróleo, combustíveis e álcool; atividades imobiliárias (construções); e alojamento e alimentação, principalmente compra de hotéis.

No caso das atividades imobiliárias, os investimentos passaram de US$ 297 milhões para US$ 1,404 bilhão.

.

E por aí vai.
Quem não quiser ver, não vê mesmo!
"Por quê?"

Chaves

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #10 Online: 06 de Outubro de 2007, 13:45:22 »
Ainda não vi estradas, portos, ferrovias, etc. A infra-estrutura continua sucateada. E as obras são bem tímidas.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #11 Online: 06 de Outubro de 2007, 13:58:31 »

Apereceu um viés esquerdista aqui.  :hihi:

Seu comunista  :twisted:  [brincadeira]

O mercado financeiro é a melhor representação do capitalismo e a liverdade e mobilidade de capitais para investimento produtivo. No Brasil ainda é muito tímido esse mercado em relação ao países desenvolvido.

Não espere que infraestrutura venha da iniciativa privada. Esse é um papel do governo. E para isso demos os PACs.

« Última modificação: 06 de Outubro de 2007, 14:02:02 por Adriano »

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #12 Online: 06 de Outubro de 2007, 14:01:19 »
Então não virá nunca.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 06 de Outubro de 2007, 15:53:49 »
Ainda não vi estradas, portos, ferrovias, etc. A infra-estrutura continua sucateada. E as obras são bem tímidas.

E pur si muove!
 :wink:
"Por quê?"

Chaves

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 06 de Outubro de 2007, 20:51:02 »
É que tem coisa que o governo não faz e não deixa ninguém fazer...

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #15 Online: 06 de Outubro de 2007, 23:45:18 »
Esse país não vai para frente enquanto não fizererem três reformas essenciais: Previdenciária, Política e Tributária.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 07 de Outubro de 2007, 17:51:47 »
Esse país não vai para frente enquanto não fizererem três reformas essenciais: Previdenciária, Política e Tributária.

Concordo, e acho que não acontecerão nos próximos 30 anos, no mínimo.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #17 Online: 07 de Outubro de 2007, 18:24:00 »

Infelizmente. :(
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #18 Online: 07 de Outubro de 2007, 18:55:44 »

Não espere que infraestrutura venha da iniciativa privada. Esse é um papel do governo.

Quando vem (a.k.a. quando o governo assim permite), chamam de privataria.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #19 Online: 08 de Outubro de 2007, 10:22:42 »

Vai ocorrer sim! Mas toda vez que reformam algo, eles reformam para pior. O projeto normalemente é bom, dai vem emenda daqui, emenda dalí, para tender interessses pessoais dos bandidos de Brasília e sempre aprovam algo que piora a situação. O Supersimples é a prova. Mudaram a lei a pretexto de melhorar a vida das micro e pequenas empresas e no fim só pioraram. Pior, deram mais um tiro na combalida Constituição, já que a Lei Complementar 126 é flgrantemente inconstitucional.

Mas faz de conta que melhorou e faz de conta que é totalmente constitucional...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 08 de Outubro de 2007, 10:57:13 »
Amon, tem algum tópico ou que já explica melhor os problemas do supersimples pra eu ler?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 08 de Outubro de 2007, 10:59:07 »
Amon, tem algum tópico ou que já explica melhor os problemas do supersimples pra eu ler?

Tem um do supersimples sim. Mas não tem nenhum com informação detalhada. Do que piorou e do que não.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 08 de Outubro de 2007, 11:05:40 »
Mas grosso modo, o que piorou, na sua opinião?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 08 de Outubro de 2007, 12:35:26 »
Mas grosso modo, o que piorou, na sua opinião?

A bem grosso modo a lei complementar é inconstitucional por violar o federalismo, cláusula pétrea da Constituição. Viola o federalismo por que autoriza a União a cobrar e fixar alíquotas para impostos de competência estadual e municipal, como o ICMS e o ISSQN. Além de que, Estados e Municípios deixam de  poder fixar alíquotas outras. Ou seja, perderam a capacidade de legislar sobre isso para micro e pequenas empresas. A União que já tinha um mundarel de competências para sí, anexou mais das poucas competências das unidades da federação.

O problema principal está nas alíquotas. Há benefício para a mega hiper quase invisível empresa de tão pequena. As alíquotas aumentam conforme o faturamento.

O problema é que são 43 tipos de cálculos diferentes. Para a maioria das atividades econômicas, a tributação não mudou ou teve variação inexpressiva. Para uma parte, como alguns setores de serviço, principalmente, o aumento da carga tributária foi considerável.

Mas prejuízo grande ocorreu para aquelas empresas qua antes não era optante do Simples (antigo regime substituído pelo Supersimples). O que ocorria? Uma empresa não era optante do Simples Federal por que seu faturamento era relativamente auto e alíquota era muito pesada. Daí ela optava pelo regime de tributação pelo lucro presumido, real ou arbitrado, conforme a situação da empresa.

Contudo, na seara estadual e municipal, esta empresa era inscrita nos Simples estaduais e municipais, ou era micro e pequenas emporesas no Estado e no Município. Assim, embora federal eram empresas normais, no âmbito estadual e municipal não.

Principalmente para os setores do comércio, isso era vantagem, uma vez que o imposto mais pesado era o ICMS e entrando do "simples" estadual compensava bastante. Da mesma forma para as prestadoras de serviço, que aderiam ao "simples" municipais, com tributação anual e fixa ou qualquer coisa semelhante.

Agora, esta nova lei complementar proíbe estes simples estaduais e municipais por que ela unificou a tributação para micro e pequenas empresas. Assim, as empresas que antes se beneficiavam somente das legislações estaduais e municipais são forçadas a entrar no simples federal, e como seu faturamento já não é tão pequeno (até R$ 2.400.000,00) a tributação é exorbitante,

A alternativa é ser empresa normal em todas as esferas, mas daí, você vai ter de pagar ICMS cheio, que pode chegar até a 18% e ISSQN cheio também, normalmente 5%, o que torna a atividade econômica inviável.

Este é um exemplo de maracutaia legislativa para aumentar tributos de forma disfarçada.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 08 de Outubro de 2007, 12:52:44 »
É por isso que tanta gente sonega...

PS: obrigada pela explicação

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!