Autor Tópico: por Olavo de Carvalho....  (Lida 7262 vezes)

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
por Olavo de Carvalho....
« Online: 15 de Outubro de 2007, 16:15:02 »
...Dostoiévsky e Nietzsche bem viram que, abolida a transcendência, só o que restava era a vontade de poder. Aquele que proíbe olhar para cima faz de si próprio o topo intransponível do universo. É uma ironia trágica que tantos adeptos nominais da liberdade busquem realizá-la através da militância anti-religiosa. As religiões podem ter-se tornado violentas e opressivas ocasionalmente, mas a anti-religião é totalitária e assassina de nascença. Não é uma coincidência que a Revolução Francesa tenha matado dez vezes mais gente em um ano do que a Inquisição Espanhola em quatro séculos. O genocídio é o estado natural da modernidade "iluminada".

Leia :http://www.olavodecarvalho.org/semana/070315jb.html
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
Re: por Olavo de Carvalho....
« Resposta #1 Online: 15 de Outubro de 2007, 16:29:10 »
 |( Amém.

As religiões podem ter-se tornado violentas e opressivas ocasionalmente, mas a anti-religião é totalitária e assassina de nascença.

Por que motivo?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Outubro de 2007, 17:50:29 »
Não é uma coincidência que a Revolução Francesa tenha matado dez vezes mais gente em um ano do que a Inquisição Espanhola em quatro séculos

Olavo de Carvalho é um piadista nato...

MAMÃE! Quando eu crescer quero ser o Paulo Francis.

Mas no final não consegue ser tão inteligente quanto e nem mais engraçado.  :hihi:

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #3 Online: 15 de Outubro de 2007, 17:51:42 »
...Dostoiévsky e Nietzsche bem viram que, abolida a transcendência, só o que restava era a vontade de poder.
1) Nietzsche o que disse foi que, não havendo Deus não há transcendência, e por isso a ética, moral e valores não são transcendentes, mas criações humanas (como em relação à escravatura, que as religiões serviram para apoiar com a sua dita moral divina);

2) Nietzche inventou o termo "vontade de poder" que significa «viverem a vida ao máximo e para se realizarem» (...) «e com isto ele estava a pensar não só na política ou nas conquistas mas também nas actividades culturais» ("História da Filosofia", de Bryan Magee). Àqueles que desenvolvem esse potencial máximo chamou de super-homens; exemplos (do livro). [Nietzche teve muita influência das artes.]

Aquele que proíbe olhar para cima faz de si próprio o topo intransponível do universo.
E aquele que acha pensar que existe alguma autoridade absoluta, é capaz de matar o seu próprio filho. Mesmo sem "olhar para cima" somos capazes de servir outros seres-humanos, e até animais (supostamente inferiores).

É uma ironia trágica que tantos adeptos nominais da liberdade busquem realizá-la através da militância anti-religiosa.
Já agora o que é religião?
Por exemplo, Richard Dawkins critica a "ideia de que a religião não deve ser discutida" (já usei essa citação, de uma entrevista que ele participou, noutro tópico recente). Diz que não tem problemas em admitir a existência de Deus como uma hipótese, tal como a existência de unicórnios. Se acharem isso algo impróprio, então estarão a experimentar o que ele critica.
Portanto, qual é o problema de ser anti-religioso. Isso nem significa que é contra a liberdade religiosa, mas que pensa-se que as sociedades viveriam melhor sem religião. A não ser que faças uma colecção de ditadores comunistas, pois claro, que não gostam de concorrência (já leste "1984", de George Orwell? onde é dito algo como "Deus é poder, e somos os seus sacerdotes" - um crítica ao estalinismo).

As religiões podem ter-se tornado violentas e opressivas ocasionalmente, mas a anti-religião é totalitária e assassina de nascença.
Uma palavra: teocracia.
São esses os casos ocasionais?
http://www.youtube.com/my_playlists?p=2CB93D86347A902F&page=6

Também já me disseram no YouTube que lá a maior parte dos ateus são idiotas que usam essa "lógica":
1) Hitler era cristão
2) Logo todos os cristãos como Hitler

Fiz umas pesquisas:
http://www.youtube.com/results?search_query=hitler+theism&search=Search
http://www.youtube.com/results?search_query=hitler+atheism&search=Search
http://www.youtube.com/results?search_query=hitler+religion&search=Search
O que vejo é ateus a dizerem que Hitler não era ateu ("Hitler wasn't an atheist. Deal with it"), e também teístas a dizerem que o resultado do ateísmo e da Teoria da Evolução resume-se em Hitler e comunistas totalitaŕios.

Não é uma coincidência que a Revolução Francesa tenha matado dez vezes mais gente em um ano do que a Inquisição Espanhola em quatro séculos. O genocídio é o estado natural da modernidade "iluminada".
LOL Ah, sim? Quantas pessoas morreram na Revolução Francesa e quantas morreram com a Inquisição? E espera: não foi só com Inquisição, também há as Cruzadas, as matanças descritas nos ditos livros sagrados, as mortes em exorcismos e no povo fanático. Talvez queiras dizer qual é o número de mortes que houve nas guerras.

E que eu saiba a Revolução Francesa não se matou reliosos quaisqueres. Foi com a Revolução Francesa que passou a haver liberdade religiosa. Quem era contra a liberdade religiosa? Bem, o Papa foi bem claro nos seus "Quanta cura" e "O Sílabo de Erros" que dizia que a liberdade religiosa era um erro do "pensamento moderno" (durante a Revolução Francesa).

E diga-me que genocídios existiram. Cá na Europa devem existir muitos, especialmente no Norte, onde têm muitos governantes ateus, como a Suécia e Dinamarca LOL Já viste as estatísticas que relacionam os países com descrentes e os crimes, meu caro?
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Outubro de 2007, 18:15:04 »
Bom... o Olavo pode ficar olhando para o alto procurando algo... mas eu recomendaria procurar no antigo egito, onde em uma só noite milhares de egípcios, primogênitos, foram mortos... diretamente... pela intervenção do  "altíssimo".

Olavo... VTNC, antes que eu me esqueça.    :hehe:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Outubro de 2007, 18:46:03 »
LOL Ah, sim? Quantas pessoas morreram na Revolução Francesa e quantas morreram com a Inquisição? E espera: não foi só com Inquisição, também há as Cruzadas, as matanças descritas nos ditos livros sagrados, as mortes em exorcismos e no povo fanático. Talvez queiras dizer qual é o número de mortes que houve nas guerras.
não duvido do fato de que tenha morrido mais gente no ano mais sangrento da revolução do que em toda a história da inquisição espanhola. a questão da inquisição não era nem de números; se formos ver, em todos os anos morreram só uns poucos milhares de hereges. o problema mesmo era o terror, as denúncias, as devassas. não que tenha sido tão diferente na repúlica jacobina.....

E que eu saiba a Revolução Francesa não se matou reliosos quaisqueres. Foi com a Revolução Francesa que passou a haver liberdade religiosa. Quem era contra a liberdade religiosa? Bem, o Papa foi bem claro nos seus "Quanta cura" e "O Sílabo de Erros" que dizia que a liberdade religiosa era um erro do "pensamento moderno" (durante a Revolução Francesa).
não cabe aqui falar em religiosos ou não religiosos, a matança da revolução teve outros critérios. mas não poucos jacobinos, de fato, eram anti-religiosos fanáticos....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Outubro de 2007, 08:53:53 »
Leia :http://www.olavodecarvalho.org/semana/070315jb.html

Você é de direita, videomaker?

Isso explica muita coisa... :histeria:

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #7 Online: 16 de Outubro de 2007, 08:56:12 »
É claro que não estou a defender as mortes da Revolução Francesa, e até Voltaire achou que foi um exagero. Era orientado por uma populaça ferrenha que quis fazer justiça pelas suas próprias mãos contra os que consideravam opressores. Eram fanáticos com parafusos a menos, nem sei se eram anti-católicos (talvez eram), mas não acho que tenham sido anti-religiosos.

A verdade é que duvido muito que tenha havido mais mortes durante a Revolução Francesa do que nas mãos da Inquisição. No Montford também há um artigo chamado "Calúnias contra a Inquisição":
http://www.montfort.org.br/secao=cartas&subsecao=historia&artigo=20040730145352&lang=bra
e "Ateísmo mostra seu ódio contra a Igreja":
http://www.montfort.org.br/secao=cartas&subsecao=polemicas&artigo=20040805142455&lang=bra

Se realmente é verdade, então que seja indicado pelo menos estimativas sobre o número de mortos. Quantos bruxos foram mortos? Quantas crianças foram mortas? Até uma mulher e seu pequeno filho foram mortos por supostamente provocarem uma tempestade ao abanarem uma roupa...

Os artigos do Montford parecem pretender menosprezar as mortes, torturas e prisões injustas da Inquisição, e pretendem generalizar o ateísmo com a Revolução Francesa. Também há pérolas noutros sites, como:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070307014651AApNWOn
"As contribuições atéias são melhores que as Cruzadas, a Inquisição, as guerras religiosas, os homem bombas, etc."
Não é isso que os senhores do Montford pretendem transmitir?
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #8 Online: 16 de Outubro de 2007, 13:11:30 »
Eu nunca achei onde está escrito que a inquisição matou aos milhares.

Temma

• Visitante
« Resposta #9 Online: 16 de Outubro de 2007, 13:17:30 »
Eu nunca achei onde está escrito que a inquisição matou aos milhares.

na época não tinha censo

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #10 Online: 16 de Outubro de 2007, 17:17:47 »
Então você acredita nos números que os inimigos da igreja dão, mesmo sem censo?

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #11 Online: 16 de Outubro de 2007, 17:24:54 »
Tarcísio, deixa eu ver se entendi. Você não acredita que a inquisição matou milhares, simplesmente porquê não publicaram nada sobre?
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #12 Online: 16 de Outubro de 2007, 17:37:30 »
A questão é, você acredita que a inquisição matou milhares só porque outras pessoas, aveças a igreja como você, dizem que matou?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 16 de Outubro de 2007, 17:40:02 »
Se elaboraram até Bulas papais sobre os métodos de obtenção de confissões e até hoje existe em museus vários instrumentos utilizados pela inquisição, não deveria ser apenas para utilizar em meia dúzia de pessoas... ou só para causar terror psicológico. Mas enfim, nada como um bom revisionismo religioso para atenuar os eventos passados a séculos.

Se não me engano existe disponível em algum lugar da internet o acesso aos processos abertos pela inquisição pela própria igreja.

Temma

• Visitante
« Resposta #14 Online: 16 de Outubro de 2007, 17:45:25 »
Então você acredita nos números que os inimigos da igreja dão, mesmo sem censo?

então os historiadores se dividem em "inimigos da igreja" e "amigos da igreja"?

aí eu parei contigo.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #15 Online: 16 de Outubro de 2007, 17:47:21 »
Se elaboraram até Bulas papais sobre os métodos de obtenção de confissões e até hoje existe em museus vários instrumentos utilizados pela inquisição, não deveria ser apenas para utilizar em meia dúzia de pessoas... ou só para causar terror psicológico.

[defensor da inquisição on]
Ah, mas a existência das bulas papais e dos instrumentos de tortura não prova que os tais 'milhares' foram mortos...
[defensor da inquisição off]

:histeria:
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 16 de Outubro de 2007, 18:01:40 »
Não! Claro que não! Afinal todos sabemos que isto era apenas uma terapia ocupacional para os padres se distraírem um pouco enquanto descansavam de tanto rezar... construíam instrumentros de tortura horripilantes e descreviam técnicas de tortura, só por distração... só na "teoria".

Até o papa tinha seu horário de recreação.

Claro que eu entendo e aceito isto. 

:hihi:

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #17 Online: 16 de Outubro de 2007, 18:55:48 »
Temma, o meu cérebro não trabalha com essas dicotomias simplistas. História é uma área de muitas conjecturas e eu nunca vi uma nua de ideologia, por isso e para facilitar a compreensão eu coloquei "inimigos da igreja", nada além.

Se elaboraram até Bulas papais sobre os métodos de obtenção de confissões e até hoje existe em museus vários instrumentos utilizados pela inquisição, não deveria ser apenas para utilizar em meia dúzia de pessoas... ou só para causar terror psicológico.

[defensor da inquisição on]
Ah, mas a existência das bulas papais e dos instrumentos de tortura não prova que os tais 'milhares' foram mortos...
[defensor da inquisição off]

:histeria:

Engraçado que as bulas papais não tem serventia nenhuma quando utilizadas como argumentos pró-igreja. Como quando se mostram totalmente contra escravidão.

Quais são as provas, resistentes ao ceticismo, que indicam esses milhares de mortos? Contos boca-a-boca?

Temma

• Visitante
« Resposta #18 Online: 16 de Outubro de 2007, 19:24:01 »
Temma, o meu cérebro não trabalha com essas dicotomias simplistas. História é uma área de muitas conjecturas e eu nunca vi uma nua de ideologia, por isso e para facilitar a compreensão eu coloquei "inimigos da igreja", nada além.

quando você usa o termo "inimigos da igreja" você alude a essa dicotomia

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 16 de Outubro de 2007, 19:38:51 »
Quais são as provas, resistentes ao ceticismo, que indicam esses milhares de mortos? Contos boca-a-boca?

Hmmmm...
A fantástica expansão financeira da igreja durante aquele período?

As pinturas da época relatando eventos ligados a inquisição???

Pessoas como Galileu Galilei tendo que se retartar publicamente sob a pressão de ser condenado a morte pela inquisição???

Talvez os processos documentados pela própria igreja????

É... tens razão... são evidências fracas. Vai ver os padres construiram tudo aquilo só para recreação nas horas de folga.  :hihi:

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #20 Online: 16 de Outubro de 2007, 19:52:05 »
Temma, bater pé não adianta.

Spit, recreação eu não digo, mas que não creio nesse "tudo aquilo" como milhares de máquinas da morte, não mesmo.

De boa Spit, você sabe onde estão essas informações das quais você está falando?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 16 de Outubro de 2007, 20:05:28 »

De boa Spit, você sabe onde estão essas informações das quais você está falando?

Me dê 3 segundos para pensar?
1
2
3

No Malleus Maleficarum????  ::)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 16 de Outubro de 2007, 20:36:44 »
E quer saber? Este PNC do Olavo comete uma grave falácia e uma grave desonestidade intelectual neste artigo.

1- Tu Quoque.

2- A revolução francesa visava eliminar a corte... era um movimento anti-monárquico e não anti-religioso.. azar dos padrecos FDP que estavam pendurados nos bagos do rei... se foderam junto. Ninguém iria livrar a cara deles só porque eram padres da igreja ou da PQP.

3- Olavo fumou muita maconha na juventude e ficou assim... atrofiado.  :hihi:

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #23 Online: 16 de Outubro de 2007, 21:51:02 »
O documento é prova de milhares de mortes?
« Última modificação: 16 de Outubro de 2007, 21:57:13 por Tarcísio »

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #24 Online: 16 de Outubro de 2007, 22:09:02 »
É, o Spit disse tudo. Vamos ver no decorrer do debate, Tarcísio, se você ainda continua a duvidar da morte de milhares durante a inquisição.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!