Autor Tópico: Sentimento de "nervoso".  (Lida 4362 vezes)

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
Sentimento de "nervoso".
« Online: 18 de Outubro de 2007, 16:46:15 »
Caraca, não sei se com alguém aqui já aconteceu isso, mas quem aqui não sente nervoso quando o giz faz aquele baruinho no quadro negro? Ou quando o fio dental arranha os dentes?, ou então quando vai fazer um corte com os dentes na linha de pipa?

Eu detesto esta sensação, meu irmão tem nervoso quando esfregava bolinha de gude perto do ouvido dele. :D

As vezes, esta sensação é boa pra querer o que você quer com alguém que sente.

E vocês, sentem nervoso com o que?
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Nigh†mare

• Visitante
Re: Sentimento de "nervoso".
« Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2007, 16:58:42 »
Além da lousa, papel celofane e isopor.

Alguém tem a explicação para esse "nervoso"?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2007, 17:01:39 »
No meu caso, um pedaço de lápis sem ponta passando por uma folha de papel... brrrrrrrrrrrr... só de pensar... :sleepy:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2007, 17:07:44 »
Eu conhecia a coisa pelo termo "arrepio", não nervoso, que seria.... ficar nervoso..... irritado......

Não tenho problema com giz no quadro negro, mas unhas, naquelas lousas nas quais isso faz um barulho bem estridente. Mas eu lembro que se fosse eu mesmo que fizesse, não ligava, só o barulho dos outros fazendo, ou se fosse acidental.

Provavelmente tem algo de psicológico nisso. Será que o som, por exemplo, disso do giz é sonoramente diferente do som, por exemplo, de um tênis "cantando" numa quadra? (que, tanto quanto sei, não causa esse arrepio em ninguém)

Acho que se trocassem os sons num vídeo, deveria produzir a mesma sensação pelo efeito, não pelo som em si... e o som apenas teria o efeito ou não dependendo de como a pessoa interpretasse, acho.

Mas pode ser que tenha algum detalhe sonoro significante, suficiente para o cérebro distinguir e reagir diferentemente.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #4 Online: 18 de Outubro de 2007, 17:10:52 »
Cara, isso é muito curioso. Será que tem a ver com o comprimento de onda sonora? O que nos leva a segunda pergunta, surdos sentem nervoso?
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2007, 17:13:20 »
De alguma coisa não audível... eu nesse do papel pelo menos, é algo quase tangível, além do som... sei lá... sei que me deixa alterado essa sensação...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #6 Online: 18 de Outubro de 2007, 18:04:15 »

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 18 de Outubro de 2007, 18:08:23 »
Provavelmente tem algo de psicológico nisso. Será que o som, por exemplo, disso do giz é sonoramente diferente do som, por exemplo, de um tênis "cantando" numa quadra? (que, tanto quanto sei, não causa esse arrepio em ninguém)
Ah, é bem diferente. Um giz quando começa a fazer barulho, produz um som muito estridente e prolongado. Um tênis possui um som mais seco e breve.

It's an award I've won"

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Outubro de 2007, 18:13:36 »
Se eu me concentro imaginando dois pedaços de isopor sendo esfregados um contra o outro, consigo sentir esse arrepio a qualquer hora do dia ou da noite. ::)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #9 Online: 18 de Outubro de 2007, 18:14:27 »
Ah, é bem diferente. Um giz quando começa a fazer barulho, produz um som muito estridente e prolongado. Um tênis possui um som mais seco e breve.
Por outro lado, um carro cantando pneu não costuma provocar arrepios, muito embora seja um som bem estridente e prolongado.

Temma

• Visitante
« Resposta #10 Online: 18 de Outubro de 2007, 18:25:04 »
algo não ligado ao barulho mas que me dá esse nervoso é aquilo de cortar a pele entre os dedos com papel, como em jackass e outros que não tem o que fazer

:chorao:

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 18 de Outubro de 2007, 18:29:56 »
Por outro lado, um carro cantando pneu não costuma provocar arrepios, muito embora seja um som bem estridente e prolongado.
É estridente mas nem tanto. Um giz quando começa a fazer barulho produz um som muito mais agudo.

Aliás, já não houve um prêmio IgNobel para um trabalho que investigava porque a gente sentia arrepio com barulho de giz na lousa?

Atualizando: foi o IgNobel de acústica de 2006.
http://www.improb.com/ig/ig-pastwinners.html#ig2006

ACOUSTICS: D. Lynn Halpern (of Harvard Vanguard Medical Associates, and Brandeis University, and Northwestern University), Randolph Blake (of Vanderbilt University and Northwestern University) and James Hillenbrand (of Western Michigan University and Northwestern University) for conducting experiments to learn why people dislike the sound of fingernails scraping on a blackboard.
REFERENCE: "Psychoacoustics of a Chilling Sound," D. Lynn Halpern, Randolph Blake and James Hillenbrand,  Perception and Psychophysics, vol. 39,1986, pp. 77-80.
WHO ATTENDED THE IG NOBEL PRIZE CEREMONY: Lynn Halpern and Randolph Blake
« Última modificação: 18 de Outubro de 2007, 18:39:28 por Unknown »

It's an award I've won"

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #12 Online: 18 de Outubro de 2007, 18:51:35 »
Cara, isso é muito curioso. Será que tem a ver com o comprimento de onda sonora? O que nos leva a segunda pergunta, surdos sentem nervoso?
Eu tenho aflição de passar a mão em alguns tipos de tecido.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #13 Online: 18 de Outubro de 2007, 19:19:49 »
Eu tenho aflição de passar a mão em alguns tipos de tecido.

Vou perguntar isso pro Vito Álvaro. Você é surdo?

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #14 Online: 18 de Outubro de 2007, 19:53:31 »
No meu estado, chamam isso de "gastura".
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #15 Online: 18 de Outubro de 2007, 19:56:03 »
Não, só estava dando exemplo de um nervoso sem som. :)
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 18 de Outubro de 2007, 20:14:08 »
Sei o que estão falando... tive isto quando era criança com alguns sons mais agudos... hoje não sinto mais efeito nenhum com estes sons.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #17 Online: 18 de Outubro de 2007, 20:42:06 »
Não, só estava dando exemplo de um nervoso sem som. :)

Ah, valeu então. :D

Sei o que estão falando... tive isto quando era criança com alguns sons mais agudos... hoje não sinto mais efeito nenhum com estes sons.

É outro detalhe mesmo, pois pelo que me consta, as pessoas tendem a controlar este sentimento conforme o tempo vai a passar.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 18 de Outubro de 2007, 21:25:31 »
Caraca, não sei se com alguém aqui já aconteceu isso, mas quem aqui não sente nervoso quando o giz faz aquele baruinho no quadro negro? Ou quando o fio dental arranha os dentes?, ou então quando vai fazer um corte com os dentes na linha de pipa?

Eu detesto esta sensação, meu irmão tem nervoso quando esfregava bolinha de gude perto do ouvido dele. :D
Isso pode ser TOC.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #19 Online: 18 de Outubro de 2007, 21:39:13 »
Não vejo relação, Fernando.

E pra quem não sabe o que é TOC. Aí vai a dica: http://www.virtual.epm.br/tratamento/sostoc/toc.htm

Luz

• Visitante
« Resposta #20 Online: 18 de Outubro de 2007, 23:09:03 »
Por "nervoso" vocês querem dizer aquele sensação de que os dentes vão cair se não apertá-los forte com os lábios, quando imagina, por exemplo, alguém de olhos vendados, correndo de um cão enorme e bravo, entre duas estreitas paredes de madeira, atravessadas por gilletes de cima a baixo (cena de um filme que assisti quando tinha uns doze anos e até hoje me trava os dentes)?  :(

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 18 de Outubro de 2007, 23:10:44 »
Por "nervoso" vocês querem dizer aquele sensação de que os dentes vão cair se não apertá-los forte com os lábios, quando imagina, por exemplo, alguém de olhos vendados, correndo de um cão enorme e bravo, entre duas estreitas paredes de madeira, atravessadas por gilletes de cima a baixo (cena de um filme que assisti quando tinha uns doze anos e até hoje me trava os dentes)?  :(
Não passaram álcool no corpo do elemento antes de tudo isso?

Putz...  :hmph:

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #22 Online: 19 de Outubro de 2007, 00:40:50 »
Quando alguém aqui em casa resolve ou  precisa amolar as facas :stunned:.Nada me segura em casa , mesmo que esteja chovendo canivetes ( não amolados , claro :histeria: )
 :borboleta: e boa noite.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #23 Online: 19 de Outubro de 2007, 01:32:58 »
Amolar é tranquilo...ruim mesmo é cortar osso de frango com faca cega. :x
Dá muito nervoso. |(

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 19 de Outubro de 2007, 02:27:30 »
tenho 'nervoso' com lápis no papel. aquele atrito me incomoda muito, do grafite sendo arranhado. por isso só uso caneta.
quando vejo um lápis riscando o papel sinto como se meu dente canino direito riscasse o carpete. conseguem imaginar isso? sinto no dente.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!