Eu gosto um pouco de metal, mas acho que a maioria dos vocalistas deveriam ser exterminados da face da terra. É a principal coisa que torna esses estilos praticamente inaudíveis.
Acho que as explicações são principalmente culturais, na associação das coisas. As pessoas vão se aproximando dos grupos por uma razão ou outra e aderindo a gostos diversos.
Mas acho que talvez possa ter alguma explicação neurológica relacionada ao exercício do cérebro, meio como aquelas teorias de Mozart afetar em algo a inteligência (na maior parte, BS, woo-woo). Pode ser talvez estímulo, exercício, ou talvez algo que ajude a concentração em outro hemisfério. Tem algum compositor (Mozart?) que dizem que, pedia para que a mulher lesse algum tipo de literatura enquanto ele compunha, o que, já ouvi especularem, deixa ocupado um hemisfério cerebral com a história, enquanto o outro pode compor sem que o anterior se meta no que não entende e atrapalhe a coisa toda. Essas duas coisas são meio auto-excludentes, acho.
Uma vez li qualquer coisa sobre algum físico ou engenheiro, acho que brasileiro, meio jovem e proeminente (acho que era uma matéria sobre cientistas, talvez brasileiros, jovens e proeminentes) que para trabalhar preferia ouvir metal, mas para descansar, música clássica.