Autor Tópico: Metal e inteligência  (Lida 7699 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Metal e inteligência
« Online: 20 de Outubro de 2007, 21:37:01 »
Já percebo isso há alguns meses, jovens que conheceram Black e Death Metal e se destacam incrivelmente em algumas áreas do conhecimento e às vezes em várias. Até a Wikipédia fala disso: In contrast to the "unintelligent metalhead" stereotype, a recent study has pointed out that "liking heavy metal may be a sign of intelligence in youngsters.

Porém, até hoje não consegui enxergar a relação que uma coisa tem com a outra.

Alguém tem alguma opinião sobre isso?

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
Re: Metal e inteligência
« Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2007, 22:10:59 »
Acho um pouco "pré-estabelecida" esta idéia. Não vejo relação nenhuma entre uma pessoa curtir um tipo de som e ser inteligente. Tipo, eu curto muito Black e Death Metal, muito mesmo. :D Mas não só Black e Death, curto Fafá de Belém, Alcione, Adriana Calcanhotto, Ana Carolina, Elis Regina, Caetano Veloso, enfim, uma penca de outras músicas e bandas que não só de Black ou Death.

Será uma nova idéia pra um novo cientista?

Exemplo: Metaleiros, que curtem Cannibal Corpse, Dark Funeral, Marduk, Cradle of Filth são mais inteligentes que Rodriguinho dos Travessos e companhia. :D
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2007, 22:17:07 »
tem algo a ver, sim.
basicamente é o seguinte; heavy metal é muito ruim. é muito, muito ruim. não dá pra ouvir de primeira e gostar, é até pior do que cerveja quando nunca se a tomou. então temos de admitir que ninguém ouve heavy metal simplesmente porque lhe chama atenção, simplesmente porque lhe agrada aos ouvidos.
pois bem, e aí temos nosso youngster inteligentinho. duas coisas o levam pro heavy metal: a não-tão-provada relação inteligência_x_inabilidade social que ocasiona a necessidade de se auto-afirmar como superior perante o populacho feliz e socialmente hábil OU o simples desgosto com a simplicidade da música popular, de que todo mundo parece gostar, e aí ele faz um esforço pra gosta daquela barulheira que chamam de heavy metal e sobre a qual dizem que "isso sim é música bem construída, não fica falando de amor e essas besteiras [mas fica falando de dragão, de corpos e dessas coisas. eu fico com o amor] e não sei que guitarrista estudou não sei o que clássico então olha só a melodia yadda yadda.".

de qualquer forma a maior parte dos metaleiros-rpgistas-nerds-e-congêneres costuma ser mais inteligente que seus pares. eu expûs uma teoria.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2007, 22:23:43 »
Bem, a música é uma espécie de "espelho do espírito". Geralmente a gente gosta de músicas que falam de algo que conhecemos, de algo que acontece com gente e tal. Vide a música popular (funk, pagode, esses sertanojos), vazia como a população... Acho que a "relação" é mais pelos "inteligentes preferirem metal" do que os metaleiros ficarem inteligentes...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2007, 22:26:42 »
tem algo a ver, sim.
basicamente é o seguinte; heavy metal é muito ruim. é muito, muito ruim. não dá pra ouvir de primeira e gostar, é até pior do que cerveja quando nunca se a tomou. então temos de admitir que ninguém ouve heavy metal simplesmente porque lhe chama atenção, simplesmente porque lhe agrada aos ouvidos.
pois bem, e aí temos nosso youngster inteligentinho. duas coisas o levam pro heavy metal: a não-tão-provada relação inteligência_x_inabilidade social que ocasiona a necessidade de se auto-afirmar como superior perante o populacho feliz e socialmente hábil OU o simples desgosto com a simplicidade da música popular, de que todo mundo parece gostar, e aí ele faz um esforço pra gosta daquela barulheira que chamam de heavy metal e sobre a qual dizem que "isso sim é música bem construída, não fica falando de amor e essas besteiras [mas fica falando de dragão, de corpos e dessas coisas. eu fico com o amor] e não sei que guitarrista estudou não sei o que clássico então olha só a melodia yadda yadda.".

de qualquer forma a maior parte dos metaleiros-rpgistas-nerds-e-congêneres costuma ser mais inteligente que seus pares. eu expûs uma teoria.
Talvez, mas eu comecei a ouvir metal porque era legal mesmo, não era porque eu não tenho uma boa vida social... Embora eu não ouça Death e Black, já que são realmente ruins...

Ah sim, claro, também não sou gênio. Nem notei melhora alguma na minha capacidade cognitiva devido ao fato de eu ouvir esse tipo de música.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2007, 22:46:38 »
Será que a economia do uso da inteligência na musica é desviada para outras áreas? [/brincadeira]  :P
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #6 Online: 21 de Outubro de 2007, 00:08:58 »
As vertentes mais extremas do Metal tendem sim a uma exploração maior de temas e estruturas mais complexas. O Black e o Death Metal não são gêneros musicais apenas de entretenimento, mas também exprimem diversas ideologias. A heterogeneidade dessas bandas é incrível. Infelizmente também há a escória, bandas que produzem artefatos magníficos mas que defendem ideologias segregacionistas em suas músicas.

Mas isso não se restringe somente ao Death e ao Black Metal. Bandas dentro do próprio Heavy Metal abordam temas "inteligentes". Vide as letras do Iron Maiden. O Iron já abordou a Segunda Guerra Mundial, Guerra da Criméia, Guerra Fria, Guerra das Malvinas, Guerra entre a Escócia e Inglaterra, corrupção, Egito antigo, agnosticismo, fundamentalismo religioso...

Os detratores do Metal costumam dizer que o Metal é um estilo de adolescentes sem nada na cabeça e drogados, mas isso é apenas um espantalho, muitos não conseguem assimilar a idéia de existir uma vertente na música que procura não seguir o mercado e que procura ser fiel aos seus ideais.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Outubro de 2007, 00:18:23 »
Citação de: rodion

Discordo. Bandas como Black Sabbath, Judas Priest e Iron Maiden são muito catchys.

pois bem, e aí temos nosso youngster inteligentinho. duas coisas o levam pro heavy metal: a não-tão-provada relação inteligência_x_inabilidade social que ocasiona a necessidade de se auto-afirmar como superior perante o populacho feliz e socialmente hábil

Creio que a minoria da minoria ouça para se auto-afirmar.

e aí ele faz um esforço pra gosta daquela barulheira que chamam de heavy metal e sobre a qual dizem que "isso sim é música bem construída, não fica falando de amor e essas besteiras [mas fica falando de dragão, de corpos e dessas coisas. eu fico com o amor] e não sei que guitarrista estudou não sei o que clássico então olha só a melodia yadda yadda.".

Isso é um espantalho, embora existam bandas com arcabouço lírico pobre.

rizk

• Visitante
« Resposta #8 Online: 21 de Outubro de 2007, 01:29:26 »
É de fato uma coisa curiosa... de todos os metaleiros que eu conheço, não tem UM que não seja talentoso. Não sei se é "inteligência", mas invariavelmente são muito bons no que fazem. É até lugar comum: "sabe quem faz isso bem?, o Fulaninho, sabe, aquele cabeludo???"

Agora, como uma coisa se relaciona a outra ainda é obscuro. E não sei se é estatisticamente correto dizer que eles são mais competentes que quem ouve samba ou outra coisa (mas aposto que é pau-a-au com quem curte música erudita)

Porque são diversos fatores. Pode ter a ver com inadequação social, como disse o Bruno. Adiciono que os temas padrão, dragões e távola redonda e morte, indicam escapismo. Pode ter a ver com fatores socioeconômicos: não tem metaleiro pobrinho. É preciso algum poder aquisitivo pra conhecer, no mínimo, e pra comprar aquele monte de camisetas hehe. 

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #9 Online: 21 de Outubro de 2007, 09:10:58 »
Pode ter a ver com fatores socioeconômicos: não tem metaleiro pobrinho. É preciso algum poder aquisitivo pra conhecer, no mínimo, e pra comprar aquele monte de camisetas hehe.
Até faz um pouco de sentido... Quer dizer, justamente por ser um estilo meio "deslocado" do que se encontra em toda esquina, é necessário um mínimo de poder aquisitivo para, no mínimo, se manter por dentro. O mesmo, com mais intensidade, vale para a música clássica.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #10 Online: 21 de Outubro de 2007, 10:23:36 »
Não sei por qual produto você está analisando, mas não é tão intensa a diferença em termos econômicos a música clássica do metal em geral.

Não tenho muita idéia do preço de apresentações de música clássica, mas shows de metal andam girando em torno de R$80,00 para cima dependendo da banda. Já preço de CDs, é difícil encontrar algum de música clássica que passe os R$20,00; CDs de metal mais antigos estão nessa faixa de preço também e os novos costumam ter o preço de um lançamento qualquer. Recentemente comprei um box com 6 CDs de Mozart por R$45,00.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #11 Online: 21 de Outubro de 2007, 11:49:58 »
Acredito que boa parte dos metaleiros também gosta ou ao menos reconhece que música clássica é boa. O metal e a música clássica cada vez se aproximam mais... principalmente no metal progressivo, melódico e épico, mas também no heavy metal tradicional a música é geralmente mais complexa do que a média dos outros gêneros.

Acho que essa "complexidade musical" é o que chama atenção dos mais nerdzinhos, que geralmente se destacam em alguma coisa. Tem gente que curte música pra ir na balada, pra dançar, pra descansar.. enfim. Eu (e acredito que boa parte dos metaleiros também o fazem) ouço pelo som, pela música. Gosto de saber sobre instrumentos, de conhecer sobre música, de saber as técnicas vocais, a história das bandas, as letras.. é um tipo de música bastante cultural.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 21 de Outubro de 2007, 13:53:44 »
Eu gosto um pouco de metal, mas acho que a maioria dos vocalistas deveriam ser exterminados da face da terra. É a principal coisa que torna esses estilos praticamente inaudíveis.

Acho que as explicações são principalmente culturais, na associação das coisas. As pessoas vão se aproximando dos grupos por uma razão ou outra e aderindo a gostos diversos.

Mas acho que talvez possa ter alguma explicação neurológica relacionada ao exercício do cérebro, meio como aquelas teorias de Mozart afetar em algo a inteligência (na maior parte, BS, woo-woo). Pode ser talvez estímulo, exercício, ou talvez algo que ajude a concentração em outro hemisfério. Tem algum compositor (Mozart?) que dizem que, pedia para que a mulher lesse algum tipo de literatura enquanto ele compunha, o que, já ouvi especularem, deixa ocupado um hemisfério cerebral com a história, enquanto o outro pode compor sem que o anterior se meta no que não entende e atrapalhe a coisa toda. Essas duas coisas são meio auto-excludentes, acho.

Uma vez li qualquer coisa sobre algum físico ou engenheiro, acho que brasileiro, meio jovem e proeminente (acho que era uma matéria sobre cientistas, talvez brasileiros, jovens e proeminentes) que para trabalhar preferia ouvir metal, mas para descansar, música clássica.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #13 Online: 21 de Outubro de 2007, 16:31:18 »
Citação de: Buckaroo Banzai
Eu gosto um pouco de metal, mas acho que a maioria dos vocalistas deveriam ser exterminados da face da terra. É a principal coisa que torna esses estilos praticamente inaudíveis.

Depende da vertente.

De fato os vocalistas das vertentes mais extremas têm vocais que não são fáceis de assimilar. Mas vocalistas de Heavy têm vocais muito bons, vide Bruce Dickinson, Ronnie James Dio, Michael Kiske, Joe Lynn Turner, Jeff Scott Soto.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 21 de Outubro de 2007, 21:11:36 »
kiske é terrível. essas coisas agudas me dão nos nervos. aquele do dream theater também me irrita.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #15 Online: 21 de Outubro de 2007, 21:14:05 »
aquele do dream theater também me irrita.

O Labrie não é muito bom mesmo não.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #16 Online: 21 de Outubro de 2007, 21:14:34 »
É por isso que vanglorio George Fisher. :D
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 21 de Outubro de 2007, 21:17:35 »
kiske é terrível.
Place Vendome é muito bom, devia tentar. Pega "I Will Be Waiting".

essas coisas agudas me dão nos nervos. aquele do dream theater também me irrita.
Ninguém além dos próprios músicos gostam de Dream Theater...

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Última modificação: 21 de Outubro de 2007, 21:37:46 por Nightstalker »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 21 de Outubro de 2007, 21:36:02 »
Glenn Hughes detona...

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #20 Online: 21 de Outubro de 2007, 21:41:55 »
Heavy metal é estilo preferido dos superdotados

Pesquisa foi feita com "mentes brilhantes" do Reino Unido.
Jazz e música erudita não agradam os "geninhos".
Do G1, em São Paulo

Grupos de rock pesado como Slayer e Slipknot estão entre os favoritos entre os maiores intelectos do país, que parecem gostar também das letras com mensagens políticas e de forte carga emocional.

Uma pesquisa feita entre estudantes da academia, à qual têm acesso apenas 5% dos jovens com mentes mais brilhantes do país, revela a predileção destes pela "brutalidade visceral" do "heavy metal".

Mais de um terço dos entrevistados incluiu o "heavy metal" entre seus estilos favoritos.
Os responsáveis pela pesquisa reconheceram sua surpresa ao ver que os estilos menos populares entre os superdotados eram os que tradicionalmente são associados às mentes mais privilegiadas, como jazz e música clássica.

O responsável pela pesquisa, Stuart Cadwallader, da universidade de Warwick, disse que os resultados obtidos mostram que estes jovens encontram no "heavy metal" uma espécie de "catarse", de forma particular os que, apesar da inteligência superior, têm baixa auto-estima.

Esse tipo de música agressiva serve também para que canalizem suas frustrações e insatisfação, disse Cadwallader, em conferência realizada na British Psychological Society, na cidade inglesa de York.

De acordo com Cadwallader, "as pressões associadas à condição de superdotado talvez possam ser esquecidas, temporariamente, com a ajuda desta música".

Fonte

Ps: Sl*pknot é um aborto musical e é indigno de ser classificado como Metal.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #21 Online: 21 de Outubro de 2007, 21:42:58 »
O Manuel Doria (Stein na STR e Azatoth no RV) é um exemplo vivo disso.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #22 Online: 21 de Outubro de 2007, 21:43:38 »

John West. Uma das vozes mais bonitas do metal na minha opinião.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #23 Online: 21 de Outubro de 2007, 21:43:55 »
Pow...eu curto muito Slipnot, Korn, entre outras bandas que são NuMetal. :(

Será que sou burro? :D

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #24 Online: 21 de Outubro de 2007, 21:44:54 »
Pow...eu curto muito Slipnot, Korn, entre outras bandas que são NuMetal. :(

Será que sou burro? :D

Nada. Só é mal encaminhado. :P

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!