Autor Tópico: Metal e inteligência  (Lida 7701 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Metal e inteligência
« Resposta #50 Online: 23 de Outubro de 2007, 13:03:44 »
Citação de: Buckaroo Banzai
Eu gosto um pouco de metal, mas acho que a maioria dos vocalistas deveriam ser exterminados da face da terra. É a principal coisa que torna esses estilos praticamente inaudíveis.

Depende da vertente.

De fato os vocalistas das vertentes mais extremas têm vocais que não são fáceis de assimilar. Mas vocalistas de Heavy têm vocais muito bons, vide Bruce Dickinson, Ronnie James Dio, Michael Kiske, Joe Lynn Turner, Jeff Scott Soto.

Eu comumente esqueço que esses metais meio "pop" são heavy metal. Se é que são, unanimemente. Deve ter quem os coloque junto com hard rock, tipo bon jovi.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 23 de Outubro de 2007, 13:09:20 »

A idéia que prevalesce é essa (metal=inteligência)?  :susto:  Sempre achei que fosse o contrário...   :hihi:

Que bom saber!!!  :lol:

Possivelmente você confunde heavy metal com hard rock, como "guns and roses", "def leppard", etc. São termos popularmente tidos como sinônimos, mas distintos no meio mais "estudioso" da coisa (objeção levantada especialmente os fãs de heavy metal, provavelmente), sendo o estereótipo de HR mais ligado a isso burrice, vulgaridade, futilidade. HM meio que nem tem um estereótipo de verdade, seria mais esse de nerds fãs de RPG, talvez; mas esses podem também estar associados a gostos musicais bem contrastantes, acho.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 23 de Outubro de 2007, 13:13:29 »
Estou lendo a autobiografia do Vikernes no próprio site dele. Recomendo, muuuito interessante.

http://www.burzum.org/eng/biography.shtml

O que tem de tão interessante e recomendável na biografia de um nazista metaleiro? Sei lá, acho que a biografia da Gretchen ou do Tiririca talvez seja até mais interessantes. De Zezé de Camargo e Luciano então, dez vezes mais. Mas prefiro ler tiras do Garfield.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 23 de Outubro de 2007, 13:21:20 »
Eu acho que é exatamente o contrário também, que por diversos motivos (identidade, "estado da arte", etc..), os inteligentes preferem metal. Não o contrário...

Também acho que tem muito disso, provavelmente, meio "cult", meio como arte modernista. Muito mais do que qualquer explicação não-cultural.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 23 de Outubro de 2007, 13:23:59 »
Interessante justamente por tu ver por um outro lado a personalidade dele, diferente do que é mostrado pela mídia.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #55 Online: 23 de Outubro de 2007, 13:27:36 »
Eu já acho que a maioria dos que "curtem" metal demais são mais burros. Aliás eu acho que boa parte dos adolescentes e jovens vivem em um mundo utópico dando importância sem tamanho para a música. Normalmente perdem o norte se preocupando com letras e bandas idiotas e esquecem do resto, daquilo que realmente é importante na vida.

Até nessas merdas de "programas" sociais em que se vê, na maioria das vezes é aula de capoeira, dança, percussão e congêneres etc. Daí entrevistam o sujeito e ele fala que a música mudou sua vida, que ele quer ser dançarino ou percussor quando crescer, trabalho e qualificação que é bom nada. Vivem de ilusões.

Raramente vejo programas sociais que ensinam algum trabalho ou ensinem conhecimento de fato e não a ficar batendo um tambor no tempo certo coletivamente.

Quanto ao metal em sí, normalmente seus seguidores são pessoas de melhor poder aquisitivo, mas alienadas tanto quanto.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 23 de Outubro de 2007, 13:31:33 »
Legal. :ok:

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #57 Online: 23 de Outubro de 2007, 19:45:21 »
Citação de: Buckaroo Banzai
Eu gosto um pouco de metal, mas acho que a maioria dos vocalistas deveriam ser exterminados da face da terra. É a principal coisa que torna esses estilos praticamente inaudíveis.

Depende da vertente.

De fato os vocalistas das vertentes mais extremas têm vocais que não são fáceis de assimilar. Mas vocalistas de Heavy têm vocais muito bons, vide Bruce Dickinson, Ronnie James Dio, Michael Kiske, Joe Lynn Turner, Jeff Scott Soto.

Eu comumente esqueço que esses metais meio "pop" são heavy metal. Se é que são, unanimemente. Deve ter quem os coloque junto com hard rock, tipo bon jovi.

Não. O rótulo utilizado para bandas como Iron Maiden, Black Sabbath, Judas Priest, Saxon, etc... é de Heavy Metal. Mas de fato há bandas em que existem controvérsias no que se refere aos rótulos. Exemplo disso são bandas como Deep Purple, Blue Öyster Cult, W.A.S.P e Led Zeppelin.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #58 Online: 23 de Outubro de 2007, 21:42:53 »
Eu já acho que a maioria dos que "curtem" metal demais são mais burros. Aliás eu acho que boa parte dos adolescentes e jovens vivem em um mundo utópico dando importância sem tamanho para a música. Normalmente perdem o norte se preocupando com letras e bandas idiotas e esquecem do resto, daquilo que realmente é importante na vida.

Até nessas merdas de "programas" sociais em que se vê, na maioria das vezes é aula de capoeira, dança, percussão e congêneres etc. Daí entrevistam o sujeito e ele fala que a música mudou sua vida, que ele quer ser dançarino ou percussor quando crescer, trabalho e qualificação que é bom nada. Vivem de ilusões.

Raramente vejo programas sociais que ensinam algum trabalho ou ensinem conhecimento de fato e não a ficar batendo um tambor no tempo certo coletivamente.

Quanto ao metal em sí, normalmente seus seguidores são pessoas de melhor poder aquisitivo, mas alienadas tanto quanto.

Alienação não implica em burrice. Só porque alguém passa um tempo da vida dedicando-se a coisas fúteis não significa que é um completo idiota. Muitos metaleiros páram de vestir camisetas pretas, beber e ir em shows quando "crescem" mas continuam ouvindo a música. Já tive professores metaleiros, 50% dos programadores que conheço curtem metal, 90% dos RPGistas, e por aí vai... aqui no fórum mesmo tem um monte de gente inteligente que gosta de metal. Acredito que essa é a maioria, ela simplesmente não aparece tanto quanto a minoria idiota...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #59 Online: 23 de Outubro de 2007, 23:42:06 »

Alienação não implica em burrice. Só porque alguém passa um tempo da vida dedicando-se a coisas fúteis não significa que é um completo idiota. Muitos metaleiros páram de vestir camisetas pretas, beber e ir em shows quando "crescem" mas continuam ouvindo a música. Já tive professores metaleiros, 50% dos programadores que conheço curtem metal, 90% dos RPGistas, e por aí vai... aqui no fórum mesmo tem um monte de gente inteligente que gosta de metal. Acredito que essa é a maioria, ela simplesmente não aparece tanto quanto a minoria idiota...
Mas essa associação entre metal e inteligência é totalmente ad hoc e tem tanta validade quanto a do Amon. Curiosamente os que estão a favor dessa tese tem um certo interesse pelo tema e ainda são integrantes de um meio em que se fala isso, nos fóruns, até sendo citado um integrante dos fóruns que se destaca por sua inteligência. Tudo muito parcial e ao meu ver tendencioso.

É mais ou menos como aquela minha história de me considerar gênio, da qual a amiga tinha classificado de revolução adriana  :lol:. Eu tenho meus motivos para me achar inteligente, pelo que eu vivencio e comparo com outras pessoas da minha realidade social. Mas também tenho a opinião que esses ambientes virtuais de fórum são freqüentados por pessoas inteligentes por gostarem de discussão, de debater e aprofundar certos temas.

Com o tópico lembrei daqueles outros de ateus são mais inteligentes. É uma tendência natural um grupo se ver de uma maneira superior, como é também nos casos de gafes racistas que acontecem (como o caso do famoso cientista). 
« Última modificação: 24 de Outubro de 2007, 01:29:28 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Luz

• Visitante
« Resposta #60 Online: 24 de Outubro de 2007, 00:10:09 »

A idéia que prevalesce é essa (metal=inteligência)?  :susto:  Sempre achei que fosse o contrário...   :hihi:

Que bom saber!!!  :lol:

Possivelmente você confunde heavy metal com hard rock, como "guns and roses", "def leppard", etc. São termos popularmente tidos como sinônimos, mas distintos no meio mais "estudioso" da coisa (objeção levantada especialmente os fãs de heavy metal, provavelmente), sendo o estereótipo de HR mais ligado a isso burrice, vulgaridade, futilidade. HM meio que nem tem um estereótipo de verdade, seria mais esse de nerds fãs de RPG, talvez; mas esses podem também estar associados a gostos musicais bem contrastantes, acho.

Eu falava de heave, mesmo, mas incluiria umas "bandinhas" death e trash também no repertório...  :lol:  nada conta o o "metal pop", claro...  :P  Se bem que não existe muito consenso para a questão.

Mas sempre achei que a idéia que prevalescia era a de ricos, bitolados e alienados, com falso ar de intelecto.  ::)
« Última modificação: 24 de Outubro de 2007, 00:22:24 por Luz »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 24 de Outubro de 2007, 00:34:10 »
De onde vocês tiraram que metaleiros são pessoas de classe média alta?

Mas sempre achei que a idéia que prevalescia era a de ricos, bitolados e alienados, com falso ar de intelecto.  ::)
Um pouco é. Por isso acho nonsense dizer que metaleiros são inteligentes. Faz muito mais sentido pensar que gente inteligente não gosta é de música popular. Como o Adriano disse, é ad hoc escolher o metal para a comparação. Aposto muito que muitos intelectuais gostam de música clássica ou rock dos anos 80 ou alternativo. Aposto muito mais que a massiva maioria não ouve funk carioca ou pagode paulista. :)

Luz

• Visitante
« Resposta #62 Online: 24 de Outubro de 2007, 00:57:41 »
De onde vocês tiraram que metaleiros são pessoas de classe média alta?

Um pouco é. Por isso acho nonsense dizer que metaleiros são inteligentes. Faz muito mais sentido pensar que gente inteligente não gosta é de música popular. Como o Adriano disse, é ad hoc escolher o metal para a comparação. Aposto muito que muitos intelectuais gostam de música clássica ou rock dos anos 80 ou alternativo. Aposto muito mais que a massiva maioria não ouve funk carioca ou pagode paulista. :)

Se tem uma coisa que eles detestam é ser chamados de "metaleiros"!  :P

Eu sou metal, pô! METAL!  :hmph:  GUEM GUEM GUEM GUEM GUEM... (imitando som do baixo)   :)

Que fique claro, que não era de jeito nenhum - muito antes, pelo contrário - a idéia que eu tinha, mas a que eu achava que prevalescia no mundo não-metal:stunned:

« Última modificação: 24 de Outubro de 2007, 01:15:05 por Luz »

Offline Artefacts.of.Chaos

• Nível 10
  • *
  • O mundo real é uma exceção!
« Resposta #63 Online: 24 de Outubro de 2007, 01:12:08 »
o que acontece é que dentro dessas vertentes os que curtem mesmo correm atrás de informações da banda, letras, ideologias, etc... não é aquelas musiquinhas de escutar por escutar, existe toda uma ideologia, metal é estilo de vida
Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 24 de Outubro de 2007, 01:17:41 »
Seja bem-vindo Artefacts.of.Chaos, dê uma passadinha no tópico de apresentações!

Eu sou metal, pô! METAL!  :hmph:  GUEM GUEM GUEM GUEM GUEM... (imitando som do baixo)   :)
Você está pegando os piores moleques mais-virgens-do-que-eu como exemplo, aí não vale... :p

Luz

• Visitante
« Resposta #65 Online: 24 de Outubro de 2007, 01:24:09 »
Seja bem-vindo Artefacts.of.Chaos, dê uma passadinha no tópico de apresentações!

Eu sou metal, pô! METAL!  :hmph:  GUEM GUEM GUEM GUEM GUEM... (imitando som do baixo)   :)
Você está pegando os piores moleques mais-virgens-do-que-eu como exemplo, aí não vale... :p

Na verdade, não estava...  :vergonha:  ou estava? Dizia daqueles metais que vivem música, respiram música e costumam atravessar longos períodos em que não se interessam por outra coisa...  :(

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 24 de Outubro de 2007, 01:36:22 »
Ham, bem, eu disse isso porque sequer conheço algum headbanger (esse é o nome "correto", o povo não costuma gostar de "metaleiro", deve ser porque perguntam em seguida se eles fazem panelas.. :p) que queira ser chamado de "metal"... Se bem que não duvido que existam muitos assim.

Só por essa discussão dá pra perceber que esse grupo é bastante heterogêneo. Bobeira relaciona-lo com qualquer característica tipo inteligência ou algo assim.

Luz

• Visitante
« Resposta #67 Online: 24 de Outubro de 2007, 01:45:51 »
Ham, bem, eu disse isso porque sequer conheço algum headbanger (esse é o nome "correto", o povo não costuma gostar de "metaleiro", deve ser porque perguntam em seguida se eles fazem panelas.. :p) que queira ser chamado de "metal"... Se bem que não duvido que existam muitos assim.

Só por essa discussão dá pra perceber que esse grupo é bastante heterogêneo. Bobeira relaciona-lo com qualquer característica tipo inteligência ou algo assim.

Nisso eu concordo, não estava relacionando, inclusive, mas achando estranha a relação... porque com tudo que se costuma relacioná-los, inteligência, é a primeira vez que vejo.  :umm:  Fiquei surpresa, mesmo!   

Ao menos, do lado de fora, as relações costumam ser 103% pejorativas.  :stunned:  Até os próprios já se acostumaram, normalmente.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #68 Online: 24 de Outubro de 2007, 10:05:47 »
o que acontece é que dentro dessas vertentes os que curtem mesmo correm atrás de informações da banda, letras, ideologias, etc... não é aquelas musiquinhas de escutar por escutar, existe toda uma ideologia, metal é estilo de vida

Tão vendo?... :D
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 24 de Outubro de 2007, 10:22:34 »
Interessante justamente por tu ver por um outro lado a personalidade dele, diferente do que é mostrado pela mídia.

Que "mídia"? Só nos círculos mais entendidos se houve falar desse cara.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 24 de Outubro de 2007, 10:58:57 »

Mídia norueguesa que pinta um, retrato dele como querem e é assim que os círculos mais entendidos o têm como imagem.

___

Apesar de ele defender algumas loucuras é interessante observar a figura dele e ver que até que é uma pessoa normal, porém com idéias extremistas. Nada mais.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #71 Online: 24 de Outubro de 2007, 11:03:11 »

Mídia norueguesa que pinta um, retrato dele como querem e é assim que os círculos mais entendidos o têm como imagem.

___

Apesar de ele defender algumas loucuras é interessante observar a figura dele e ver que até que é uma pessoa normal, porém com idéias extremistas. Nada mais.

Tenho pra mim, que na Noruega, o satanismo seja algo de tão normal, como aqui temos o cristianismo. Você já ouviu falar de outra banda que seja satanista e nazista, como esta, Burzum?

Marduk?
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 24 de Outubro de 2007, 12:12:37 »
Aí que tá, viu? Vocês falam em Burzum "satanista e nazista", isso é pintura que a mídia norueguesa faz dele. Não que seja um coitado, mas os caras lá têm tanto medo dele¹ que querem-no bem longe da sociedade. Aí que eu digo que a biografia dele tem coisas bem interessantes, é mais ou menos um "por dentro de uma mente insana", tu meio que compreende ele, mesmo sem concordar com muita coisa louca que ele apóia. Tipo na primeira parte que ele conta como conhecer Tolkien e sobre suas brincadeiras de RPG com os amigos nos bosques da Noruega, que devem fazer qualquer metaleiro brasileiro sentir inveja (:lol:).

Vou separar uns trechos interessantes:

The idea with Burzum was not only to make original and personal music, but also to create something new - a "darkness" in a far too "light", safe and boring world. Unlike 99% of all musicians I didn't play music to become famous, earn money and get laid. I had no interest in neither fame nor money, and I had a very naïve and romantic view on women, an almost medieval (or rather fantsy world) view on women, so I had nothing but contempt for the brain-dead "sex, drugs and rock'n'roll" attitude of the other metal people. Instead my motivation was a wish to experiment with magic, and try to create an alternative reality by the use of "magic". If the spiritual power of many people could be "collected" in one vessel, or transferred through one magic item or entity (in Norse we call it fylgja ["follower", "guardian spirit"]), it could be used to create something real. This is purely magical thinking, and instead of being based on occultism it was based on fantasy magic - something that is kind of amusing to think about. Burzum was supposed to be the vessel, the magic weapon (or if You like; the magic ring), so to speak.

(...)

The magic was necessary only because I wasn't satisfied with the real world. There was no adventure, no fear or trolls, dragons or undead creatures. No magic. So I figured I had to create the magic myself. It was very sad to see that this magic was ruined or at least reduced in 1993, when the media started to write about it, and a lot of former country, rock and Death Metal bands in Norway suddenly dyed their hair black and started to wear corpse-paint and play Black Metal; to become famous, to make money and to get laid - and not to change the world. They didn't seem to think about magic, that is for sure, but in their defense I must say they weren't shown much magic either. The media twisted everything beyond recognition, like they always do. The new bands made Black Metal become a part of the modern world, rather than revolt against it, like they should have done. Maybe they felt attracted to it because the magic worked, because they felt attracted to something that was special. I don't know. I just know that I don't appreciate what it has turned into; just another unimaginative "sex, drugs, and rock'n'roll" subculture in and a part of the modern world. It has become part of the "bread and circus" of the oppressors - it has become a part of the problem.

___

So what the Judeo-Christians call "Satanism" or "devil worship" is really our own European religion! My attraction to this must be seen in the light of this. Also my teenage will to briefly use the term "Satanist" to describe myself must be seen in this light. Yet, I have never been a "Satanist", just like our forefathers never were "Satanists" either. I am and have always been a Pagan. "Satanism" or "devil worship" as described by the Judeo-Christians has simply never existed. The belief in the existence of "Satanism" or "devil worship" is just ignorance and a result of lie-propaganda. The "witches" were murdered by the church not because they worshipped "Satan" or any other fictional Hebrew deity, but because they kept practicing our European religion, against the will of the Judeo-Christians. The only reason they stopped murdering these noble women and men is the fact that they ran out of people to burn, or they failed to find any more of them. This also explains why so many "witches" were murdered in Northern Europe and in Germany in particular, compared to the numbers murdered in Southern Europe. Southern Europe was generally speaking Christianized as much as five hundred or even a thousand years before Northern Europe and Germany, and naturally there were far more Pagans in the parts of Europe that were Christianized last. More women than men were murdered simply because there were more priestesses than priests. Each coven only had one man, but most often several women - from a few to as much as sixteen.

¹ Não sem razão. Imagina aquele país lindinho lá com um assassino e incendiador de igrejas à solta. :hihi:

Marduk? Já ouvi falar, vou dar uma pesquisada.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #73 Online: 24 de Outubro de 2007, 12:48:55 »

Só por curiosidade, que tipo de música você costuma ouvir? :)
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 24 de Outubro de 2007, 12:52:58 »
Ele acabou de me dizer por MSN que ouve Léo Aquila.

Se joga, pintosa. Põe rosa!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!