Autor Tópico: PF prende 25 por fraude em leite longa vida integral  (Lida 2981 vezes)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
PF prende 25 por fraude em leite longa vida integral
« Online: 22 de Outubro de 2007, 13:13:42 »
22/10/2007 - 11h42
PF prende 25 por fraude em leite longa vida integral

São Paulo - A PF (Polícia Federal) prendeu 25 pessoas hoje de manhã na cidade mineira de Uberaba durante a Operação Ouro Branco, deflagrada em Minas Gerais. Outras duas prisões ocorreram no final da manhã em Passos, também em Minas.

A operação tem como objetivo combater crimes contra a saúde pública cometidos pela Coopervale (Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande) e Casmil (Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro), acusadas de adicionar substâncias não permitidas ou além da dosagem máxima permitida por lei, ao leite longa vida integral, tornando-o impróprio para o consumo, de acordo com laudo emitido por laboratório vinculado ao Ministério da Agricultura.

A intenção dos fraudadores era aumentar a quantidade do produto e aumentar o período de manutenção e acondicionamento sem que ele se deteriore. O leite adulterado era revendido pelas Cooperativas para empresas como Calu e Parmalat, entre outras, que comercializavam o produto em embalagens próprias em todo o país.

Segundo a PF, entre os detidos estão dirigentes e empregados das cooperativas envolvidas, bem como um servidor do SIF (Serviço de Inspeção Federal) do Ministério da Agricultura, responsável pela fiscalização da produção de leite e seus derivados.

As equipes de policiais federais também estão recolhendo amostras de leite longa vida integral em todo o país, já que, segundo as apurações, a fraude atinge dimensão nacional, envolvendo empresas de diversos estados da federação.

Solange Spigliatti

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2007/10/22/ult4469u12484.jhtm

Isso é muito grave! Bando de FDPs! mesmo.  :x

Outra, o leite longa vida integral da Batavo tem um gosto estranho na minha opinião... Alguém acha a mesma coisa?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
Re: PF prende 25 por fraude em leite longa vida integral
« Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2007, 13:28:48 »
Já ouviu falar do leite longa vida MUSA? Poxa, comprei duas caixas fechadas - vem com 12L cada! - e só usamos umas 4 caixas de 1L! Jogamos o resto fora!!!!
No fundo da caixa, havia um precipitado branco e de consistência amolecida! E um gosto azedo!
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2007, 13:45:00 »
Não conheço esta marca não. Eu costumo comprar Credence e Santa Maria, que são daqui do Sul. Uma é de SC e outro do PR, salvo engano.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2007, 13:52:25 »
Eu tenho uma vaca... \o/
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2007, 13:53:26 »
Eu tenho uma vaca... \o/

Você puxa as tetas dela?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2007, 13:55:46 »
Eu tenho uma vaca... \o/

Você puxa as tetas dela?

Não... eu não tenho essa intimidade com ela... :(
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #6 Online: 22 de Outubro de 2007, 14:09:21 »
Hahhahahaha....Diêgo, isso é sério?

Outra, o leite longa vida integral da Batavo tem um gosto estranho na minha opinião... Alguém acha a mesma coisa?

Normalmente, leite integral tendem a ter gosto estranho, porque a concentração de gordura é maior, bahh..é lógico que você sabe disso. :D

Mas o que quero apontar é que o processo de conservação e etc devem ser estranhos, por isso o gosto ser ruim.

Este tópico me lembrou uma musiquinha que eu amo (não pelo comercial, até porque eu quero que o comercial se foda, mas sim, pelas criancinhas lindas que lá tem)

Eis a música:

O Elefante é fã de Parmalat. O Porco cor de rosa e o Macaco também são. O Panda e a Vaquinha só querem Parmalat. Assim como a Foquinha o Ursinho e o Leão. O Gato mia. O Cachorrinho late. O Rinoceronte só quer leite Parmalat. Mantenha o seu filhote forte “vamo” lá. Trate seus bichinhos com amor e Parmalat. Tomou? :D

Ps-Alguém aqui realmente acredita que só o leite é adulterado?
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #7 Online: 22 de Outubro de 2007, 14:13:13 »

Na verdade, ela é dividida entre minha mãe e dois primos meus que compraram sei lá porque cargas dágua... depois, meu primo levou pro sítio dele (perto da minha casa) e ela tá lá agora... sei que sempre que queremos, é só descer a rua e buscar na geladeira... fica estocado lá...

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #8 Online: 22 de Outubro de 2007, 14:21:04 »

Na verdade, ela é dividida entre minha mãe e dois primos meus que compraram sei lá porque cargas dágua... depois, meu primo levou pro sítio dele (perto da minha casa) e ela tá lá agora... sei que sempre que queremos, é só descer a rua e buscar na geladeira... fica estocado lá...

Cara...que maneiro. Eu sempre quis ter este padrão de vida do interior sabe, pegar fruta no pé, colher verduras da horta, pegar leite e beber direto da teta da vaca. Acho muito ideológico isso sabe, tipo, poucos com muito e muito com poucos. (no meu caso, por opção)
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9 Online: 22 de Outubro de 2007, 14:35:41 »

Cara...que maneiro. Eu sempre quis ter este padrão de vida do interior sabe, pegar fruta no pé, colher verduras da horta, pegar leite e beber direto da teta da vaca. Acho muito ideológico isso sabe, tipo, poucos com muito e muito com poucos. (no meu caso, por opção)

Pois é... minha mãe faz 6 anos, decidiu ir pra uma quase região metropolitana de BH, juntos vieram alguns primos e tios q compraram lotes por perto... se a tal qualidade de vida é ter seus amigos a 30km, lugares pra sair disso pra cima, faculdade e trabalho idem, então, sim, tenho qualidade de vida... ¬¬

Claro que o detalhe é que logo após nos mudarmos, minha mãe aceitou uma transferência para NANUQUE!!! A 700Km de BH... e me largou sozinho numa casa onde à noite quando ando, ouço os ecos pelas paredes, tristes, frias e vazias... :(

But what a hell... eu tenho qualidade de vida, né? ¬¬

Mas agora já me acostumei também, não tenho do que reclamar mais... :|

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 22 de Outubro de 2007, 14:41:24 »

Normalmente, leite integral tendem a ter gosto estranho, porque a concentração de gordura é maior, bahh..é lógico que você sabe disso. :D

Mas o que quero apontar é que o processo de conservação e etc devem ser estranhos, por isso o gosto ser ruim.

Este tópico me lembrou uma musiquinha que eu amo (não pelo comercial, até porque eu quero que o comercial se foda, mas sim, pelas criancinhas lindas que lá tem)

Eis a música:

O Elefante é fã de Parmalat. O Porco cor de rosa e o Macaco também são. O Panda e a Vaquinha só querem Parmalat. Assim como a Foquinha o Ursinho e o Leão. O Gato mia. O Cachorrinho late. O Rinoceronte só quer leite Parmalat. Mantenha o seu filhote forte “vamo” lá. Trate seus bichinhos com amor e Parmalat. Tomou? :D

Ps-Alguém aqui realmente acredita que só o leite é adulterado?

Pode ser, mas o da Batavo tem gosto realmente diferente (ruim). Os que tomo normalmente, Credense e Santa Maria, de Cooperativas perto daqui, tem gosto muito melhor.

Pois é... minha mãe faz 6 anos, decidiu ir pra uma quase região metropolitana de BH, juntos vieram alguns primos e tios q compraram lotes por perto... se a tal qualidade de vida é ter seus amigos a 30km, lugares pra sair disso pra cima, faculdade e trabalho idem, então, sim, tenho qualidade de vida... ¬¬

Claro que o detalhe é que logo após nos mudarmos, minha mãe aceitou uma transferência para NANUQUE!!! A 700Km de BH... e me largou sozinho numa casa onde à noite quando ando, ouço os ecos pelas paredes, tristes, frias e vazias... :(

But what a hell... eu tenho qualidade de vida, né? ¬¬

Mas agora já me acostumei também, não tenho do que reclamar mais... :|

Cagão...

Se bem que deve ser ruim ficar longe da mãe mesmo, sem a tradicional lasanha de domingo...

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #11 Online: 22 de Outubro de 2007, 14:51:41 »
 :shock:

Eu tomo um litro de leite por dia  :(

...

Amon, os teites batavo têm gosto estranho mesmo.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #12 Online: 22 de Outubro de 2007, 15:04:15 »
Eu também tomo um litro de leite, ou mais por dia, minha mãe compra duas caixas com 12, mas não dá pro mês todo, no finalzinho do mês, começo a beber mate. :(

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 22 de Outubro de 2007, 15:49:58 »

...

Eu também tomo muito leite. Não sei se chega a um litro, mas é próximo. Notícia horrível.

Não sei o que há com o leite da Batavo. Vai ver é "batizado" também...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 22 de Outubro de 2007, 15:58:13 »
Imaginem o iogurte, quanta química deve ter...   :o

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #15 Online: 22 de Outubro de 2007, 16:32:53 »
Eu tomo bastante leite. Não puro: eu gosto de colocar bastante achocolatado e açúcar, e misturar com café. Quem me vê fazendo isso geralmente acha estranho eu colocar café, mas fica muito bom! Dá um gostinho amargo ao conjunto, lembrando um pouco aqueles chocolates meio amargos.

Tá certo que eu tenho intolerância a lactose e que eu fico cagando feito uma vaca depois, mas eu tomo leite mesmo assim.

Não tomo leite de marca. Tão achando que dinheiro dá em árvore? Aqui eu compro leite de empresas regionais, que são muito bons e o preço é convidativo.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #16 Online: 22 de Outubro de 2007, 16:41:06 »
Leite + Café + Chocolate = Cappuccino, zé... :P

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 22 de Outubro de 2007, 16:47:29 »

Só falta o creme.  :hihi:

A única forma de tomar leite é o cappuccino.  :ok:

rizk

• Visitante
« Resposta #18 Online: 22 de Outubro de 2007, 20:26:27 »

Pois é. Eu só tomo leite em pó, 2 colheres de Molico e meia de Ninho por copo, e só pra botar no sucrilhos. Leite eu acho nojento. Meu pai todo mês traz garrafas e mais garrafas de leite de Minas recém-tirado, meu, coisa horreeeenda. Isso deve entupir as artérias das pessoas. Não tomo leite de vaca "orgânico" nem que seja a única comida da Terra. Nem que tenha sobrado eu e a vaca depois do fim do mundo. Gaaaah.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 22 de Outubro de 2007, 20:42:53 »

...

E é mesmo.
Já falei isso aqui em casa, mas ninguém concordou.

Alguém sabe o que é?  :susto:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #20 Online: 22 de Outubro de 2007, 20:49:48 »
Eu prestigio as duas marcas magníficas de minha cidade natal.

Cemil, exportado até para a China.

Coopatos.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 22 de Outubro de 2007, 21:09:56 »
22/10/2007 - 15h45
Operação da PF e Procuradoria prende 26 acusados de adulterar leite em MG

da Folha Online

A Polícia Federal, a Procuradoria da República e o Ministério Público Estadual de Minas Gerais realizam nesta segunda-feira a operação "Ouro Branco" em duas cooperativas de laticínios acusadas de adulterar leite longa vida em Minas. Segundo a Procuradoria, 27 mandados de prisão foram expedidos e 26 pessoas já foram presas.

De acordo com a PF, a Coopervale (Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande) e a Casmil (Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro) são acusadas de "batizar" o leite para aumentar seu volume ou de adicionar substâncias para que ele durasse mais tempo. A fraude foi descoberta após denúncias de outras cooperativas e de ex-funcionários das empresas.

Divulgação/PF

Cooperativas mineiras são acusadas adulterar leite com soda cáustica 
Parte da fraude era executada com substâncias não permitidas pela lei e, segundo a PF, o leite adulterado foi considerado impróprio para consumo humano em um laudo realizado por um laboratório do Ministério da Agricultura. O leite era revendido para outras empresas de laticínios, que os vendiam no varejo em suas próprias embalagens em todo o país.

A Casmil é acusada de adicionar peróxido de hidrogênio ao leite, substância que disfarça más condições sanitárias de conservação e transporte. A presença da substância no leite pode causar a redução do seu valor nutricional. Quem a ingere pode ter dores de estômago e até morrer, dependendo da concentração, segundo o laudo obtido pela Procuradoria mineira. O laboratório não conseguiu detectar a concentração da substância no leite analisado.

O laudo confirmou também a adição de soro ao leite acima do índice máximo. Nesse caso, ele só poderia ser destinado à alimentação de animais. No caso da Coopervale, o leite também foi considerado impróprio para consumo humano. As cooperativas, segundo a procuradoria, usavam até soda cáustica. A intenção era "recuperar" o leite que chegava estragado dos produtores rurais.

Entre os presos estão dirigentes e empregados das cooperativas envolvidas e um funcionário do Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura, órgão que fiscaliza a produção de leite e derivados.

Amostras

Segundo as apurações da Polícia Federal, como o leite adulterado era revendido para outras empresas, pode haver leite impróprio para consumo sendo revendido em vários Estados. Agentes da PF recolhem amostras de leite longa vida em várias regiões do país para ser avaliado.

A reportagem ainda não conseguiu localizar, por telefone, representantes Coopervale. Procurada na tarde desta segunda-feira, a Casmil ainda não respondeu.

Soda Caustica!!  :what:

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #22 Online: 22 de Outubro de 2007, 21:39:26 »
Eu prestigio as duas marcas magníficas de minha cidade natal.

Cemil, exportado até para a China.

Já tomei bastante dessa marca, mas hoje só tomo da marca Elegê. E, p/ mim, leite deve doses generosas (porém não excessivas) de achocolatado e açúcar e sempre quente, nunca frio. E só integral, pois eu prefiro tirar a nata do que tomar esses leites semi-desnatados ou desnatados que são horríveis.
A propósito, tem uma coisa que pouca gente sabe: leite longa-vida nunca deve ser fervido. Quando começar a formar bolhas já está na hora de apagar.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #23 Online: 22 de Outubro de 2007, 21:48:16 »
Soda Caustica!!  :what:
A soda cáustica é mais para realizar pequenas reações químicas no leite e se dissolve completamente. Em leite não se usa porque não é permitido, mas em iogurtes é usada (a não ser que proibiram também e eu não fiquei sabendo) com certa frequência. Porém tratam-se de quantidades de soda muito pequenas adicionadas em grandes quantidade de iogurte, de maneira que é muito mais provável você morrer de indigestão do que por causa da soda.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Lua

• Visitante
« Resposta #24 Online: 25 de Outubro de 2007, 16:17:33 »

Pois é. Eu só tomo leite em pó, 2 colheres de Molico e meia de Ninho por copo, e só pra botar no sucrilhos. Leite eu acho nojento. Meu pai todo mês traz garrafas e mais garrafas de leite de Minas recém-tirado, meu, coisa horreeeenda. Isso deve entupir as artérias das pessoas. Não tomo leite de vaca "orgânico" nem que seja a única comida da Terra. Nem que tenha sobrado eu e a vaca depois do fim do mundo. Gaaaah.

Concordo com a Mimi... Leite 'orgânico' é horrível!!! Meu pai insiste em trazer do interior pra que eu tome, mas acaba dando tudo para minhas tias... É extremamente gorduroso e tem um gosto... eca eca... E eu odeeeeio leite, detesto... Se eu precisar viver de leite, vou morrer de fome...

E quanto aos produtos Batavo... Eu também acho que tem um gosto estranho... Começa pelo leite, inclusive... Os iogurtes são horríveis!! Não compro nada dessa marca... Ultimamente, só Danone ou Nestle, e olhe lá!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!