Nada a ver, já que iluminação não é deus e isso é uma atitude cética, de não acreditar simplesmente nas afirmações das pessoas.
Não a iluminação não é Deus, mas ele pode ser visto através dela.
Quanto a atitude cética, ela é neutra, não afirma que é uma ilusão, nem se recusa a verificar dizendo que não precisa fazer isso para saber que é uma ilusão.
Você parte do conceito de que deus é algo real. Eu de que é um mito. E a iluminação é outra crença e não demonstrada científicamente.
Eu não "parto" desse ponto e você também não pode partir dele, visto que ambos são pontos considerados incertos e não são aceitos como premissa, a não ser em discussões teológicas.
Quanto a iluminação, isso não ser demonstrado cientificamente é MUITO diferente de ser mera "crenças"... Essa é a grande questão que alguns parecem não entender.
Eu nego as definições de deus como um ser real, um objeto real. Eu sei que a palavra deus existe e que o mito de deus existe.
E é sobre Deus como um ser real que estamos falando.
Qualquer teísta que faça alguma afirmação sobre deus está baseado na crença.
Isso já é uma crença sua, uma teísta pode simplesmente conhecer Deus.
E qualquer ateu pode conhecer deus. As mitologias da criação e suas variações estão ao alcance de todos. Agora supor que existe um ser real chamado deus é crença. Alías é o objeto da crença teísta, deus como um ser real.
Isso é crença sua.
Você acreditar que Deus não pode existir como "algo" real, não o torna um mito.
Como vemos, ateu podem ter diversas crenças, mesmo que não saiba disso.
Um cético aceitaria a possibilidade, mesmo que não acredite que seja verdadeira.
Não existe qualquer evidência ou manifestação de deus comprovada para que possa ser negada.
Não existe nenhuma PROVA pela ciência, entretanto, muitos teístas conhecem as evidencias e manifestações de Deus... Outros apenas acreditam que ele existe.
Não todas evidências anedóticas. Apenas relatos pessoais que tem muito mais chances de serem enganos e engodos da própria mente.
Não são evidencias anedóticas para quem as vê.
Uma evidencia anedótica é um "relato", o teísta que comprova a existência de Deus, não está se baseando em um "relato", mas em uma comprovação que envolve diversas coisas, inclusive a confirmação de terceiros que estão a observar a mesma coisa, pois trata-se de algo objetivo.
Isso só vira evidencia anedótica para terceiros, como quando eu falo sobre isso com vocês, só tenho o relato, uma evidencia anedótica a qual todos devem se manter céticos. Eu, entretanto, não estou me baseando em evidencia anedótica.
Muitos ateus já passaram por isso. Dizer que conhece deus é mais um delírio do que uma experiência. E dizer que se comprova isso várias vezes é mais um grande delírio.
Isso é outra crença sua.
Você "acredita" que isso só pode ser um delírio, por "acreditar" que é impossível Deus existir.
Essa é uma crença não comprovada, você nem sabe sobre que tipo de coisa estou falando, nem se eu tenho ou não "delirios", nunca me examinou, nem nunca falseou o assunto do qual estou falando.
Ou pode me provar que não seja isso?
Não, não posso provar.
Assim como não posso provar que ontem eu joguei uma partida de xadrez com meu irmão...
Assim como você não pode provar para um analfabeto que a terra é quem gira em torno do Sol e não o contrario.
Poder provar é uma coisa completamente diferente do que estamos conversando.
Uma coisa não se torna "real", apenas se for "provada", ela é real muito antes disso e muitas pessoas podem conhece-la, mesmo que ainda não tenha sido "provada"... Já conversamos sobre o que significa algo cientificamente provado.
Até na psiquiatria existe a doença do fanatismo religioso e essas impressões poder ser algo nesse sentido. Não estou querendo ofender, estou citando algo real no contexto científico. O que me permite duvidar muito de qualquer tipo de relato experimental com algo que não se comprovou existir.
Você pode se manter cético e levantar uma hipótese, não negar a possibilidade e acreditar cegamente na hipótese levantada, antes de falseá-la.
Essa é a diferença entre a postura cética e a crente dogmática.
É simplesmente uma imaginação dos teístas e que não conseguem provar.
Mais uma crença sua.
Uma que também carece de comprovação científica.
Prova pessoal não é prova. Pode ser simplesmente um delírio.
Interprete o texto, me referi como "crença" a sua idéia de que isso é "simples imaginação dos teístas".
E não, não posso "provar", nem por isso, Deus deixa de ser real.
Deus não é algo comprovado e dizer que teve contato com algo que pode nem mesmo existir é algo que foge do bom senso.
Muitos antes de "provarem" o escurecimento global, algumas pessoas sabiam que o fenômeno era real e tinham base em boas evidências, tanto que depois isso veio a ser provado.
Eles falavam sobre isso, muito antes de ser sido provado, mesmo assim, não fugiram em nada ao bom senso.
Algo ainda não ter sido "provado", não muda o fato de que é real e falar sobre o "real", não é fugir ao bom senso.
E por isso a maioria dos céticos não aceita as tais evidências anedóticas. E Carl Sagan mostra bem como isso pode ocorrer, ele utiliza bem a psiquiatria para mostrar os equívocos humanos que os levam a cometer esse tipo de falácia.
E alguém está falando sobre evidencias anedóticas?
Só você...
E a negação essa negação surge após a aplicação do ceticismo, de questionar e verificar os argumentos pró existência de deus. Não sendo válidos esses argumentos são negados, refutados.
Claro, como se Deus fosse refutado pela lógica...
Quero ver refutar a afirmação de que deus é um mito. Somente provando que é real.
Isso também não se refuta pela lógica.
Logicamente tanto o teísmo quanto o ateísmo são perfeitamente válidos, enquanto cientificamente, nenhum dos dois posicionamento foi provado.