Autor Tópico: Savantismo ou Síndrome de Savant  (Lida 6600 vezes)

Offline Artefacts.of.Chaos

• Nível 10
  • *
  • O mundo real é uma exceção!
Savantismo ou Síndrome de Savant
« Online: 26 de Outubro de 2007, 18:55:36 »
Olá a todos, quero compartilhar esse assunto que me fascinou, o Savantismo, primeiro vou colocar o relato de um caso e depois vou entrar nas explicação cientifica dessa síndrome.

O fascinante caso.

Vou falar um pouco de um homem chamado Kim Peek, conhecido pelos seus amigos por Kimputador. Kim começou a memorizar livros aos 18 meses, quando eram lidos para ele (hoje ele acredita ter decorado mais de 9 mil obras), ele leva cerca de 10 segundos para ler uma página e guarda o livro memorizado de cabeça para baixo na estante para indicar que o mesmo já foi lido.
          A memória de Kim abrange pelo menos 15 áreas de interesse - entre elas, história geral e americana, esportes, cinema, geografia, programas especiais, atores e atrizes, a Bíblia, a história da igreja, literatura, Shakespeare e música classica. Ele sabe todos os códigos postais e de área dos EUA, além dos canais de televisão que cobrem esses locais, decora mapas no início das listas telefônicas e consegue informações de localização de qualquer cidade nos EUA. Identifica centenas de peças de música clássica, diz quando e onde foram compostas e estrearam, dá o nome do compositor e muitos detalhes biográficos, discute até componentes formais e tonais da música, o que o incentivou a aprender a tocar piano, atividade que vem faendo nos últimos 2 anos.
          Mas em comparação, Kim anda meio de lado, não abotoa as roupas nem consegue realizar tarefas cotidianas e tem grandes dificuldades com abstrações, Fran seu pai relata que há dias em que ele não consegue mesmo pentear seus cabelos ou terminar de escovar os dentes...

O Cérebro Incomum

Kim nasceu em 11 de novembro de 1951, tinha uma cabeça grande, em cuja parte posterior havia uma encefalocele (uma bolha) do tamanho de uma bola de beisebol que com o tempo desapareceu, havia também deformidades do cerebelo, com ajuda de tomografias foram acompanhando seu desenvolvimento desde então. As descobertas em relação ao cerebelo talvez expliquem os problemas de coordenação motoras de Kim, a principal diferença de um cérebro padrão é a ausência do corpo calolo, uma grande placa de tecido nervoso que normalmente interliga os hemisférios cerebrais (descobriu-se que algumas pessoas sem essa estrutura não sofrem nenhum problema detectável), no entanto, quando o corpo caloso é removido na vida adulta (na tentativa de impedir ataques epiléticos, etc...) surge a síndrome do cérebro dividido ,em que os hemisférios separados começam a funcionar quase independente um do outro. A hipótese é de que uma pessoa que nasce sem o corpo caloso deve conseguir desenvolver canais de comunicação na parte posterior dos hemisférios e que essa junção permita aos dois hemisférios funcionar, como um "hemisfério gigante". Kim apresenta anomalias no hemisfério esquerdo do cérebro, o que pode ter levado a possibilidade de o lado direito do cérebro ter compensado essa deficiência se superdesenvolvento.

Kim submeteu-se a testes pricológicos em 1988, onde seu QI foi medido em 87, alguns dados são variantes de uma faixa superior de inteligência, enquanto outros ,na faixa dos retardados mentais, acabaram concluindo que o teste de QI dele não éra uma descrição válida de sua capacidade intelectual.

Curiosidades:

- A memória de Kim continua intacta, ele se lembra de simplesmente tudo.
- Seu pai Fran regularmente faz testes com Kim, pegando um livro e pedindo que ele descreva a linha que está em uma determinada página, ou colocando uma sinfonia e pedindo que ele descreva as notas músicais.
- Sobre música clássica, ao ouvir uma obra inédita, somente pelas características particulares ele consegue deduzir o compositor.

- A falta do corpo caloso não implica em deficiência em algumas pessoas, tudo fica normal, já em Kim parace que houve a união dos hemisférios do cérebro.
- Cerca da metade dos savants são autistas.

Peço que, aos que se interessaram ou gostaram do tópico, por favor, contribuam ,vamos discutir esse assunto aqui...

Fontes:

Revista Mente&Cérebro nº 162
Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Síndrome_de_Savant
Wikipedia - perfil de Kim - http://en.wikipedia.org/wiki/Kim_Peek
Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê.

Nigh†mare

• Visitante
Re: Savantismo ou Síndrome de Savant
« Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2007, 20:16:16 »
Rain Man

• Nível 10
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2007, 20:18:51 »
sim, o filme foi inspirado no caso

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2007, 03:55:50 »
Não trata exatamente do mesmo assunto, mas é um belo conto:
../forum/topic=9518.0.html#msg159294

Savants são pessoas curiosas: é impressionante o que um cérebro humano consegue fazer. Sempre acho interessante esse poder da memória de alguns deles. Mas, geralmente, seu uso é meio inútil.

Se não me engano, John von Neumann também tinha uma capacidade mnemónica admirável, e conseguiu fazer muitos trabalhos importantes. Talvez essa capacidade o tenha auxiliado.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Outubro de 2007, 04:04:37 »
vai ver padre antônio vieira bateu a cabeça e virou um.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #5 Online: 27 de Outubro de 2007, 12:36:22 »
atores e atrizes, a Bíblia, a história da igreja,

:P Que desperdício.

:? Mas isso é realmente impressionante, como será possível ele guardar tantos detalhes?  :umm:

• Nível 10
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Outubro de 2007, 12:43:10 »
poisé, como dito, os savants geralmente desenvolvem essa memória absurda para si próprios, o ideal seria que houvessem oportunidades especiais para esse tipo de pessoa. eu vi um caso uma vez no discovery, não si se era um savant, mas o cara não esquecia nenhuma fisionomia, ele trabalhava para o F.B.I simplesmente pegando uma foto do rosto de uma pessoa e dizendo se ele estava no banco de dados dos criminosos.

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Outubro de 2007, 12:55:39 »
  A síndrome de Savant é mais freqüentemente encontrada na população autista - 10% - do que na população não-autista - 1% - não sendo uma característica apenas do autismo.Uma outra característica seria a macrocefalia e uma alteração da relação de quantidade de substância branca e cinzenta no autismo.
  Pelo pouco que li sobre os transtornos do espectro autista, o autismo resulta em um QI < 70 na grande maioria dos casos.Mesmo assim, o QI não serve como uma única medida da inteligência de uma pessoa.E o conceito de inteligência é ainda discutido.
  Um dos transtornos que me interessam neste espectro autista é a Síndrome de Asperger(SA), onde temos uma inteligência preservada e a sociabilidade prejudicada.Geralmente, são tidos desde pequenos como 'pequenos professores', dedicando-se a áreas restritas de estudo.
  Uma confusão surge sempre, pelo menos conceitualmente falando, entre Autismo de Alto Desempenho e SA.O primeiro ocorre quando a cognição da pessoa está preservada, mas ela é diagnosticada como autista - Asperger ou não.Já a SA, demonstra um déficit social menor.
  Resumindo, isso tudo é muito interessante mas pelo menos no caso da SA, cogita-se que possa ser uma variação da personalidade e as causas ainda são desconhecidas.
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Outubro de 2007, 13:54:53 »
O ser humano tem uma capacidade incrivel de se superar!!
Isso me lembra o caso de Nash, matematico brilhante laureado com um Nobel (se não me engano). Tive um professor fã dele...Diagnosticado com sério disturbio mental, ouvia vozes e tinha alucinações. Dizem que quando aparecia um aluno novo na sala dele (era prof.) ele perguntava pro resto da turma se eles estavam vendo o cara tambem, só pra ter certeza, dai continuava a aula...

Eu ouvi alguma coisa sobre essa sindrome de savant, é alguma "variação" do autismo funcional (eu achava que era)? Ou só se assemelham os sintomas?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

• Nível 10
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Outubro de 2007, 18:46:16 »
olha... que EU saiba, savants não precisam necessariamente autistas e vice versa, uma coisa não depende da outra, mas em uma boa parcela dos casos se manifestam juntas.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #10 Online: 27 de Outubro de 2007, 19:07:15 »
O interessante da Síndrome de Asperger é que lembra um pouco o estereótipo do nerd, um estudante muito inteligente mas com muito pouca habilidade social.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

rizk

• Visitante
« Resposta #11 Online: 27 de Outubro de 2007, 20:14:50 »
Não sei quanto a vocês, mas acho que ser capaz de esquecer é uma das coisas que POSSIBILITA A VIDA.

• Nível 10
  • *
« Resposta #12 Online: 27 de Outubro de 2007, 21:05:18 »
Ae mimi, só que com o detalhe, pelo que eu pesquisei, os savants não tem memória fotográfica, onde TUDO fica registrado pra sempre, eles apenas decoram o que querem, é como se tivesse muuuuita atenção sobre o que lhes interessa, de forma que ele assimila tudo, os fatos que vivemos só guardamos na memória se forem intensos, eu nem lembro o que eu almocei ontem porém os fatos aos quais eu presto muita atenção eu não esqueço mais, e acho que isso acontece com todos, só que nos savants, eles desenvolvem áreas de interesse e a partir dali começam a memorizar todo conhecimento possível sobre aquela área de interesse. não sei se deu pra entender, mas a idéia é essa.

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #13 Online: 27 de Outubro de 2007, 22:25:26 »
Foi o que eu dissera no tópico anterior, que o portador da síndrome de savant não é necessariamente um autista.
E a síndrome de Asperger é um dos transtornos do espectro autista.
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #14 Online: 28 de Outubro de 2007, 08:11:10 »
(...)  Um dos transtornos que me interessam neste espectro autista é a Síndrome de Asperger(SA) (...)

Na série "House" acho que é o Wilson que diz que o House tem Asperger :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #15 Online: 02 de Novembro de 2007, 19:11:32 »
Bom, minha filha foi diagnosticada como autista há um ano. E, recentemente, o psiquiatra dela colocou como hipótese muito forte a Síndrome de Asperger.
Algumas coisas diferem mesmo do "autismo clássico", ela tem boa interação social, apesar de não brincar muito com crianças, gosta de alinhar objetos, já tem muita comunicação através da fala e tem uma memória incrível. Ele tem três anos e meio e consegue saber a ordem de todas as letras do alfabeto. Além disso conhece muitas músicas de cor.
A SA só foi diferenciada do autismo em 1993 (apesar de Asperger ter descrito a síndrome na décad de 50) e ainda há muito o que se pesquisar.
Aqui tem um artigo bem interessante sobre SA:
http://www.autismo-br.com.br/home/As-vida.htm .

E umma boa dica para ler sobre "savants" é o livro "Um antropólogo em Marte" de Oliver Sacks. Ele relata alguns casos de "savants" e autistas com desempenhos superiores em alguma áreas.

[]´s

« Última modificação: 02 de Novembro de 2007, 19:40:39 por L. Duran »
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 09 de Novembro de 2007, 14:17:18 »
Não sei se cabe aqui, mas queria fazer um comentario neste post;
Acompanhei mais proximamente a vida de um portador da sindrome de Pratti-Willians, que tem uma serie de sintomas como atraso acentuado de desenvolvimento fisico e mental e uma serie de complicações que fazem com que a estimativa de vida dos portadores raramente ultrapassem 12 anos. Meu primo, portador da sindrome, faleceu recentemente com 19 anos.
Apesar de suas extremas limitações, ele se integrou socialmente na familia e em sua escola. Foi emocionante ver dezenas de seus coleguinhas de escola (ele estava na casse de alunos de 11/12 anos) emocionados  no funeral, alem da falta que todos sentimos.
O que eu coloco aqui é que ele faz falta, para muitas pessoas, e minha opinião pessoal é que isso indica que sua vida teve significado apesar das limitações.

Conhecemos, estudamos e classificamos as limitações humanas, mas as vezes desconhecemos nossa capacidade de superá-las.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #17 Online: 11 de Novembro de 2007, 12:53:36 »
Bom, minha filha foi diagnosticada como autista há um ano. E, recentemente, o psiquiatra dela colocou como hipótese muito forte a Síndrome de Asperger.

Poxa Duran ! Deve ser complicado, ter um filhinho é um trabalho, mas ter uma criança que requer mais cuidados é ainda uma dedicação exclusiva !

Enfim, sei lá se posso ajudar, mas estamos aí ... :)

AH! E bem-vindo de volta! Quem sabe um dia o Guilherme e sua filha não se conheçam!
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #18 Online: 11 de Novembro de 2007, 12:54:41 »
(Hey! temos que fazer um dia um jardim da infância cético! Já tem bastantes pequenos e muuuuitos pais frescos e cansados, puf, puf)
--
Si hemos de salvar o no,

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #19 Online: 12 de Novembro de 2007, 10:13:42 »

Poxa Duran ! Deve ser complicado, ter um filhinho é um trabalho, mas ter uma criança que requer mais cuidados é ainda uma dedicação exclusiva !

É bastante! Minha esposa está sem trabalhar só acompanhando-a a fono e a psicóloga, duas vezes por semana cada.
E a tarde tem escolinha. Mas o investimento está valendo a pena!

AH! E bem-vindo de volta! Quem sabe um dia o Guilherme e sua filha não se conheçam!

Obrigado! Vamos marcar sim!
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!