Autor Tópico: Todo cético é ignorante  (Lida 8269 vezes)

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
Todo cético é ignorante
« Online: 31 de Outubro de 2007, 11:20:49 »
Calma, calma ... Eu sei que no dia a dia ignorante é uma palavra um tanto pesada.

Primeiro vamos definir ignorante: [Do lat. ignorante.]
  1. Diz-se de, ou pessoa que ignora, que não tem conhecimento de determinada coisa.

Em termos de origem da vida podemos dizer que o cético não tem conhecimento desta.

Seja a hipótese criacionista, neocriacionista, agênise, biogenese, heterotrófica, panspermia ou ecopoese.
Todas não passam de hipóteses, sem comprovação científica.

Onde o cético se posiciona?

Deve negar todas? Se escolher alguma, para de ser cético? Mesmo aquela que ache ser a mais “razoável”?

O cético só pode se limitar a fazer críticas destrutivas ?

Debater e no final dizer: Não sei como se deu a origem da vida, mas sei que está que esta tal não é?

O cético é ignorante no que tange a origem da vida?
Quem faz perguntas, não pode evitar as respostas.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
Re: Todo cético é ignorante
« Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2007, 11:28:03 »
Calma, calma ... Eu sei que no dia a dia ignorante é uma palavra um tanto pesada.

1. Diz-se de, ou pessoa que ignora, que não tem conhecimento de determinada coisa.

Em termos de origem da vida podemos dizer que o cético não tem conhecimento desta.

Seja a hipótese criacionista, neocriacionista, agênise, biogenese, heterotrófica, panspermia ou ecopoese.

Deve negar todas? Se escolher alguma, para de ser cético? Mesmo aquela que ache ser a mais “razoável”?

Debater e no final dizer: Não sei como se deu a origem da vida, mas sei que está que esta tal não é?

Se for para definir que "em termos de origem da vida podemos dizer que o cético não tem conhecimento desta", então todas (todas!) as pessoas do mundo são ignorantes, não apenas os céticos.

Se for para definir ainda que "O cético só pode se limitar a fazer críticas destrutivas", eu diria que os criacionistas que BEM MAIS ignorantes que os céticos, uma vez que o criacionismo "científico" não passa de um monte de críticas anti-evolucionistas destrutivas (e não construtivas, uma vez que NÃO apontam novas direções científicas para as pesquisas).

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2007, 11:31:43 »
Todos nós somos ignorantes.
Não vejo nada de errado nisso...
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2007, 13:06:37 »
Só que são poucos que reconhecem essa ignorância.

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2007, 13:18:33 »

Se for para definir que "em termos de origem da vida podemos dizer que o cético não tem conhecimento desta", então todas (todas!) as pessoas do mundo são ignorantes, não apenas os céticos.

Se for para definir ainda que "O cético só pode se limitar a fazer críticas destrutivas", eu diria que os criacionistas que BEM MAIS ignorantes que os céticos, uma vez que o criacionismo "científico" não passa de um monte de críticas anti-evolucionistas destrutivas (e não construtivas, uma vez que NÃO apontam novas direções científicas para as pesquisas).

Sim, todas as pessoas o são, mas somente o cético tem que se considerar "ignorante", as outras pessoas têm suas crenças e não devem se considerar ignorantes, pois têm uma hipótese, que consideram ser sua "verdade".

Você acabou de fazer uma crítica destrutiva.  :D
Estou me referindo nete tópico à origem da vida, não à evolução. São coisas bem diferentes.
Acho que o tema para comparação com a evolução darwiniana seria o neocriacionismo, que diz que a evolução é guiada por uma "inteligência superior".

Eu acho que nós céticos ficamos numa saia justa quando falamos da origem da vida. É isso que quero dizer com este tópico. :)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2007, 13:45:35 »
Os céticos não tem um tipo de obrigação filosófica de duvidar de tudo, só porque são "céticos". É um dos problemas desse "rótulo", não é raro pensarem que é algum tipo de pirronismo fanático, que vai duvidar do número do próprio RG, da própria mãe nã ser a mãe mesmo mas uma impostora sósia (e disso também, claro), etc. Não é nada disso.

Os céticos podem fazer tanto "críticas" construtivas quanto "destrutivas". Eu acho que só se fala de crítica destrutiva quanto aos sentimentos de alguém, algo que "não existe" em ciência. No sentido que, mesmo que a teoria da pessoa seja destruída por uma crítica, a crítica foi na verdade construtiva, se cientificamente válida. Não é como arte, em que teoricamente se poderia ficar elogiando "abordagens" diferentes, todas como igualmente válidas, e dizer que só prefere uma a outra por gosto pessoal. Ciência não é assim.

Em muitos casos, só se pode mesmo refutar umas teorias mais do que outras, e daí vai resultar uma que é mais provável. O "cético" pode sim considerar que uma é mais provável, e aceitar essa como sendo provavelmente realidade. Não deixa de ser cético por isso, só se tornaria "crédulo" se diante de um monte de evidências escancaradas contra essa maior probabilidade, ou a favor da maior probabilidade de uma hipótese alternativa, continuasse mantendo isso, negando as evidências.

Quanto a teorias sobre origem da vida, praticamente todas são "abiogênese", mesmo a "teoria" criacionista, a menos que fosse um criacionismo que dissesse que algum deus criou a vida sem ser a partir de matéria não vida, mas ainda poderia haver alguma discussão semântica quanto a qualquer criação, mesmo a partir do nada, poder contar como "abiótica", já que o "nada" também não é vida, para poder ser uma "biogênese". Hipótese heterotrófica também é abiogênese, e panspermia também pode ser/incluir. Geralmente é o que ocorre; só não ocorre para os (poucos) que consideram que o universo nunca teve início, nem a organização material que chamamos de "vida", ambos existiram eternamente.

Luz

• Visitante
« Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2007, 13:48:42 »
O cético, talvez, mais que qualquer outro é um ignorante assumido, talvez mais que isso, é um ignorante consciente - não vê necessidade de inventar respostas para o que ignora, conforme convém, mas nada o impede de ter um palpite e de dar sua opinião, mas sempre deixando isso muito claro - inclusive, para si mesmo.

Há no entanto, pessoas que defendem idéias mesmo sem um conhecimento conclusivo, por ideologia talvez e sem nem mesmo se dar conta disso - por deduzir do conhecimento o que para elas parece óbvio, muitas vezes, ignorando os argumentos contrários, por frágeis que sejam - por estarem convencidos de suas próprias idéias.

E não é fácil fugir dessa armadilha, porque exige um constante auto-questionamento, sobretudo, naquilo que temos mais convicções. Dá trabalho ser cético, não é nada confortável rever os próprios conceitos constantemente - talvez porque a vida seja prática e assumir dúvidas é uma condição muito teórica.

Mas - como diz minha assinatura - é claro que posso estar enganada!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2007, 13:53:06 »
Quanto a resposta do enunciado em si, sim e não. Acho que o "cético" geralmente é bem menos ignorante do que os crédulos - que geralmente ignoram as contestações de seus credos - apenas admite a própria ignorância sobre diversos pontos, aceita essa realidade em vez de entrar em negação, achando que conhece uma "verdade" qualquer só para não se sentir ignorante. Não é por aceitar como verdade uma hipótese qualquer simplesmente para não se sentir ignorante que se deixa de fato de ser ignorante.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2007, 17:17:46 »
Sim, todas as pessoas o são, mas somente o cético tem que se considerar "ignorante", as outras pessoas têm suas crenças e não devem se considerar ignorantes, pois têm uma hipótese, que consideram ser sua "verdade".

Não vejo porque pessoas com essas crenças não devam ser consideradas ignorantes. São tão ignorantes quanto nós.

Criar uma teoria dogmática para considerar como "A Verdade Suprema" não a torna mais inteligente que ninguém.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 31 de Outubro de 2007, 17:46:57 »

Não vejo porque pessoas com essas crenças não devam ser consideradas ignorantes. São tão ignorantes quanto nós.

Criar uma teoria dogmática para considerar como "A Verdade Suprema" não a torna mais inteligente que ninguém.

As torna sim... Na cabeça delas, é claro! Pois esses acham que tem uma unica resposta para tudo: Fé....

Puxa... dai fica muito chato...legal é ter perguntas p/ se tentar responder, reconhecer nossa ignorancia e tentar aprender e ser cada vez menos ignorantes... É muito exitante quando se confirma uma teoria, ou se descobre que o caminho é outro. e temos que repenar o assunto!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 31 de Outubro de 2007, 18:45:32 »
Levado a um contexto mais amplo, todos somos ignorantes.... ateus e teístas. Teístas teriam que conhecer a natureza de todas as religiões existentes bem como todas os mitos da criação existentes.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #11 Online: 31 de Outubro de 2007, 20:04:20 »

Em termos de origem da vida podemos dizer que o teísta tem conhecimento desta.

Onde o teísta se posiciona?

Deve afirmar todas? Se escolher alguma, pára de ser teísta? Mesmo aquela que ache ser a mais “razoável”?

O teísta só pode se limitar a fazer profissões de fé?

Debater e no final dizer:  Sei como se deu a origem da vida, sei que está que esta tal é?

O teísta é o sabido no que tange a origem da vida?
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #12 Online: 01 de Novembro de 2007, 01:11:50 »
No momento em que você sabe que não sabe tudo, você não é um ignorante.

Um cético tem plena consciência da limitação da sabedoria. Um religioso quase sempre não.

Religiosos em geral tendem a achar que sabem tudo, como o universo surgiu, como a vida surgiu, porque o mundo é desse jeito, etc e tal — ignorando muitas vezes as evidências em contrário que a ciência nos dá. Isso pra mim é ignorância.

Céticos sabem que não têm respostas para tudo, mas sabem o que é necessário para conseguí-las. Isso já é um bom passo em direção à verdade. Não acho justo chamar uma pessoa assim de ignorante.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #13 Online: 01 de Novembro de 2007, 17:00:09 »

Abiogênese não se trata de uma hipótese de origem da vida, nem panspermia, já que a vida teve um início em algum lugar. E as outras hipóteses, bem, mesmo sem evidências suficientes nas inexistências ou improbabilidades (lembrando, que não se prova inexistências), é possível derrubar algumas.

A Criacionista e neo, basta estudar a meia vida de alguns elementos químicos e mostrar que a Terra não possui 100 mil anos; ecopoese, idem, é possível estimar que antes de 2,4 bilhões de anos a atmosfera terrestre era pobre em oxigênio.

A heterotrófica, é a mais aceita, pois é a única apoiada em experimentos que mostraram a formação in vitro de açucares (ribose), nucleotídeos (A e T) e ATP.

Portanto, mesmo que não existam todas as evidências que validem uma hipótese, podemos saber o que é mais ou menos provável, basta um pouco de conhecimento da causa, e usar a navalha de Ockham para eliminar hipóteses infantis, irrefutáveis e não falseáveis, em suma, não científicas!
« Última modificação: 01 de Novembro de 2007, 17:02:24 por PSYCHOCANDY »
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #14 Online: 02 de Novembro de 2007, 02:56:49 »
Calma...

Ignorância é motivo não duvidar as delas.

A incerteza é diferente de ignorância porque, na incerteza, descobrimos que somos ignorantes, que nossas crenças e opiniões parecem não dar conta da realidade, que há falhas naquilo em que acreditamos e que, durante muito tempo, nos serviu como referência para pensar e agir. Perceber nossa ignorância e criam o desejo de superar a incerteza. :)

Fonte: Meu livro didático e fiz resumo. :)

rizk

• Visitante
« Resposta #15 Online: 02 de Novembro de 2007, 19:44:23 »
Ai, mas como calouro gosta de causar. Falta de educação, meu deus.

"Calma calma", :lol: que rrrridículo.

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #16 Online: 03 de Novembro de 2007, 09:06:08 »
Ai, mas como calouro gosta de causar. Falta de educação, meu deus.

"Calma calma", :lol: que rrrridículo.

Me desculpe pela falta de educação, apesar de não saber onde foi.
Me desulpe pelo "rídiculo" que fiz você passar, mas também não sei onde foi. :hein:

Quanto ao calouro, todos o somos não é verdade?  :ok:

Quanto ao gostar de causar, é o meu jeito, gosto de brincadeiras e insinuações.
Estou exprimindo o que eu penso, a forma que penso, da forma que eu sei me exprimir, mais uma vez peço desculpas a você. Apesar de não saber o porque.  :hein:

Ps. Tem alguma crítica que não seja "destrutiva"? :)

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #17 Online: 03 de Novembro de 2007, 11:30:36 »

Abiogênese não se trata de uma hipótese de origem da vida, nem panspermia, já que a vida teve um início em algum lugar. E as outras hipóteses, bem, mesmo sem evidências suficientes nas inexistências ou improbabilidades (lembrando, que não se prova inexistências), é possível derrubar algumas.

A Criacionista e neo, basta estudar a meia vida de alguns elementos químicos e mostrar que a Terra não possui 100 mil anos; ecopoese, idem, é possível estimar que antes de 2,4 bilhões de anos a atmosfera terrestre era pobre em oxigênio.

A heterotrófica, é a mais aceita, pois é a única apoiada em experimentos que mostraram a formação in vitro de açucares (ribose), nucleotídeos (A e T) e ATP.

Portanto, mesmo que não existam todas as evidências que validem uma hipótese, podemos saber o que é mais ou menos provável, basta um pouco de conhecimento da causa, e usar a navalha de Ockham para eliminar hipóteses infantis, irrefutáveis e não falseáveis, em suma, não científicas!

O termo abiogênese (do grego a-bio-genesis, "origem não biológica") designa de modo geral a origem da vida a partir de matéria não viva. No entanto há que se fazer distinções entre diferentes idéias ou hipóteses às quais o termo pode ser atribuído.

Sim, a panspermia só serviría se a discussão fosse: "A origem da vida na terra" :)

A Espíritas têm sua versão criacionista também, em que aceitam os milhões de anos, e ainda dizem ser científica.

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #18 Online: 03 de Novembro de 2007, 11:32:35 »
A conclusão que eu tenho sobre este tópico até agora é a seguinte:

"Os céticos devem se posicionar sobre a origem da vida, procurando a hipótese de maior respaldo científico, descartando as que não o tem".

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #19 Online: 04 de Novembro de 2007, 15:59:57 »
Lógico que os céticos são ignorantes... apenas os fanáticos religiosos (católicos, evangélicos, espíritas, etc.) pensam que têm o conhecimento da verdade absoluta. Por outro lado, o bom de ser ignorante é poder aprender e melhorar pelo conhecimento... já aquele que possui a verdade absoluta nunca vai aprender coisa alguma (ele já tem as respostas).
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

rizk

• Visitante
« Resposta #20 Online: 04 de Novembro de 2007, 17:17:27 »
Uh. Você pode me ignorar, se quiser. Talvez até devesse. Eu também estou CAUSANDO :)

Ainda não acho que sejamos todos calouros nem todos ignorantes. Se for pra sair dizendo que quem não sabe X é ignorante, o caldo entorna. O uso corrente de "ignorante", conforme deve notar até mesmo o seu dicionário, não é um uso despido de conotação de inferioridade ou de condescendência. Sendo ainda mais clara, "ignorante" é a pessoa que não sabe nem o que DEVERIA saber. É completamente diferente do não saber científico, que tem embutida a idéia de progresso e a esperança de que no futuuuro tudo vai ser conhecido.

Naturalmente, o cético só faz críticas "destrutivas". Crítica é uma coisa que se faz sobre o que já EXISTE, afinal. Ele não INVENTA as coisas. Daí que quem tem que saber (ou não saber) a origem da vida não é o cético, mas o cientista (ou o líder religioso, dependendo do gosto de cada um).

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #21 Online: 04 de Novembro de 2007, 17:50:16 »
Uh. Você pode me ignorar, se quiser. Talvez até devesse. Eu também estou CAUSANDO :)
Ainda não acho que sejamos todos calouros nem todos ignorantes.
   Só para constar, apesar de calouro aqui no forum, e me sentindo como tal, eu enviei este tópico para os moderadores antes de publicá-lo, para saber se eu como calouro não estaria fazendo muita besteria, porque um pouco de besteira a gente sempre faz.  :D
No meu entender sempre seremos "calouros" ou "ignorantes" sobre alguma coisa !!!
Sempres temos alguma coisa pra começar e não sabemos sobre tudo ...

Eu tomei a sua atitude como sendo de "caloura"  :hmph:, por mim colocamos um pá de cal nisso  :ok:

Se for pra sair dizendo que quem não sabe X é ignorante, o caldo entorna. O uso corrente de "ignorante", conforme deve notar até mesmo o seu dicionário, não é um uso despido de conotação de inferioridade ou de condescendência. Sendo ainda mais clara, "ignorante" é a pessoa que não sabe nem o que DEVERIA saber. É completamente diferente do não saber científico, que tem embutida a idéia de progresso e a esperança de que no futuuuro tudo vai ser conhecido.
Eu falo sobre isso no corpo do tópico, sobre ser ingorante no sentido de conhecimento.
E pergunto se podemos atribuir tal coisa ao cético.
Naturalmente, o cético só faz críticas "destrutivas". Crítica é uma coisa que se faz sobre o que já EXISTE, afinal. Ele não INVENTA as coisas. Daí que quem tem que saber (ou não saber) a origem da vida não é o cético, mas o cientista (ou o líder religioso, dependendo do gosto de cada um).
   O que eu quis dizer foi que o cético precisa tomar partido. E que se tomando partido neste caso o cético poderia ficar numa situação desconfortável, parecendo que só pode fazer críticas destrutivas, pois quando se fala em origem da vida só existem hipóteses, não existe nada comprovado cientificamente, pois nunca ninguém criou vida em laboratório, e nós céticos (eu me considero um) sempre queremos a tal da "prova científica".

[]s 
« Última modificação: 04 de Novembro de 2007, 17:54:59 por Elieber »

Luz

• Visitante
« Resposta #22 Online: 05 de Novembro de 2007, 11:03:09 »

Eu ainda acho que O CÉTICO é aquele que busca respostas para tudo e não encontrando, não inventa uma  :P  e JUSTAMENTE POR ISSO, admite conscientemente o que ignora, seja a Origem da Vida  ::) NÃO PRECISA tomar partido sobre TUDO.

É mais fácil ouvir um sincero NÃO SEI de um cético, mesmo que isso implique em argumentos que ele discorda, que de qualquer outra postura.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #23 Online: 05 de Novembro de 2007, 11:24:11 »
Ps. Tem alguma crítica que não seja "destrutiva"? :)

Tem sim.

Uma crítica construtiva seria aquela que aponta onde está o erro e aponta uma ou mais possíveis soluções para resolver o erro.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 05 de Novembro de 2007, 13:17:06 »
Lógico que os céticos são ignorantes... apenas os fanáticos religiosos (católicos, evangélicos, espíritas, etc.) pensam que têm o conhecimento da verdade absoluta. Por outro lado, o bom de ser ignorante é poder aprender e melhorar pelo conhecimento... já aquele que possui a verdade absoluta nunca vai aprender coisa alguma (ele já tem as respostas).

Concordo... foi isso que eu quiz dizer...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!