Autor Tópico: Todo cético é ignorante  (Lida 8270 vezes)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Todo cético é ignorante
« Resposta #25 Online: 04 de Janeiro de 2008, 04:01:59 »
“Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão.” Lao-Zi
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #26 Online: 05 de Janeiro de 2008, 02:39:16 »
Concordo com o pessoal que diz que somos todos ignorante mas so' alguns o reconhecem.

Mas, acho que o que o Alenonimo esta dizendo tambem e' valido, como na historia de socrates, O mais sabio dos homens, pois soube que nada sabia.
Entao, quem sabe mais, e' quem sabe que nao sabe de NADA.

Acho que nao e' questao de reconhecer que nao sabemos tudo, mas sim, que nao sabemos nada.

Penso que nada e' irrefutalvel e nenhuma prova e' capaz de determinar uma verdade absoluta, assim o verdadeiro saber nao pode ser construido. Como ja disse antes, mas fui mal entendido, acredito que a uncia verdade absoluto e' a minha propria existencia, nao como ser humano, nao em um mundo material, nao no espaco, nao feito de quarks e Leptons, mas simplesmente existir, porque penso, entao, tenho que existir de alguma forma.

Entao, se sabemos que nao sabemos de nada, somos mais sabios do que os que pensam que sabem de tudo e vivem em uma ilusao.

Alguem ai ja assistiu Matrix???

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #27 Online: 05 de Janeiro de 2008, 05:15:52 »
Terra chamando Capitão Gancho, Terra chamando Capitão Gancho… Não exagera Twining Hook.

A questão é bem simples: um cético é uma pessoa que tem consciência de tudo o que sabe e de tudo o que ainda se precisa saber. Isso já lhe dá propriedades importantes, como humildade e interesse por respostas.

Uma pessoa ignorante é uma pessoa que não sabe e não tem interesse em saber. Ela vive no mundinho dela, achando que sabe de tudo ou que tudo o que sabe é o correto. Tem a mente fechada. Isso é que é ignorância pra mim.

No momento em que uma pessoa enxerga suas limitações, o que tem pela frente, ela não é ignorante.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #28 Online: 06 de Janeiro de 2008, 01:38:19 »
Terra chamando Capitão Gancho, Terra chamando Capitão Gancho… Não exagera Twining Hook.

A questão é bem simples: um cético é uma pessoa que tem consciência de tudo o que sabe e de tudo o que ainda se precisa saber. Isso já lhe dá propriedades importantes, como humildade e interesse por respostas.

Uma pessoa ignorante é uma pessoa que não sabe e não tem interesse em saber. Ela vive no mundinho dela, achando que sabe de tudo ou que tudo o que sabe é o correto. Tem a mente fechada. Isso é que é ignorância pra mim.

No momento em que uma pessoa enxerga suas limitações, o que tem pela frente, ela não é ignorante.

Aquela e' sinceramente a maneira que eu penso. :)

Na minha opniao o cetico ainda e" extremamente ignorante so e" mais sabio que o que nao reconhece a propria ignoracia

O sabio e" aquele que reconhece que nao sabe de NADA :)

e" o que eu penso :hihi:

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #29 Online: 06 de Janeiro de 2008, 01:58:41 »
Concordo com as respostas do Alenonimo e do Buckaroo.Mas ignorante em que sentido? E outra, prefiro as "muletinhas" da ciência do que a "peneira que tapa o Sol" das religiões.
E digo mais: não tinha um tópico assemelhado a este? Parece-me que existe um ceticismo filosófico e outro científico.Eu fico com este!
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline WeLLuZi

• Nível 09
  • *
« Resposta #30 Online: 06 de Janeiro de 2008, 16:09:19 »
“Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão.” Lao-Zi
Boa citação.

Há pessoas que saem da ignorância e encontram o caminho do saber, mas muitas vezes acabam por voltar a se fechar seu mundo (agora maior).

Um professor meu, que é bem cético, me falou sobre uma aventura que ele fez em um país andino. O povo possui suas tradições e credos, mas não precisa invalidar os conselhos dos sábios da região apenas porque eles atribuem o poder da folha de coca a divindades. Masque a folha, depois procure saber qual o princípio ativo.

Offline WeLLuZi

• Nível 09
  • *
« Resposta #31 Online: 06 de Janeiro de 2008, 19:40:51 »

Correto. O problema é quando algumas pessoas pressionam outros a admitirem sua ignorância sendo que elas mesmas não são humildes o suficiente para reconhecer sua própria ignorãncia. Se dizem humildes mas agem como se estivessem sempre certas e fossem donas de um conhecimento superior (ou divino para os fanáticos religiosos).

Todo mundo é ignorante em algum nível. Acontece que muitas pessoas julgam os outros de mais ignorantes simplesmente por defenderem opiniões contrárias ou apenas possuir um credo (ou descredo) diferente.
Vemos céticos (ou pseudo-céticos) ignorantes e vemos muitos crentes idem. Concordo que a primeira a incidência tende a ser menor, mas o fervor "a luz da razão" assusta e torna alguns mais cegos ainda de que muitos crentes.
Alguns religiosos adoram dizer que céticos não possuem moral e alguns céticos adoram dizer que religiosos são tolos e incapazes de conhecer a ciência. As generalizações sempre acontecem.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #32 Online: 07 de Janeiro de 2008, 00:56:27 »
Há céticos tolos e apressados.  Como em qualquer outra população.

Não tantos quanto alguns pensam, porém...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #33 Online: 08 de Janeiro de 2008, 13:05:01 »

Correto. O problema é quando algumas pessoas pressionam outros a admitirem sua ignorância sendo que elas mesmas não são humildes o suficiente para reconhecer sua própria ignorãncia. Se dizem humildes mas agem como se estivessem sempre certas e fossem donas de um conhecimento superior (ou divino para os fanáticos religiosos).

Todo mundo é ignorante em algum nível. Acontece que muitas pessoas julgam os outros de mais ignorantes simplesmente por defenderem opiniões contrárias ou apenas possuir um credo (ou descredo) diferente.
Vemos céticos (ou pseudo-céticos) ignorantes e vemos muitos crentes idem. Concordo que a primeira a incidência tende a ser menor, mas o fervor "a luz da razão" assusta e torna alguns mais cegos ainda de que muitos crentes.
Alguns religiosos adoram dizer que céticos não possuem moral e alguns céticos adoram dizer que religiosos são tolos e incapazes de conhecer a ciência. As generalizações sempre acontecem.

Você tem certa razão, sim. Acontece também das pessoas não compreenderem exatamente o que significa ceticismo - sobretudo, ceticismo científico. E não que ele esteja com a verdade - é uma forma de raciocínio que adota as descobertas científicas como as respostas mais precisas que temos - geralmente, questionador, crítico e não raro, intolerante.  :)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #34 Online: 08 de Janeiro de 2008, 13:42:28 »
Muitas pessoas não compreendem o que é ceticismo científico. WeLLuZi, por exemplo.

Offline Homo habilis

• Nível 01
  • *
« Resposta #35 Online: 11 de Janeiro de 2008, 02:51:45 »
Quando se tem a consciência da ignorância e se busca o conhecimento nos torna um pouco menos ignorantes, mais o que ha de pior é a certeza do saber e a passividade da aceitação.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #36 Online: 12 de Janeiro de 2008, 06:19:05 »
Ignorante é aquele que ignora.
Ignorar não é sinônimo de descrer, e sim de não ouvir.

Isso seria assumir que você deve de acreditar em tudo que ouve.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2008, 04:58:16 por Ilovefoxes »

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #37 Online: 12 de Janeiro de 2008, 11:44:57 »
"Existem duas espécies de idiotas: aqueles que não duvidam de nada e aqueles que duvidam de tudo"
Charles-Joseph Ligne
Não deseje.

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
« Resposta #38 Online: 13 de Janeiro de 2008, 18:21:01 »
Vou dizer o óbvio: Todo cético é ignorante porque todo ser humano é ignorante.

Alright

Offline Skeptical...

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #39 Online: 07 de Março de 2008, 10:08:02 »
A ignorância é um atributo humano, independe de crença...

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #40 Online: 07 de Março de 2008, 12:13:01 »
Vou dizer o óbvio: Todo cético é ignorante porque todo ser humano é ignorante.

A ignorância é um atributo humano, independe de crença...

[religioso chato]

Mas me digam: como alguém que possui a sabedoria de Deus pode ser taxado de ignorante? :hihi:

Um cético ser ignorante tudo bem, mas um servo do Senhor... aff!

Só tendo muita fé no ateísmo para acreditar nisso! ::)

[/religioso chato]

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
Re:Todo cético é ignorante
« Resposta #41 Online: 28 de Outubro de 2018, 18:39:09 »
céticos são só ignorantes
religiosos são ignorantes que sofrem da síndrome de Dunning-Kruger

senão vejamos...
mesmo concedendo que exista uma divindade ou divindades
é muita pretensão considerar que se sabe tanto a respeito da divindade, como qualquer religioso dá de imediato a perceber
logo, temos um ignorante que imagina saber mais do que de fato sabe -> Dunning-Kruger

vendo a coisa pelo outro lado
-"não, fenrir, os céticos é que sofrem de D-K, pois que"
-"é muita pretensão considerar que se sabe tanto a respeito da não-existência da divindade, como qualquer cético dá de imediato a perceber"
-"logo, temos um ignorante que imagina saber mais do que de fato sabe -> Dunning-Kruger"

chegamos a um impasse? não creio, pois

em primeiro lugar, nem todos os céticos assumem como certa a não existência de uma divindade. Um forista deixou isso claro usando
lógica doxástica para classificar posições acerca de crença ou descrença em divindades, acho eu
Obviamente não podemos dizer o mesmo sobre teístas

em segundo lugar, os céticos tentam partir de experiências objetivas, de fatos, evidências, bom-senso, lógica, etc
isso é, mesmo na pior das hipóteses, uma base razoável para tomar como ponto de partida, sendo a questão em discussão espinhosa e de natureza difícil,
então faz-se mais que necessário não se dar o luxo de desprezar nossas capacidades analíticas ainda que limitadas
não fazer isso seria análogo a alguem passando sede no deserto jogar fora a água porque a tem em pouca quantidade

...só que o outro lado não desistiu ainda
-"esta a ser desonesto porque opôs teístas a céticos e seria mais justo opor teístas a ateístas e ai a primeira objeção cai por terra"

parti do título do tópico, que nomeia "ceticos" e não ateus
(mas isso é só uma justificativa e não fere o argumento do teísta)
porem a segunda objeção se mantem

o teísta não largou o osso e resta invocar o DI em seu auxilio:
-"diz que não há evidencias e etc, mas vejo a assinatura de um criador em, por exemplo, _______"
(de forma matreira, geralmente usam coisas belas, admiráveis e/ou complexas como exemplo e ignoram o que é feio, desprezível e/ou simples
isso me lembra Platão, que concebia existirem idéias de Beleza, Justiça ou Número num plano transcedental qualquer, mas não concebia que houvessem
idéias de coisas como chapeus, lodo ou esterco - acho que se Platão vivesse hoje poderia ser um defensor da DI...)

ao que o ateísta poderia retrucar
casas, carros, computadores e edificios foram contruídos, planejados e tudo o mais
mas de que forma segue daí que o resto, de natureza tão distinta dessas coisas que enumerei, tenham que ter sido criados por outrem?
porque, diabos, vale a assertiva de que se o burj khalifa teve um designer, o lodo do pantano tambem teve?
ademais, posso ver evidencias de que o(s) designer(s) do burj khalifa existem e quem são - para isso o google é meu amigo
e você se limita a dizer que o simples fato da coisa existir e ser complexa ou esteticamente aprazível ser prova da existência do designer no qual acredita
(e nem vou entrar em discussão sobre o que é ou não ser complexo e se dá para medir isso - está implícito na posição
que o teísta assume, que ele conhece bem acerca do que é complexidade e como medi-la)
e assim o D-K mostra sua feia face do novo e voltamos ao inicio da coisa toda

e daí em diante
café requentado, só praticando...
gente muito mais inteligente do que eu já deu respostas melhores aos argumentos da DI e existencia de divindades

talvez a posição mais firme seja a dos que afirmam que não há subsídios para saber se existe ou não uma divindade.
Preciso ler aquele post da lógica com bastante atenção para entender melhor
« Última modificação: 28 de Outubro de 2018, 18:42:50 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #42 Online: 28 de Outubro de 2018, 18:42:05 »
Hai kai: Quem é cético, Zinho?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #43 Online: 28 de Outubro de 2018, 22:10:00 »
Hai kai: Quem é cético, Zinho?

"cético, Zinho"...
Isso me lembra um certo forista que tinha ou tem um monte de contas e ainda anda por aqui

rir ainda é o melhor remédio, não é mesmo?
e fazer rir é coisa louvável, mística até
ainda que seja pelo lado do ridiCCulo
até mudei a imagem do meu avatar para ficar mais cômica: olhem bem para a cara do Oive (Oi, véi) Eikemo (Eike + emo) na foto
lembra um cruzamento de cachorro com orangotango e combina bem com o "cave canem" mais abaixo

e de quebra presto tributo ao Immortal, que é foda
« Última modificação: 28 de Outubro de 2018, 22:43:59 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Flautista de Hamelin

• Nível 12
  • *
« Resposta #44 Online: 28 de Outubro de 2018, 22:25:05 »
Fica frio, Fenrir, você nos Fazrir!  :biglol: 
Churi Churin Fun Flais

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #45 Online: 28 de Outubro de 2018, 22:29:48 »

Eu to frio, flautista
Voce que é do ramo do entretenimento, sabe da importancia de fazer rir
vá lá e toque uma cantiga de maldizer para nós

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 28 de Outubro de 2018, 23:46:39 »

Você foi novamente denunciado para voltar de vez para a sua pocilga.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

• Nível 12
  • *
« Resposta #47 Online: 29 de Outubro de 2018, 01:46:32 »

Você foi novamente denunciado para voltar de vez para a sua pocilga.

Sob qual acusação?

Por ter apenas respondido de forma bem humorada à uma brincadeira do Fenrir?

Não estou sendo ofensivo com ninguém aqui.
Não estou trollando.

Conta duplicada?

Bom, já disse que ando observando este fórum e alguns outros há tempos, e aqui vai a prova definitiva de que um dos seus coleguinhas aqui é que tem várias contas:

Postagem de Pasqually:
../forum/topic=6457.275.html#msg978330

A mesma postagem no mesmo dia e no mesmo horário, agora como criso:
http://mestredoconhecimento.forumeiros.com/t41p25-poesias-extraordinarias#1885

Surpreso? Aposto que nem tanto.

O Pasqually criou nova conta após ser banido como O Babuíno de Madame Blavatsky e ainda mantém outra conta por aqui que é o mesmíssimo criso da postagem supra.

Por tudo isso, também estou te denunciando por conduta rude e mal-educada perante os outros foristas e vamos ver se a moderação tratará essa questão com justiça ou favoritivismo.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2018, 02:13:20 por Flautista de Hamelin »
Churi Churin Fun Flais

• Nível 12
  • *
« Resposta #48 Online: 29 de Outubro de 2018, 02:40:36 »

Eu to frio, flautista
Voce que é do ramo do entretenimento, sabe da importancia de fazer rir
vá lá e toque uma cantiga de maldizer para nós

Pirlimpim, pirlimpim, pirlimpimpimpim;
Sou o temido Flautista de Hamelin;
Pirlimpim, pirlimpim, pirlimpimpimpim;
Todos os ratos vão ter seu fim!
Churi Churin Fun Flais

• Nível 12
  • *
« Resposta #49 Online: 29 de Outubro de 2018, 03:21:41 »
até mudei a imagem do meu avatar para ficar mais cômica: olhem bem para a cara do Oive (Oi, véi) Eikemo (Eike + emo)

Apenas uma correçãozinha: não é ''Oive'', véi, é Olve Eikemo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Abbath

e de quebra presto tributo ao Immortal, que é foda

Não precisava! Obrigado!
« Última modificação: 29 de Outubro de 2018, 03:32:15 por Flautista de Hamelin »
Churi Churin Fun Flais

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!