Guerra é uma merda mesmo, acontecem os maiores absurdos... difícil comparar agora que já se passsaram tantos anos, estamos em um período de paz, já sabemos o que aconteceu depois, etc.
O Japão já estava mesmo derrotado, mas a bomba teve a "vantagem" de apressar a rendição e mandar o recado para os russos.
Eu jogaria a bomba com certeza, afinal, infelizmente em uma guerra é "nós ou eles". Não estou dizendo que aprovo ou concordo, mas é assim. Se eu fosse o presidente de um país em guerra e tivesse uma arma poderosíssima à minha disposição, e pudesse com seu uso evitar a morte de milhares de soldados do meu país, usaria com certeza. E, sendo apenas um mero piloto no meio daquela insanidade toda, e ainda considerando a disciplina militar, com certeza eu lançaria a bomba.
O bombardeio de áreas civis foi largamente usado por todos os lados na segunda guerra. Atrocidades foram feitas por todos, o Japão também não foi lá muito bonzinho e humanitário no tratamento dos prisioneiros de guerra e na invasão da China.
Um erro não justifica o outro, mas em uma guerra como foi a segunda guerra mundial, com tudo o que estava em jogo, é uma utopia imaginar que qualquer um dos lados estivesse preocupado em poupar o inimigo. Hoje os padrões de julgamento que usamos é bem diferente, porque a situação e o nosso conhecimento são também totalmente diversos.