Já fui assaltado por um garoto negro. Meu pai já foi abordado por dois negões em um caixa eletrônico. Tenho vários amigos que já foram ameaçados por "manos". Em shows, na rua, em shoppings, qualquer lugar. Como não criar certo racismo?
Não tenho nada contra negros, que fique claro. Tenho amigos, professores, que são pessoas fantásticas. Mas devo admitir que criei, mesmo que sem querer, um esteriótipo de negro ladrão. E, infelizmente, isso é apenas um reflexo da sociedade. Eles são excluidos. A culpa é minha? Não. Mas eu tenho direito de sentir medo se ver alguém "estranho" na rua.
Não é preconceito. É "pós-conceito". Depois de ter a violência perto de você por pessoas negras, é claro que você cria uma imagem ruim.
Eu estranharia ver alguém muito importante negro. Admito. Mas isso não é racismo, é apenas um reflexo da sociedade. Eu estranharia ver um japonês pedreiro. Nunca vi. Isso é racismo ou é apenas o que realmente é difícil de acontecer?
Eu, pessoalmente, não gosto físicamente de negras. E também não acho que é racismo. Há quem não ache orientais bonitos. Isso é racismo?
O preconceito no Brasil, entre tudo o que acontece, acontece do próprio negro como ele mesmo. Desde quando o Brasil tem 5% de negros, gente? O negro tem vergonha de ser negro.