Isso é puro balão de ensaio, para desviar o foco de outras questões.
E está funcionando.
Aqui está o balão de ensaio, em noticia publicada hoje:
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2007/11/09/dirigentes_do_pt_negociam_reeleicao_do_presidente_lula_diz_prefeito_do_rio_1075476.htmlA Dirigentes do PT negociam 3º mandato do presidente Lula, diz prefeito do Rio
Dois dirigentes do PT estão negociando a aprovação do terceiro mandato do presidente Lula. É o que afirma o prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, em seu ex-blog desta sexta-feira. Segundo o prefeito, o procedimento para aprovação da reeleição segue quatro passos, que não precisam de emenda constitucional prévia. Ele não afirma quem seriam os dirigentes.
Cesar Maia afirma ter interceptado um documento trocado entre dois dirigentes do PT, em que eles afirmam que o processo para reeleição está “lido, relido e analisado por dois grandes juristas”. O prefeito não conta como conseguiu interceptar o memorando.
O primeiro passo para conseguir aprovar o terceiro mandato seria um decreto legislativo convocando plebiscito em 2008, na data da eleição municipal, aprovando a segunda reeleição ou o terceiro mandato consecutivo.
Depois, bastaria a assinatura de um terço de deputados e senadores, além de presença de 50% de presença em plenário. A votação da reeleição se daria por maioria simples, sem depender do número de votos.
“Uma vez realizado o plebiscito, com a vitória inevitável pró segunda reeleição ou terceiro mandato, a legitimidade da tese e a pressão popular seriam avassaladoras. Aí sim, se faria tramitar a PEC como simples ratificação da vontade popular”, diz o documento.
O memorando apresentado por Cesar Maia afirma ser “irresistível” a aprovação da reeleição e propõe, também, que a proposta de Decreto Legislativo fosse apresentada simultaneamente na Câmara e no Senado.
“Lembro que nenhum parlamentar de nossa base que não queira se comprometer terá problemas. Basta se ausentar da votação. Um terço temos fácil e depois garantir o quorum de 50% e se ausentar, e deixar para os mais firmes a maioria simples em plenário, é outra vez muito fácil. Depois do plebiscito, que deputado ou senador terá coragem de votar contra a PEC? O terceiro mandato sairá das ruas", afirma o documento.
É o mais puro e simples golpe para um mandato igual ao do Chapolim Colorado.