Acho que ninguém pensou numa possibilidade real de fim do mundo num contexto de um evento como uma catástrofe natural. Só pra fins de exercitar a imaginação e observando fatos reais que acontecem hoje no mundo, vamos projetar uma queda de um enorme corpo celeste o suficiente para provocar uma colossal fratura no nível do manto terrestre
Se houvessem indícios de meteoros ou objetos celestes de encontro com a terra e além disso, fortes conclusões que estes impactos poderiam causar a destruição completa ou parcial da população que habita hoje em todo trópico, acho muitíssimo provável que neste caso, até mesmo as nações inimigas se juntariam e encontrariam esforços tecnológicos comuns para destruir ou desviar o objeto celeste de sua rota esperada de colisão, que seria a terra.
Seria até interessante que em nome da sobrevivência da espécie humana e também de suas culturas e futuros descendentes esta união dos países se fizesse um despertar do senso humanístico e unisse as nações.
Eu acho que novos paradigmas políticos e sociais seriam revisados, as diferenças de credo tornariam menos acentuadas, os estreitamentos em cooperação bélica e tecnológica entre os países seriam postos em prática, e cessariam as guerras em andamento para a abertura de diálogo em que umas das partes se voluntariasse em ceder, assim como também as questões que envolvem os territórios.
A gente tem de lembrar que após a segunda guerra mundial, vários paradigmas foram quebrados e mostrou a face mais cruel que o ser humano pode criar e patrocinar. Uma das questões importantes que surgiram após a segunda guerra mundial, foram os acordos que abrangiam as autonomias das nações, os direitos humanos, revisão dos conceitos de raça até bem antes tido como determinantes do comportamento do sujeito dentre tantas outras coisas. Significa que quando o homem se vê ameaçado por sua liberdade ou quando a perde ou vê sua vida desmoronar por desastres naturais ou genocídio, me parece que há um sentimento de humanidade revigorado e a consciência coletiva de solidariedade para preservação da vida. Por isso minha convicção de que as nações e os filhos dos filhos destas nações ao se sentirem que estarão extinta por uma catástrofe, no caso hipotético que eu mencionei, doariam conjuntamente as prestezas de seus cidadãos para preservação da terra e toda vida que há nela.