Autor Tópico: DVORAK  (Lida 3586 vezes)

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
Re: DVORAK
« Resposta #25 Online: 03 de Setembro de 2010, 12:46:13 »
Antonin Dvorak, bom compositor tcheco. Pensei que o tópico falasse sobre ele.

Eu também!
Eu também. |(
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 03 de Setembro de 2010, 19:22:27 »
Eu também. |(

Isto é um fórum majoritariamente de geeks, vocês queriam o quê?

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #27 Online: 07 de Novembro de 2010, 22:19:23 »
Tomei vergonha na cara e decidi aprender touch-type, e com DVORAK. para quem quiser aprender esse site possui um bom tutorial http://www.sense-lang.org/, eu já estou na lição número 7 :P.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 07 de Novembro de 2010, 22:28:32 »
Dvorak ou teclado brasileiro nativo? O Dvorak foi feito para digitar em inglês, o brasileiro nativo usa os mesmos princípios do Dvorak, mas adaptado para o português, evidentemente. Você escreve mais em inglês?

Eu estou me saindo bem com o brasileiro nativo, estou usando há uns dois ou três meses, mas ainda falta ganhar velocidade. Digito 25 palavras por minuto touch-typing no brasileiro nativo, mais ou menos, contra 40 por minuto no qwerty usando quatro dedos. Mas tenho que admitir que parei de fazer lições de digitação já há um tempo e estou apostando só na prática para ganhar velocidade, talvez por isso esteja demorando para eu evoluir.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #29 Online: 07 de Novembro de 2010, 22:59:54 »
Uso o US-International que me permite digitar em português e inglês.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 07 de Novembro de 2010, 23:07:24 »

Não sei se você entendeu bem o que eu tentei explicar. Tentando de novo: a configuração Dvorak foi criada dispondo as letras mais usadas da língua inglesa nas posições mais favoráveis ergonomicamente, daí a vantagem do Dvorak em termos de conforto e velocidade de digitação. No português, por outro lado, as letras mais usadas são diferentes, então o layout mais adequado não é o Dvorak americano, mas um Dvorak local, adaptado para o português, que é o Teclado Brasileiro Nativo. Se você digita em português mais do que e inglês, é melhor usar esse layout. Mas, de qualquer maneira, o Dvorak americano ainda é melhor para escrever português que o qwerty. Mais informações.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #31 Online: 07 de Novembro de 2010, 23:10:33 »
Ah ta, ok, já suspeitava isso. Eu digito mais em inglês.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 08 de Novembro de 2010, 02:56:26 »

Não sei se você entendeu bem o que eu tentei explicar. Tentando de novo: a configuração Dvorak foi criada dispondo as letras mais usadas da língua inglesa nas posições mais favoráveis ergonomicamente, daí a vantagem do Dvorak em termos de conforto e velocidade de digitação. No português, por outro lado, as letras mais usadas são diferentes, então o layout mais adequado não é o Dvorak americano, mas um Dvorak local, adaptado para o português, que é o Teclado Brasileiro Nativo. Se você digita em português mais do que e inglês, é melhor usar esse layout. Mas, de qualquer maneira, o Dvorak americano ainda é melhor para escrever português que o qwerty. Mais informações.

Mas acho que o DVORAK inglês talvez seja ainda melhor que o QWERTY brasileiro/português. A diferença deve ser próxima da que há entre os QWERTYs em inglês internacional e o brasileiro, ter que digitar ' e c para sair ç, em vez de uma tecla só para isso. E uns acentos em outros lugares.

Acabei de checar, é isso mesmo:

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #34 Online: 08 de Novembro de 2010, 11:08:17 »
Ah ta, ok, já suspeitava isso. Eu digito mais em inglês.

Qual é a vantagem do internacional para digitar em inglês?

O internacional é o meio termo entre o português e o inglês, a única desvantagem que vejo no inglês ao usar o internacional, é que vc tem que digitar o espaço logo apos digitar o ' ou ".

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 08 de Novembro de 2010, 15:49:45 »
A vantagem seria então em alternar para o americano/inglês "mesmo" e o internacional (só para escrever em português).

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 08 de Novembro de 2010, 17:42:50 »
Mas acho que o DVORAK inglês talvez seja ainda melhor que o QWERTY brasileiro/português. A diferença deve ser próxima da que há entre os QWERTYs em inglês internacional e o brasileiro, ter que digitar ' e c para sair ç, em vez de uma tecla só para isso. E uns acentos em outros lugares.

Isso é fato. Tanto o Dvorak quanto o Brasileiro Nativo são muito mais ergonômicos que o QWERTY e o Brasileiro Nativo é apenas ligeiramente mais ergonômico que o Dvorak mesmo para o português. Imagens Comparativas.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 21 de Novembro de 2010, 23:26:13 »
Digito 25 palavras por minuto touch-typing no brasileiro nativo, mais ou menos, contra 40 por minuto no qwerty usando quatro dedos.

Já estou touch-typing no teclado BR-nativo mais rápido do que digito com quatro dedos no QWERTY! :clap:
Mas ainda sou uma lesma, com algum esforço estou digitando a no máximo 42 palavras por minuto com 96 % de precisão.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!