Autor Tópico: Apologética  (Lida 2933 vezes)

Rhyan

• Visitante
Apologética
« Online: 14 de Novembro de 2007, 00:06:22 »
Pensei que estava livre dos debates sobre religião...
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=37582746&tid=2564984579111928042&start=1

1. Nao existe uma mitologia cristã, mas sim uma religiao cristã. Se voce nao sabe distinguir as duas coisas, sugiro que retorne para a escola.

2. A existencia de um unico Deus é apoditicamente demonstrada. Você poderá encontrar uma demonstração acurada nas obras de Tomás de Aquino e Anselmo, o pai da Escolástica, mas também em filosófos modernos, como Suarez e Mário Ferreira dos Santos, dois gênios. Em suma, sabemos que a perfeição absoluta por definição faz parte da essencia divina. Ora, se houvessem dois deuses, eles teriam de diferir em algo, isto é, um ter uma perfeição que o outro não possuiria. Entretanto, se ele é absolutamente perfeito, não é privado nem carece de perfeição alguma. Portanto, só pode existir um Deus ou nenhum e nunca dois ou mais. Ora, que existe um Deus sabemos apoditicamente pelas vias tomistas, pelo argumento ontológico de Anselmo e por muitas outras vias. Portanto, há Deus e Ele é Um, como nos diz o cristianismo, o islamismo, o judaismo e outras religioes monoteistas menores.

3. O fato de voce pedir evidencias demonstra a falta de conhecimento da historia e filosofia cristã. Pois qualquer um que já leu duas páginas sobre o assunto sabe que nesses temas, o cristianismo trata de apoditicidade, não de evidência.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Apologética
« Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2007, 01:09:30 »
Cara otário… Esse deve cair em golpes do bilhete premiado toda semana.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2007, 12:10:37 »
Gabriel
Rhyan
Se quiser debater...
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2467880

Pra quem não conhece, sou membro e ex-moderador da comunidade Contradiçoes do ateismo (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=15220045), que antigamente se chamava "Não há contradiçoes na Biblia" e que refutava todos os topicos da comunidade citada por voce, Rhyan.

A comunidade contradiçoes da Biblia reune o que de mais baixo e burro há no ateismo. Os argumentos anti-biblia sao simplesmente risiveis. O dono da comunidade, cujo nick era "Sky Kunde", cansou de tomar sovas minhas, do Gato Crente, do Reginaldo e do Wagner (dono da Perguntas Cristas Complicadas).

Portanto, meu caro, não tente assustar-nos com esse tipo de coisa. Conheço muito bem esses tipinhos que logo saem postando links, numa tentativa desesperada de intimidar o oponente. Comigo não.

Se voce quiser o debate, sugiro que escolha a melhor suposta contradiçao da Biblia. Pode ser qualquer uma, a seu gosto. Entao traga-a para debatermos na Igreja Virtual. Vou mostrar como essa sua arrogancia imbecil não dura nem 2 minutos de debate serio.
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2007, 12:13:31 »
2. A existencia de um unico Deus é apoditicamente demonstrada.
Pois qualquer um que já leu duas páginas sobre o assunto sabe que nesses temas, o cristianismo trata de apoditicidade, não de evidência.
Isso deve explicar muito.
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2007, 12:17:11 »
Grandes debates que têm  :histeria:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=15220045),

Temas:
* O Santo Credo dos ateus.
* Acuso deus de matar criancinhas na Bíblia, mas...
Abominável contradição atéia!E não me venham com papinho dizendo que estou generalizando, pois no tópico da comunidade "Simplesmente ateu, vemos que a maioria concorda com o aborto.
* [vídeo 1 - Caçador de ateu] - Deus e a pedra.
* A respeito do problema do mal
1)Deus é Bom e Onipotente.
2)A Bondade de Deus é basicamente o altruísmo de doar e compartilhar de Si aos outros,de fluir os recursos inesgotáveis do ser a outro.Já que ele é Infinito ele nada tem a ganhar e nada tem a perder,e logo não pode ser cruel e nem omisso,por necessidade de sua própria essência infinita.
3)Deus eternamente compartilha de Si mesmo na unidade de sua trindade.Deus o Pai não vive para Si mesmo mas se sacrifica ao existir no Filho e para o Filho,e tem prazer Nisto.
5)O Maior Bem é participar da essência de Deus e a essência de Deus é sua Bondade.
* Ateísmo - encerrando o caso.
O ateísmo consiste na negação absoluta da idéia de Deus.Alguns duvidam que haja verdadeiros ateus; mas se os houver, é impossível provar que estejam sinceramente buscando a Deus ou que sejam logicamente coerentes.
Pedro Amaral Couto

Rhyan

• Visitante
« Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2007, 13:48:16 »
Pior foi dizer que a ciência é baseada em pressupostos metafísico e ontológicos.
hahaha...

Rhyan

• Visitante
« Resposta #6 Online: 08 de Janeiro de 2008, 23:29:23 »
Por quê fui dar corda... |(

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #7 Online: 08 de Janeiro de 2008, 23:36:50 »
Por quê fui dar corda... |(

Não passando o link do CC pra eles já é grande coisa.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #8 Online: 08 de Janeiro de 2008, 23:41:35 »
Como eu sou péssimo em biologia, fico com vontade de passar.

O cara tá dizendo que as datações de fósseis são falsas, mas eu não tenho conhecimento pra refutar.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #9 Online: 08 de Janeiro de 2008, 23:58:04 »
Eu muito menos. Longe de mim esses malucos.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 09 de Janeiro de 2008, 07:28:00 »
Gabriel
Rhyan
Se quiser debater...
Se voce quiser o debate, sugiro que escolha a melhor suposta contradiçao da Biblia. Pode ser qualquer uma, a seu gosto. Entao traga-a para debatermos na Igreja Virtual. Vou mostrar como essa sua arrogancia imbecil não dura nem 2 minutos de debate serio.
Até hoje não consegui uma explicação coerente para os dois pais de José (Eli ou Jacó).

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #11 Online: 09 de Janeiro de 2008, 07:43:08 »
Pelo tom prepotente e pela 'certeza', deve se tratar de um carinha que *não* freqüentava o 'Contradições do Ateísmo'. Isto é, eu fazia perguntas que ele simplesmente não respondia.

O bom e velho Stein já conhece o figura (e mais um que escreve no EvolucionismoVsCriacionismo) e encurralamos ele várias vezes, só que ele simplesmente sumia e não respondia. Aì começava de novo com o mesmo papo 'meu deus está demonstrado pelos seguidores do meu deus que afirmam que ele existe, simplesmente porque acho que perfeição existe, e acho que só perfeito tem o meu deus'.

Chegou uma hora em que me neguei a responder se não respondesse os posts anteriores porque era ridículo. Se tiver saco e tempo, vou tentar garimpar essas discussões, algumas gravei o link para não esquecer.

As afirmações de São Tomás de Aquino foram largamente refutadas, mas o melhor exemplo (e mais atual) é o 'Deus, um delírio' de Richard Dawkins.

Além de Anselmo, outro 'pai da igreja' é Orígenes, que literalmente inventou personagens, lugares, estórias para dar credibilidade às crenças cristãs.

Falar em fósseis, me poupe ! Quer dizer que essa tonelada de evidências de museus ao longo de todo o mundo são falsos ? As formas de datação ? Bom, o melhor é consultar o talk.origins.org para que vc tenha melhor embasamento.

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #12 Online: 09 de Janeiro de 2008, 18:32:17 »
Até hoje não consegui uma explicação coerente para os dois pais de José (Eli ou Jacó).
Pode-se dizer que os dois nomes correspondem à mesma pessoa (dois nomes para identificar a mesma pessoa).
Seria como isto: x = y = 1. Isto se quiserem arranjar uma desculpa qualquer, mas que não seja ilógica.
Mas mesmo assim, as contas para as gerações restantes não resultam bem...

Acho que a contradição mais importante é sobre as últimas palavras de Jesus. Não há qualquer solução lógica, e a única desculpa que já encontrei põe em causa todos os Evangelhos. Se é apenas uma "visão de cada autor", então eles não são de confiança, e todo o restante nos evangelhos podem ser apenas "visões de cada autor".
Pedro Amaral Couto

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #13 Online: 09 de Janeiro de 2008, 20:22:21 »
Noé também tem duas filiações :)
Aliás, desde Cain, ou seja, somos todos filhos de Cain, huahuahua  :oba:
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 10 de Janeiro de 2008, 06:51:20 »
Pode-se dizer que os dois nomes correspondem à mesma pessoa (dois nomes para identificar a mesma pessoa).
Seria como isto: x = y = 1. Isto se quiserem arranjar uma desculpa qualquer, mas que não seja ilógica.
Mas mesmo assim, as contas para as gerações restantes não resultam bem...
Sim. O resto da genealogia não bate, também (sendo que uma delas vai até Adão!)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 10 de Janeiro de 2008, 06:53:45 »
Além de Anselmo, outro 'pai da igreja' é Orígenes, que literalmente inventou personagens, lugares, estórias para dar credibilidade às crenças cristãs.
O tal que se castrou para resistir melhor às tentações da carne...
Falar em fósseis, me poupe ! Quer dizer que essa tonelada de evidências de museus ao longo de todo o mundo são falsos ? As formas de datação ? Bom, o melhor é consultar o talk.origins.org para que vc tenha melhor embasamento.
Eles vivem cobrando fósseis intermediários. O problema é que, a cada lacuna preenchida por novas descobertas, surgem duas novas lacunas para eles criticarem.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #16 Online: 10 de Janeiro de 2008, 07:14:48 »
Naquele tópico das Contradições Bíblicas, o Jetro insistiu até não poder mais que não era importante saber o nome do avô terreno de Jesus. Levamos páginas sem que ele entendesse que, se os Evangelistas (inspirados por Deus, não nos esqueçamos!) não conseguiam concordar sobre coisas simples e verificáveis como isso, se não conseguiam concordar com a seqüência de eventos imediatamente após a Ressurreição de Cristo, se não conseguiam concordar sobre as últimas palavras de Jesus na cruz, então como podemos ter certeza sobre a doutrina?

Para ele, a doutrina era a parte relevante, e o resto um apêndice se importância. Eu concordaria com ele completamente -- se tanta gente não insistisse que a Bíblia é infalível.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 10 de Janeiro de 2008, 12:16:23 »
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=15220045)

:histeria:

Contradições do ateísmo? (Nome da comunidade) Eles confundem "ateus" e "ateísmo".... ...que vergonha.... só isso basta.... Pelamor de deus..... :merda:

Fois-se o tempo que eu tinha uma microscópica paciência para isto....

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #18 Online: 10 de Janeiro de 2008, 17:04:56 »

1.

2. A existencia de um unico Deus é apoditicamente demonstrada. Você poderá encontrar uma demonstração acurada nas obras de Tomás de Aquino e Anselmo

Voce pode encontrar o argumento contrario no velho testamento em Hebreu.

Monoteismo e' distorcao do que esta escrito na biblia. Mais uma das deturpacoes dessa religiao.

O argumento dessa pessoa e' totalmente refutado, sendo que a propria biblia diz haver varios deuses.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #19 Online: 10 de Janeiro de 2008, 17:12:15 »

1.

2. A existencia de um unico Deus é apoditicamente demonstrada. Você poderá encontrar uma demonstração acurada nas obras de Tomás de Aquino e Anselmo
Se bem me lembro, a ideia é que se houvessem vários deuses (Deus, com letra maiúscula, é o deus supremo...), não seriam perfeitos. A perfeição devia ser dividida. E por definição - segundo a lógica do argumento - Deus é perfeito. Logo, só existe um único deus.
E é assim os argumentos teístas...

Conclusão: a nossa ideia particular de Deus é verdadeira. Como convenc... provar que existe?
Por definição Deus é... blah, blah. Ora, se fosse, blah, blah, não seria blah, blah por definição. Logo Deus existe, e é blah, blah, blah.
Pedro Amaral Couto

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 11 de Janeiro de 2008, 07:07:49 »
Para ele, a doutrina era a parte relevante, e o resto um apêndice se importância. Eu concordaria com ele completamente -- se tanta gente não insistisse que a Bíblia é infalível.
Na cabeça dos crentes, a doutrina, a tal "mensagem" de Deus é algo que paira acima dos absurdos e contradições da Bíblia.
Algo como a infalibilidade do papa, que continua infalível por mais devasso e calhorda que seja, desde que esteja falando ex cathedra.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #21 Online: 11 de Janeiro de 2008, 08:54:37 »
Engraçado é que o atual Papa condena veementemente o que ele chama de "católicos de bufê", ou seja, aquelas pessoas que ficam com as partes que lhes interessam da doutrina e deixam de lado as partes de que não gostam. Para ele, a doutrina tem que ser um pacote fechado: ou pega, ou larga.

Não vejo como não haver contradição se se assume uma postura assim.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #22 Online: 11 de Janeiro de 2008, 10:51:19 »
Na cabeça dos crentes, a doutrina, a tal "mensagem" de Deus é algo que paira acima dos absurdos e contradições da Bíblia.
Algo como a infalibilidade do papa, que continua infalível por mais devasso e calhorda que seja, desde que esteja falando ex cathedra.
No YouTube alguém fez um vídeo chamado "Star Trek: Planet Atheist" (), que dizia que os ateus são relativistas. Na verdade, por definição, quem acha que a moral tem origem em Deus é relativista... Curiosamente há pouco tempo assisti um vídeo de um ateu a refutar o relativismo, e um artigo de um ateus português também a refutá-lo. Além disso Bertrand Russel era ateu e não acreditava no relativismo, e tem muita importância na Filosofia da Ética.

Ora, por ele ter dito que a BBC é mais fiável do que a BBC («absurd. No credible biologist would go out on a limb and claim that animals do anything more than mimic behaviors. And by the way - the Bible is an incredibly reliable resource -- much more historically accurate then say, BBC news... :-))»), perguntei-lhe então quais foram as últimas palavras de Jesus.
«absurd. No credible biologist would go out on a limb and claim that animals do anything more than mimic behaviors.»
Wrong. For instance, David Attenborough in "Life on Earth" (Collins/BBC) gives examples of cultural, ethical, etc. behaviors in other animals. I got the book adaptation. You should read more.
«he Bible is an incredibly reliable resource»
What are the last words of Jesus before he died on the cross? Quote all 4 gospels.
Ele respondeu:
There were many "last words" (not sure what your point is here...are you suggesting the Bible contradicts itself? IF that's what you're claiming, go read up on textual scholarship. You'll maybe understand the ancient eastern mind and that there are absolutely zero contradictions)

Hoje recebi outra resposta:
Pedroac - my background is degrees in theology, compar. religion. I've read plenty. If you don't agree with the basic principles which "evolve" (pun intended) out of atheism, then you can't really call yourself an atheist. A true atheist can't oppose anyone's moral code..because there is no such thing.

Um "verdadeiro ateu" é aquele que está de acordo com o seu vídeo, por isso é irrefutável. É assim que um teólogo pensa. Escrevi então sobre o que estudei, e a minha experiência com religiosos e o que sei sobre História da Religião, e até a experiência que tenho sobre literatura de teólogos a comparar religiões alheias. No final aparece a sua gloriosa religião como a verdadeira. Geralmente o *verdadeiro* cristianismo. Além disso esclareci que palavras não mudam a realidade: não é por acrescentar "verdadeiro" que passo a acreditar na existência de um deus ou que passo a ser relativista.

Com jogos de palavras tornam-se infalíveis, para além da realidade, como os seus livros sagrados com "contradições aparentes".
Pedro Amaral Couto

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 11 de Janeiro de 2008, 13:01:57 »
Engraçado é que o atual Papa condena veementemente o que ele chama de "católicos de bufê", ou seja, aquelas pessoas que ficam com as partes que lhes interessam da doutrina e deixam de lado as partes de que não gostam. Para ele, a doutrina tem que ser um pacote fechado: ou pega, ou larga.

Não vejo como não haver contradição se se assume uma postura assim.
Sistemas de leis absolutas, impostas por um deus, geram conflitos entre elas. É proibido matar, mas podemos matar um bandido para não sermos mortos por ele? Podemos violar uma lei de Deus se isto evitar um mal maior?

Ou seja, as leis têm que estar relacionadas à vida e às necessidades humanas. É para isto que existem juízes e tribunais: para decidir entre valores relativos, para definir graus de gravidade de um crime, conforme as circunstâncias.

Por se basearem na vontade de deuses diferentes, sistemas religiosos também conflitam entre si e, por serem absolutos, divorciados da realidade, não há como usar uma referência comum para se chegar a um entendimento. Muito sangue já foi derramado por causa disto.

O mundo é complexo demais para se encaixar em definições do tipo "ou isto ou aquilo". E a compaixão humana, ou seja, a capacidade de alguém se identificar com o sofrimento dos outros, dispensa e supera leis absolutas.

Leis devem ser consideradas como mutáveis, aperfeiçoáveis por tentativa e erro, sem medo de que isto gere o caos.
Seres humanos são perfeitamente capazes de inventar suas próprias leis.

As leis humanas não requerem explicações. Sua finalidade é clara. Só precisamos de justificativas quando se inventam leis absolutas e não diretamente relacionadas com o bem estar da humanidade.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 11 de Janeiro de 2008, 13:06:34 »
«The Bible is an incredibly reliable resource»
What are the last words of Jesus before he died on the cross? Quote all 4 gospels.
Ele respondeu:
There were many "last words" (not sure what your point is here...are you suggesting the Bible contradicts itself? IF that's what you're claiming, go read up on textual scholarship. You'll maybe understand the ancient eastern mind and that there are absolutely zero contradictions)
E como seria essa tal de mentalidade oriental antiga?
Por que a palavra de Deus não é clara e requer o conhecimento de línguas mortas e o estudo (ou melhor, a tentativa de se adivinhar) da mentalidade de civilizações antigas?
Mas ele deve estar achando que respondeu satisfatoriamente...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!