Autor Tópico: Fóssil chinês elucida evolução do ouvido  (Lida 2804 vezes)

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
Fóssil chinês elucida evolução do ouvido
« Online: 14 de Novembro de 2007, 11:45:06 »
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u16119.shtml

Fóssil chinês elucida evolução do ouvido

RICARDO BONALUME NETO
da Folha de S.Paulo

Um fóssil que pode ser considerado o "elo perdido" da audição foi descoberto na China. O recém-batizado yanoconodonte, (Yanoconodon allini), tem os ossos do ouvido numa posição intermediária entre os de répteis e mamíferos modernos.

O ouvido se divide em três partes: externo, que capta os sons; médio, que transforma a onda sonora em vibrações, através de pequenos ossos; e interno, onde o som é transformado em impulsos elétricos para envio ao cérebro.

Os mamíferos são os únicos animais que têm três pequenos ossos interligados no ouvido médio, chamados martelo, bigorna e estribo. Esses ossos evoluíram a partir da mandíbula dos répteis, mas havia poucas evidências dessa transição no registro fóssil.

"O yanoconodonte tem implicações significativas para a origem do ouvido médio, uma característica anatômica que distingue os mamíferos de todos os outros vertebrados", disse à Folha o líder da pesquisa Zhe-Xi Luo, do Museu Carnegie de Pittsburgh, nos EUA.

Função vital

Segundo Luo, o surgimento do ouvido médio foi o que deu aos mamíferos sua audição aguçada, fundamental para a sobrevivência do grupo em meio a dinossauros. Há mais de 65 milhões de anos atrás, os mamíferos eram provavelmente todos notívagos e precisavam ouvir bem para sobreviver.

O fóssil, de 125 milhões de anos, era de um bicho de 15 cm e 30 g de peso. Ele está descrito hoje na revista "Nature".

Criacionismo

Religiosos que criticam a teoria da evolução dizem que formas transicionais não têm função prática e defendem a hipótese do "design inteligente", segundo a qual estruturas complexas, como animais, só podem ter ser criadas por uma inteligência divina.

"Isso é rejeitado por cada nova descoberta de fóssil que revela uma condição evolutiva precursora de uma adaptação biológica moderna, como a estrutura transicional do yanoconodonte em relação ao ouvido médio do mamífero moderno."

Mesmo integrados à mandíbula em animais "pré-mamíferos", os ossinhos tinham função. Seriam eficientes em detectar vibração do solo e sons graves, segundo Luo. Já o ouvido médio totalmente separado da mandíbula é mais sensível a sons trazidos pelo ar, especialmente os mais agudos.

"É concebível que a estrutura intermediária do yanoconodonte fosse capaz de ambos. Ela não teria perdido sua utilidade em detectar som de baixa freqüência através da mandíbula em contato com o solo, mas teria ganho também uma melhor capacidade de ouvir o som vindo pelo ar", afirma Luo.
Quem faz perguntas, não pode evitar as respostas.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Fóssil chinês elucida evolução do ouvido
« Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2007, 11:51:15 »
Muito legal, mas todos nós sabemos que isso nunca vai satisfazer a sanha criacionista por mais fósseis transicionais... eles são insaciáveis!

:roll:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2007, 13:33:43 »
Muito legal, mas todos nós sabemos que isso nunca vai satisfazer a sanha criacionista por mais fósseis transicionais... eles são insaciáveis!

Pois é!!...."O Senhor é meu pastor, então vamos pastar"
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2007, 16:18:10 »
:histeria:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Atheist

• Visitante
« Resposta #4 Online: 15 de Novembro de 2007, 13:29:32 »

Sem dúvida... Sempre há espaço... Entre o 1 e o 2 tem o 1,5... entre o 1 e o 1,5 tem o 1,25...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #5 Online: 15 de Novembro de 2007, 13:33:22 »
Agora uma dúvida minha:

Existe mesmo essa conversa de "explosão evolutiva" que ouvi certa vez? Ou seja, que algumas espécies tenham surgido muito rápido?

Atheist

• Visitante
« Resposta #6 Online: 15 de Novembro de 2007, 13:36:24 »
Agora uma dúvida minha:

Existe mesmo essa conversa de "explosão evolutiva" que ouvi certa vez? Ou seja, que algumas espécies tenham surgido muito rápido?

Algumas espécies podem surgir muito rapidamente, sim, depende do processo. Quando ocorre por poliploidização, por exemplo.

As taxas de evolução podem ser variáveis pois há muitos fatores envolvidos.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #7 Online: 15 de Novembro de 2007, 13:38:14 »
Os criacionistas geralmente se apropriam disso para dizer que a macro-evolução "não pode explicar" tal coisa. O quem é claro, está errado.

Mas tem como você dar uma palhinha a este leigo? :hihi:

Atheist

• Visitante
« Resposta #8 Online: 15 de Novembro de 2007, 13:49:05 »
Os criacionistas geralmente se apropriam disso para dizer que a macro-evolução "não pode explicar" tal coisa. O quem é claro, está errado.

Mas tem como você dar uma palhinha a este leigo? :hihi:

Não sei se entendi sua dúvida...

Bom, quanto a micro/macroevolução, há divergências. Nem todo biólogo evolutiva admite esta nomenclatura. Eu mesmo não vejo motivo para divisão. Há autores que sugerem mais divisões (ver Newton Freire-Maia). E há divergências também no que seria a tal macroevolução. O processo de especiação por si, para a maioria dos autores é macroevolução.

É aí que entra a falta de conhecimento dos criacionistas. Para eles, duas espécies precisam ser absolutamente diferentes para serem espécies diferentes. Como olhar para um lambari e uma traíra (vou usar exemplos de peixes para facilitar minha vida neste momento.... :D), duas espécies diferentes, alguma dúvida senhores criacionistas que estão lendo isso aqui???

Bom, mas há pelo menos 7 espécies de traíras que nem os melhores sistematas do Brasil (os mais gabaritados para lidar com espécies neotropicais) conseguiram separar morfologicamente... A diferença entre elas está, pelo menos até onde vai o conhecimento atual, nos cromossomos. O conjunto cromossômico de cada uma destas prováveis 7 espécies é completamente incompatível com as demais. Seria isso microevolução ou macroevolução? Algum criacionista se habilita a responder?

Desculpe se desviei da tua pergunta, mas não entendi direito sua dúvida mesmo...

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #9 Online: 15 de Novembro de 2007, 13:54:04 »
Agora uma dúvida minha:

há um camarada que defende esta hypotese :

http://www.physorg.com/news90236603.htm

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #10 Online: 15 de Novembro de 2007, 13:57:10 »
Atheist, você respondeu algo que eu eventualmente ia perguntar, obrigado :-)

Minha pergunta original era sobre quais mecanismos biológicos explicam a súbita aparição de várias espécies novas. Não podemos nos dar ao luxo de dizer que "foi Deus". Então, o quê?

Atheist

• Visitante
« Resposta #11 Online: 15 de Novembro de 2007, 14:02:05 »
Atheist, você respondeu algo que eu eventualmente ia perguntar, obrigado :-)

Minha pergunta original era sobre quais mecanismos biológicos explicam a súbita aparição de várias espécies novas. Não podemos nos dar ao luxo de dizer que "foi Deus". Então, o quê?

Ah, agora entendi.

Como citei, o processo de poliploidização ou hibridização, por exemplo. Com este processo, onde uma espécie parental dá origem a outra em uma única geração por aumentar o número cromossômico de tal forma que os híbridos entre as duas gerações já não são viáveis...

Outro ponto pouco lembrado é que a seleção natural por si é um processo que pode ser rápido. No livro "O bico do tentilhão" há exemplos excelentes de processos de seleção que mudam drasticamente os habitantes das ilhas galápagos em decorrência de variações no ritmo das chuvas, causadas pelo "el niño".

Atheist

• Visitante
« Resposta #12 Online: 15 de Novembro de 2007, 14:18:29 »
Agora uma dúvida minha:

há um camarada que defende esta hypotese :

http://www.physorg.com/news90236603.htm

De que forma a velocidade das mudanças evolutivas invalida a evolução biológica?

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #13 Online: 15 de Novembro de 2007, 14:34:18 »

a questão não é que somos insaciáveis. somos racionais, e não comemos qualquer alegação da mão dos evolutionistas. o problema insuperável para os evolucionistas é que deveriam existir tantos fosseis transicionais quanto comuns. Não existem. O fóssil encontrado na china deve ter pertencido a uma espécie distinta e extinta. nada de fóssil transicional.

um exemplo de uma espécie totalmente differente que outras :

http://de.wikipedia.org/wiki/Schnabeltier

Não podemos nos dar ao luxo de dizer que "foi Deus"

por que não ?
« Última modificação: 15 de Novembro de 2007, 14:39:23 por AngeloItacare »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #14 Online: 15 de Novembro de 2007, 14:36:41 »
Baseado em que você afirma isso?

Atheist

• Visitante
« Resposta #15 Online: 15 de Novembro de 2007, 14:38:39 »

a questão não é que somos insaciáveis. somos racionais, e não comemos qualquer alegação da mão dos evolutionistas. o problema insuperável para os evolucionistas é que deveriam existir tantos fosseis trasicionais quanto comuns. Não existem. O fóssil encontrado na china deve ter pertencido a uma espécie distinta e extinta. nada de fóssil transicional.

:histeria:

Deus fez tudo do jeito que está... é completamente racional!

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #16 Online: 15 de Novembro de 2007, 14:40:42 »

vou perguntar o contrário : por que não existem estes fósseis transicionais na mesma quantidade dos fósseis comuns ? pela lógica deveriam existir, não ?

Atheist

• Visitante
« Resposta #17 Online: 15 de Novembro de 2007, 14:42:39 »

vou perguntar o contrário : por que não existem estes fósseis transicionais na mesma quantidade dos fósseis comuns ? pela lógica deveriam existir, não ?

Se você compreendesse o que é evolução, não perguntaria isso. O que é um fóssil comum e o que seria um fóssil transicional?

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #18 Online: 15 de Novembro de 2007, 14:42:55 »

Se não é, o que seria ? o "nada" fez tudo do jeito que está ?

Atheist

• Visitante
« Resposta #19 Online: 15 de Novembro de 2007, 14:44:02 »

Não, o "nada" fez deus e deus fez o resto... muito mais lógico, não?

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #20 Online: 15 de Novembro de 2007, 14:45:03 »
Se você compreendesse o que é evolução, não perguntaria isso. O que é um fóssil comum e o que seria um fóssil transicional?

não entendo sua dúvida.

Atheist

• Visitante
« Resposta #21 Online: 15 de Novembro de 2007, 14:46:25 »
A pergunta é simples: diferencie um "fóssil comum" de um "fóssil transicional".

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #22 Online: 15 de Novembro de 2007, 14:47:02 »

não. Deus, sempre existente, eterno, criou os céus e a terra. não há outra explicação racional, desde que se sabe que o universo teve um início.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #23 Online: 15 de Novembro de 2007, 14:49:55 »
A pergunta é simples: diferencie um "fóssil comum" de um "fóssil transicional".

um fóssil com carácteristicas transicionais, vamos dizer, de amphibio, para mammífero, seria transicional.
um fóssil só com carácterísticas de um amphibio, é comum.

Atheist

• Visitante
« Resposta #24 Online: 15 de Novembro de 2007, 14:53:23 »

não. Deus, sempre existente, eterno, criou os céus e a terra. não há outra explicação racional, desde que se sabe que o universo teve um início.

E se o universo não teve um início?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!