Os criacionistas geralmente se apropriam disso para dizer que a macro-evolução "não pode explicar" tal coisa. O quem é claro, está errado.
Mas tem como você dar uma palhinha a este leigo? 
Não sei se entendi sua dúvida...
Bom, quanto a micro/macroevolução, há divergências. Nem todo biólogo evolutiva admite esta nomenclatura. Eu mesmo não vejo motivo para divisão. Há autores que sugerem mais divisões (ver Newton Freire-Maia). E há divergências também no que seria a tal macroevolução. O processo de especiação por si, para a maioria dos autores é macroevolução.
É aí que entra a falta de conhecimento dos criacionistas. Para eles, duas espécies precisam ser absolutamente diferentes para serem espécies diferentes. Como olhar para um lambari e uma traíra (vou usar exemplos de peixes para facilitar minha vida neste momento....

), duas espécies diferentes, alguma dúvida senhores criacionistas que estão lendo isso aqui???
Bom, mas há pelo menos 7 espécies de traíras que nem os melhores sistematas do Brasil (os mais gabaritados para lidar com espécies neotropicais) conseguiram separar morfologicamente... A diferença entre elas está, pelo menos até onde vai o conhecimento atual, nos cromossomos. O conjunto cromossômico de cada uma destas prováveis 7 espécies é completamente incompatível com as demais. Seria isso microevolução ou macroevolução? Algum criacionista se habilita a responder?
Desculpe se desviei da tua pergunta, mas não entendi direito sua dúvida mesmo...