Autor Tópico: As mordomias dos servidores públicos  (Lida 3301 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
As mordomias dos servidores públicos
« Online: 18 de Novembro de 2007, 19:03:36 »
Sem controle, mordomia se alastra nos três poderes
José Casado - O Globo

BRASÍLIA - Uma elite de 74 mil servidores federais desfruta de mordomias como auxílio-moradia de R$ 3 mil, carro de luxo, TV de LCD, celular com gasto ilimitado, apartamentos com banheira de hidromassagem e enxoval renovado a cada dois anos. Hoje, a elite do funcionalismo ganha 24,5 vezes a renda média do brasileiro e é mais bem paga que a cúpula burocrática dos Estados Unidos.

Três anos atrás, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por exemplo, começou a desfilar a bordo de um Chevrolet Ômega e, desde então, o carro fabricado na Austrália virou símbolo de poder na capital da República. O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por exemplo, gastou R$ 5,4 milhões na compra de 37 deles - 33 para seus juízes e mais quatro para a diretoria. O Senado, a Câmara e alguns ministérios adotaram o estilo. Cada sedã importado custa US$ 81 mil (R$ 146 mil). O modelo só consome gasolina - e muita, à média de um litro para cada seis quilômetros.

Sua inclusão na frota pública é paradoxal, sobretudo num governo que faz propaganda dos biocombustíveis como alternativa para um mundo ameaçado pelo efeito estufa. Mas esse é apenas um detalhe: a conta de luz das repartições federais já soma R$ 3,9 milhões por dia útil. Gasta-se R$ 954 milhões por ano para iluminar os prédios públicos - 200 vezes mais que o investimento governamental realizado no programa Luz para Todos.

Vantagens compõem 37% dos salários

O dinheiro dos tributos paga tudo, dos desperdícios aos privilégios de um grupo de 74 mil pessoas que detém os altos cargos do governo, do Legislativo e do Judiciário. É a elite civil do contingente de 2,2 milhões de servidores públicos (17,5% do total de assalariados), entre os quais 1,1 milhão ativos.

Conselheira do TCDF: normal ir a lojas com veículo oficial

Numa quarta-feira, um Vectra do Tribunal de Contas do Distrito Federal, placa 0007, foi flagrado quando participava de uma missão nada secreta na capital: transportar a conselheira Anilcéia Machado, ex-deputada distrital, e uma amiga numa manhã de compras. A "parada" foi numa loja na quadra comercial 105 Sul. De lá, seguiram para a quadra comercial 305 Sul, mais conhecida como a Rua das Butiques. Durante cerca de uma hora, entraram e saíram de lojas de sapato. O resultado das compras podia ser visto em algumas sacolas.

Consultada, Anilcéia identificou a colega de passeio como sua chefe de gabinete e disse ter usado o veículo para almoçar num restaurante e, no caminho de volta ao tribunal, consertar um relógio e trocar um sapato. A conselheira disse considerar "perfeitamente normal" o uso do veículo oficial para essas atividades em horário de serviço. Ao ser lembrada de que segurava mais de uma sacola, justificou-se:

- Quando vou trocar um sapato, compro dois. Mulher quando vai a uma loja não sai sem um pacote...

Desde 1950, a legislação brasileira condena o uso particular de veículos oficiais. Uma lei federal sancionada pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra já determinava que "os automóveis oficiais destinam-se, exclusivamente, ao serviço público" e dizia que é "rigorosamente proibido" o uso dos carros para o "transporte de família do servidor" ou de "pessoa estranha ao serviço público".

Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2007/11/17/327208838.asp

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: As mordomias dos servidores públicos
« Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2007, 19:14:37 »
versalhesco.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2007, 19:15:32 »
O brasileiro típico jura que se orgulha de ser brasileiro, mas não tem a mínima noção do que seja cidadania...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2007, 19:28:35 »
E quem são esses 74.000 servidores?
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2007, 19:34:11 »
A matéria não dá maiores detalhes: "74 mil pessoas que detém os altos cargos do governo, do Legislativo e do Judiciário. É a elite civil do contingente de 2,2 milhões de servidores públicos (17,5% do total de assalariados), entre os quais 1,1 milhão ativos."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2007, 19:36:21 »

A julgar pela notícia, pelo menos parte são servidores do nível hierárquico de conselheiro ou acima. Não tenho os números, mas suponho que isso inclui vereadores, deputados, senadores, ministros, juízes e provavelmente muitos assessores e secretários.

No país todos não duvido que isso some 74 mil.  Como bem observava o Poindexter, o problema não é tanto o nepotismo em si quanto o excesso de cargos de confiança.  E, no caso, o excesso de síndrome de pequeno poder.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2007, 19:45:18 »
E tem o detalhe de que, se não me engano, deputados e senadores também são servidores públicos.
"Por quê?"

Chaves

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2007, 19:49:25 »
São sim, embora muitos ajam como se se considerassem messias em vez de servidores.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2007, 19:53:45 »
São sim, embora muitos ajam como se se considerassem messias em vez de servidores.

E o pior é que trazem com eles uma quantidade enorme de outros servidores, que também se consideram acima do bem e do mal.

Sem falar no nepotismo disfarçado que impera: uns contratam os parentes dos outros, driblando a legislação. Aqui em Minas conheço três casos assim. Prova de que direito e moral e ética nem sempre andam de mãos dadas.
"Por quê?"

Chaves

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2007, 19:58:59 »
Sem falar no nepotismo disfarçado que impera: uns contratam os parentes dos outros, driblando a legislação. Aqui em Minas conheço três casos assim. Prova de que direito e moral e ética nem sempre andam de mãos dadas.

Esse é realmente um problema sério.  Não tanto por acontecer quanto por todo mundo achar normal, inclusive quem desaprova.

Pela minha experiência pessoal direito não tem NADA a ver com moral e ética.  Pelo menos no Brasil.  Há quem garanta que se interessa pela área por motivos outros, mas na prática quase sempre é a existência de cargos e oportunidades bem remunerados que atrai nessa área.

O que certamente não ajuda... afinal de contas, se dinheiro é o atrativo, não há por que esperar que os interessados se destaquem pelo idealismo ou pela retidão.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 18 de Novembro de 2007, 20:03:25 »
Pensando bem, o mais estranho nem é o nepotismo ou a postura interesseira.  É a naturalidade com que nós brasileiros vemos a existência de divisões sociais tão drásticas, que criam tanta exclusão - e, pior ainda, exclusão mal assumida.

Se nos dissessem alguns anos atrás que os dirigentes brancos da África do Sul ganham 24 vezes mais do que o sul-africano médio, haveria muita revolta e clamor pelo fim do Apartheid.  Mas quando acontece aqui, achamos a coisa mais natural do mundo que alguns tenham mordomias e outros sejam semi-analfabetos subempregados, desde que possamos alimentar a ilusão de que nós especificamente "merecemos" estar mais perto do primeiro grupo do que do segundo...

O que, obviamente, é ridículo.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 18 de Novembro de 2007, 20:04:34 »
Em 2004 o BID encomendou um estudo chamado A Remuneração dos Altos Dirigentes do Setor Público:

Nos resultados todos os valores foram convertidos para o dólar e ajustados pelo critério da paridade do poder de compra. Essa é uma conta que os economistas fazem para descobrir quanto uma pessoa efetivamente pode comprar com aquilo que recebe em dólares. Por esse critério, o salário mensal do senador brasileiro, de R$ 12.800, corresponde a US$ 11.736 na pesquisa do BID - e não a US$ 5.900, conforme a cotação do dólar.

- O funcionário público de alto escalão ganha muito bem para os padrões brasileiros. No topo, estão magistrados e parlamentares. Os ministros do Supremo Tribunal Federal ganham 20,8 vezes o salário médio do brasileiro, calculado em US$ 726 pelo BID. O salário de deputados e senadores chega a ser 16,2 vezes maior que a média

- Dos Três Poderes, o Executivo é o que paga menos aos funcionários mais importantes.

- Na comparação dos salários de ministros de Estado, os brasileiros estão na média. Os ministros do STF, no entanto, só perdem para os mexicanos, que recebem US$ 24.835 por mês, ingleses (US$ 13.673) e americanos (US$ 13.122). Os brasileiros recebem US$ 15.106.

- Deputados e senadores brasileiros estão em quarto lugar no ranking dos mais bem pagos do BID. Como salário bruto, recebem US$ 11.736 por mês. Só perdem para os parlamentares mexicanos (senadores ganham US$ 17.285, e deputados US$ 12.301), para os chilenos (US$ 14.491) e para os americanos (US$ 12.469).

Detalhe importante: ao contrário dos colegas brasileiros, os deputados e senadores americanos não têm benefícios como auxílio-moradia, passagem aérea gratuita para os Estados de origem e verba para seus gabinetes.
"Por quê?"

Chaves

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #12 Online: 18 de Novembro de 2007, 20:51:21 »
Eu vou fazer prova pra ser servidor público, pra ser professor mais precisamente. :(
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #13 Online: 18 de Novembro de 2007, 20:58:14 »
Concursados merecem...
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #14 Online: 18 de Novembro de 2007, 20:58:36 »
Eu vou fazer prova pra ser servidor público, pra ser professor mais precisamente. :(

Professor de qual disciplina?
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #15 Online: 18 de Novembro de 2007, 21:02:12 »

Professor de qual disciplina?

Biologia.  :yahoo:

Na realidade, ciêncais físicas e biológicas, pois vou minstrar aulas de 5ª a 8ª série, e no ensino fundamental, segundo seguimento, na 8º, quando se dá biologia, a parte de física e química é que são valorizadas.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

rizk

• Visitante
« Resposta #16 Online: 19 de Novembro de 2007, 00:51:58 »
Mas é de dar ódio. O serviço público não é um mero emprego, é DEVER CÍVICO PORRRAAAAA. Fico verde, fico roooxa.

Além disso, eu ganho R$4 de vale transporte, que não dá pra ir e voltar de ônibus, e R$6 de vale alimentação. É até bom pra dieta, você come só saladinha e caminha de volta pra casa e tal.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 19 de Novembro de 2007, 02:49:53 »
dá pra comer no bom prato :)
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 19 de Novembro de 2007, 06:49:10 »
- Deputados e senadores brasileiros estão em quarto lugar no ranking dos mais bem pagos do BID. Como salário bruto, recebem US$ 11.736 por mês. Só perdem para os parlamentares mexicanos (senadores ganham US$ 17.285, e deputados US$ 12.301), para os chilenos (US$ 14.491) e para os americanos (US$ 12.469).

Espero que eles não leiam isto, ou vão querer o primeiro lugar...
"Deus prefere os ateus"

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #19 Online: 19 de Novembro de 2007, 08:59:08 »
Depois reclamam quando a coisa estoura e a "elite" vai para a guilhotina...

É engraçado que o povo "revolucionário" toma o empresário privado como inimigo número 1 e esquecem dos marajás que vivem nas tetas do poder...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Suyndara

• Visitante
« Resposta #20 Online: 19 de Novembro de 2007, 11:02:55 »
Mas isso só é verdade para os servidores do judiciário  :P

Eu sou servidora no executivo, e o lulinha resolveu que está sem grana e vai filar meu 13°  |( (do órgão inteiro, aliás...)

Por isso eu dou um conselho: não prestem concurso para o ministério da educação, do trabalho e da saúde  :wink: tem os piores salários, nenhuma mordomia e é um sufoco trabalhar sem verba  :'( (sim, pq o governo cria os programas, mas não as verbas...)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 19 de Novembro de 2007, 11:29:41 »
Mas isso só é verdade para os servidores do judiciário  :P

Eu sou servidora no executivo, e o lulinha resolveu que está sem grana e vai filar meu 13°  |( (do órgão inteiro, aliás...)

Por isso eu dou um conselho: não prestem concurso para o ministério da educação, do trabalho e da saúde  :wink: tem os piores salários, nenhuma mordomia e é um sufoco trabalhar sem verba  :'( (sim, pq o governo cria os programas, mas não as verbas...)

Temos esta elite em todos os poderes do Estado. Não é só no judiciário não, tem milhares no legislativo  e no executivo também.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 19 de Novembro de 2007, 20:53:05 »
Amon, mas eu acho que no judiciário a mamata é maior, mesmo porque até quem não é marajá, ou seja, não está em cargos top, ganha mais no judiciário do que em outros poderes, em média.

Não tenho nada matemático para comprovar isto, mas é pelo menos uma impressão que dá quando comparamos salários dos servidores do judiciário com os outros em editais de concursos.
"Deus prefere os ateus"

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 19 de Novembro de 2007, 21:33:24 »
Amon, mas eu acho que no judiciário a mamata é maior, mesmo porque até quem não é marajá, ou seja, não está em cargos top, ganha mais no judiciário do que em outros poderes, em média.

Não tenho nada matemático para comprovar isto, mas é pelo menos uma impressão que dá quando comparamos salários dos servidores do judiciário com os outros em editais de concursos.

Talvez seja, mas o legislativo também gastam muiiiito. Principalmente verbas indenizatórias que no judiciário não existem tanto.

O executivo tem o Ministério Público, mas este tem um orçamento próprio, é algo como um quarto poder...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 19 de Novembro de 2007, 22:52:41 »
vale lembrar que a magistratura tem um histórico de privilégios, mesmo em relação aos demais poderes, como fica patente até na atual constituição.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!