Mas será que não seria possível ser contrário a políticas de imigração SEM comprar o resto do pacote facista?
(...)
Claro que é possível. O que to querendo dizer é que só pelo fato de pessoas protestarem contra a vinda de imigrantes não quer dizer que sejam facistas ou que tenham motivos xenófobos, raciais etc...
Isso também é verdade, mas infelizmente é uma verdade instável. O isolacionismo não é em si xenófobo, mas cai mais ou menos inevitavelmente na xenofobia.
Não necessariamente por tempo suficiente para chegar a ter consequências políticas significativas, claro.
É possível ter pensamentos xenófobos por um tempo, motivado pelo desejo de ter uma sociedade estável e segura, e eventualmente (talvez bem pouco tempo depois) perceber que xenofobia é algo destrutivo e perigoso de se alimentar.
Quero esclarecer mais uma vez: esse tipo de pensamento é natural e até mesmo necessário. Tenho certeza de que o Amon vai me entender quando digo que não dá para melhorar uma sociedade sem um mínimo de ordem e estabilidade, e que de fato por vezes é preciso "fechar as fronteiras" para conseguir tais condições. Isso é verdade e dá um grau de legitimidade ao pensamento isolacionista, pelo menos em certas circunstâncias.
Mas solução, no duro, o isolacionismo simplesmente não é. Pode ser parte de uma solução, mas em si tende a criar e não a resolver problemas.