Autor Tópico: Grupo faz manifestação fascista na Espanha  (Lida 1698 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Grupo faz manifestação fascista na Espanha
« Resposta #25 Online: 21 de Novembro de 2007, 03:58:36 »
Citação de: Amon
Mas será que não seria possível ser contrário a políticas de imigração SEM comprar o resto do pacote facista?

(...)

Claro que é possível. O que to querendo dizer é que só pelo fato de pessoas protestarem contra a vinda de imigrantes não quer dizer que sejam facistas ou que tenham motivos xenófobos, raciais etc...

Isso também é verdade, mas infelizmente é uma verdade instável.  O isolacionismo não é em si xenófobo, mas cai mais ou menos inevitavelmente na xenofobia. 

Não necessariamente por tempo suficiente para chegar a ter consequências políticas significativas, claro.     

É possível ter pensamentos xenófobos por um tempo, motivado pelo desejo de ter uma sociedade estável e segura, e eventualmente (talvez bem pouco tempo depois) perceber que xenofobia é algo destrutivo e perigoso de se alimentar.

Quero esclarecer mais uma vez: esse tipo de pensamento é natural e até mesmo necessário.  Tenho certeza de que o Amon vai me entender quando digo que não dá para melhorar uma sociedade sem um mínimo de ordem e estabilidade, e que de fato por vezes é preciso "fechar as fronteiras" para conseguir tais condições.  Isso é verdade e dá um grau de legitimidade ao pensamento isolacionista, pelo menos em certas circunstâncias.

Mas solução, no duro, o isolacionismo simplesmente não é.  Pode ser parte de uma solução, mas em si tende a criar e não a resolver problemas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!